Arco Renascimento do Dez-Caudas
Após Naruto zombar de Tobi, falando pra este tirar sua máscara, Tobi invoca o Kohaku no Johei e o Benihisago, jogando-as na boca da estátua, mas não antes de Naruto perceber que os recipientes possuíam uma pequena porção do chakra de Kurama. Tobi anuncia que o Jūbi agora será revivido, confundindo a todos. No entanto B explica que, a fim de escapar da Akatsuki, ele sacrificou uma das suas caudas, e Kurama, depois de pedir para trocar com Naruto, explica sobre os tesouros, e os Irmãos Ouro e Prata. Naruto pergunta para Kurama se o Jubi é realmente tão poderoso, Kurama explica que ele praticamente criou o mundo. Kurama disse que eles poderiam ter uma chance contra o Jūbi parcialmente revivido, mas não contra ele totalmente revivido, embora Tobi, então, revela que uma parte revivida do Jūbi é tudo que ele precisa para ativar o Tsukuyomi Infinito, para o Plano: Olho da Lua se concretizar. Tobi passa a afirmar que ele vai criar um mundo sem heróis, esperanças ou futuro, para o qual Naruto responde, após a mudança de volta com Kurama, que ele não vai permitir e que seu sonho é se tornar um Hokage maior do que qualquer outro. Com isso, Naruto entra no Modo de Chakra do Nove-Caudas para atacar a estátua com um Rasengan, mas é bloqueado pelo Gunbai de Tobi. Percebendo que não pode ir tão facilmente, Naruto resolve quebrar a máscara de Tobi primeiro, para o qual Tobi responde que ele não permitirá que eles toquem no Gedo Mazo.
Formulando uma estratégia, Naruto produz um clone das sombras, o shinobi concorda que o uso de ataques de distração é crucial nessa batalha por causa das habilidades de Tobi. Passando diretamente por Tobi, Naruto usa o Chō Mini Bijūdama para atacar Tobi. No entanto, tornando-se intangível, Naruto passa através dele. Guy então salta com sua Soshuga para se juntar a batalha. Usando seu nunchaku para combater a Gunbai de Tobi, Guy é capaz de enviar Tobi em direção à Naruto e seu Cho Mini Bijudama. Como o ataque de Naruto está prestes a fazer contato, Tobi se teletransporta, então Naruto teve a ideia de senti-lo para antecipar o movimento de Tobi, que emergiu do chão em um ataque surpresa. Evitando o ataque, Naruto bloqueia a Gunbai de Tobi. Kakashi então aparece para se juntar na luta, infundindo uma kunai com o seu Raiton.
Como Kakashi lança a kunai, Tobi se torna intangível mais uma vez e chuta a kunai em direção à Naruto. Kakashi diz à Naruto para ignorá-la, então ele usa o Kamui para deformar a kunai. Como Naruto faz a sua última tentativa de conseguir acertar um golpe em Tobi, ele se torna intangível. Reagrupando-se com Guy e Kakashi, Naruto pergunta como eles irão derrotá-lo, já que nenhum ataque surtiu efeito. Neste momento uma pequena rachadura aparece na máscara de Tobi. Ao perceber a rachadura Guy acredita que o ataque de Naruto causou o dano, mas Kakashi discorda, notando que a rachadura não era consistente com um soco. Naruto concorda em confirmar a hipótese de Kakashi e, subindo a bordo da mão de Gyuki junto com Kakashi e Guy, ele é lançado pelo campo de batalha em direção à Tobi. Guy inicia o ataque quebrando as rochas diante dele e Tobi, forçando ele a ficar intangível, mas Guy continua seu ataque, mesmo quando o homem mascarado ainda continua intangível forçando-o a absorver o seu nunchaku. Isso permite que Naruto consiga atacar Tobi com um Rasengan durante este período vulnerável, ferindo seu braço esquerdo. Naruto depois ouviu, com surpresa, Kakashi explicar os mecanismos por trás da técnica de Tobi. Ainda confuso sobre o porquê da kunai e do seu Rasengan terem sido capazes de atingir Tobi, Kakashi explica o motivo para Naruto. Quando Tobi zomba de Kakashi, Naruto intervem afirmando que ele não iria desistir de seus sonhos, não importa o que acontecesse. Quando Tobi começa a zombar de Naruto também, o jovem troca de lugar com Kurama, que diz a Tobi no lugar de Naruto que ele não iria perder, não importa o que acontecesse. Com isso eles entram no Modo Biju e partem em direção a Tobi.
Depois que Tobi escapou do ataque de Naruto e repreendeu-o por atacar sozinho, Naruto refutou que ele não estava sozinho, já que ele tinha seus amigos e professores com ele, fazendo com que Kakashi volta-se a si e continuasse a atacar com seu grupo. Usando um clone, Naruto pede para B cobri-lo, enquanto ele manda seu clone atacar Tobi com um Rasengan, o Naruto real ataca com uma Bijudama. Tobi pensa que ele destruiu o clone antes que o Kamui de Kakashi pudesse deformar o Rasengan e depois atravessa a Bijudama. Uma vez que Tobi surge na outra dimensão no entanto, ele descobre que Kakashi tinha enviado o clone de Naruto para lá e antes que pudesse reagir, Naruto o atinge no rosto com um Rasengan, quebrando sua máscara.
Ele é visto mais tarde expressando alarme de que a identidade de Tobi parece ser um ex-companheiro de Kakashi e Guy. Após a sua pergunta sobre quem estava de pé, desmascarado diante deles é atendida, Naruto tenta motivar seu sensei, dizendo-lhe que, por enquanto, eles tinham que se concentrar em parar seus planos. Quando Tobi ataca Guy e Kakashi, Naruto manifesta caudas de Kurama e as usa como bloqueio - dissipando as chamas, antes de Madara Uchiha fazer uma aparição no campo de batalha. Com a aparição de Madara, Naruto exige saber o que aconteceu com os cinco Kage, enquanto os dois Uchiha casualmente discutiam sobre a situação atual, mas Madara observa que o Naruto na frente deles era um clone, e diz que os Kage não estavam nada bem. Além disso, ele expressa irritação com a negligência ocasional de Nagato, Naruto então lança um ataque contra Madara, primeiro liberando B das estacas de chakra, em seguida, jogando-as em Madara, que bloqueia, e depois atacando com o Cho Mini Bijudama. No entanto, Madara enviou a força de volta com seu gunbai, destruindo o clone antes de passar a lidar com o Jinchuriki.
Naruto, Killer B, e Guy todos se empenham em combater Madara após esse ponto. Madara oprimiu B e Guy, e então Naruto subiu para desafiá-lo, anunciando que ele era o filho do Quarto Hokage. Em resposta, Madara criou um dragão de madeira gigante para atacá-lo, comentando que ele não mais iria pegar leve com Naruto. Em resposta, Naruto respondeu utilizando o modo completo do seu Modo Biju, esmagando e mordendo o dragão. Como o dragão finalmente ganhou a mão superior na luta e começou a absorver o chakra de Kurama, fazendo com que o modo parasse. Ouvindo os ideais de Madara, mais uma vez, Naruto notou que o incomodou, e então cria um clone de sombra para interceptar o ataque de Obito, enquanto ele protegia Guy e B. Ele disse que não era lixo e que ele nunca se tornaria lixo e que ele iria proteger seus companheiros. Depois de se Kakashi juntar a seu lado, ele se preparam para enfrentar os seus adversários de frente. Como Obito começa a atacar, ele prende o clone de Naruto com uma técnica de Mokuton, e tenta enviar Kakashi para a outra dimensão, no entanto, Naruto cabeçeia ele, ousadamente negando a alegação de Obito que Kakashi é lixo.
Como Obito recupera a compostura, ele ataca um Kakashi de chakra drenado, querendo levá-lo para outra dimensão para fazer que ele não atrapalhasse seus planos, Kurama pede que Naruto troque de lugar para ele. Como Naruto faz isso, Kurama pega a mão de Kakashi e arremessa-lo em Obito, fazendo com que Kakashi seja absorvido, para grande choque de Naruto, a que Kurama simplesmente diz que Naruto agora pode lutar sem hesitação. Naruto começa seu ataque em Obito com seus braços de chakra, mas, seu ataque passa através dele, e Obito tosse sangue, e Kurama revela que deu à Kakashi seu chakra para que ele pudesse atacar Obito na outra dimensão e que ele também poderia voltar para o mundo real, usando o Kamui. Enquanto isso, Naruto e B, carregam uma Bijūdama, e disparar quando ela chega em um tamanho enorme na Estátua, na esperança de destruí-la e acabar com o conflito de uma vez por todas. Como B gritou que era o fim e Naruto proclamou que seu chakra desapareceu, o Jūbi incompleto emerge da fumaça e Obito declara que era o fim do mundo.
Como o enorme demônio ruge, Naruto nota que ele não consegue sentir nenhuma presença vindo da besta. Kurama explica que o Jubi é nulo de pensamento e de sentimentos, mas ele é composto de energia semelhante ao chakra da natureza. Naruto tenta avaliar melhor o seu poder usando o Modo Sábio, mas se depara com o poder imensurável do Jubi. Como Kurama começa a restaurar o chakra de Kakashi e Guy respectivamente, os ataques do Jubi rapidamente se dirigem para ela. Apesar da situação, Naruto fica feliz em ver Kurama realmente trabalhar com seus amigos, assim como Kakashi. Kurama e Gyuki lançam uma Rajada de Bijudama no Jubi, que facilmente desvia com sua própria Bijudama. Após a poeira baixar, Kakashi e um clone de Naruto aparecem acima do Jūbi, onde Kakashi teleporta Gyuki na frente da besta para lançar uma Bijudama, onde a besta simplesmente lança de volta para Gyuki, deixando o clone de Naruto, e Kakashi abertos para um ataque.
Após o clone com sucesso empurrar Kakashi para fora do caminho, e é dissipada pela cauda do monstro, Obito reflete em quanto Naruto era parecido com ele. Com o Modo Bijū esgotado, Kurama diz a Naruto para comprar-lhe algum tempo, enquanto ela gera mais chakra para usar. Naruto ataca Obito, mais uma vez, indicando o seu sonho de se tornar Hokage, que leva Obito para dizer a ele que faria dele o Hokage dentro do Tsukuyomi Infinito, e como o Jūbi se prepara para disparar uma Bijudama, ele pede para que Naruto desapareça juntamente com este mundo. Quando acontece o incêndio causado pela bola, os shinobi ficam chocados ao perceber que o animal tinha errado. Só então, a partir de cima, Ino, Hinata, Neji e alguns outros chegaram e é revelado que Ino foi capaz de mudar a explosão após assumir o controle da besta por uma fração de segundo. Encobrindo o campo de batalha em névoa para impedi-los de ser detectado, toda a Força Aliada chega ao campo de batalha, e Naruto anuncia que eles não eram mais uma multidão desordenada, antes de anunciar que a o "Jutsu da Aliança Shinobi" podia parar o Tsukuyomi.
Após uma breve conversa com Obito, Naruto perguntou a Shikaku, pela técnica de telepatia de Inoichi se ele tinha comprado bastante tempo, que o estrategista respondeu afirmando. Como as Forças Aliadas aparentemente conseguem prender o Jūbi com a sua estratégia de batalha, Naruto entrou no Modo Sennin e se preparou para atacar os dois Uchiha com um Rasenshuriken. Ele joga o Rasenshuriken como planejado, porém, tanto ele quanto os ataques dos outros Shinobi são apenas repelidos pela besta que emerge em sua forma madura, fazendo com que o ataque de Naruto e dos outros sejam mandados de volta. Naruto se levanta e olha em estado de choque a transformação do animal.
Logo, o Jubi começa a lançar Bijudama em aldeias vizinhas, e em seguida dispara uma na sede da Aliança, embora não antes de Shikaku e Inoichi retransmitirem sua estratégia de batalha final. Naruto pergunta o que lhes aconteceu, mas de repente Neji e Hiashi defende-o de um ataque de entrada e lhe diz para não se distrair no campo de batalha. Depois de lembrar a Naruto que ele é a chave para sua estratégia, os dois, além de Hinata, declaram que irão protegê-lo. O Jubi em seguida, começa a disparar uma saraivada de lanças de madeira que provam difícil de defender. Naruto consegue entrar no Modo Sennin e lançar um Rasenshuriken em alguns projéteis, mas seu chakra Senjutsu esgota. Logo a besta lança um ataque localizado a Naruto, onde os Hyuga não são capazes de desviar a tempo. Hinata se prepara para defender Naruto como escudo humano, apenas para Neji tomar o golpe fatal em seu lugar. Neji lembra a Naruto que Hinata, assim como todos os outros, está disposto a morrer por ele. Quando Naruto implora em saber por que ele tinha se sacrificado por ele, ele diz que é porque ele foi chamado de gênio, lembrando-o de sua primeira batalha. Devastado, Naruto e Hinata choram quando Neji morre nos braços de Naruto.
Obito então provoca Naruto, lembrando-lhe de sua declaração inicial de que ele não iria deixá-lo matar qualquer um de seus companheiros e dizendo que muitos shinobi já estavam mortos. Naruto então ficou em um estado de confusão e depressão quando Obito atacou suas crenças, dizendo-lhe que só levaria a mais do mesmo. Como Obito tenta seduzir Naruto em se juntar ao seu plano, Hinata consegue tirar Naruto de seu transe. Ela diz a ele que sua vida estava ligada a todos que compartilharam suas crenças e estavam dispostos a sacrificar suas vidas por ele como Neji tinha feito, que ele não deve desistir e não deve deixar que suas mortes fossem em vão. Kurama também em na conversa, lembrando a Naruto do sacrifício similar que seus pais fizeram para protegê-lo. Com sua confiança restaurada e suas crenças reafirmadas, Naruto agradece a Hinata por ficar ao seu lado e pega a mão dela entrando novamente no Biju Modo, transferindo um pouco do chakra de Kurama para ela, fortalecendo-a. Ele então usa alguns clones das sombras para transferir o chakra de Kurama para todo mundo que ainda está vivo na batalha, especialmente para os clãs que formam o Ino–Shika–Cho, fortalecendo suas respectivas técnicas.
Quando Naruto termina de distribuir chakra para o resto da Aliança Shinobi, ele lidera um ataque enquanto prepara dois Rasenshuriken. Um deles é usado para cortar um par de caudas do Jubi. Ele se prepara para jogar a segunda em Obito, mas seu ombro deslocado o atrapalha. Hinata rapidamente o endireita com seu punho suave, permitindo-lhe lançar sua técnica, reduzindo com sucesso a conexão de Obito à besta, ao lado de Lee que ataca Madara.
A dupla Uchiha rapidamente se recupera e começam a atacar as Forças Aliadas diretamente com técnicas colaborativas. Naruto consegue salvar todos os seus aliados de serem mortos pelo ataque, mas acaba voltando ao seu modo de chakra inicial, o qual Kurama adverte Naruto para ser cuidadoso, pois é difícil controlar tanto chakra ao mesmo tempo e isso pode deixá-lo esgotado rapidamente. Obito então confronta Naruto, dizendo que ele está se contradizendo ao dizer que ele está mais próximo de seus amigos depois que eles morreram, mas ainda deseja protegê-los. Naruto rejeita as palavras de Obito completamente, dizendo-lhe que as suas palavras são sem sentido e que um solitário não entenderia. De repente, o Jubi começa a atacar, distorcendo completamente o clima em torno da área em poderosas tempestades. Quando Kakashi tenta parar o demônio com o Kamui, Obito intervém. Naruto, preocupado, chama por seu sensei, Kakashi então diz a Naruto para ele cuidar das coisas por aqui, enquanto os dois ex-amigos se teletransportam de volta para a dimensão alternativa.
Depois de Naruto proteger todos do Tenpenchii do Jubi, Naruto fica incapaz de manter o seu Modo de Chakra do Nove-Caudas, dizendo que ele estava sem gás enquanto olha para o Jubi, respirando com dificuldade. Naruto, em seguida, cai com um joelho enquanto o chakra de Kurama que ele havia transferido para a Aliança desaparece. Apesar disso, no entanto, os membros da aliança protegem Naruto enquanto Sakura o cura. Logo, o Jubi prepara uma Bijudama gigante, só para ser interrompida pela chegada do pai reencarnado de Naruto. Após enviar a Bijudama do Jubi para o mar, Naruto diz que ele sentiu seu chakra no Biju Modo, assim como dos outros Hokage que chegam depois. Minato veste o manto de chakra do Biju Modo, para grande choque dos outros, fazendo Naruto se gabar de seu pai para Kurama. Depois de selar o Jubi em uma barreira, Sasuke e o Jugo chegam ao campo de batalha. Depois de uma discussão entre os Nove Novatos originais e Sasuke declarar a todos que ele vai mudar a vila e se tornar Hokage, Naruto, finalmente curado, fica ao lado de Sasuke e diz que é ele quem irá se tornar Hokage. Naruto e Sasuke se movem para o campo de batalha, seguidos de perto por Sakura, Naruto diz que o Time 7 esta de volta, enquanto se preparam para enfrentar o Jubi.
Quando o resto dos Nove Novatos se reúnem com eles, eles partem. Os Hokage usam a barreira para conter uma Bijudama do Jubi, e Hashirama cria uma abertura na barreira para eles avançarem. Quando Sakura começa a lançar os clones em miniatura do Jubi para longe, Naruto fica chocado e comenta mentalmente que nunca irá provocá-la novamente. Quando ela momentaneamente baixa a guarda, ele e Sasuke a protegem. Sakura agradece Sasuke, se esquecendo de Naruto, levando-o a queixar-se. Naruto fica irritado quando ela declara que se Sasuke e Naruto começassem a lutar novamente, ela iria pegar o cargo de Hokage antes deles. Enquanto o trio estava junto, de costas um para o outro, Naruto examina o Amaterasu e o Mangekyo Sharingan de Sasuke, enquanto Sasuke examina o Biju Modo de Naruto. Pouco depois de discutir com Kiba, Naruto salva Sai depois que sua tentativa de ataque aéreo ao corpo principal do Jubi falhou. Sai pergunta para Naruto se ele conseguia transferir seu chakra para a Aliança, mas ele explica que não podia, já que Kurama ainda estava moldando mais chakra. Sai sugere que seria melhor derrotar os clones maiores, e se aproximar perto o suficiente para atacar o próprio Jubi, mas eles estavam muito longe para saltar de uma só vez. Ele explica, porém, que se eles sofressem ferimentos graves, o grupo de médicos não seria capaz de segui-los na linha de frente. Naruto, Sakura e Sasuke usam simultaneamente suas técnicas de invocação, dizendo que, felizmente, eles tinham uma solução para o problema. Naruto invoca Gamakichi, enquanto Sasuke e Sakura invocam Aoda e Katsuyu, como cada um com uma solução para o problema.
Naruto pergunta quem era sua invocação, mas depois de perceber que era Gamakichi, ele fica chocado com seu rápido crescimento. Naruto, Sakura e Sasuke, devido às suas invocações são anotados pelos espectadores com sendo o novo Impasse de Três Vias com cada um usando a sua invocação para um propósito. Gamakichi salta para o alto e usa sua tanto para proteger tanto Naruto quanto ele dos ataques dos guardas. Naruto cria um Futon: Choodama Rasenshuriken, e o joga no Jubi. Quando ele e Sasuke atacam o Jubi, eles são aplaudidos pelo resto dos Nove Novatos, incluindo Sakura, que derrama algumas lágrimas. A técnica de Naruto se funde com o Enton: Susanoo Kagutsuchi de Sasuke, criando uma massa em forma de shuriken de chamas negras, que atinge o Jubi. Naruto, então, pede para Sasuke apagar as chamas para que ele e Kurama possam tirar os outros biju de dentro do corpo do Jubi. Querendo acabar com o sistema distorcido, Sasuke se recusa a fazê-lo, o que irrita Naruto. Quando Obito volta da outra dimensão e Madara começa a controlá-lo, ele solta um grito que faz Naruto o olhar em choque.
Ele se mobiliza depois de ter sido instruído por Hashirama à parar Obito, Naruto grita para Sasuke quando ele corre em direção a seu alvo. No entanto, ambos os jovens são superados por Minato que cria um clone e usa a Técnica do Deus Voador do Trovão para se teleportar para onde Obito esta. Ainda fazendo o seu caminho para onde Sasuke e agora seu pai estavam, Naruto fica chocado ao ver o animal começar a desaparecer. Usando os braços de chakra para agarrar seu pai e Sasuke, Naruto nota que este era o plano de Obito o tempo todo. Notando que ele sentiu o chakra da besta sendo absorvido por Obito, e por ter visto a Técnica da Vida Celestial de Saṃsāra antes, ele percebe que os selos eram completamente diferentes. Mais tarde, ele vê Hashirama tentar conter Obito sem sucesso e depois olha em choque quando Obito facilmente destrói partes dos corpos de Hashirama e Tobirama. Naruto fica preocupado sobre como proteger os Hokage, mas Sasuke diz que eles estavam usando seus corpos imortais para ganhar um conhecimento das habilidades de Obito para que eles possam encontrar uma maneira de derrotá-lo o que leva Sasuke dizer para Naruto para ele parar de se preocupar com eles. Minato, embora salientando a inteligência de Sasuke, observa que seus corpos levam um tempo para se reconstruir então ele teria que criar uma abertura para eles. Enquanto Minato se prepara para usar o Rasen Senko Cho Rinbuko Sanshiki, Obito faz um truque para atacar Naruto, mas é bloqueado pelo Susanoo de Sasuke. Sasuke tenta atacar Obito, porém, Obito pega ele e Naruto de surpresa, quebrando a defesa do Susanoo e atacando os dois.
Com Minato incapaz de se teletransportar para ajudá-los, Naruto, lembrando das palavras de seu pai, sobre como a Técnica do Deus Voador do Trovão funciona, cria dois braços de chakra e agarra Sasuke e anexa o outro em seu pai, permitindo que Minato consiga teletransportá-los para a segurança. Assistindo em como a cena se desenrola no campo de batalha, sob o comando de seu pai, Naruto se prepara para lançar um ataque de colaboração em Obito depois que seu pai ataca o Uchiha. Observando que Obito atacou a si mesmo, e logo em seguida Minato, um Naruto preocupado é repreendido por Sasuke que o lembra que eles precisam se preparar para atacar. Quando seu pai é capaz de aparentemente desviar do ataque de Obito e se teletransportar de volta para eles, Naruto e os outros ficam em choque ao notarem que uma bola da substância misteriosa ficou presa em Minato começa a brilhar e se expandir. Sendo salvos por Tobirama que teletransporta a esfera para longe deles, Naruto o agradece, mas Tobirama repreende o jovem por sua forma de se dirigir a ele. Ele e Sasuke mais tarde lançam seu contra-ataque contra Obito formando outro Rasenshuriken infundido com o Kagutsuchi. Quando eles atacam, Minato se teletransporta na frente deles para tomar o golpe da técnica, em seguida, ele junto com Tobirama usam o Goshun Mawashi no Jutsu para criarem um ataque surpresa no novo jinchuriki.
Apesar de acreditar que o ataque havia funcionado inicialmente, todos eles ficam chocados ao ver Obito emergir do ataque ileso. Eles avançam, Naruto nota que Obito era muito parecido com o Jinchuriki perfeito que ele mesmo tinha imaginado em seus sonhos. Com sua estratégia reajustada, Naruto diz para Sasuke que ele estava indo com tudo novamente e pergunta se ele seria capaz de acompanhá-lo. Tentando entrar no Modo Biju, o manto de Naruto desaparece inteiramente. Ele pede para Kurama lhe dar mais chakra, Naruto fica chocado ao ver Gamakichi atacar Obito com o Mizuame Teppō. Questionando suas intenções, Naruto agradece Gamakichi pela ajuda após o sapo dizer que ele não podia ficar por mais tempo. Observando como Obito tentou desviar o ataque, Naruto inicia sua estratégia e ouve Obito não só condenar a posição de Hokage, mas condenar seu pai também. Formando um Rasengan, Naruto diz à Obito que, só porque ele não havia conseguido alcançar a posição não o dava o direito de desprezar a mesma, e que Obito não deveria falar mal de seu pai. Com isso, Tobirama teleporta Naruto para a localização de Obito e o jovem envia um Rasengan reforçado com senjutsu no Uchiha.
Quando ele voltou para o lado de seu companheiro, Naruto explicou a Sasuke que o senjutsu funcionava, em seguida, observou que ele, então, irá usar o Kawazu Kumite para combater o jinchuriki. Mais tarde, ele viu Obito criar uma enorme árvore que ele usou para preparar quatro Bijudama para atacar a Aliança. Enquanto se preparavam para desviar os ataques, Obito os prende dentro de uma barreira e continua a repreender seu pai, dizendo à Naruto que seria seu aniversário no dia seguinte, mas este declara que o mundo não ia acabar porque ele estava nele. Batendo os punhos com seu pai, ele o chamou para ficar pronto quando ele vestiu o Biju Modo, Naruto combinou sua assinatura de chakra com a de seu pai, recombinando as duas metades do chakra de Kurama, reforçando o manto de chakra no resto do exército de shinobi, mas, Obito dispara as Bijudama. Ao ligar o seu chakra com o de Minato, seu pai foi capaz de usar a Técnica do Deus Voador do Trovão e teletransportar todos para fora da barreira de Obito em segurança. Quando Minato disse que ele queria falar com Naruto, o jovem rejeitou isso, dizendo que eles poderiam dizer tudo o que queriam um para o outro com um simples olhar, e que tanto os sentimentos de seu pai quanto os de sua mãe já havia sido transmitidos a ele.
Entrando em seu Biju Modo completo com o vigor renovado, o ataque de Naruto em Obito foi interrompido por Tobirama, que lembrou o jovem que apenas técnicas relacionadas ao Modo Sábio eram eficazes contra o seu adversário. Esquecendo completamente deste detalhe, Naruto se irrita com Kurama, zombando de sua estupidez, antes de serem lembrados da vez em que ele entrou no Modo Sábio enquanto utilizava o poder de Kurama. Entrando no Modo Sábio, Naruto é acompanhado por seu pai no Biju Modo também, e, juntos, os dois homens criam um enorme Rasengan com chakra senjutsu e são teletransportados para a localização de Obito por Tobirama. Este ataque, no entanto, é previsto pelo alvo, levando-os a reajustar sua estratégia, criando um Bijudama reforçada com energia natural. Antes que eles possam lançar o ataque, Naruto e sua equipe ficam prestes a ficar cara-a-cara com o Jubi mais uma vez, quando Obito da continuidade em seu Plano Olho da Lua.
Como o ataque de Obito usando o Shinju começa a drenar a vida das Forças Aliadas, Obito aproveita o desespero, insistindo para eles se renderem. O clone de Hashirama pede para Ino Yamanaka ligá-lo telepaticamente a todos através do Shindenshin no Jutsu para que ele pudesse informá-los sobre o Plano Olho da Lua e tentar reanima-los para continuarem lutando. Quando as palavras de Hashirama não conseguem inspirá-los, as emoções e memórias de Naruto são transmitidas a eles através de técnica de Ino. Chocados com a recusa de Naruto para desistir, apesar de sua vida difícil, as Forças Aliadas começam rapidamente a recuperar a sua vontade de lutar. Naruto então se junta a Sasuke, que usa seu Susanoo para cortar um pedaço do Shinju, para continuarem a batalha. Quando Naruto se prepara para atacar, ele e seu pai se conectam um ao outro, para que a Kurama-Yin pudesse fornecer mais chakra a ele. Com isso, os dois jovens se reforçam com senjutsu e saltam para a batalha mais uma vez.
Enquanto continua a atacar, Naruto subconscientemente ainda fica pensando sobre como salvar seus aliados, o chakra de Naruto corresponde a sua vontade e forma o Manto da Versão 1 em torno de Shikamaru Nara, na tentativa de ajudar em sua recuperação. Naruto, então, dispara uma Bijudama reforçada com senjutsu, assim como Sasuke dispara uma flecha reforçada com senjutsu com o arco do seu Susanoo, que racham a esfera que Obito formou em torno de si e o faz voar para frente. A batalha continuou, resultando com o Susanoo de Sasuke e o Biju Modo de Naruto sendo destruídos. No entanto, Sasuke e Naruto se levantam novamente com suas determinações inabaladas. Obito, mais uma vez tenta incutir dúvidas em Naruto para impedi-lo de seu caminho, mas Naruto se recusa a ouvir. Sasuke então diz para terminar a batalha com o próximo ataque e manifesta a forma final do seu Susanoo, encobrindo o manto do Biju Modo de Naruto.
Usando a ligação telepática, Naruto chama seus companheiros para se reunirem ao seu lado, encobrindo todos com mantos do Biju Modo ao entrarem em contato com o chakra da Kurama-Yang. Usando os Rasengan que Naruto havia criado, todos eles atacam as defesas que Obito formou para se defender. Eles rompem o escudo, permitindo que eles mesmos e Sasuke consigam desferir um golpe devastador contra Obito, destruindo a Espada de Nunoboko no processo e forçando o chakra de todos os Biju sairem. Naruto e Obito então agarram o chakra dos sete Biju, Naruto, com a ajuda da Aliança Shinobi começa a puxar o chakra para fora do corpo de Obito, com Gaara e B puxando o chakra do Shukaku e do Gyūki, respectivamente, para reduzir o poder de Obito e fazer o Shinju criar uma concha, impedindo que a flor floresce. Enquanto eles puxam, Naruto e Obito entram em um nível do subconsciente compartilhado onde Naruto diz a Obito que ele iria quebrar a sua verdadeira máscara: a fachada de não ser ninguém.
Obito continuou a negar sua identidade passada, alegando ter subido para o mesmo patamar do Rikudo Sennin. Naruto zomba de seu comentário, dizendo que ele ainda era o mesmo Obito Uchiha de Konoha, e como ele, ele também cresceu sozinho e queria se tornar Hokage, originalmente para ser reconhecido pelos outros e, finalmente, poder ajudar a vila. Naruto também diz que as visões distorcidas de Obito eram apenas um meio desesperado para escapar de sua dor pessoal. Obito admite que existe uma semelhança inegável entre Naruto e ele quando ele era uma criança, mas insiste que o Plano Olho da Lua é um meio de ajudar o mundo como um todo. Naruto pergunta se Obito realmente acredita nisso; incapaz de olhar nos olhos de Naruto, Obito diz que sim. Em resposta, Naruto critica furiosamente a escolha dele, afirmando que não há atalhos para a paz, sonhos, ou mudar a si mesmo, e aponta para Obito que, quando ele estava prestes a ser subjugado pelo Jubi, ele se recusou a desistir de suas memórias com sua equipe genin para superar a fera. Apesar de Naruto dizer que Obito ainda teria que pagar pelos seus crimes, ele ainda tinha uma casa em Konoha e insiste que Obito volte para seus amigos, chocando o Uchiha mais velho com uma mão estendida em sinal de amizade.
No entanto, em vez de segurar sua mão, Obito tenta estrangular Naruto, dizendo que não se arrepende de suas ações. Naruto imediatamente se solta e lhe dá um soco, dizendo que se Obito realmente pensa assim ele deveria parar de imaginar-se como um Hokage. Obito então começa a ver Naruto como seu eu mais jovem completamente, Naruto continua insistindo que Rin odiaria ver o que Obito havia se tornado. Como Obito continuou a dizer a si mesmo que preferia ficar sozinho, Naruto pega Obito e o arrasta, dizendo que era hora de ele se juntar a seus amigos e não subestimá-los. Finalmente, a Aliança Shinobi consegue separar o chakra de todos os Biju de Obito, revertendo-o ao seu estado original. Naruto e Sasuke, em seguida, desativam a conexão entre eles.
Enquanto Naruto é reconhecido e recebe o agradecimento dos Biju libertados, Sasuke rapidamente parte para matar Obito, que entra em colapso. Kakashi subitamente se teletransporta na frente de Sasuke, fixando-se em Obito; com o mesmo desejo de matar o seu amigo caído. Ele é parado no último segundo por Minato, que observa que a bronca de Naruto atingiu Obito. Minato diz para Naruto ir ajudar o Primeiro Hokage a lutar contra Madara, para o qual Naruto rapidamente corre para o local. Uma vez que encontra os rivais lendários, Naruto prepara seu Odama Rasenshuriken. Aparentemente, Madara é subjugado por Hashirama, permitindo que Sai possa selar Madara. Antes do selo se completar, Madara consegue realmente reviver a si mesmo através da manipulação sobre Obito, permitindo que o perigoso Uchiha use todo o poder de seu corpo melhorado para repelir tanto o selo de Sai como as restrições de Hashirama.
Após Naruto zombar de Tobi, falando pra este tirar sua máscara, Tobi invoca o Kohaku no Johei e o Benihisago, jogando-as na boca da estátua, mas não antes de Naruto perceber que os recipientes possuíam uma pequena porção do chakra de Kurama. Tobi anuncia que o Jūbi agora será revivido, confundindo a todos. No entanto B explica que, a fim de escapar da Akatsuki, ele sacrificou uma das suas caudas, e Kurama, depois de pedir para trocar com Naruto, explica sobre os tesouros, e os Irmãos Ouro e Prata. Naruto pergunta para Kurama se o Jubi é realmente tão poderoso, Kurama explica que ele praticamente criou o mundo. Kurama disse que eles poderiam ter uma chance contra o Jūbi parcialmente revivido, mas não contra ele totalmente revivido, embora Tobi, então, revela que uma parte revivida do Jūbi é tudo que ele precisa para ativar o Tsukuyomi Infinito, para o Plano: Olho da Lua se concretizar. Tobi passa a afirmar que ele vai criar um mundo sem heróis, esperanças ou futuro, para o qual Naruto responde, após a mudança de volta com Kurama, que ele não vai permitir e que seu sonho é se tornar um Hokage maior do que qualquer outro. Com isso, Naruto entra no Modo de Chakra do Nove-Caudas para atacar a estátua com um Rasengan, mas é bloqueado pelo Gunbai de Tobi. Percebendo que não pode ir tão facilmente, Naruto resolve quebrar a máscara de Tobi primeiro, para o qual Tobi responde que ele não permitirá que eles toquem no Gedo Mazo.
Formulando uma estratégia, Naruto produz um clone das sombras, o shinobi concorda que o uso de ataques de distração é crucial nessa batalha por causa das habilidades de Tobi. Passando diretamente por Tobi, Naruto usa o Chō Mini Bijūdama para atacar Tobi. No entanto, tornando-se intangível, Naruto passa através dele. Guy então salta com sua Soshuga para se juntar a batalha. Usando seu nunchaku para combater a Gunbai de Tobi, Guy é capaz de enviar Tobi em direção à Naruto e seu Cho Mini Bijudama. Como o ataque de Naruto está prestes a fazer contato, Tobi se teletransporta, então Naruto teve a ideia de senti-lo para antecipar o movimento de Tobi, que emergiu do chão em um ataque surpresa. Evitando o ataque, Naruto bloqueia a Gunbai de Tobi. Kakashi então aparece para se juntar na luta, infundindo uma kunai com o seu Raiton.
Como Kakashi lança a kunai, Tobi se torna intangível mais uma vez e chuta a kunai em direção à Naruto. Kakashi diz à Naruto para ignorá-la, então ele usa o Kamui para deformar a kunai. Como Naruto faz a sua última tentativa de conseguir acertar um golpe em Tobi, ele se torna intangível. Reagrupando-se com Guy e Kakashi, Naruto pergunta como eles irão derrotá-lo, já que nenhum ataque surtiu efeito. Neste momento uma pequena rachadura aparece na máscara de Tobi. Ao perceber a rachadura Guy acredita que o ataque de Naruto causou o dano, mas Kakashi discorda, notando que a rachadura não era consistente com um soco. Naruto concorda em confirmar a hipótese de Kakashi e, subindo a bordo da mão de Gyuki junto com Kakashi e Guy, ele é lançado pelo campo de batalha em direção à Tobi. Guy inicia o ataque quebrando as rochas diante dele e Tobi, forçando ele a ficar intangível, mas Guy continua seu ataque, mesmo quando o homem mascarado ainda continua intangível forçando-o a absorver o seu nunchaku. Isso permite que Naruto consiga atacar Tobi com um Rasengan durante este período vulnerável, ferindo seu braço esquerdo. Naruto depois ouviu, com surpresa, Kakashi explicar os mecanismos por trás da técnica de Tobi. Ainda confuso sobre o porquê da kunai e do seu Rasengan terem sido capazes de atingir Tobi, Kakashi explica o motivo para Naruto. Quando Tobi zomba de Kakashi, Naruto intervem afirmando que ele não iria desistir de seus sonhos, não importa o que acontecesse. Quando Tobi começa a zombar de Naruto também, o jovem troca de lugar com Kurama, que diz a Tobi no lugar de Naruto que ele não iria perder, não importa o que acontecesse. Com isso eles entram no Modo Biju e partem em direção a Tobi.
Depois que Tobi escapou do ataque de Naruto e repreendeu-o por atacar sozinho, Naruto refutou que ele não estava sozinho, já que ele tinha seus amigos e professores com ele, fazendo com que Kakashi volta-se a si e continuasse a atacar com seu grupo. Usando um clone, Naruto pede para B cobri-lo, enquanto ele manda seu clone atacar Tobi com um Rasengan, o Naruto real ataca com uma Bijudama. Tobi pensa que ele destruiu o clone antes que o Kamui de Kakashi pudesse deformar o Rasengan e depois atravessa a Bijudama. Uma vez que Tobi surge na outra dimensão no entanto, ele descobre que Kakashi tinha enviado o clone de Naruto para lá e antes que pudesse reagir, Naruto o atinge no rosto com um Rasengan, quebrando sua máscara.
Ele é visto mais tarde expressando alarme de que a identidade de Tobi parece ser um ex-companheiro de Kakashi e Guy. Após a sua pergunta sobre quem estava de pé, desmascarado diante deles é atendida, Naruto tenta motivar seu sensei, dizendo-lhe que, por enquanto, eles tinham que se concentrar em parar seus planos. Quando Tobi ataca Guy e Kakashi, Naruto manifesta caudas de Kurama e as usa como bloqueio - dissipando as chamas, antes de Madara Uchiha fazer uma aparição no campo de batalha. Com a aparição de Madara, Naruto exige saber o que aconteceu com os cinco Kage, enquanto os dois Uchiha casualmente discutiam sobre a situação atual, mas Madara observa que o Naruto na frente deles era um clone, e diz que os Kage não estavam nada bem. Além disso, ele expressa irritação com a negligência ocasional de Nagato, Naruto então lança um ataque contra Madara, primeiro liberando B das estacas de chakra, em seguida, jogando-as em Madara, que bloqueia, e depois atacando com o Cho Mini Bijudama. No entanto, Madara enviou a força de volta com seu gunbai, destruindo o clone antes de passar a lidar com o Jinchuriki.
Naruto, Killer B, e Guy todos se empenham em combater Madara após esse ponto. Madara oprimiu B e Guy, e então Naruto subiu para desafiá-lo, anunciando que ele era o filho do Quarto Hokage. Em resposta, Madara criou um dragão de madeira gigante para atacá-lo, comentando que ele não mais iria pegar leve com Naruto. Em resposta, Naruto respondeu utilizando o modo completo do seu Modo Biju, esmagando e mordendo o dragão. Como o dragão finalmente ganhou a mão superior na luta e começou a absorver o chakra de Kurama, fazendo com que o modo parasse. Ouvindo os ideais de Madara, mais uma vez, Naruto notou que o incomodou, e então cria um clone de sombra para interceptar o ataque de Obito, enquanto ele protegia Guy e B. Ele disse que não era lixo e que ele nunca se tornaria lixo e que ele iria proteger seus companheiros. Depois de se Kakashi juntar a seu lado, ele se preparam para enfrentar os seus adversários de frente. Como Obito começa a atacar, ele prende o clone de Naruto com uma técnica de Mokuton, e tenta enviar Kakashi para a outra dimensão, no entanto, Naruto cabeçeia ele, ousadamente negando a alegação de Obito que Kakashi é lixo.
Como Obito recupera a compostura, ele ataca um Kakashi de chakra drenado, querendo levá-lo para outra dimensão para fazer que ele não atrapalhasse seus planos, Kurama pede que Naruto troque de lugar para ele. Como Naruto faz isso, Kurama pega a mão de Kakashi e arremessa-lo em Obito, fazendo com que Kakashi seja absorvido, para grande choque de Naruto, a que Kurama simplesmente diz que Naruto agora pode lutar sem hesitação. Naruto começa seu ataque em Obito com seus braços de chakra, mas, seu ataque passa através dele, e Obito tosse sangue, e Kurama revela que deu à Kakashi seu chakra para que ele pudesse atacar Obito na outra dimensão e que ele também poderia voltar para o mundo real, usando o Kamui. Enquanto isso, Naruto e B, carregam uma Bijūdama, e disparar quando ela chega em um tamanho enorme na Estátua, na esperança de destruí-la e acabar com o conflito de uma vez por todas. Como B gritou que era o fim e Naruto proclamou que seu chakra desapareceu, o Jūbi incompleto emerge da fumaça e Obito declara que era o fim do mundo.
Como o enorme demônio ruge, Naruto nota que ele não consegue sentir nenhuma presença vindo da besta. Kurama explica que o Jubi é nulo de pensamento e de sentimentos, mas ele é composto de energia semelhante ao chakra da natureza. Naruto tenta avaliar melhor o seu poder usando o Modo Sábio, mas se depara com o poder imensurável do Jubi. Como Kurama começa a restaurar o chakra de Kakashi e Guy respectivamente, os ataques do Jubi rapidamente se dirigem para ela. Apesar da situação, Naruto fica feliz em ver Kurama realmente trabalhar com seus amigos, assim como Kakashi. Kurama e Gyuki lançam uma Rajada de Bijudama no Jubi, que facilmente desvia com sua própria Bijudama. Após a poeira baixar, Kakashi e um clone de Naruto aparecem acima do Jūbi, onde Kakashi teleporta Gyuki na frente da besta para lançar uma Bijudama, onde a besta simplesmente lança de volta para Gyuki, deixando o clone de Naruto, e Kakashi abertos para um ataque.
Após o clone com sucesso empurrar Kakashi para fora do caminho, e é dissipada pela cauda do monstro, Obito reflete em quanto Naruto era parecido com ele. Com o Modo Bijū esgotado, Kurama diz a Naruto para comprar-lhe algum tempo, enquanto ela gera mais chakra para usar. Naruto ataca Obito, mais uma vez, indicando o seu sonho de se tornar Hokage, que leva Obito para dizer a ele que faria dele o Hokage dentro do Tsukuyomi Infinito, e como o Jūbi se prepara para disparar uma Bijudama, ele pede para que Naruto desapareça juntamente com este mundo. Quando acontece o incêndio causado pela bola, os shinobi ficam chocados ao perceber que o animal tinha errado. Só então, a partir de cima, Ino, Hinata, Neji e alguns outros chegaram e é revelado que Ino foi capaz de mudar a explosão após assumir o controle da besta por uma fração de segundo. Encobrindo o campo de batalha em névoa para impedi-los de ser detectado, toda a Força Aliada chega ao campo de batalha, e Naruto anuncia que eles não eram mais uma multidão desordenada, antes de anunciar que a o "Jutsu da Aliança Shinobi" podia parar o Tsukuyomi.
Após uma breve conversa com Obito, Naruto perguntou a Shikaku, pela técnica de telepatia de Inoichi se ele tinha comprado bastante tempo, que o estrategista respondeu afirmando. Como as Forças Aliadas aparentemente conseguem prender o Jūbi com a sua estratégia de batalha, Naruto entrou no Modo Sennin e se preparou para atacar os dois Uchiha com um Rasenshuriken. Ele joga o Rasenshuriken como planejado, porém, tanto ele quanto os ataques dos outros Shinobi são apenas repelidos pela besta que emerge em sua forma madura, fazendo com que o ataque de Naruto e dos outros sejam mandados de volta. Naruto se levanta e olha em estado de choque a transformação do animal.
Logo, o Jubi começa a lançar Bijudama em aldeias vizinhas, e em seguida dispara uma na sede da Aliança, embora não antes de Shikaku e Inoichi retransmitirem sua estratégia de batalha final. Naruto pergunta o que lhes aconteceu, mas de repente Neji e Hiashi defende-o de um ataque de entrada e lhe diz para não se distrair no campo de batalha. Depois de lembrar a Naruto que ele é a chave para sua estratégia, os dois, além de Hinata, declaram que irão protegê-lo. O Jubi em seguida, começa a disparar uma saraivada de lanças de madeira que provam difícil de defender. Naruto consegue entrar no Modo Sennin e lançar um Rasenshuriken em alguns projéteis, mas seu chakra Senjutsu esgota. Logo a besta lança um ataque localizado a Naruto, onde os Hyuga não são capazes de desviar a tempo. Hinata se prepara para defender Naruto como escudo humano, apenas para Neji tomar o golpe fatal em seu lugar. Neji lembra a Naruto que Hinata, assim como todos os outros, está disposto a morrer por ele. Quando Naruto implora em saber por que ele tinha se sacrificado por ele, ele diz que é porque ele foi chamado de gênio, lembrando-o de sua primeira batalha. Devastado, Naruto e Hinata choram quando Neji morre nos braços de Naruto.
Obito então provoca Naruto, lembrando-lhe de sua declaração inicial de que ele não iria deixá-lo matar qualquer um de seus companheiros e dizendo que muitos shinobi já estavam mortos. Naruto então ficou em um estado de confusão e depressão quando Obito atacou suas crenças, dizendo-lhe que só levaria a mais do mesmo. Como Obito tenta seduzir Naruto em se juntar ao seu plano, Hinata consegue tirar Naruto de seu transe. Ela diz a ele que sua vida estava ligada a todos que compartilharam suas crenças e estavam dispostos a sacrificar suas vidas por ele como Neji tinha feito, que ele não deve desistir e não deve deixar que suas mortes fossem em vão. Kurama também em na conversa, lembrando a Naruto do sacrifício similar que seus pais fizeram para protegê-lo. Com sua confiança restaurada e suas crenças reafirmadas, Naruto agradece a Hinata por ficar ao seu lado e pega a mão dela entrando novamente no Biju Modo, transferindo um pouco do chakra de Kurama para ela, fortalecendo-a. Ele então usa alguns clones das sombras para transferir o chakra de Kurama para todo mundo que ainda está vivo na batalha, especialmente para os clãs que formam o Ino–Shika–Cho, fortalecendo suas respectivas técnicas.
Quando Naruto termina de distribuir chakra para o resto da Aliança Shinobi, ele lidera um ataque enquanto prepara dois Rasenshuriken. Um deles é usado para cortar um par de caudas do Jubi. Ele se prepara para jogar a segunda em Obito, mas seu ombro deslocado o atrapalha. Hinata rapidamente o endireita com seu punho suave, permitindo-lhe lançar sua técnica, reduzindo com sucesso a conexão de Obito à besta, ao lado de Lee que ataca Madara.
A dupla Uchiha rapidamente se recupera e começam a atacar as Forças Aliadas diretamente com técnicas colaborativas. Naruto consegue salvar todos os seus aliados de serem mortos pelo ataque, mas acaba voltando ao seu modo de chakra inicial, o qual Kurama adverte Naruto para ser cuidadoso, pois é difícil controlar tanto chakra ao mesmo tempo e isso pode deixá-lo esgotado rapidamente. Obito então confronta Naruto, dizendo que ele está se contradizendo ao dizer que ele está mais próximo de seus amigos depois que eles morreram, mas ainda deseja protegê-los. Naruto rejeita as palavras de Obito completamente, dizendo-lhe que as suas palavras são sem sentido e que um solitário não entenderia. De repente, o Jubi começa a atacar, distorcendo completamente o clima em torno da área em poderosas tempestades. Quando Kakashi tenta parar o demônio com o Kamui, Obito intervém. Naruto, preocupado, chama por seu sensei, Kakashi então diz a Naruto para ele cuidar das coisas por aqui, enquanto os dois ex-amigos se teletransportam de volta para a dimensão alternativa.
Depois de Naruto proteger todos do Tenpenchii do Jubi, Naruto fica incapaz de manter o seu Modo de Chakra do Nove-Caudas, dizendo que ele estava sem gás enquanto olha para o Jubi, respirando com dificuldade. Naruto, em seguida, cai com um joelho enquanto o chakra de Kurama que ele havia transferido para a Aliança desaparece. Apesar disso, no entanto, os membros da aliança protegem Naruto enquanto Sakura o cura. Logo, o Jubi prepara uma Bijudama gigante, só para ser interrompida pela chegada do pai reencarnado de Naruto. Após enviar a Bijudama do Jubi para o mar, Naruto diz que ele sentiu seu chakra no Biju Modo, assim como dos outros Hokage que chegam depois. Minato veste o manto de chakra do Biju Modo, para grande choque dos outros, fazendo Naruto se gabar de seu pai para Kurama. Depois de selar o Jubi em uma barreira, Sasuke e o Jugo chegam ao campo de batalha. Depois de uma discussão entre os Nove Novatos originais e Sasuke declarar a todos que ele vai mudar a vila e se tornar Hokage, Naruto, finalmente curado, fica ao lado de Sasuke e diz que é ele quem irá se tornar Hokage. Naruto e Sasuke se movem para o campo de batalha, seguidos de perto por Sakura, Naruto diz que o Time 7 esta de volta, enquanto se preparam para enfrentar o Jubi.
Quando o resto dos Nove Novatos se reúnem com eles, eles partem. Os Hokage usam a barreira para conter uma Bijudama do Jubi, e Hashirama cria uma abertura na barreira para eles avançarem. Quando Sakura começa a lançar os clones em miniatura do Jubi para longe, Naruto fica chocado e comenta mentalmente que nunca irá provocá-la novamente. Quando ela momentaneamente baixa a guarda, ele e Sasuke a protegem. Sakura agradece Sasuke, se esquecendo de Naruto, levando-o a queixar-se. Naruto fica irritado quando ela declara que se Sasuke e Naruto começassem a lutar novamente, ela iria pegar o cargo de Hokage antes deles. Enquanto o trio estava junto, de costas um para o outro, Naruto examina o Amaterasu e o Mangekyo Sharingan de Sasuke, enquanto Sasuke examina o Biju Modo de Naruto. Pouco depois de discutir com Kiba, Naruto salva Sai depois que sua tentativa de ataque aéreo ao corpo principal do Jubi falhou. Sai pergunta para Naruto se ele conseguia transferir seu chakra para a Aliança, mas ele explica que não podia, já que Kurama ainda estava moldando mais chakra. Sai sugere que seria melhor derrotar os clones maiores, e se aproximar perto o suficiente para atacar o próprio Jubi, mas eles estavam muito longe para saltar de uma só vez. Ele explica, porém, que se eles sofressem ferimentos graves, o grupo de médicos não seria capaz de segui-los na linha de frente. Naruto, Sakura e Sasuke usam simultaneamente suas técnicas de invocação, dizendo que, felizmente, eles tinham uma solução para o problema. Naruto invoca Gamakichi, enquanto Sasuke e Sakura invocam Aoda e Katsuyu, como cada um com uma solução para o problema.
Naruto pergunta quem era sua invocação, mas depois de perceber que era Gamakichi, ele fica chocado com seu rápido crescimento. Naruto, Sakura e Sasuke, devido às suas invocações são anotados pelos espectadores com sendo o novo Impasse de Três Vias com cada um usando a sua invocação para um propósito. Gamakichi salta para o alto e usa sua tanto para proteger tanto Naruto quanto ele dos ataques dos guardas. Naruto cria um Futon: Choodama Rasenshuriken, e o joga no Jubi. Quando ele e Sasuke atacam o Jubi, eles são aplaudidos pelo resto dos Nove Novatos, incluindo Sakura, que derrama algumas lágrimas. A técnica de Naruto se funde com o Enton: Susanoo Kagutsuchi de Sasuke, criando uma massa em forma de shuriken de chamas negras, que atinge o Jubi. Naruto, então, pede para Sasuke apagar as chamas para que ele e Kurama possam tirar os outros biju de dentro do corpo do Jubi. Querendo acabar com o sistema distorcido, Sasuke se recusa a fazê-lo, o que irrita Naruto. Quando Obito volta da outra dimensão e Madara começa a controlá-lo, ele solta um grito que faz Naruto o olhar em choque.
Ele se mobiliza depois de ter sido instruído por Hashirama à parar Obito, Naruto grita para Sasuke quando ele corre em direção a seu alvo. No entanto, ambos os jovens são superados por Minato que cria um clone e usa a Técnica do Deus Voador do Trovão para se teleportar para onde Obito esta. Ainda fazendo o seu caminho para onde Sasuke e agora seu pai estavam, Naruto fica chocado ao ver o animal começar a desaparecer. Usando os braços de chakra para agarrar seu pai e Sasuke, Naruto nota que este era o plano de Obito o tempo todo. Notando que ele sentiu o chakra da besta sendo absorvido por Obito, e por ter visto a Técnica da Vida Celestial de Saṃsāra antes, ele percebe que os selos eram completamente diferentes. Mais tarde, ele vê Hashirama tentar conter Obito sem sucesso e depois olha em choque quando Obito facilmente destrói partes dos corpos de Hashirama e Tobirama. Naruto fica preocupado sobre como proteger os Hokage, mas Sasuke diz que eles estavam usando seus corpos imortais para ganhar um conhecimento das habilidades de Obito para que eles possam encontrar uma maneira de derrotá-lo o que leva Sasuke dizer para Naruto para ele parar de se preocupar com eles. Minato, embora salientando a inteligência de Sasuke, observa que seus corpos levam um tempo para se reconstruir então ele teria que criar uma abertura para eles. Enquanto Minato se prepara para usar o Rasen Senko Cho Rinbuko Sanshiki, Obito faz um truque para atacar Naruto, mas é bloqueado pelo Susanoo de Sasuke. Sasuke tenta atacar Obito, porém, Obito pega ele e Naruto de surpresa, quebrando a defesa do Susanoo e atacando os dois.
Com Minato incapaz de se teletransportar para ajudá-los, Naruto, lembrando das palavras de seu pai, sobre como a Técnica do Deus Voador do Trovão funciona, cria dois braços de chakra e agarra Sasuke e anexa o outro em seu pai, permitindo que Minato consiga teletransportá-los para a segurança. Assistindo em como a cena se desenrola no campo de batalha, sob o comando de seu pai, Naruto se prepara para lançar um ataque de colaboração em Obito depois que seu pai ataca o Uchiha. Observando que Obito atacou a si mesmo, e logo em seguida Minato, um Naruto preocupado é repreendido por Sasuke que o lembra que eles precisam se preparar para atacar. Quando seu pai é capaz de aparentemente desviar do ataque de Obito e se teletransportar de volta para eles, Naruto e os outros ficam em choque ao notarem que uma bola da substância misteriosa ficou presa em Minato começa a brilhar e se expandir. Sendo salvos por Tobirama que teletransporta a esfera para longe deles, Naruto o agradece, mas Tobirama repreende o jovem por sua forma de se dirigir a ele. Ele e Sasuke mais tarde lançam seu contra-ataque contra Obito formando outro Rasenshuriken infundido com o Kagutsuchi. Quando eles atacam, Minato se teletransporta na frente deles para tomar o golpe da técnica, em seguida, ele junto com Tobirama usam o Goshun Mawashi no Jutsu para criarem um ataque surpresa no novo jinchuriki.
Apesar de acreditar que o ataque havia funcionado inicialmente, todos eles ficam chocados ao ver Obito emergir do ataque ileso. Eles avançam, Naruto nota que Obito era muito parecido com o Jinchuriki perfeito que ele mesmo tinha imaginado em seus sonhos. Com sua estratégia reajustada, Naruto diz para Sasuke que ele estava indo com tudo novamente e pergunta se ele seria capaz de acompanhá-lo. Tentando entrar no Modo Biju, o manto de Naruto desaparece inteiramente. Ele pede para Kurama lhe dar mais chakra, Naruto fica chocado ao ver Gamakichi atacar Obito com o Mizuame Teppō. Questionando suas intenções, Naruto agradece Gamakichi pela ajuda após o sapo dizer que ele não podia ficar por mais tempo. Observando como Obito tentou desviar o ataque, Naruto inicia sua estratégia e ouve Obito não só condenar a posição de Hokage, mas condenar seu pai também. Formando um Rasengan, Naruto diz à Obito que, só porque ele não havia conseguido alcançar a posição não o dava o direito de desprezar a mesma, e que Obito não deveria falar mal de seu pai. Com isso, Tobirama teleporta Naruto para a localização de Obito e o jovem envia um Rasengan reforçado com senjutsu no Uchiha.
Quando ele voltou para o lado de seu companheiro, Naruto explicou a Sasuke que o senjutsu funcionava, em seguida, observou que ele, então, irá usar o Kawazu Kumite para combater o jinchuriki. Mais tarde, ele viu Obito criar uma enorme árvore que ele usou para preparar quatro Bijudama para atacar a Aliança. Enquanto se preparavam para desviar os ataques, Obito os prende dentro de uma barreira e continua a repreender seu pai, dizendo à Naruto que seria seu aniversário no dia seguinte, mas este declara que o mundo não ia acabar porque ele estava nele. Batendo os punhos com seu pai, ele o chamou para ficar pronto quando ele vestiu o Biju Modo, Naruto combinou sua assinatura de chakra com a de seu pai, recombinando as duas metades do chakra de Kurama, reforçando o manto de chakra no resto do exército de shinobi, mas, Obito dispara as Bijudama. Ao ligar o seu chakra com o de Minato, seu pai foi capaz de usar a Técnica do Deus Voador do Trovão e teletransportar todos para fora da barreira de Obito em segurança. Quando Minato disse que ele queria falar com Naruto, o jovem rejeitou isso, dizendo que eles poderiam dizer tudo o que queriam um para o outro com um simples olhar, e que tanto os sentimentos de seu pai quanto os de sua mãe já havia sido transmitidos a ele.
Entrando em seu Biju Modo completo com o vigor renovado, o ataque de Naruto em Obito foi interrompido por Tobirama, que lembrou o jovem que apenas técnicas relacionadas ao Modo Sábio eram eficazes contra o seu adversário. Esquecendo completamente deste detalhe, Naruto se irrita com Kurama, zombando de sua estupidez, antes de serem lembrados da vez em que ele entrou no Modo Sábio enquanto utilizava o poder de Kurama. Entrando no Modo Sábio, Naruto é acompanhado por seu pai no Biju Modo também, e, juntos, os dois homens criam um enorme Rasengan com chakra senjutsu e são teletransportados para a localização de Obito por Tobirama. Este ataque, no entanto, é previsto pelo alvo, levando-os a reajustar sua estratégia, criando um Bijudama reforçada com energia natural. Antes que eles possam lançar o ataque, Naruto e sua equipe ficam prestes a ficar cara-a-cara com o Jubi mais uma vez, quando Obito da continuidade em seu Plano Olho da Lua.
Como o ataque de Obito usando o Shinju começa a drenar a vida das Forças Aliadas, Obito aproveita o desespero, insistindo para eles se renderem. O clone de Hashirama pede para Ino Yamanaka ligá-lo telepaticamente a todos através do Shindenshin no Jutsu para que ele pudesse informá-los sobre o Plano Olho da Lua e tentar reanima-los para continuarem lutando. Quando as palavras de Hashirama não conseguem inspirá-los, as emoções e memórias de Naruto são transmitidas a eles através de técnica de Ino. Chocados com a recusa de Naruto para desistir, apesar de sua vida difícil, as Forças Aliadas começam rapidamente a recuperar a sua vontade de lutar. Naruto então se junta a Sasuke, que usa seu Susanoo para cortar um pedaço do Shinju, para continuarem a batalha. Quando Naruto se prepara para atacar, ele e seu pai se conectam um ao outro, para que a Kurama-Yin pudesse fornecer mais chakra a ele. Com isso, os dois jovens se reforçam com senjutsu e saltam para a batalha mais uma vez.
Enquanto continua a atacar, Naruto subconscientemente ainda fica pensando sobre como salvar seus aliados, o chakra de Naruto corresponde a sua vontade e forma o Manto da Versão 1 em torno de Shikamaru Nara, na tentativa de ajudar em sua recuperação. Naruto, então, dispara uma Bijudama reforçada com senjutsu, assim como Sasuke dispara uma flecha reforçada com senjutsu com o arco do seu Susanoo, que racham a esfera que Obito formou em torno de si e o faz voar para frente. A batalha continuou, resultando com o Susanoo de Sasuke e o Biju Modo de Naruto sendo destruídos. No entanto, Sasuke e Naruto se levantam novamente com suas determinações inabaladas. Obito, mais uma vez tenta incutir dúvidas em Naruto para impedi-lo de seu caminho, mas Naruto se recusa a ouvir. Sasuke então diz para terminar a batalha com o próximo ataque e manifesta a forma final do seu Susanoo, encobrindo o manto do Biju Modo de Naruto.
Usando a ligação telepática, Naruto chama seus companheiros para se reunirem ao seu lado, encobrindo todos com mantos do Biju Modo ao entrarem em contato com o chakra da Kurama-Yang. Usando os Rasengan que Naruto havia criado, todos eles atacam as defesas que Obito formou para se defender. Eles rompem o escudo, permitindo que eles mesmos e Sasuke consigam desferir um golpe devastador contra Obito, destruindo a Espada de Nunoboko no processo e forçando o chakra de todos os Biju sairem. Naruto e Obito então agarram o chakra dos sete Biju, Naruto, com a ajuda da Aliança Shinobi começa a puxar o chakra para fora do corpo de Obito, com Gaara e B puxando o chakra do Shukaku e do Gyūki, respectivamente, para reduzir o poder de Obito e fazer o Shinju criar uma concha, impedindo que a flor floresce. Enquanto eles puxam, Naruto e Obito entram em um nível do subconsciente compartilhado onde Naruto diz a Obito que ele iria quebrar a sua verdadeira máscara: a fachada de não ser ninguém.
Obito continuou a negar sua identidade passada, alegando ter subido para o mesmo patamar do Rikudo Sennin. Naruto zomba de seu comentário, dizendo que ele ainda era o mesmo Obito Uchiha de Konoha, e como ele, ele também cresceu sozinho e queria se tornar Hokage, originalmente para ser reconhecido pelos outros e, finalmente, poder ajudar a vila. Naruto também diz que as visões distorcidas de Obito eram apenas um meio desesperado para escapar de sua dor pessoal. Obito admite que existe uma semelhança inegável entre Naruto e ele quando ele era uma criança, mas insiste que o Plano Olho da Lua é um meio de ajudar o mundo como um todo. Naruto pergunta se Obito realmente acredita nisso; incapaz de olhar nos olhos de Naruto, Obito diz que sim. Em resposta, Naruto critica furiosamente a escolha dele, afirmando que não há atalhos para a paz, sonhos, ou mudar a si mesmo, e aponta para Obito que, quando ele estava prestes a ser subjugado pelo Jubi, ele se recusou a desistir de suas memórias com sua equipe genin para superar a fera. Apesar de Naruto dizer que Obito ainda teria que pagar pelos seus crimes, ele ainda tinha uma casa em Konoha e insiste que Obito volte para seus amigos, chocando o Uchiha mais velho com uma mão estendida em sinal de amizade.
No entanto, em vez de segurar sua mão, Obito tenta estrangular Naruto, dizendo que não se arrepende de suas ações. Naruto imediatamente se solta e lhe dá um soco, dizendo que se Obito realmente pensa assim ele deveria parar de imaginar-se como um Hokage. Obito então começa a ver Naruto como seu eu mais jovem completamente, Naruto continua insistindo que Rin odiaria ver o que Obito havia se tornado. Como Obito continuou a dizer a si mesmo que preferia ficar sozinho, Naruto pega Obito e o arrasta, dizendo que era hora de ele se juntar a seus amigos e não subestimá-los. Finalmente, a Aliança Shinobi consegue separar o chakra de todos os Biju de Obito, revertendo-o ao seu estado original. Naruto e Sasuke, em seguida, desativam a conexão entre eles.
Enquanto Naruto é reconhecido e recebe o agradecimento dos Biju libertados, Sasuke rapidamente parte para matar Obito, que entra em colapso. Kakashi subitamente se teletransporta na frente de Sasuke, fixando-se em Obito; com o mesmo desejo de matar o seu amigo caído. Ele é parado no último segundo por Minato, que observa que a bronca de Naruto atingiu Obito. Minato diz para Naruto ir ajudar o Primeiro Hokage a lutar contra Madara, para o qual Naruto rapidamente corre para o local. Uma vez que encontra os rivais lendários, Naruto prepara seu Odama Rasenshuriken. Aparentemente, Madara é subjugado por Hashirama, permitindo que Sai possa selar Madara. Antes do selo se completar, Madara consegue realmente reviver a si mesmo através da manipulação sobre Obito, permitindo que o perigoso Uchiha use todo o poder de seu corpo melhorado para repelir tanto o selo de Sai como as restrições de Hashirama.