Fanbook - Uchiha Obito
Nome: Obito Uchiha
Kanji: うちはオビト
Sexo: Masculino
Afiliação: Akatsuki
Clã: Clã Uchiha
KG: Sharingan
Mangekyo Sharingan
Mokuton
Rinnegan
Estado atual: Morto
Afiliação: Konohagakure
Akatsuki
Kirigakure
Rank: Naruto Clássico - Chunin
Time: Time Minato
Idade: 13 (Kakashi Gaiden)
Aniversário: 10 de Fevereiro (Aquário)
Altura: Clássico: 154.2cm >>> Shippuden: 175.0 cm
Peso: Clássico: 44.5kg >>> Shippuden: 55.9 kg
Tipo sanguíneo: O
Personalidade: Clássico: Preocupa se com seus companheiros, gosta de andar no seu próprio ritmo.
Comida favorita: Dango (Como Tobi)
Frase favorita: "Trabalho em equipe" (チーム ワーク, chīmuwāku) e "Companheiro" (仲 间, nakama).
Hobby: Acompanhar "Deidara-senpai" (Como Tobi)
Elemento do Chakra: Katon
Mokuton
Doton
Suiton
Inton
Yoton
Onmyoton
Geral
Inicialmente era um chunin de Konoha que se acreditava ter morrido durante a Terceira Guerra Mundial Shinobi, após o lado direito de seu corpo ser esmagado por uma pedra, mas ele sobreviveu com a ajuda de Madara Uchiha. Atormentado pela morte da garota que ele amou durante sua adolescência, Obito mais tarde se torna um criminoso e dedica seus esforços em trabalhar em direção a um plano para acabar com o conflito mundial, às vezes usando os pseudônimos de Tobi, ou Madara Uchiha (de quem ele herdou suas ambições). Durante anos, ele manipulou a Akatsuki das sombras para atingir seus objetivos antes de, eventualmente, ir a público com seus planos, e declarar a Quarta Guerra Mundial Shinobi.
Personalidade
Em sua juventude, Obito estava sempre atrasado, a maioria das vezes devido às boas ações que ele fazia, como ajudar os idosos. Em um ponto em sua vida, ele comentou que ele conhecia todas as pessoas idosas em Konoha, visto quando ele parou uma vez o seu caminho para o Exame Chunin para ajudar uma mulher idosa a transportar sua bagagem, e até mesmo comicamente se ofereceu para limpar as regiões inferiores de Madara quando ele o conheceu. Obito também facilmente ia às lágrimas, que ele sempre insistiu que era porque tinha algo em seus olhos, apesar de usar óculos de proteção. Obito era apaixonado por Rin, mas seus sentimentos não eram mútuo como Rin era apaixonada por Kakashi. Frustrado por isso, Obito invejava as habilidades prodigiosas de Kakashi, e assim constantemente procurava ultrapassá-lo. Embora esses esforços geralmente terminassem em fracasso, ele foi capaz de passar um tempo com Rin, enquanto ela tratava seus ferimentos. Em última análise, Obito nunca teria a chance de revelar seus sentimentos para Rin antes de sua "morte". Como Kakashi observou, além da rivalidade de Naruto com Sasuke e os sentimentos dele em relação a Sakura, Naruto também compartilha outras crenças que Obito tinha, como seu desejo de se tornar Hokage e nunca abandonar seus companheiros no campo de batalha. Mesmo depois de "morrer", Obito ainda se importava profundamente com seus amigos e vila, e logo quis voltar a vê-los. No entanto, após testemunhar a morte de Rin nas mãos de Kakashi, a determinação de Obito foi destruída, e sua personalidade mudou para sempre.
Durante sua idade adulta, condicionada por Madara para continuar seu trabalho, a personalidade de Obito mudou drasticamente, com ele se tornando extremamente focado, calmo e sério. De sua antiga lealdade e ideologias que pareciam serem derivadas da Vontade do Fogo, ele sucumbiu à Maldição de Ódio de seu clã, com o mundo inteiro sendo o objeto de seu ódio e o sistema shinobi que levou à morte sem sentido de Rin, fazendo ele perder a esperança nele. Após batalhar contra a Aliança Shinobi as ações de Naruto conseguem mudar a mentalidade de Obito, permitindo que Obito consiga finalmente superar sua Maldição de Ódio. O Uchiha finalmente entende o por que de Naruto estar conseguindo, enquanto ele próprio falhou após Kakashi explicar a razão para ele. Como resultado, Obito expressa abertamente arrependimento pelo que fez.
Aparência
Quando criança, Obito tinha cabelo preto curto e espetado e olhos negros. Ele usava um uniforme azul de manga comprida com revestimento de metal que descia até a parte de trás de suas mãos, bem como um colete azul com um colar laranja e acompanhamentos. O colete era fixado ao resto do equipamento por dois botões na gola, e tinha o símbolo do clã Uchiha na parte de trás. Ele também usava um cinto branco, sandálias shinobi, o protetor de testa padrão de Konoha, e um par de óculos com lentes cor de laranja ligado à protetores auriculares.
Depois que ele foi resgatado em Kusagakure, Madara substituiu seu lado direito destruído com uma substância artificial do Clone Vivo de Hashirama. O lado direito de seu rosto ainda continua fortemente marcado por uma forma semelhante à rugas de idade profundas, e as partes de seu rosto desse lado que foram reconstruídos com o DNA de Hashirama possuem uma cor mais pálida do que o seu tom de pele normal. Durante sua reabilitação, o cabelo de Obito cresceu, com a forma semelhante à de Madara.
Ele corta seus cabelos fazendo voltar para o comprimento curto como em sua infância. Durante o ataque da Kyūbi ele usava uma capa longa com capuz e uma máscara de cor amarelo alaranjado com um padrão que se assemelhava a sua cicatriz facial, algum tempo antes do ataque da Kyubi Konoha. Durante seus encontros com Kisame, e Itachi respectivamente, Obito foi visto com o cabelo comprido, mais uma vez, mas depois o corta de volta ao seu comprimento normal que ele usa até hoje, ele também usava as vestes Uchiha com uma faixa em sua cintura e uma máscara amarela alaranjada que tinha um padrão de chama. Durante seu encontro com Kisame, ele usava um quimono escuro com seus membros esquerdos fortemente envoltos em gaze.
Como Tobi, Obito criou uma máscara laranja com um padrão em espiral que só mostra seu olho direito, uma reminiscência do Gurugurul envolto nele. Sob o manto da Akatsuki, ele usava um top de manga comprida preta, que também abrange o pescoço e o queixo, um par de luvas pretas e um par de calças de cor escura, juntamente com os sapatos da Akatsuki padrão e estribos brancos. Em sua cintura, ele usava um cinto grosso preto com placas de metal ligadas a ele. Ele usava as mesmas placas de metal em seus ombros com um lenço verde antes de se tornar parceiro de Deidara. Ele usava esmalte azul em seus dedos das mãos e pés (preto na manga). Como Tobi, ele usava o anel de Sasori em seu polegar esquerdo.
Depois de adquirir o Rinnegan, Obito começou a usar uma nova máscara feita de materiais resistentes adequados para a iminente Quarta Guerra Mundial Shinobi. A máscara era branca com uma tonalidade roxa que cobria toda a metade superior da cabeça de Obito com um design que lembrava o olho do Jūbi, que consistia em um padrão de ondulação com três tomoe ao redor do centro, dois desses tomoe atuavam como os buracos para os olhos da máscara. Ele também veste roupas tradicionais do clã Uchiha, durante a Era dos Estados Combatentes. Este traje inclui um par de calças pretas e luvas, com uma camisa branca, presa pela parte de baixo.[49] Sobre isso, ele usa um manto roxo, de gola alta e manga longa que se divide até a metade inferior, além do símbolo Uchiha na parte de trás. Em torno de sua cintura, ele usa um obi simples roxo e um cinto. Amarrada às costas, ele carregava uma gunbai roxa com enfeites pretos e tomoe pretos, preso a uma corrente preta que corria na manga direita.
Depois de ter sido forçado a usar o Gedō: Rinne Tensei no Jutsu, o cabelo de Obito ficou branco e o lado direito de seu corpo ficou completamente negro, devido à Materialização da Vontade de Madara, sua aparência se assemelha à Zetsu. Imediatamente depois de se tornar o jinchūriki do Jūbi, o corpo de Obito passa por uma transformação drástica. Ele ainda possui cabelos brancos, seu Sharingan e Rinnegan, e passa a ter dez saliências provenientes nas costas, perto do ombro de cinco e cinco perto de seus quadris, bem como dez magatama em suas costas, uma grande, com um Rinnegan o padrão no seu interior, no meio de suas costas, e nove menores, em filas de três, abaixo dela.
Habilidades
Embora sempre tenha invejado o talento prodigioso de Kakashi em sua infância, como um Uchiha, Obito também possuí uma alta aptidão como um shinobi, mostrando habilidade suficiente para se tornar um chūnin com 11 anos de idade. Ele foi capaz de ser reconhecido como um adulto em seu clã, depois de ter dominado o Katon: Gōkakyū no Jutsu, embora ele ainda não tivesse despertado seu Sharingan. Ele é um aprendiz rápido, sendo capaz de utilizar técnicas avançadas e poderosas com facilidade, pouco depois de dominá-las, como o Mangekyō Sharingan e o Mokuton, com Guruguru observando que seu potencial foi a razão para Madara Uchiha escolher ele como seu discípulo.
Mais tarde, Obito foi treinado por Madara, que passou a maior parte de suas habilidades e conhecimentos para ele, o que levou vários shinobi de nível superior acreditar que Obito era o lendário Uchiha, devido a ele ser o único com tais habilidades e proezas. Como tal, Obito foi capaz de lutar contra vários shinobi de nível Kage e Rank-S, bem como jinchūriki perfeitos e outros shinobi de grande renome em várias ocasiões. No entanto, neste ponto, Obito geralmente evita o combate direto, com seu Estilo de Luta que gira muito em torno de sua técnica Kamui e o uso de citações de terceiros.
Ao tornar-se o jinchūriki do Juubi, ele se tornou tão poderoso que Hashirama Senju, o Deus dos Shinobi, comentou que ele era mais forte do que ele.
Sharingan
Quando Obito despertou pela primeira vez seu Sharingan ele já tinha dois tomões. Seus olhos ganharam três tomões depois de testemunhar a morte de Rin, momentos antes de seu Mangekyou Sharingan ser despertado. Depois de dar seu olho esquerdo original para Kakashi, Obito colocou um novo olho Sharingan esquerdo e tem múltiplos Sharingan colocados em armazenamento quando ele precisa deles. Quando adulto, Obito parece ser capaz de manter seu Sharingan ativado em todos os momentos com o mínimo de gasto sobre seus níveis de chakra.
Mangekyou Sharingan
Obito despertou seu Mangekyou Sharingan depois de testemunhar a morte de Rin nas mãos de Kakashi. O olho em si, naturalmente, tem o mesmo design como o de Kakashi e é uma reminiscência de uma shuriken. É através de seu Mangekyou Sharingan que ele é capaz de usar o seu Kamui.
Esta habilidade concede a Obito a utilização de duas habilidades distintas: teletransporte, e outra melhor descrita como "intangibilidade". O olho funciona como uma porta de entrada para um outro espaço dimensional, que ele pode enviar instantaneamente as partes do seu corpo e trazer de volta. Isso faz com que ele pareça ser "intangível" na dimensão original; quando atingido, os ataques passam direto por ele. A segunda habilidade de seu Kamui é viajar longas distâncias dentro de espaços de tempo relativamente curto, ele também pode teleportar alguém fazendo contato físico com ele. Uma vez teletransportado os alvos são obrigados a ficarem lá até que ele escolha libertá-los.
Rinnegan
Após perder seu Sharingan substituto depois de matar Konan, Obito implantou o Rinnegan de Madara, retirado do cadáver de Nagato, em sua órbita ocular esquerda, em preparação para a Quarta Guerra Mundial Shinobi. Com o Rinnegan, Obito pode invocar o Gedou Mazou.
Obito faz uso dos Seis Caminhos da Dor, com os seus Caminhos sendo constituídos pelos jinchuuriki reencarnados, e incorporando os receptores de chakra em seus corpos, o que lhe permite manipulá-los. Cada um tem os mesmos olhos que ele possuí (o Sharingan no olho direito e um Rinnegan no olho esquerdo), que lhe permite ver o que eles vêem e coordenar seus movimentos. Isto aumenta a capacidade dos jinchuuriki originais, permitindo que eles possam realizar uma série de ataques combinados e precisos. No entanto, devido ao consumo de chakra imenso que é necessário, ele não faz os Caminhos usarem as habilidades individuais concedidas pelo Rikudou no Jutsu.
Caminhos da Dor
Obito após adquirir o Rinnegan durante a Quarta Guerra Mundial Ninja, criou sua própria versão desta técnica, utilizando os seis jinchuuriki reencarnados. Ele lhes personalizou para atender seu próprio gosto, dando-lhes cada um Rinnegan e um Sharingan no lugar de seus olhos esquerdo e direito, respectivamente, refletindo os seus próprios. Ao contrário de Nagato, Obito controlou seus Seis Caminhos usando apenas um receptor de chakra único embutido no lado esquerdo de cada um dos seus peitos, que foram escondidos de vista. Ele também foi capaz de transmitir chakra aos seus Seis Caminhos sem ser perfurado por receptores de chakra como Nagato era.Cada um dos jinchuuriki reencarnados poderiam usar as habilidades que eles tinham durante a sua vida, como o Youton de Roushi e o Ninjutsu de Bolha de Sabão de Utakata. No entanto, graças às melhoras de Obito, suas habilidades foram aumentadas para além do que elas normalmente eram. Com o Sharingan, que agora podia ver através dos detalhes mais minuciosos dos movimentos do inimigo, permitindo ataques mais precisos, e usando o campo de visão compartilhado concedido pelo caminho exterior do Rinnegan, o usuário poderia coordenar esses ataques avançados da forma mais eficaz possível.
Os jinchuuriki também tiveram seus respectivos Bijuu temporariamente selados dentro deles usando os receptores de chakra, enquanto o chakra dos animais ainda permanecia sob o controle de Obito pela Estátua Demoníaca do Caminho Exterior. Embora Obito poderia forçar o jinchuuriki de se transformar em seu pleno Bijuu, uma grande quantidade de chakra foi necessária para controlar totalmente os animais, aumentando significativamente o risco de subverter-lhes os seus comandos. Como consequência disto, aliado ao fato de que as habilidades e suas fraquezas já eram conhecidas por seus adversários, Obito não fazia seus caminhos usarem as habilidades da Técnica dos Seis Caminhos.
Transformações Jinchuuriki
Imediatamente depois de se tornar o jinchuuriki do Juubi, o corpo de Obito passa por uma transformação drástica. Seu cabelo torna-se de cor clara, a pele em todo o lado direito de seu corpo ganha uma balança, com dez saliências provenientes das costas (cinco perto do ombro e cinco perto de seus quadris), bem como um padrão único de magatama em suas costas; uma maior, com um padrão semelhante ao Rinnegan dentro dele, por meio da sua parte traseira, e nove menores, em filas de três, abaixo dela.
Nesta nova forma, o poder de Obito é mais forte do que até mesmo do Primeiro Hokage, Hashirama Senju. Ambos Killer B e Gyūki também observaram que Obito nesta forma é mais forte do que Juubi, devido ao seu poder ser mais focado em seu corpo humano. Ele pode criar braços de chakra das saliências pontiagudas nas costas, que são capazes de quebrar até mesmo o Senpou: Myojinmon de Hashirama e a Shisekiyōjin erguida por quatro Hokage. Ele também ganha um aumento dramático na velocidade e força física, como ele foi capaz de rasgar tanto Hashirama quanto Tobirama Senju com as próprias mãos, antes que qualquer um pudesse reagir. Ao completar a transformação, aparentemente ele é curado de todas as feridas anteriores.
Taijutsu
Quando criança, Obito era bastante habilidoso com taijutsu. Depois de despertar seu Sharingan, suas habilidades de mano-a-mano melhoraram com ele sendo capaz de ler e agora até mesmo prever os movimentos de seus oponentes a tal ponto que ele foi capaz de combater eficazmente os ataques de Kakkō, um experiente shinobi de Iwa. Ele também demonstra grande força física, como visto quando ele jogou Kakashi poucos metros de distância para que ele não fosse esmagado por uma pedra gigante. Ele também mostra habilidade em ataques coordenados ao lado de Kakashi usando seu Sharingan. Mais tarde, sua habilidade nessa área foi aumentada o suficiente para derrotar e subjugar os adversários, como os vários shinobi de Kiri após a morte de Rin. Em sua vida adulta, Obito foi capaz de lutar contra os dois ninjas mais habilidosos da Raiz de Danzō simultaneamente e derrotá-los, bem como lutar contra seu ex-amigo Kakashi, que também é hábil em taijutsu. Na maioria das vezes ele usa o combate corpo-a-corpo em conjunto com o seu Sharingan e sua técnica de espaço-tempo para permitir que os adversários passem através dele e depois os ataca rapidamente usando o elemento surpresa e confusão.
Ninjutsu
Como um membro do clã Uchiha, Obito é bem versado em técnicas Katon, que ele é capaz de usar rapidamente, como pode ser visto durante uma missão em que ele demonstrou um uso rápido do Katon: Gokakyu no Jutsu. No anime, Obito exibiu a capacidade de esconder shuriken em várias pequenas bolas de fogo. Quando adulto, suas técnicas Katon são no mesmo tamanho e escala das de seu mestre, Madara Uchiha. Ele pode usar sua técnica de espaço-tempo para melhorar o seu poderoso Katon: Bakufū Ranbu aumentando sua escala já considerável.
Obito ganhou a habilidade de usar o Mokuton após a aquisição dos membros artificiais criados a partir das células de Hashirama Senju. Sua habilidade com esta Kekkei genkai foi mostrada durante seu ataque à vários shinobi de Kirigakure depois da morte de Rin. Ele pode usar essa habilidade para produzir ramos afiados em seu corpo para empalar os inimigos. Ele pode usar o Mokuton: Sashiki no Jutsu, que permite que ele use projéteis de madeira que se multiplicam dentro do corpo da vítima, uma vez esfaqueado por eles. Em um ponto ele criou enormes raízes emaranhadas na terra que esmagaram violentamente os shinobi de Kiri apanhados no meio delas. Obito também pode produzir raízes menores em um de seus braços e usá-las para prender e comprimir seus adversários. Usando as células de Hashirama e a ajuda de Madara, Obito também pode se conectar e controlar (embora com dificuldade) um Bijū tão poderoso como o Juubi.
Bukijutsu
Quando adulto, Obito foi mostrado empunhando diferentes armas ao longo da série. Durante a Quarta Guerra Mundial Shinobi, ele começou a usar a gunbai que Madara Uchiha era conhecido por usar durante a sua vida. Presa ao gunbai fica uma corrente que é conectada em Obito, o que lhe permite utilizar o leque de uma maneira semelhante a um mangual, como um meio alternativo de atacar e defender, bem como um método para obter uma proximidade para absorver o inimigo. A gunbai também é extremamente durável, o suficiente para bloquear um Rasengan sem qualquer dano visível a ela. Com esta arma, ele foi capaz de lutar contra ambos Naruto em seu Kyūbi Chakura Mōdo e Might Guy, um mestre no taijutsu simultaneamente.
Em sua luta com Minato Namikaze, ele usou uma longa corrente presa a um aparelho em seu pulso, assemelhando-se a algemas. Ela foi usada em conjunto com a sua capacidade de se tornar intangível, em primeiro lugar, permitindo que o adversário atravesse seu corpo sem causar danos antes de se solidificar uma vez mais à medida que o adversário surge do outro lado, prendendo-o com a corrente. Pouco antes do massacre do clã Uchiha, quando Obito se encontrou com Itachi, ele foi visto carregando uma espada na cintura. Ele também está disposto a usar objetos como armas improvisadas, como pode ser visto quando ele usou um cano simples para empalar Konan.
Após a primeira ativação de seu Mangekyou Sharingan e Mokuton, Obito criou vários receptores de chakra entre os galhos que se estendiam de seu lado direito. Apesar de que depois de lançar as duas técnicas, os receptores pareciam desaparecer junto com elas. Após implantar o Rinnegan de Nagato, Obito exibiu uma maior utilização dos receptores de chakra. Através da implantação de um único receptor de chakra dentro do peito esquerdo dos antigos jinchuuriki, Obito foi capaz de controlar e manipulá-los totalmente, assim como obrigá-los a adotar suas transformações jinchuuriki à vontade. Ele também usa estacas gigantes, usadas para perfurar o inimigo e produzir correntes de chakra que podem prender um Bijuu.
Durante a Quarta Guerra Mundial Shinobi, ele comentou que sua nova máscara foi projetada especificamente para o combate, o que a torna muito durável.
Shurikenjutsu
Como um Uchiha, Obito é proficiente na utilização de técnicas de shuriken e empunha um conjunto de shuriken gigantes de tamanhos variados (algumas do tamanho de uma mão e outras maiores do que uma pessoa adulta) armazenadas na outra dimensão, que ele pode trazer imediatamente para fora, usando a sua distorção espiral do Kamui para lançá-las em uma alta velocidade de rotação, o que acrescenta um elemento surpresa para o ataque e dá tempo mínimo para o adversário reagir de acordo. Ele também as usou para um combate corpo a corpo contra Kakashi, tanto para esfaqueá-lo como para cortá-lo. Ele também tem um conjunto de kunai gigantes, que ele usa de forma idêntica em conjunto com seu dōjutsu.
Modificações Corporais
Devido ao seu corpo artificial, a força física de Obito foi aumentada significativamente. Ele foi capaz de quebrar uma rocha maciça logo após a sua reabilitação, e em anos posteriores parar facilmente um golpe da Kubikiribōchō de Suigetsu com o braço direito artificial no mangá, e seu braço esquerdo real no anime sem se ferir, levantar Konan pela garganta, e estrangular os ANBU de Konoha até a morte, cada vez usando apenas uma mão. Obito também desenvolveu uma alta resistência, o suficiente para suportar o dano causado por um ataque direto do Rasengan sem ter seus movimentos comprometidos.
O corpo artificial de Obito também lhe permite substituir membros desmembrados em várias ocasiões. Estas estruturas são descartáveis e substituíveis como visto quando Obito substituiu seu braço, além de serem de natureza semelhante ao do Zetsu Branco e seus clones. Quando danificada a área exala uma substância branca em vez de sangue. O lado artificial direito também possui capacidades regenerativas visíveis, como visto quando o braço e ombro de Obito foram capazes de se repararem dos danos causados pelo Rasengan de Naruto dentro de minutos. Este corpo artificial também permite que Obito possa sobreviver sem a necessidade de comida ou água.
Inteligência
Como um adulto, Obito é um pensador atento e afiado, sendo capaz de ver através de mentiras. Ele pode formular planos complexos com antecedência e prever com precisão como os outros vão agir em um determinado conjunto de circunstâncias. Mesmo nas raras ocasiões em que Obito é pego de surpresa, ele é capaz de criar contra-estratégias, mantendo um comportamento calmo e composto. Ele é flexível, quando a situação exige, utilizando meios alternativos para alcançar seu objetivo quando seu plano original falha. Sua força mental é notável, como ele foi capaz de se libertar do Shintenshin no Jutsu de Ino dentro de poucos segundos.
Devido à tutela de Madara, Obito ganhou um vasto conhecimento do mundo ninja, o que lhe permite identificar quase que imediatamente a maioria das formas de ninjutsu e combatê-los, se necessário. Ele também estudou vários indivíduos ou grupos por algum tempo, sendo consciente da má memória de Guy para rostos familiares, com as habilidades menos conhecidas do clã Aburame, e mesmo sabendo de segredos bem guardados, como quando e onde Kushina Uzumaki daria à luz. Seu conhecimento se estende longe o suficiente ao longo da história que ele considera as histórias do Rikudō Sennin como fato, ao passo de que muitos outros consideram a própria existência do Sábio como um mito.
Obito, em sua idade adulta, também é mostrado como um mestre manipulador, sendo capaz de explorar as crenças e convicções de um indivíduo para servir os seus propósitos através de maneiras diretas ou indiretas, tais como Nagato, Kisame e Sasuke. Ele também utiliza isso na batalha em conjunto com seu uso constante de invocações e terceiros, que se tornariam elementos-chave no estilo de luta de Obito mais tarde em sua vida, sendo capaz de coordenar de forma eficaz com sua assistência com distrações ou com ataques combinados. Da mesma forma ele foi capaz de assumir plenamente a identidade de Madara Uchiha para manipular o mundo shinobi inteiro em uma guerra, devido ao medo das habilidades do Uchiha mais velho. Quando questionado sobre o porquê de ele estar fazendo as coisas de uma forma tão rotunda por Ōnoki — alguém que havia testemunhado em primeira mão o seu poder — ele observou que a luta entre "ele" e Hashirama, tinha o tornado uma casca de seu antigo eu. Obito também é versado em guerra psicológica, focando seus esforços de combate em quebrar um inimigo mentalmente e emocionalmente. Até o momento, apenas o igualmente manipulador Kabuto Yakushi foi capaz de contrariar parcialmente suas explorações.
Proezas de Chakra
Como um Uchiha, ele tem um chakra muito forte. Após seu corpo ser reconstruído a partir do material do DNA de Hashirama Senju, Obito obteve um imenso aumento de vitalidade e reservas de chakra, como resultado, o que lhe permite usar várias técnicas que consomem uma grande quantidade de chakra. Isso inclui o uso constante de seu Sharingan, sem efeitos colaterais para o seu chakra ou sua saúde, mesmo quando utilizado em conjunto com outras técnicas. Seu grande reservatório também lhe permite invocar criaturas grandes e muito poderosas, como Kurama, itens como o Gedou Mazou, bem como lhe fornecer a base necessária para controlar seis jinchuuriki totalmente transformados de uma só vez.
Outras Habilidades
Além de sua proficiência em todos os principais conjuntos ninja, Obito também é versado em algumas outras habilidades pouco ortodoxas. Ele demonstrou habilidades cirúrgicas de alto nível, sendo capaz de remover, preservar e transplantar olhos em si mesmo e nos outros. Ele pode facilmente rastrear e encontrar outras pessoas, não importa onde elas estejam através de meios desconhecidos. Obito é capaz de executar um Fūinjutsu que lhe permite separar um bijuu de seu jinchuuriki. Ele também é versado em Kekkai Ninjutsu, utilizando uma das barreiras de seu clã que pode queimar os inimigos com o contato.
Obito é um utilizador especializado em técnicas de selamento. Ele é versado em técnicas que podem separar um Bijuu de seu Jinchuuriki ou criar um Jinchuuriki. Ele pode até mesmo selar uma besta como o Juubi. Ele também tem conhecimento de outros selamentos, sendo capaz de imediatamente identificá-los, como o Keiyaku Fūin de Minato e o Ura Shishō Fūinjutsu de Danzou.
História
Passado
Obito cresceu sem saber quem eram seus pais, deixando-o sozinho e forçado a cuidar de si mesmo. Esta triste educação levou Obito a sonhar com um dia se tornar o Hokage para que as pessoas da aldeia reconhecessem a sua existência. No dia em que ele estava para se inscrever na Academia, Obito tinha chegado atrasado para a cerimônia de abertura. Acreditando que ele chegou atrasado demais, ele fica aliviado quando Rin Nohara lhe entrega seu formulário de inscrição. Ele finalmente se graduou com a idade de 9 anos e foi colocado no Time Minato com Rin e Kakashi Hatake, sob a liderança de Minato Namikaze. O time participou dos Exames Chūnin, onde Obito chegou tarde para uma segunda rodada na Floresta da Morte por ter parado para ajudar uma mulher idosa. Quando o Time Minato encontrou um time adversário, Obito e Rin tentaram se impressionar com a técnica de fogo do clã Uchiha, mas ele acabou engasgando com o doce que a mulher idosa havia lhe dado e logo foi derrotado por Guy. Ele treinou exaustivamente entre a segunda e a terceira rodada e disse á Rin o seu sonho de se tornar Hokage, no entanto, ele foi eliminado dos exames por outro ataque de Guy, que foi então espancado por Kakashi, permitindo-lhe subir para o posto de chunin. Obito conseguiu alcançar o posto alguns anos mais tarde, na idade de 11.
Durante a Terceira Guerra Mundial Shinobi, Kakashi é colocado no comando da equipe para a missão de destruir a Ponte Kannabi, o que impediria que Iwagakure pudesse usar Kusagakure como um ponto de refúgio. Antes de iniciar a missão, Minato e Rin dão presentes a Kakashi para comemorar sua promoção a jōnin, Obito, porém, se esquecido, deixando a relação entre ambos ainda mais tensa. Minato é chamado para as linhas de frente, deixando a equipe para realizar a missão sozinha. Os três foram então descobertos por ninjas de Iwagakure e Rin foi capturada. Kakashi escolheu abandonar Rin, acreditando que era mais importante terminar a missão antes de se preocupar com sua segurança. Obito fica furioso com a ideia e insiste que eles deveriam resgatá-la. Quando Kakashi se recusa, Obito o deixa sozinho, observando que Kakashi era pior do que a escória por abandonar seus amigos. Obito encontrou a caverna que os ninjas de Iwa usavam como esconderijo, mas antes que ele pudesse fazer muito progresso, foi encontrado e atacado por um Taiseki camuflado. Kakashi tem uma mudança de coração por causa das palavras de despedida de Obito, ele chegou e salvou Obito, protegendo-o do ataque de Taiseki, mas danificando o olho esquerdo no processo. Para salvar seu companheiro de equipe, Obito desperta seu Sharingan pela primeira vez, o que lhe permite ver através da camuflagem de Taiseki e matá-lo. Os dois encontram e libertam Rin, o que faz Kakkō desmoronar a caverna ao redor deles. Enquanto eles fogem, a visão limitada de Kakashi prejudica ele, e quando Obito nota que ele estava prestes a ser esmagado por uma pedra que estava caindo em seu ponto cego, ele o empurra para fora do caminho e fica preso sob os escombros em seu lugar, esmagando a metade direita de seu corpo. Com nenhuma forma de escapar, Obito aceita seu destino e faz uma oferta: dar a Kakashi seu Sharingan esquerdo, como um pedido de desculpas por ter se esquecido de lhe dar um presente anteriormente.
Rin realizou o transplante e uma vez que o procedimento foi concluído, Kakashi usou seu novo Sharingan para matar Kakkō. Os reforços de Iwa rapidamente começaram a comprimir ainda mais os escombros obrigando Kakashi e Rin a deixarem Obito para trás. Como as rochas se apertaram ao redor dele, Obito lamentou que ele finalmente se tornou amigo de Kakashi e ele não podia mais confessar seus sentimentos por Rin. Depois, Minato salvou Kakashi e Rin e Obito foi acreditado para estar morto, e seu nome foi marcado no memorial de Konoha.
Mas na realidade, Obito é resgatado por um Madara Uchiha idoso que encontrou o Uchiha quando o desmoronamento trouxe ele a um de seus túneis que levam para o Cemitério das Montanhas. Apesar de seu Sharingan ficar milagrosamente ileso, todo o lado do seu corpo do pescoço para baixo foi completamente destruído, o que leva Madara a reconstruir a metade de seu corpo (junto com a colocação de um selo em seu coração),usando partes do Clone Vivo de Hashirama. Dizendo para Obito que agora ele lhe deve a sua vida, Obito declara que ele quer voltar para Konoha e estar com seus amigos. Madara lhe informa que seu novo corpo irá impedi-lo de se tornar um shinobi de novo, e que, no final, não importa. Madara prega sobre a natureza cruel da realidade e como ele tem um plano para mudar o mundo. Ainda não convencido, mas por outro lado não podendo sair, Obito permanece no Cemitério das Montanhas para se recuperar. Durante sua recuperação, ele conhece e se torna amigo do Zetsu Branco e um de seus muitos clones irmãos enquanto estava em fase de reabilitação, a fim de usar seus novos membros.
Quando Obito finalmente se acostuma com os seus novos membros, o Zetsu Branco alerta para o fato de que Kakashi e Rin estão cercados por shinobi de Kirigakure e que eles estão em perigo. Obito tenta derrubar a parede que o bloqueava no Cemitério das Montanhas, mas acaba destruindo seu braço direito e quase quebrando a parede. Guruguru, querendo ajudar e seguro de que Madara permitiria isso, se envolve em torno de Obito fazendo com que ele consiga quebrar a parede. Como Obito se prepara para sair, ele diz para Madara que ele não tinha intenção de voltar, mas agradece ele por ter salvado sua vida. Madara por sua vez, diz que ele vai voltar voluntariamente e que só nesse momento é que ele vai agradecê-lo de verdade. Usando Guruguru para localizar seus amigos, ele descobre que Minato estava ausente. Em seu caminho, Obito tem visões de Rin que se originam a partir de sua órbita ocular esquerda, mas ele considera elas como ideias idiotas. Ao chegar ao campo de batalha, ele fica chocado ao ver que Kakashi tinha perfurado Rin com seu Chidori.
Como Rin morre diante de seus olhos, seu Sharingan amadurece no Mangekyou Sharingan e logo após o Sharingan de Kakashi evolui também. Quando os shinobi de Kiri tentam recuperar o corpo de Rin, Obito fica enfurecido e mata cada um com uma combinação de sua habilidade Kamui com o Mokuton que brota de seu corpo. Depois de matar todos os shinobi de Kiri e ignorar completamente Kakashi, Obito segura o corpo de Rin e, com as palavras de Madara ecoando em sua mente, jura que irá criar um mundo onde ela esteja viva novamente.
Com uma nova convicção, ele volta para o Cemitério das Montanhas, e concorda com a conclusão de Madara que a realidade em que vivem é inútil e que deve ser destruída. Ele jura que irá criar uma nova realidade, onde ele, Rin e Kakashi estarão juntos novamente. Satisfeito, Madara diz para Obito os detalhes do seu Plano Olho da Lua, os segredos do Gedō Mazō, bem como o papel que Nagato terá com seu Rinnegan. Ao se desconectar do Gedō Mazō, Madara diz para Obito que até o dia em que ele for revivido, ele seria Madara Uchiha e que ele deve trabalhar para fazer com que o Plano Olho da Lua seja concluído. Obito e Zetsu viajam para Amegakure para encontrarem os Órfãos de Ame, que ficam céticos sobre a afirmação de Obito de que ele era Madara e seu plano para fazer um mundo onde a vitória estaria sempre presente, apesar de Nagato ficar um pouco interessado nesse assunto. Yahiko, no entanto, diz para Obito ficar longe deles. Obito, porém, afirma que ele iria voltar a esse ponto todos os dias até eles entenderem e que eles viriam a ele de bom grado. Eventualmente, após a morte de Yahiko, Nagato se torna Pain e se junta a Obito, começando assim, a encarnação atual da Akatsuki. A partir deste ponto, as ações de Obito são em grande parte desconhecidas. Como Tsunade especula anos mais tarde, a razão de Obito adotar seu nome era para aproveitar o poder e o medo que seu nome representa. Por causa dos muitos atos infames que Madara realizou durante a sua vida (como a aquisição do Mangekyou Sharingan Eterno), poucos são surpreendidos que Madara ainda poderia estar vivo depois de tanto tempo. Eles associam os crimes que Tobi cometeu no nome de Madara como uma confirmação que ele é realmente Madara, já que apenas Madara seria capaz de realizar tais atos. Obito também possui conhecimento de coisas que só o verdadeiro Madara saberia, lhe dando ainda mais credibilidade.
Doze anos antes do início da série, depois de ter se infiltrado em Konoha, Obito descobre que Kushina Uzumaki, a jinchuuriki da Kyubi e esposa de Minato, iria dar à luz. Obito sabia que isso faria com que o selo que mantinha a Kyubi selada dentro dela se enfraquecesse. Com o intuito de utilizar a Kyubi, Obito monitora e pega o recém-nascido Naruto Uzumaki como refém para manter Minato longe dele. Depois de extrair a besta, Obito coloca o Bijuu sob seu controle e o ordena para destruir Konoha. Usando o Kamui para manter Minato longe das defesas da aldeia, mantendo sua verdadeira identidade escondida e revelando suas ambições, Obito luta contra Minato, porém, ele é atingido por um Rasengan, além de ser marcado com um selo do Hiraishin no Jutsu de Minato. Ferido, Obito perde seu controle sobre a Kyubi quando Minato usa o Selo de Contrato para interromper seu controle sobre a besta, Obito foge enquanto promete que um dia irá recuperar o Bijū, e declara que ele ainda tinha outros planos.
Oito anos depois do ataque da Kyubi em Konoha, o Clã Uchiha que havia sido condenado ao ostracismo e colocado sob suspeita pesada como autores do ataque, como a história completa do evento morreu com Minato e sua esposa, Obito se infiltra em Konoha para reacender as chamas da guerra. Ele é encontrado por Itachi Uchiha, que achava que ele era Madara e convence Obito para poupar a aldeia em troca de sua ajuda para acabar com o Clã Uchiha, para o qual ele concorda. Naquela época, Obito também se encontrou com Danzou por razões desconhecidas. Em algum ponto no tempo, Obito também assumiu o controle sobre o Quarto Mizukage Yagura, fazendo com que ele fosse o "real" Mizukage de Kirigakure. Kisame Hoshigaki foi um dos poucos ninjas de Kirigakure que souberam da sua manipulação sobre o Quarto e ainda ajudou Obito em sua missão de trazer um fim ao "mundo de mentiras". Mais tarde, Obito abandonou o seu nome, passando a se chamar Tobi a fim de se juntar à Akatsuki como subordinado de Zetsu para estabelecer e esconder-se entre as suas fileiras, antes de finalmente colocar o plano de Madara em movimento.
Naruto Shippuden
Após a morte de Sasori, Tobi e Zetsu coletam o anel de Sasori. Tobi manifestou interesse em entrar na Akatsuki, acreditando que se encontrasse o anel, já entraria na organização. Eles, então, encontraram o braço de Deidara e o anel que ele usava, e começam a achar que Deidara também estava morto. Quando Deidara apareceu e exigiu que Tobi lhe desse seu braço, Tobi se recusou, levando Deidara a comicamente tentar sufocá-lo até a morte com suas pernas.
Tobi foi aceito na Akatsuki como substituto de Sasori e novo parceiro de Deidara. Ele foi designado para capturar o Sanbi, e Deidara o acompanhou. No anime, durante sua busca pelo Sanbi, eles pararam para comer em uma loja de dango. Deidara ansiosamente espera Tobi retirar a sua máscara para que ele pudesse ver o que tinha de baixo, mas Tobi afastou-se, escondendo o rosto. Quando terminam de comer eles se separaram. Tobi finalmente encontrou o lago e viu uma equipe usando a Barreira de Selamento de Quatro-Cantos. Ele concluiu que a técnica era para selar o Sanbi, e seguiu Deidara para informá-lo de sua descoberta. Ele retorna com Deidara e chegam a tempo de matar dois ANBU. Quando conseguem localizar o Sanbi, Tobi tentou convencer Deidara lutar contra ele em seu lugar. A besta começou a persegui-lo e Deidara usou uma de suas bombas sobre ele enquanto ele estava distraído. O resto da batalha não foi vista. Mais tarde, Tobi começou a falar sobre como sua técnica era impecável, e agora ele entendia por que ele tinha sido designado para a missão. Deidara respondeu que eles não teriam ido muito longe sem a sua argila. Tobi depois adormeceu em cima do Sanbi depois de fazer outro comentário atrevido, o que causou a ira de Deidara, que "acordou-o" por detonar uma bomba de barro ao lado dele.
Akatsuki depois recebe a notícia de que Sasuke Uchiha derrotou Orochimaru. Deidara, com raiva que ele não tinha conseguido matar Orochimaru, levou Tobi com ele para matar Sasuke de vez. Quando encontrou-o, Tobi cumprimenta Sasuke como uma distração, enquanto Deidara atacava com suas bombas. Sasuke sobrevive a explosão e começa a rodar sua espada em linha reta através de Tobi, aparentemente acertando ele. Tobi se levanta imediatamente após o colapso, reclamando sobre a velocidade do ataque. Tobi oferece suporte para Deidara, mas Sasuke mantém a vantagem para a duração da batalha. Deidara finalmente usou o C0, em um esforço para matar Sasuke na perda de sua própria vida. Zetsu relatou aos restantes membros da Akatsuki de que Tobi tinha sido morto também, levando Pain a observação de que ele era facilmente substituível.
Pain e Konan se reúnem com Tobi (que dizia que era Madara) em Amegakure. Tobi observa que Sasuke está se desenvolvendo bem. Observando que Itachi iria morrer em breve, Tobi instruiu Pain à capturar Naruto Uzumaki, o jinchūriki da Kyūbi. Mais tarde, ele apareceu distraindo o Esquadrão dos Oito, enquanto Sasuke lutava com Itachi. Os ninjas de Konoha não tiveram sucesso em golpeá-lo com seus ataques, então Shino Aburame ofereceu-se para lutar com Tobi sozinho. Com seus insetos, Shino foi capaz de pegar Tobi, mas Tobi foi capaz de escapar dessa também. Zetsu então chegou a informar-lhe que Sasuke havia matado Itachi. Tobi diz que sabia que o resultado seria esse, e foi ver Sasuke. Ele chega antes a Sasuke antes dos ninjas de Konoha e o levou embora, junto com o corpo de Itachi.
Tobi cuidou dos ferimentos de Sasuke e, quando este acordou, se ofereceu para lhe contar sobre Itachi. Tobi tentou fazer amizade com Sasuke, removendo sua máscara e revelando seu Sharingan, algo que desencadeou o Amaterasu de Itachi no olho esquerdo de Sasuke contra Tobi. Tobi se retirou na escuridão, enquanto ele tirava as chamas, colocando sua máscara de volta, se surpreendendo pela tentativa de Itachi. Depois de Sasuke perguntar do que ele estava falando, Tobi revelou que Itachi tinha passado o Amaterasu para Sasuke, que se acionaria, quando Sasuke visse o Sharingan de Tobi. Depois de Sasuke reclamar que isso não estava fazendo nenhum sentido, Tobi revelou que era para protegê-lo e, quando Sasuke ainda não acreditou nele, Tobi se apresentou como o homem que ajudou Itachi a assassinar o Clã Uchiha. Ele disse à Sasuke sobre a história do clã Uchiha, a vida secreta de Itachi, e os comprimentos que ele tinha ido para manter Sasuke e Konoha fora de perigo, assim como negar qualquer envolvimento no ataque da Kyubi em Konoha. Sasuke, lamentando que ele havia matado Itachi agora que ele sabia a verdade, resolveu destruir Konoha para vingar a vida que Itachi levou.
Tobi convenceu Sasuke e os outros membros da Taka começarem a trabalhar com a Akatsuki, e os dois grupos iriam destruir Konoha como um objetivo mútuo. Antes que eles pudessem fazer isso, no entanto, ele afirmou que a Akatsuki necessitava dos dois Bijūs restantes. Desde que Pain ainda estava trabalhando na captura de Naruto, Tobi enviou Taka para capturar o Hachibi. Após Taka sair, Tobi falou com Zetsu, discutindo sobre as ações da Akatsuki até esse ponto. Ele passou a dizer que, apesar de terem perdido cinco ninjas talentosos na Akatsuki, todos os seus esforços haviam levado mais perto de "fazer Sasuke seu". Depois do Time Taka capturar o jinchuuriki do Hachibi, Killer B, Sasuke deu ele para a Akatsuki selá-lo. Durante o processo de extração, foi revelado que era uma farsa. Tobi permanece em silêncio enquanto Kisame - recentemente ciente da identidade de Tobi como o Mizukage anterior - comentou que Sasuke tinha sido enganado em sua tentativa de capturar o jinchuuriki.
Zetsu informou Tobi sobre o fracasso de Nagato ao tentar capturar Naruto, e sobre sua traição pela Akatsuki, e seu auto-sacrifício para reviver os aldeões de Konoha que ele matou. Irritado com esses acontecimentos, Tobi enviou Kisame para capturar Killer B. Então ele foi para enfrentar Sasuke, que estava indo com a Equipe Taka para Konoha. Tobi disse que eles estão desperdiçando seu tempo, já que Nagato já tinha destruído a aldeia, mas convence Sasuke à ir para a Reunião dos Kages para matar Danzō, o novo Hokage e um conspirador no assassinato do clã Uchiha. Tobi instruiu Zetsu para levar a Equipe Taka ao País do Ferro, mas quando chegaram Zetsu revelou sua presença aos Kages. Enquanto Sasuke lutava contra os Kages, Tobi se encontrou com Naruto, que também estava no País do Ferro. Ele tentou descobrir como Naruto foi capaz de causar a mudança da personalidade de Nagato, mas foi parado por Kakashi Hatake e Yamato. Ao invés de lutar, Tobi disse-lhes sobre o Rikudō Sennin, a verdade do Clã Uchiha, Sasuke desceu na escuridão por causa disso. Eles duvidaram se as palavras de Tobi eram verdadeiras, mas Tobi insistiu dizendo que Naruto e Sasuke estão predestinados à lutar.
Quando Sasuke estava prestes a ser morto pelos Kages, Tobi resgatou-o. Ele envia Sasuke para outra dimensão, e envia Karin para curar os ferimentos de Sasuke. Tobi expressou sua decepção de que Sasuke não era mais um desafio para os Kages, tendo a esperança de levá-los como reféns para facilitar com seus planos. No entanto, ele ficou feliz com o desenvolvimento do Mangekyō Sharingan de Sasuke, que despertou o seu Susanoo. Ele então explicou seu Projeto: Olho da Lua para os que estavam presentes, concluindo pedindo o apoio dos Kages, dando-lhe Killer B e Naruto. Eles se recusaram, por isso ele declarou o início da Quarta Guerra Mundial Ninja antes de sumir. Tobi intercepta Danzou enquanto ele estava fugindo da reunião. Danzou mandou seus guarda-costas, Fū e Torune, lutarem com Tobi enquanto ele se preparava. Embora forçado a remover seu braço durante a batalha por causa do Nanosaizu no Dokumushi, Tobi foi facilmente capaz de absorver os dois para outra dimensão. Tobi então teletransportou Sasuke e Karin para a sua localização, mostrando Sasuke que ele mantém sua palavra, dando-lhe à Danzou. Tobi observou a batalha e se alegrou quando Sasuke foi finalmente capaz de desenvolver plenamente o Susanoo. Quando Sasuke sai vitorioso, Tobi se aproxima de Danzou, a fim de tomar o olho de Shisui, que foi implantado no olho direito de Danzou. Danzou ativou o Ura Shishō Fūinjutsu em uma tentativa de levar Tobi e Sasuke com ele, mas eles foram capazes de sair a tempo. Ele recolhe o corpo de Danzou e sugere que Sasuke fique algum tempo descansando.
Em seu laboratório, Tobi descobre que Danzou destruiu o Sharingan de Shisui. Amaldiçoando-o, Tobi começa um novo braço e faz planos para recuperar o Rinnegan de Nagato para se preparar para a guerra. Antes que ele possa sair, Zetsu se reúne com ele e lhe diz que Sasuke está em apuros. Ele volta para Sasuke e, encontra-o com Naruto e o resto da Equipe Kakashi, e mais uma vez informa para Sasuke ir com ele para descansar, observando que eles podem derrotar o Time 7 algum outro momento. Antes de saírem Kakashi tenta atacar Tobi com o Kamui, mas Tobi lhe informa que não vai funcionar. Eles voltam para as montanhas onde Sasuke diz que ele quer os olhos de Itachi, já que seus próprios olhos sucumbiram à cegueira após suas batalhas. Depois de concluir o procedimento, ele diz à Sasuke para descansar.
Tobi é logo depois confrontado por Kabuto. Lembrando que Kabuto era um espião da Akatsuki que traiu a organização, Tobi se prepara para matá-lo. No entanto, Kabuto o responde com o Kuchiyose: Edo Tensei, e revela cinco membros da Akatsuki que tinham morrido (Kakuzu, Itachi, Deidara, Sasori e Nagato). Kabuto então expressa interesse em ter Tobi como aliado na Quarta Guerra, prometendo à Tobi, que ele forneceria outros "peões" que ele tinha além dos membros da Akatsuki. Como pagamento pelos seus serviços, Kabuto pede Sasuke, para continuar o que Orochimaru tinha começado. Tobi pergunta o que aconteceria se ele não aceitasse a proposta, então Kabuto o surpreende com um sexto caixão, que mais tarde, seria revelado que era Madara Uchiha. Então ao ver o sexto caixão, Tobi aceita a proposta, fazendo algumas condições. A primeira é que Sasuke só seria entregue à Kabuto depois da guerra. E a segunda é que Kabuto ia ser vigiado o tempo todo. Apesar das invocações de Kabuto retornarem, Tobi ainda estava inquieto sobre o sexto caixão, enquanto levava Kabuto para o seu esconderijo, para lhe mostrar suas forças de guerras, e reformular os seus planos.
Tobi, depois, se infiltra em Amegakure e é imediatamente confrontado por Konan. Ele pergunta a ela onde encontrar o cadáver de Nagato para que ele possa tomar o seu Rinnegan. Ele tenta convencer ela para que, ela colaborasse com ele, informando-a de seu envolvimento na criação de Yahiko na Akatsuki e ter dado o Rinnegan à Nagato, mas ela não acredita nele. Konan se transforma em papel e ataca Tobi, revelando que os selos explosivos terem sido misturados com seu papel. Tobi é capaz de deformar a explosão de distância - salvando a vida de ambos - ao custo de seu braço direito e ter uma parte de sua máscara quebrada. Tobi pergunta por que Konan e Nagato colocaram sua fé em Naruto. Ela responde que Naruto é a luz que vai derrotar a escuridão que é Tobi. Konan então divide o lago embaixo de Amegakure, revelando 600000000000 explosivos. Ela detona-los todos ao longo de um período de 10 minutos, mais tempo do que o período de cinco minutos que Tobi pode permanecer intangível. Ele sacrifica seu Sharingan esquerdo usando o Izanagi e sobrevive ao ataque. Konan, acreditando que ele estava morto, deixa sua guarda baixa, permitindo que Tobi esfaqueasse-a por trás. Konan se liberta e prepara para atacar novamente. Antes que ela faça isso, a chuva interminável sobre Ame para, surpreendendo Konan e Tobi. Konan proclama que Naruto é "um suporte segurando a ponte que levará à paz". Assumindo o manto da "escuridão" que esmaga a luz, Tobi agarra pelo pescoço e coloca-la sob um genjutsu para força ela revelar a localização de Nagato. Ele acrescenta que ela vai morrer quando a ilusão terminar. Quando ele encontra o corpo de Nagato, ele vê que ele está sorrindo mesmo na morte, que Tobi interpreta como sua traição. Ele se teletransporta para longe do corpo de Nagato, substituindo seu Sharingan com um dos Rinnegan de Nagato, e recebe um novo braço, máscara e roupa. Quando recebe a informação de Kisame sobre a localização atual dos jinchuurikis, Tobi decide ir captura-los. Kabuto se oferece para ir em seu lugar se ele tem permissão para ver o Exército de Zetsus Brancos. Tobi então confirma. Kabuto não consegue capturar nem Naruto ou B, mas consegue trazer de volta Yamato. Eles coletam informações dele e usam-o para fortalecer o exército de Zetsus. Tobi diz para matarem Yamato quando acabarem, mas Kabuto consegue convencê-lo de não matá-lo, pois ele seria útil no futuro.
Quando os preparativos estão completos do Exército de Zetsu e muitos dos ninja ressuscitados por Kabuto são movimentados para a guerra. Na confusão, Kabuto também captura Anko Mitarashi. Tobi suspeita de Kabuto ter levado ela ao seu esconderijo, e começa a achar que Kabuto quer que, ele e a Aliança destruam uns aos outros. Tobi, no entanto, exige que Kabuto mate Anko. Kabuto se recusa, alegando que ele pode usar o chakra dela para tornar o Kuchiyose: Edo Tensei mais forte, algo que está nos interesses de Tobi. Tobi ordena que Kabuto lhe explique sobre a técnica, e como derrotá-la. Para esse fim, ele traz à tona Fū e Torune, que têm sido mantidos sob genjutsu desde que foram capturados. Ele quebra o pescoço de Torune e diz para Kabuto usar Fū como um sacrifício para ressuscitá-lo. Kabuto faz o que é pedido e, uma vez que Tobi fica satisfeito, vai embora. Depois de Kabuto ir, Tobi verifica se o Zetsu Preto colocou esporos de Zetsu Branco em Kabuto.
O Zetsu Branco informa Tobi que Naruto e B estão indo para o campo de batalha. Decidem, finalmente, entrar na guerra, e Tobi vai para o onde está a Primeira Divisão, onde ele invoca o Kuchiyose: Gedō Mazou. Enquanto o Gedō Mazō ataca os ninjas da Divisão 1, Tobi procura a Benihisago e o Kohaku no Jōhei, que contêm os Irmãos Ouro e Prata. Darui e Shikamaru concluíram que ele planeja fazer uso do chakra da Kyūbi dos irmãos e tentam detê-lo. Ele complementa-los em adivinhar as suas intenções e coloca a Estátua para atacá-los enquanto ele foge com os dois itens. Em outro lugar, ele expressa sua crença de que seu Projeto: Olho da Lua será realizado no dia seguinte.
Com o cair da noite, Tobi é visto em pé atrás de seus Seis Caminhos de Pain personalizados, que são os falecidos jinchuurikis, onde cada um tem um Sharingan no olho direito e um Rinnegan no olho esquerdo. Depois de contemplar a informação de Kisame sobre a habilidade de Naruto de sentir as emoções negativas e como ele certamente ele iria atrás dos Zetsus Brancos, Tobi nota que estava tudo saindo como o planejado, então ele passa com os seus Caminhos. Como os cinco Kage retomam a sua batalha contra o Madara real, Tobi, é surpreendido por Naruto, que dá uma cabeçada nele.Por causa do ataque de Naruto, Tobi voa, mas fica decepcionado por Naruto não ter feito nem sequer um arranhão em sua máscara, antes de observar um pequeno conflito entre os Jinchuurikis. Quando Naruto então faz uma observação sobre a nova máscara de Madara, dizendo que ela tinha um sharingan e um Rinnegan igual o de Nagato e, do "outro Madara", Tobi lhe informa que esta máscara é simplesmente mais adequada para a guerra. Primeiramente, ele amaldiçoa baixinho, e lembra da hora quando Madara foi revivido, e logo depois, começa a rir e diz que seu nome aquele ponto era algo sem importância. Então ele se identifica como "ninguém", e que a única preocupação dele era a conclusão do seu plano, e observa que como B e Naruto eram Jinchuurikkis, eles deviam entender a miséria deste mundo. Quando Naruto que vai arrancar sua máscara à força, Tobi diz que ele teria que dar duro para isso. Então os Jinchūrikkis ressuscitados então sofrem transformações parciais de seus Bijūs, então Tobi declara que iria capturar Naruto e B, para completar o seu plano. Assistindo oa luta que se seguia, Tobi finalmente recua para uma árvore, quando B libera o Hachibi.
Última edição por Milgrau em Sex 16 Jan 2015, 12:51, editado 4 vez(es) (Motivo da edição : Atualização)