Fanbook - Sasuke Uchiha
Nome: Sasuke Uchiha
Kanji: うちはサスケ
Rōmaji: Uchiha Sasuke
Seiyū: Noriaki Sugiyama
Dublador Brasileiro: Robson Kumode
Estréia (Mangá): Capítulo 3
Estréia (Anime): Episódio 1
Estréia (Filme): Naruto o Filme: Conflitos Ninjas no País da Neve
Estréia (OVA): Ache o Trevo de Quatro Folhas Vermelho
Estréia (Game): Naruto: Clash of Ninja
Aparece em: Anime, mangá, game e filme
Estado: Vivo
Sexo: Masculino
Data de nascimento: 23 de Julho
Registro Ninja: 012606
Idade: Parte I - Clássico: 12-13 anos
Parte II - Shippūden: 15-17 anos
Altura: Parte I - Clássico: 150.8 cm - 153.2 cm
Parte II - Shippūden: 168 cm
Peso: Parte I - Clássico: 42.2 kg - 43.5 kg
Parte II - Shippūden: 52.2 kg
Tipo Sanguíneo: AB
Elemento do Chakra: Enton
Katon
Raiton
Inton
Clã: Uchiha
Kekkei Genkai: Sharingan
Mangekyō Sharingan
Rinnegan
Enton
Classificação: Nukenin
Afiliação: Konohagakure
Otogakure
Akatsuki
Times: Time Kakashi
Quarteto do Som
Hebi/Taka
Kanji: うちはサスケ
Rōmaji: Uchiha Sasuke
Seiyū: Noriaki Sugiyama
Dublador Brasileiro: Robson Kumode
Estréia (Mangá): Capítulo 3
Estréia (Anime): Episódio 1
Estréia (Filme): Naruto o Filme: Conflitos Ninjas no País da Neve
Estréia (OVA): Ache o Trevo de Quatro Folhas Vermelho
Estréia (Game): Naruto: Clash of Ninja
Aparece em: Anime, mangá, game e filme
Estado: Vivo
Sexo: Masculino
Data de nascimento: 23 de Julho
Registro Ninja: 012606
Idade: Parte I - Clássico: 12-13 anos
Parte II - Shippūden: 15-17 anos
Altura: Parte I - Clássico: 150.8 cm - 153.2 cm
Parte II - Shippūden: 168 cm
Peso: Parte I - Clássico: 42.2 kg - 43.5 kg
Parte II - Shippūden: 52.2 kg
Tipo Sanguíneo: AB
Elemento do Chakra: Enton
Katon
Raiton
Inton
Clã: Uchiha
Kekkei Genkai: Sharingan
Mangekyō Sharingan
Rinnegan
Enton
Classificação: Nukenin
Afiliação: Konohagakure
Otogakure
Akatsuki
Times: Time Kakashi
Quarteto do Som
Hebi/Taka
Sasuke Uchiha (うちはサスケ, Uchiha Sasuke) é um dos últimos sobreviventes do clã Uchiha de Konohagakure. Ele se torna um shinobi para tornar-se poderoso o suficiente para vingar sua família, matando seu assassino: seu irmão mais velho, Itachi. Ele foi, inicialmente, um membro do Time 7 de Konoha, mas mais tarde após considerar que a aldeia estava o atrasando em sua buscar por poder, ele se junta à Orochimaru e depois à Akatsuki, tornando-se um criminoso internacional. No entanto, depois de se reencontrar com um Itachi reencarnado e descobrir a verdade sobre ele, ele passa a ajudar grandemente as Forças Aliadas Shinobi, e está tentando redimir a si mesmo como um shinobi de sua aldeia natal com a ambição de conquistar o título de Hokage.
Personalidade:
Quando ele era criança, Sasuke era um menino muito amável, carinhoso com seus pais e irmão e respeitoso com os seus companheiros de clã, assim como seus professores. Ele tinha muito orgulho de ser irmão de Itachi e filho de Fugaku, famoso por ser um dos protetores dedicados de Konoha, e ele sempre quis imitá-los. Seu sonho inicial era se juntar à Polícia de Konoha, quando crescesse, igual ao seu pai. Por esta razão, ele procurava muito a aprovação de seu pai e seu reconhecimento em suas habilidades. Depois que Itachi matou todos os membros do clã, a inocência de Sasuke foi destruída, seus ideais e personalidade mudaram drasticamente, devido a ele sofrer a maldição de seu clã, tornando-se frio, indiferente, cruel, cínico, um tanto arrogante e irracional, dedicado a matar Itachi.
Quando introduzido pela primeira vez no Time Kakashi, Sasuke mostrou uma grande indiferença para com os outros, mesmo com os seus companheiros de equipe, sentindo-se superior a todos e indisposto a cooperar com os outros. De acordo com Kakashi, Sasuke tem tanto um complexo de superioridade como um de inferioridade, já que ele não está disposto a reconhecer quando alguém é mais forte do que ele, mas fica obcecado quando ele acredita que eles são. Embora originalmente ele fosse indiferente com a rivalidade que Naruto tinha por ele, Sasuke logo ficou com ciúmes depois de ver o rápido crescimento de Naruto. Depois de passar mais tempo com seus companheiros de equipe, ele começou a vê-los um pouco como uma família e começou a perder um pouco de seu ódio, se preocupando mais com sua equipe do que a sua vingança. No entanto, Orochimaru marca Sasuke com o Selo Amaldiçoado do Céu durante o Exame Chūnin para ajudar a empurrá-lo de volta em seu desejo de vingança, dando-lhe um gosto de poder. Isso fez com que a sua ambição anterior começasse a se renovar, fazendo ele ignorar a camaradagem mais uma vez.
Na Parte II, Sasuke se tornou cada vez mais confiante em suas habilidades recém-adquiridas. Ele constantemente permanecia calmo e despreocupado com a situação em que se encontrava. Mesmo quando pressionado por inimigos como Orochimaru ou Deidara, ele não mostrou nenhum acúmulo emocional a menos que a situação envolvesse Itachi. Apesar de Sasuke manter o seu hábito de subestimar os seus adversários, visto em seu excesso de confiança em suas batalhas, ele não deixa de admitir seus erros de vez em quando. Sasuke tem apresentado um sentido de orgulho arrogante em nome de seu clã e um grande senso de lealdade a ele e se mantem vestindo o símbolo do seu clã nas costas orgulhosamente enquanto se recusa a usar quaisquer outros símbolos, desde sua deserção de Konohagakure. Quando Sasuke sentiu que tinha ficado mais forte que Orochimaru, ele pensou que se entregar a alguém mais fraco do que ele próprio era um insulto para os Uchiha. Ele também vê alguém de fora do clã empunhando seu dōjutsu como um insulto, como o olho representa os poderes do clã Uchiha, mostrando repugnância para com Danzō Shimura, que tinha onze Sharingan à sua disposição e também comentando que Kakashi deve se sentir grato aos Uchiha pelo poder de seu Mangekyō Sharingan. De acordo com Tobi, Sasuke só está assumindo todo o ódio do clã Uchiha - um ideal que tem sido passado de geração em geração dentro do clã.
Depois de descobrir a verdade sobre as ações de Itachi e que ele realmente o amava, Sasuke jurou vingança contra os Conselheiros de Konoha e a própria vila por dar tal ordem para Itachi, determinado a cortar todos os laços que tinham com o clã Uchiha, além de purificar e trazer orgulho ao nome do clã no processo. Sasuke parecia indisposto a matar desnecessariamente em sua busca por vingança, mostrando que ele ainda tinha alguns costumes antigos. Com o tempo, no entanto, com o seu novo caminho de vingança, Sasuke se tornou muito mais cruel e implacável, matando todos que ficavam em seu caminho. Similar, Sasuke inicialmente sustentava a noção de cooperação, testemunhado em sua criação de um novo grupo de shinobi. Como ele se tornou mais consumido por sua sede de vingança, ele mostrou que pouco se importava com eles, rapidamente descartando-os depois de não ver mais utilidade para ele, sem hesitar, como visto quando ele perfura Karin apenas para matar Danzō.
Durante o segundo dia da Quarta Guerra Mundial Shinobi, após se reunir com um Itachi reencarnado, Sasuke revelou um lado mais vulnerável de si mesmo, mostrando confusão em resposta à decisão de Itachi. Por ter vivido rodeado pelas mentiras de Itachi, Sasuke queria ouvir a verdade do próprio Itachi. Depois de Itachi revelar tudo, Sasuke começou a questionar o que realmente é um shinobi, até mesmo questionando se a vingança é o propósito para sua vida. Sua independência recém-adquirida inspirou Orochimaru, que mais tarde reencarna os quatro Hokage anteriores, para saber mais sobre o que significa ser um shinobi e sobre a fundação de Konoha. Depois de ouvir as suas histórias e pontos de vista, Sasuke aceitou que os sacrifícios de Itachi eram verdadeiramente sua própria escolha, bem como aprender a mecânica por trás de seu comportamento errático recente. Isso fez com que Sasuke tomasse sua própria decisão: fazer a vontade de Itachi, protegendo a vila que seu irmão lutou tanto para proteger. Para este fim, Sasuke aparentemente recuperou parte de sua antiga personalidade, indo tão longe a ponto de pedir desculpas a Karin pelo o que ele fez com ela.
Acreditando que os ex-Hokage são responsáveis pelo estado atual do mundo, Sasuke cria uma nova ambição, a de assumir o seu manto e se tornar Hokage. Apesar disso, Sasuke provou não ser cooperativo durante uma instância da batalha quando Naruto pediu para ele apagar as suas chamas negras, a fim de salvar os Bijū de dentro do Jūbi, para o qual Sasuke se recusou e optou por deixá-lo queimar em vez disso, ganhando olhares de desaprovação, tanto de Naruto como de Hashirama. Ele também parece manter o seu desejo de lutar contra Naruto, como visto quando ele protegeu Naruto do ataque de Obito e declarar que apenas ele irá derrotá-lo.
Apesar das ações questionáveis de Sasuke durante sua "cooperação" com as Forças Aliadas Shinobi, ele foi um dos poucos ninjas que não perdeu a sua vontade de parar o Shinju ao ponto de até mesmo mandar Naruto parar de chorar, como resultado, isso motivou Naruto a continuar lutando e permitiu que ele transmitisse suas emoções e memórias pessoais para todos. Sasuke ainda rejeitou a oferta de Madara em se aliarem, por ele ser um dos últimos Uchiha vivos. Apesar de sua nova maturidade, Sasuke ainda manteve um traço cruel, correndo para matar Obito após ele ser derrotado, por seu envolvimento na guerra e no massacre de seu clã. Ele se tornou extremamente, se não excessivamente, impulsionado pelas tarefas que ele coloca em si mesmo, olhando para o panorama da situação. Devido a esta mentalidade, ele permanece indiferente e até desrespeitoso com os outros que ele vê como incapazes de contribuir para uma determinada situação. No entanto, quando Naruto declara que seu corpo vai se mover por conta própria para proteger seus companheiros, Sasuke reflete calmamente sobre o passado, aparentemente afetado emocionalmente pela declaração de Naruto. Supostamente vindo a aceitar as palavras de Naruto, Sasuke pegou Sakura depois que ela entrou em colapso em seus esforços para salvá-lo, agradecendo a ela e Obito por resgatá-lo.
Ao contrário de Indra e, presumivelmente, a maioria, se não todas as suas outras reencarnações, Sasuke foi capaz de, pelo menos, até certo ponto, se libertar dos ideais de Indra e se tornar um líder capaz, que obteve fiéis seguidores de sua autoria. Ele também é capaz de trabalhar ao lado de Naruto, que é a reencarnação de Asura, algo que Zetsu Negro observou como sendo raro.
Aparência:
Sasuke é um ninja de pele clara que tem olhos ônix e cabelos preto na altura do queixo. Seu cabelo é espetado nas costas, com uma franja que se alonga com o avançar da história. Quando criança, sua franja ficava pendurada acima de seus olhos. Mais tarde, elas se penduravam em ambos os lados de seu rosto, enquadrando suas bochechas e depois novamente retornando ao seu estilo original. De acordo com Hashirama, Sasuke possuí uma semelhança impressionante com Izuna Uchiha. Sasuke é considerado ser muito bonito pela maioria das garotas de sua faixa etária, fazendo elas ficarem muito apaixonadas por ele. No início da Parte I, a roupa de Sasuke consistia na roupa Uchiha tradicional: uma camisa azul marinho de manga curta com gola alta e o símbolo Uchiha nas costas, além de aquecedores brancos nos braços, que ele parou de usar após o Exame Chūnin, junto com calças brancas. Na última etapa do Exame Chūnin, ele usava uma versão em preto, com vários remendos e cintos pequenos em seu braço esquerdo e bandagens similares ao redor de ambas as pernas. Com o avançar da história, o símbolo Uchiha se tornou cada vez menor até o momento em que ele derrotou seu irmão.
Inicialmente, Sasuke usava um protetor de testa com um pano azul com o símbolo de Konoha na placa metálica. Depois de sofrer a segunda derrota para Itachi, Sasuke parou de usá-lo por algum tempo. Ele o colocou novamente durante a segunda metade de sua batalha com Naruto no Vale do Fim, só para deixá-lo cair no final. Desde então, Sasuke não tem usado um protetor de testa.
Na Parte II, Sasuke teve um notável crescimento ao longo dos dois anos e meio, além de ficar mais musculoso. Ele foi exibido pela primeira vez vestindo uma camisa branca de manga comprida, semelhante a camisa de manga comprida usada por Kimimaro, e que era aberta no torso, com uma versão menor do símbolo Uchiha em suas costas. Ele vestia uma calça azul escura com um pano azul pendurado até a metade de seu estômago que descia até os joelhos junto com protetores de braço pretos que cobriam os braços e esticavam-se até seus bíceps superiores. Ele também usava um cinto de corda roxa em torno de sua cintura, amarrado em uma curva, no qual ele carrega sua espada.
Depois de lutar contra Deidara, ele mudou para um camisa cinza escura sem mangas. Seus protetores de braço também foram removidos, e ele começou a usar bandagens em seus pulsos, sob as quais ele usa braçadeiras especiais com selos onde ele armazena várias shuriken. Ele também usava uma capa preta.
Depois que ele encontrou e lutou contra Itachi, ele voltou a usar uma camisa branca (cinza no anime) de manga curta e gola alta, de aparência semelhante à sua camisa azul que ele normalmente usava na Parte I, mas com um zíper. Ele também usa aquecedores azuis nos pulso com suas braçadeiras de shuriken escondidas embaixo. Ele usou brevemente um manto da Akatsuki junto com isto. Outra característica notável é que junto com este visual novo, Sasuke começou a deixar seu cabelo cair sobre a testa. O símbolo Uchiha na parte traseira de sua roupa voltou ao seu tamanho original desde a sua batalha com Itachi. Durante o ajuste para os olhos de Itachi no Cemitério das Montanhas, ele é visto usando vestes negras Uchiha semelhantes aos usados por Madara em sua juventude, com uma faixa de cinto na cintura, embora ele volte a sua roupa anterior. Depois de conhecer o espírito de Hagoromo Ōtsutsuki e receber a metade Yin de seu poder, Sasuke obteve uma marca de lua crescente escura na palma da mão esquerda.
Durante sua infância, Sasuke usava uma camisa preta de mangas longas simples com uma gola alta e o símbolo Uchiha nas costas, além de calças preta (branca no anime). Sasuke usou o uniforme Anbu uma vez, quando ele se juntou a Itachi em uma missão para capturar um javali.
Habilidades gerais:
Ainda criança, Sasuke era considerado como um ninja brilhante, mesmo para os padrões de batalha do clã Uchiha, mostrando um talento inegável e um afiado e prodigioso intelecto se sobressaindo em tudo o que fazia. A partir daí, ele encontra pouca dificuldade em tarefas mais desafiadoras, como visto durante o seu tempo na Academia. Com sua pontuação sendo a mais alta nos testes de desempenho e uma das mais altas nas provas escritas, ele facilmente se formou no topo da sua turma na Academia. Sasuke tem grande conhecimento, se não, proficiência em muitas das técnicas de seu clã, apesar de sua falta de treinamento formal por depender exclusivamente de seu talento inato e determinação. Suas habilidades foram comparados com vários indivíduos notáveis como Kakashi Hatake, que também foi considerado um gênio ainda como criança. Tobi, Itachi e Orochimaru também afirmaram que Sasuke possui o potencial único para se tornar muito mais forte do que seu irmão mais velho, que já era considerado um gênio acima de todos os outros. Orochimaru ainda observou que Sasuke é muito mais forte do que ele quando tinha a mesma idade, quando ele estava treinando Sasuke no Naruto Shippūden. Tobi também afirmou que com o tempo, Sasuke poderia se tornar mais poderoso do que Nagato.No Naruto Shippūden, apesar de oficialmente ainda ser apenas um genin, ele desenvolve grande parte do seu potencial, tornando-se forte o suficiente para lutar em pé de igualdade com vários shinobi altamente qualificados e extremamente poderosos, tais como Deidara, Itachi, Danzō e Orochimaru, embora ele minimize sua vitória sobre Orochimaru atribuindo o estado enfraquecido do Sannin. Sasuke foi capaz de lutar contra Deidara - um poderoso e perigoso membro da Akatsuki Rank-S, decifrando os mecanismos por trás de suas habilidades e sobrevivendo a batalha sem quaisquer limitações. Tobi observou que Itachi já havia determinado o resultado de sua luta, como ele foi acometido por uma doença desconhecida e que estava usando medicamentos para prolongar sua vida. Isto não impediu que Itachi elogia-se Sasuke durante sua batalha, mostrando surpresa em algumas ocasiões em relação a melhora das habilidades e táticas de Sasuke e, finalmente, observando que, se ele não usasse o Susanoo, ele teria sido morto pelo Kirin.
Depois de despertar o Mangekyō Sharingan (apesar de não estar totalmente curado da batalha contra Itachi), Sasuke mostrou ser capaz de lutar contra Killer B, o Jinchūriki de Gyūki, um ninja extremamente poderoso, que elogiou Sasuke como um dos mais fortes ninja que ele já enfrentou, apesar da incapacidade de Sasuke para derrotá-lo. Depois de se curar totalmente e se acostumar com o Mangekyō Sharingan, Sasuke mostrou ser capaz de lutar contra pelo menos dois Kage, seus guarda-costas respectivos e diversos samurai. Ele também lutou em pé de igualdade com Danzō, outro adversário de nível Kage, embora Danzō geralmente controlasse o ritmo da luta, Sasuke finalmente consegue derrotá-lo e até mesmo sobrevive ao uso contínuo do Izanagi do ancião - uma façanha que mais tarde lhe rendeu elogios de Itachi. Depois de se adaptar com os olhos de Itachi, Sasuke foi capaz de se igualar ao seu irmão mais velho em várias áreas de combate ao trabalhar junto com ele contra Kabuto, um shinobi extremamente perigoso, que tinha modificado bastante seu corpo e ganhado inúmeras habilidades.
Embora não seja sua tática de combate mais utilizada, o taijutsu de Sasuke esta em um nível muito alto desde o início da série. Durante o primeiro teste do sino do Time 7 com Kakashi, o ninja elite fica chocado ao ver que não conseguiria ler o Icha-Icha, enquanto lutava com Sasuke, já que ele precisava de ambas as mãos. Ele também é capaz de se manobrar melhor do que dois nukenin de nível chūnin de Kirigakure. Suas habilidades melhoraram drasticamente após seu encontro com Rock Lee. Com o seu Sharingan, ele foi capaz de copiar alguns dos movimentos de Lee e com isso criar o Shishi Rendan. Sob a tutela de Kakashi, ele melhorou seu taijutsu ainda mais, copiando o estilo Punho Forte de Lee, sendo capaz de usar as habilidades de combate básicas de Lee e sua velocidade em um mês. Com isso, ele subjuga Gaara durante a sua luta inicial. Ele também é capaz de realizar o seu próprio estilo contra todos os membros do Quarteto do Som por um breve período de tempo. Na fase Shippūden, Sasuke melhora ainda mais seu taijutsu sob a orientação de Orochimaru. No anime, ele também foi capaz de realizar o seu próprio estilo contra Kakashi em uma luta de taijutsu.
Desde o início da série, Sasuke mostra um alto nível de velocidade e reflexos, visto quando ele é o primeiro de seus companheiros genin a reagir contra a emboscada dos Irmãos Demônios e efetivamente combatê-los. Após treinar o controle do chakra, sua velocidade fica em um nível quase igual ao de Haku. Mais tarde, ele aumenta a sua velocidade ainda mais para superar a areia de Gaara e se mover mais rápido do que o olho nu poderia acompanhar na fase Naruto. Depois que seu Sharingan se desenvolve completamente, ele também é capaz de acompanhar a velocidade de Naruto em sua forma jinchūriki inicial e em sua forma de uma cauda durante a luta, mas não consegue se esquivar completamente do manto da raposa demônio desta última forma. Na fase Shippūden, devido ao seu treinamento com Orochimaru, Sasuke é capaz de se movimentar a uma velocidade impressionante, sendo capaz de escapar tanto do Kibaku Nendo de Deidara à queima-roupa em várias ocasiões como dos ataques extremamente rápidos de Killer B e A, embora ele comente que só é capaz de se esquivar dos ataques do último devido a capacidade de seu Sharingan em ler seus movimentos lineares. Ele também aumenta consideravelmente sua velocidade com as mãos, sendo capaz de fazer muitos selos de mão em um instante e lançar uma enorme quantidade de armas rapidamente, como pode ser visto durante sua luta com Itachi. Sua velocidade e proficiência com o Shunshin no Jutsu também têm crescido consideravelmente, sendo capaz de atacar facilmente os seus adversários sem que eles percebam. Quando ele enfrenta pela primeira vez o Time Kakashi na fase Shippūden, é visto que ele é capaz de cobrir lacunas largas em um piscar de olhos, dando aos seus antigos aliados nenhum tempo para reagir.
Sasuke tem mostrado um alto nível de resistência e durabilidade, como visto durante a Reunião dos Cinco Kage, onde ele foi capaz de suportar uma seqüência consistente de batalhas contra os samurai, dois Kage e seus guarda-costas, antes de finalmente entrar em colapso por exaustão. Em um estado de quase cegueira, maltratado, e visivelmente exausto de sua última luta com Danzō, além do seu uso excessivo com o Mangekyō Sharingan, ele ainda tinha energia suficiente para lutar contra Kakashi, reprimir e desarmar Sakura e mais tarde corresponder o Rasengan de Naruto com seu Chidori. Sua força bruta também se torna visivelmente maior, sendo capaz de levantar Sakura por sua garganta para o ar com uma única mão, mesmo estando cansado. Suas melhorias gerais são tão grandes que Sakura suspeita que ele tenha usado drogas para melhorar suas capacidades físicas.
Um aspecto importante do crescimento de Sasuke como um shinobi na fase Naruto foi sua aquisição do Selo Amaldiçoado do Céu. Orochimaru, reconhecendo seu potencial, coloca o selo sobre Sasuke como um presente, a fim de lhe dar mais força e convencê-lo a procurar Orochimaru para obter mais poder. Inicialmente, quando Sasuke ativava o selo ele acabava oprimindo-o caso ele usasse muito do seu chakra ou forçasse o uso de mais, e ele só era capaz de controlá-lo caso ficasse extremamente focado. Para impedir que isso acontecesse, Kakashi suprime o selo e aconselha Sasuke a não confiar nele, no entanto, a frustração de Sasuke com o que ele acreditava ser a sua força inadequada levou-o a usá-lo em batalhas. Quando ativado, o selo amaldiçoado absorve o chakra de Sasuke, enquanto o substituí pelo chakra senjutsu de Orochimaru que cobre o seu corpo com marcas parecidas com chamas e concede-lhe uma série de benefícios, como uma capacidade avançada de chakra, bem como o aumento da força, velocidade e resistência.
Após desertar de Konoha, com a ajuda do Quarteto do Som, Sasuke evolui seu selo amaldiçoado para o Nível Dois, que lhe permite cobrir todo o seu corpo à vontade. Quando totalmente transformado, o segundo nível do selo amaldiçoado de Sasuke transforma a sua pele em cinza escuro com quatro marcas de pontas de estrelas negras entre seus olhos e que atravessam a ponte de seu nariz, sua escalera fica preta, suas íris ficam amarelas (exceto quando ele usa o seu Sharingan) e seus lábios ficam azuis. Suas unhas também crescem em forma de garras e seu cabelo cresce até a cintura sem perder seu estilo. A qualquer momento, ele é capaz de criar grandes asas em forma de palmas de mãos em suas costas que lhe dão a habilidade de voar e pairar. Nesta forma, os seus atributos físicos não são os únicos que mudam, suas técnicas também são elevadas pelo chakra do selo amaldiçoado. Este poder lhe permite se comparar a forma de uma cauda de Naruto. Na Parte II, Sasuke ganha total controle e domínio sobre o selo amaldiçoado e pode até mesmo acessar seu poder sem ativá-lo totalmente e até mesmo realizar transformações parciais à vontade.
No entanto, o selo possuí algumas desvantagens. A mais notável é que com o uso do selo por longos períodos de tempo, o corpo de Sasuke começa a se corroer e causa um pouco de dor. A outra desvantagem é que a presença do chakra de Orochimaru destorce um pouco a personalidade de Sasuke, o que o torna suscetível à influência do Sannin. No entanto, após treinar, Sasuke prolongou muito mais o tempo que ele pode manter seu selo amaldiçoado ativo. Desde que Itachi selou Orochimaru, o selo foi removido do Sasuke.
Desde a sua infância, Sasuke tem mostrado grande habilidade no uso de várias ferramentas ninja que cresceram e se diversificaram ao longo do tempo. Sasuke foi treinado no tiro com arco durante sua infância. Ele também é especialista na utilização de cordas de arame, usando elas para uma variedade de propósitos que vão desde o rapel, para a manipulação do caminho de suas shuriken, para enganarem o adversário e atacá-lo com fogo. Seu nível com armadilhas e táticas baseadas com armas é tão grande que até mesmo Kakashi ficou chocado durante o seu primeiro teste de sino. No anime, ele também usou um conjunto de correntes para os enlaçar os inimigos.
Durante seu tempo com Orochimaru, Sasuke foi treinado no kenjutsu, e tornou-se um habilidoso espadachim. Ele também adquiriu um chokutō e o uso do kenjutsu se tornou uma grande parte de seu estilo de luta. Com suas habilidades no kenjutsu, ele é capaz de incapacitar centenas de Oto-nin durante seu treinamento sem matá-los. Suas habilidades com a espada são mais demostradas durante a Reunião dos Cinco Kage, onde ele consegue facilmente repelir e matar múltiplos samurai, e até mesmo desviar de suas enxurradas de explosões de chakra. Ele ainda bloqueia habilmente um ataque de Mifune, um famoso mestre espadachim, que reconhece a capacidade de Sasuke com esta forma de combate. Durante a Quarta Guerra Mundial Shinobi, Sasuke é capaz de lutar contra um dos Mini Clone do Jūbi com kenjutsu.
O kenjutsu letal de Sasuke se mostra muito versátil, com impressionante velocidade e precisão por trás dos ataques, deixando pouco tempo para os inimigos conseguirem evitar ou combater. Ele pode usar as duas mãos efetivamente, tanto normal como reverso, dando-lhe vários estilos de ataque e a capacidade de atacar ou defender a partir de vários ângulos, permitindo-lhe alterar facilmente o seu tipo de ataque para se adequar à situação. Ele pode usar sua espada como um projétil de médio alcance com grande precisão, como visto durante a batalha contra Kabuto. Sasuke também é capaz de adaptar seu kenjutsu com igual proficiência com seu Chidori Eisō improvisado.
Sasuke também é bem versado em usar armas como kunai e shuriken. No início da série, ele costumava usar técnicas como o Kage Shuriken no Jutsu, onde ele esconde uma shuriken na sombra da outra e o Sōshuriken no Jutsu, com a qual ele consegue controlar o caminho da shuriken gigante usando cordas de arame. Devido ao seu Sharingan, ele pode usar uma versão avançada da última técnica, o Sōfūshasan no Tachi que lhe permite controlar um número maior de shuriken e até mesmo usá-las para capturar um adversário com as cordas.
Desde sua batalha com Itachi, Sasuke passa a usar uma pulseira com um selo especial que lhe permite invocar shuriken instantaneamente, aumentando assim a quantidade de shuriken que ele carrega no momento e a velocidade de lançamento. Ele também tem demonstrado a capacidade de aumentar as propriedades letais da Fūma Shuriken, desconectando suas quatro lâminas e lançando-as em direções distintas. Sasuke também tem demonstrado a capacidade de infundir suas shuriken com suas técnicas Katon como, por exemplo, o Katon: Hōsenka no Jutsu ou ele pode infundir uma Fūma Shuriken com o chakra Raiton para aumentar seu poder de corte.
Durante seu treinamento com Orochimaru, Sasuke aprende muitas das técnicas de cobras orientadas pelo Sannin. Ele era capaz de invocar cobras de vários tamanhos para ajudá-lo na batalha, mesmo escondidas em suas mangas para atacar ou prender seus oponentes com pouco tempo para reagir. Depois de absorver Orochimaru, Sasuke ganhou acesso aos poderes regenerativos de Orochimaru que lhe permitiam se curar a um ritmo muito mais rápido do que o habitual, além do acesso ao chakra de Orochimaru como reserva extra, embora preferisse não o fazer. Ele também era capaz de invocar cobras de qualquer parte de seu corpo e podia usar o Orochimaru-Ryū no Kawarimi no Jutsu para lançar sua pele e produzir um novo corpo, assim, reparando qualquer dano que sofreu. Embora tenha aparentemente perdido esses poderes extras após o selamento de Orochimaru, Sasuke ainda é capaz de usar suas técnicas relacionadas a cobras originais, com ele invocando uma cobra gigante para lutar contra o Jūbi.
Para simbolizar a sua ascensão de cobra (ou seja, o poder de Orochimaru), ele muda o nome de sua equipe de Hebi (cobra) para Taka (Falcão). É revelado que suas técnicas de invocação também mudaram de cobras para falcões, como mostrado quando ele invoca um falcão para voar durante sua luta com Danzō, fugindo de seus ataques e no anime realizando ataques coordenados com Sasuke. Não se sabe quando ele fez um contrato com eles.
Como um verdadeiro ninja gênio e membro do clã Uchiha, Sasuke mostra repetidamente grande proficiência em técnicas baseadas em fogo. Com sete anos de idade, ele já havia dominado a técnica símbolo do seu clã, o Katon: Gōkakyū no Jutsu. Mesmo Kakashi fica surpreendido com tal proeza que, segundo ele, Genin geralmente requerem muito mais experiência e chakra desenvolvido para executar as técnicas elementares. Ele também pode usar suas técnicas de fogo em conjunto com suas habilidades de arma.
Depois de saber que Sasuke também pode manipular o Raiton e na esperança de impedir Sasuke de usar o Selo Amaldiçoado, Kakashi lhe ensina o Chidori, fazendo-o ser mais eficaz quando combinado com o seu Sharingan. Com esta combinação, Sasuke pode perfurar a maioria dos obstáculos com relativa facilidade, assim como danificar severamente qualquer adversário durante seu uso. Na fase Naruto, Sasuke se limitava a usar o ataque apenas duas vezes por dia, com um terceiro uso após a ativação inicial de seu selo amaldiçoado. Na fase Shippūden, é mostrado que Sasuke é capaz de usar o Chidori várias vezes num mesmo dia. Durante sua luta com A, o Raikage elogia o Chidori de Sasuke por ser capaz de romper o seu Raiton no Yoroi, apesar de infligir danos pequenos.
Durante seus dois anos e meio de treinamento, Sasuke passou bastante tempo desenvolvendo seu chakra Raiton, tendo dominado e criado muitas novas técnicas deste elemento, a maioria delas giram em torno de seu Chidori, que ele aperfeiçoou. Quando visto pela primeira vez na fase Shippūden, ele foi capaz de canalizar seu Chidori para emitir energia elétrica por todo o seu corpo como um escudo que atordoa os que entram em contato com ele. Ele também pode canalizar o Chidori através de sua espada através do "fluxo de chakra", dando um poder de corte extremo para sua lâmina, permitindo que ele consiga entorpecer qualquer um que corta. Isto é poderoso o suficiente para cortar através de uma onda chakra criada por uma técnica de espada similar. Ele também pode concentrá-lo em uma espada e senbon sólidas, a fim de fazer ataques mais precisos. Ele também é capaz de infundir chakra Raiton em suas shuriken. A técnica elemental mais poderosa de Sasuke é o Kirin, uma técnica que utiliza raios naturais ao invés de chakra, permitindo que Sasuke consiga usá-lo mesmo quando esta visivelmente exausto. Se não houver nuvens de trovão disponíveis, Sasuke pode usar uma técnica de fogo poderosa para criar nuvens de trovão. Sasuke, em seguida, assume o controle do relâmpago, moldando-o em um kirin, em seguida, ele manda o relâmpago em direção ao seu alvo. A técnica é tão poderosa que tem a capacidade de destruir uma montanha, bem como romper as defesas do Susanoo de Itachi Uchiha.
Quando Sasuke ganhou seu Mangekyō Sharingan, ele manifestou o Amaterasu durante sua batalha contra Killer B. Durante a Reunião dos Cinco Kage, ele desenvolveu uma versão avançada de fogo conhecida como Enton, um elemento que deriva seu poder do Amaterasu. Além de desencadear uma onda de chamas negras inextinguíveis que incinera tudo o que se reflete em sua visão, Sasuke consegue controlar o movimento das chamas em torno dele e criar pontas para se proteger. Com isso, ele foi considerado ser mais hábil na utilização do Amaterasu do que Itachi por C. Depois de ganhar o seu Eien Mangekyō Sharingan, seu Enton melhorou muito. Ele pode usar o Enton: Kagutsuchi sem o Susanoo, bem como criar espadas e flechas compostas pelo Amaterasu com o Susanoo que podem perfurar defesas pesadas e queimá-las, e finalmente criar uma barragem de magatama de Amaterasu para queimar vários inimigos.
Como um membro do clã Uchiha, Sasuke possui o Sharingan, o kekkei genkai de seu clã. Este dōjutsu permite que Sasuke possa usar todas as habilidades normais do Sharingan, como analisar e prever os movimentos, bem como a cópia de técnicas inimigas em seu arsenal. Ele o despertou quando tinha 7 anos de idade, durante a partida de Itachi de Konoha após o massacre do clã Uchiha, com um tomoe em cada olho, mas Sasuke tinha se esquecido que ele tinha ativado o Sharingan, devido ao trauma que ele teve com o incidente. Ele foi capaz de reativá-lo durante a batalha com Haku, onde seu olho direito adquiriu dois tomoe nele. No momento em que ele luta contra Rock Lee, os dois olhos tinham dois tomoe. Durante sua batalha contra Naruto no Vale do Fim, ele chega ao nível final, com três tomoe em cada olho. No desenvolvimento de suas capacidades com o Sharingan, Sasuke aumenta drasticamente seus períodos de tempo para que ele possa mantê-lo, com pouco efeito para os seus níveis de chakra, mesmo em lutas prolongadas contra vários adversários de alto nível.
Enquanto ele faz um bom uso dele na fase Naruto, Sasuke também o desenvolve ainda mais na fase Shippūden. Durante seu encontro com Naruto, o Sharingan de Sasuke pôde entrar no subconsciente de Naruto e efetivamente suprimir o chakra de Kurama. Quando isso acontece, o Bijū compara a habilidade visual de Sasuke com a de Madara Uchiha. Na fase Shippūden, Sasuke usa regularmente suas habilidades com os genjutsu do Sharingan, que ficam consideravelmente mais fortes, para hipnotizar facilmente os adversários, repetir suas lembranças, paralisar seu alvo, e controlar uma poderosa criatura invocada como Manda. Quando Orochimaru tentou assumir o seu corpo, Sasuke foi capaz de usar seu Sharingan para reverter a técnica de Orochimaru contra o Sannin. Ele também foi capaz de quebrar o Tsukuyomi de Itachi depois de melhorar o seu Sharingan com o poder de seu selo amaldiçoado, para grande choque de seu irmão.
Sasuke despertou seu Mangekyō Sharingan após a morte de seu irmão mais velho, Itachi. O Mangekyō de Sasuke tem a aparência de três elipses de intersecção. Ao contrário de outros Mangekyō Sharingan, que têm um design em preto e fundo vermelho, o Mangekyō de Sasuke é o primeiro que é mostrado por ter um desenho vermelho e um fundo preto. Seu Eien Mangekyō Sharingan toma a forma de seu velho Mangekyō Sharingan, com uma versão simétrica do design do Mangekyō Sharingan de Itachi no centro. No entanto, foi mostrado mais tarde que Sasuke ainda tem acesso à sua forma original do Mangekyō Sharingan.
Comum neste dōjutsu, o Mangekyō Sharingan de Sasuke danifica e reduz gradualmente sua visão cada vez que ele o usa, fazendo-o sentir muita dor e fadiga extrema, bem como causando sangramento no olho com cada uso. Quando estava em repouso após sua luta com Killer B, Sasuke descobre que sua visão estava um pouco turva e durante sua batalha com Kakashi, após ativar a forma final do Susanoo, sua visão se agrava ainda mais, deixando-o incapaz de manter a técnica. Embora Sasuke inicialmente tenha recusado os olhos de Itachi, depois de sua conversa com Naruto, ele finalmente pede para Tobi transplantar os olhos de seu irmão, a fim de escapar da cegueira que o Mangekyō estava causando e enfrentar Naruto com sua potência máxima.
A primeira técnica do Mangekyō que Sasuke usa é o Tsukuyomi, que lhe permite quebrar a vontade do alvo e paralisá-lo. No entanto, Danzō comenta que a força da técnica de Sasuke quando comparada com a força da técnica de Itachi, que era capaz de alterar a percepção do tempo de uma vítima enquanto sob seu Tsukuyomi, é inferior. Apesar disso, Tobi observa que a capacidade de Sasuke em usá-lo, mesmo que durante um curto tempo, compensa a falta de poder da ilusão. A segunda técnica é o Amaterasu. Quando Sasuke o usou involuntariamente pela primeira vez em Tobi, seu olho direito tomou a forma do Mangekyō Sharingan de Itachi. Quando, mais tarde, ele o usa por conta própria, seus olhos tomam a forma de seu próprio Mangekyō Sharingan. Vários personagens têm considerado que sua habilidade com o Amaterasu supera Itachi, já que ele é capaz de tanto controlar como apagar as chamas com o seu olho direito. Este controle superior, eventualmente, desenvolveu-se em uma técnica que permite que Sasuke possa manipular as chamas negras do Amaterasu conhecido como Enton, que é aperfeiçoado depois de adquirir os olhos de Itachi.
Sasuke é um dos poucos Uchiha que conseguiram ativar o Susanoo, com o qual ele pode usar da mesma forma como seu selo amaldiçoado, manifestando partes únicas de cada vez, o desenvolvimento da técnica depende da extrema emoção de Sasuke, geralmente sendo a raiva. Sasuke inicialmente usa versões incompletas do Susanoo devido a várias razões. Durante sua luta com Danzō, ele usa uma versão mais completa e demonstra a sua capacidade de usar armas diferentes. Mais tarde, durante sua luta com Kakashi, ele aperfeiçoou seu Susanoo em uma forma blindada semelhante ao de Itachi. Ao contrário de Itachi, o Amaterasu de Sasuke provém de seu olho esquerdo e o Tsukuyomi, juntamente com sua capacidade de manipular e extinguir as chamas negras de seu olho direito. Após a aquisição do Eien Mangekyō Sharingan, o uso deste dōjutsu ou qualquer uma de suas técnicas não parece afetar em quase nada as suas reservas de chakra e saúde. A forma final de seu Susanoo também passa por uma nova mudança, com o capacete da armadura ficando semelhante a um bico, suas mãos ganham escamas e empunha uma esfera composta pelas chamas negras do Amaterasu em sua segunda mão direita, a partir da qual ele pode formar várias armas. O arco em sua mão esquerda primária também cresce e ganha uma aparência semelhante a um escudo.
Depois de receber as células de Hashirama Senju através de Kabuto, e depois ter uma reunião com Hagoromo Ōtsutsuki, Sasuke despertou o Rinnegan no olho esquerdo. Exclusivo para o seu Rinnegan, ele mantém os tomoe do Sharingan semelhante ao olho do Shinju, e ganha a habilidade de tocar nos receptores de Chakra de Madara Uchiha sem sofrer danos depois. Ele também é capaz de ver o contrário alvos invisíveis, e, além disso, ganhou a habilidade de se teletransportar dentro um alcance limitado. Ele também é capaz de usar seu Chidori para bipartir Madara Uchiha em sua forma Jinchūriki com facilidade.
Mesmo para os padrões dos Uchiha, Sasuke possui um chakra excepcionalmente forte. Aos 7 anos, ele já era capaz de usar a técnica de fogo assinatura de seu clã. Este feito surpreendeu até mesmo Kakashi, como tais técnicas geralmente requerem chakra mais desenvolvidos. Na fase Shippūden, suas reservas cresceram consideravelmente, sendo capaz de usar muitas técnicas que consomem muito chakra no mesmo dia, até mesmo, de forma imprudente, usar as três técnicas do Mangekyō Sharingan e o Chidori várias vezes, respectivamente, sem cansaço visível, além de ser capaz de continuar a lutar de forma eficaz e com muita resistência contra os Kage. Além disso, mesmo quando extremamente enfraquecido, ele pode invocar Manda, uma invocação de alto nível (embora ele possa ter usado o chakra de Orochimaru para isso). Depois de ganhar os olhos de Itachi, as reservas de Sasuke parecem terem crescido ainda mais, como durante a batalha contra Kabuto, onde ele parecia não ser afetado em usar várias de suas técnicas com o Mangekyō Sharingan, assim como seu Chidori várias vezes.
A qualidade do chakra de Sasuke é muito poderosa, a sua força é comparada com a de Madara Uchiha, cujo chakra foi particularmente forte mesmo entre os Uchiha. Quando Sasuke chega pela primeira vez no País do Som, ele dá um olhar assustador para Kabuto, fazendo ele e Orochimaru observarem o chakra excepcional de Sasuke. A força de seu chakra é tão grande que ele conseguiu se libertar do selo de restrição de Danzō. Da mesma forma, seu controle de chakra também tem crescido consideravelmente. Com muitas técnicas de alto nível, geralmente à base de raios e fogo, ele pode realizá-los com poucos ou nenhuns selos de mão, dando a seus oponentes pouco tempo para reagir.
Gradualmente, à medida que Sasuke continuava a se afundar na escuridão, seu chakra tornava-se visivelmente mais sombrio. Mesmo Kurama observou que o chakra de Sasuke tornou-se ainda mais sombrio do que o seu e até mesmo semelhante ao de Madara. Karin também mencionou que o chakra de Sasuke, enquanto ele se aproximava do ponto de manifestar o Susanoo, se tornou ainda mais sombrio e mais frio do que quando ele ficava sob a influência corruptora da segunda fase do Selo Amaldiçoado do Céu, e desde então, continuou a crescer ainda mais potente, juntamente com o desenvolvimento do Susanoo.
Desde a tenra idade, Sasuke mostrou repetidamente instintos aguçados e rápida tomada de decisão, fazendo com que muitos o considerem um gênio. Sendo capaz de aprender facilmente várias técnicas avançadas ou utilizar as mais básicas para manobras astutas, Sasuke já se destacava antes de se formar na Academia. Ele é um estrategista hábil, observando as habilidades de seu oponente e deduzindo seu funcionamento com facilidade e precisão, mantendo-se calmo e composto. Em seguida, ele escolhe os meios mais eficazes e ninjutsu para combatê-los. Sua resolução permite que ele possa escolher as estratégias em que ele ficará machucado, a fim de derrotar o inimigo, mostrando, assim, uma enorme resistência e força de vontade.
Sasuke também é um líder muito competente, capaz de formar uma equipe de ninjas específico após observá-los e comandá-los rapidamente, além de conseguir seu respeito e cooperação. Além disso, ele pode efetivamente instruir sua equipe para encurralar um inimigo. Ele também mostrou a capacidade de realizar uma série de ataques precisos e coordenados com seu irmão Itachi com um mínimo de planejamento, apesar de seu relacionamento volátil anterior.
Sua inteligência também permite que ele possa desenvolver muitas técnicas poderosas por conta própria, todas com base na técnica que um de seus professores lhe ensinou. Desde o Chidori, Sasuke dominou os princípios do Raiton e criou muitas técnicas inovadoras que são derivadas a partir dele. Ele também foi capaz de combinar técnicas em conjunto para criar uma atmosfera certa para usar o Kirin, utilizando a manipulação do tempo para criar uma tempestade poderosa. Para derrotar seu ex-mentor Orochimaru, Sasuke fez uma extensa pesquisa de suas várias habilidades, tais como a natureza da sua invocação de serpentes e técnicas, bem como os seus selos amaldiçoados únicos. Com esse conhecimento, ele foi capaz de ressuscitar o Sannin usando uma combinação do selo amaldiçoado de Anko com um pedaço do corpo alterado de Kabuto em um fūinjutsu especial.
Sob o treinamento de Orochimaru, Sasuke foi submetido a experimentos do Sannin e como resultado, desenvolveu melhorias físicas, incluindo uma imunidade para a maioria das formas de venenos, a um nível que a kunai envenenada que Sakura aprendeu com Shizune não o afeta. No entanto, ele não é imune aos efeitos do sangue venenoso da verdadeira forma de Orochimaru. Seu treinamento também lhe deu uma grande habilidade com fūinjutsu e também com outros tipos de selos, tais como os selos amaldiçoados de Orochimaru. Como um Uchiha, ele também é um dos poucos que podem acessar o Santuário Naka.
Durante a Quarta Guerra Mundial Shinobi e a batalha contra o Jūbi, Sasuke mostrou um alto nível de habilidade em técnicas de colaboração, usando o Shakuton: Kōrin Shippū Shikkoku no Ya Zeroshiki, uma técnica de colaboração com Naruto, que de acordo com Tobirama Senju, exige uma perfeita harmonia, que é difícil de alcançar.
História: Passado
Sasuke é o segundo e mais novo filho do capitão da Polícia Militar de Konoha e chefe do clã Uchiha: Fugaku Uchiha, e sua esposa Mikoto. Mikoto lhe deu o mesmo nome do pai do Terceiro Hokage, na esperança de que ele iria crescer e se tornar um grande ninja como o pai do Terceiro. Quando criança, Sasuke cresceu na sombra de seu irmão mais velho, Itachi Uchiha, que era reconhecido como um prodígio e visto como um gênio pelo clã Uchiha, e cujo trabalho seria fortalecer ainda mais os laços entre a aldeia e do clã. O pai de Sasuke tinha um interesse em particular com Itachi. Itachi, por outro lado, era bastante ambivalente e cheio de pensamentos estranhamente conflitantes, reconhecendo Sasuke, tendo interesse em seu progresso como um ninja e passando seu tempo brincando com ele, algo que o pai deles não fazia. Mesmo depois de Sasuke se matricular na Academia, ele ainda era incapaz de escapar da sombra de Itachi. Apesar de ficar constantemente no topo de todas as aulas, Sasuke não recebia qualquer reconhecimento de seu pai, que definia o sucesso de Sasuke em comparação com o de seu irmão mais velho. Itachi reconheceu a rivalidade que Sasuke sentia dizendo: "Nós somos irmãos. Eu sou a parede que você deve superar, por isso eu e você continuaremos a existir juntos" No entanto, Itachi estava apaixonado por seu irmão mais novo e Sasuke olhou para Itachi, querendo ser como ele.A relação entre Itachi e seu pai se deteriorou ainda mais após Itachi ser questionado por outros membros do clã Uchiha sobre o aparente suicídio de seu melhor amigo, Shisui. Como o comportamento de Itachi estava se tornando cada vez mais bizarro, o pai de Sasuke começou a passar mais tempo com Sasuke, e começou a lhe ensinar a utilizar o Katon: Gōkakyū no Jutsu, uma técnica comum do clã, vista como um sinal da maturidade do membro do clã Uchiha. Quando Sasuke tentou executar a técnica pela primeira vez, ele só produziu uma pequena chama e, depois disso, um pouco de fumaça. Seu pai diz que Itachi foi capaz de utiliza-la em sua primeira tentativa quando tinha a mesma idade de Sasuke, algo que o deixa desapontado. Mais tarde, com uma semana de treinamento, Sasuke (com 7 anos de idade na época) consegue realizar a técnica na frente de seu pai, provando também ser um prodígio e, finalmente, receber o reconhecimento de seu pai. O pai de Sasuke diz que ele poderia agora usar orgulhosamente o emblema do clã nas costas. Após isso, Sasuke também recebe um aviso severo para não seguir os passos de Itachi, daqui em diante, surpreendendo-o, e completa dizendo que ele deveria seguir seu próprio caminho e, pela primeira vez, o pai de Sasuke demonstra sentir orgulhoso dele, da mesma forma que ele usou com Itachi.
Em algum momento no passado, Sasuke juntou-se com Itachi em uma missão para pegar um javali. Sasuke estava empunhando um arco e Itachi diz para ele não acertar nenhum ponto vital. No entanto, Sasuke acaba matando o javali. Eventualmente, eles derrotam o javali e Sasuke pede desculpas por isso, Itachi responde dizendo que ele precisava treinar mais.
Em uma noite fatídica, Itachi mata todos os membros do clã Uchiha, poupando apenas Sasuke, dizendo que ele nem valia a pena matar. Além disso, Itachi diz: "Você sempre quis me superar. É por isso que eu vou deixar você viver ... se quiser me matar, então me odeie, me despreze ... e fuja, agarre-se a sua vida miserável." Itachi também revela para Sasuke, onde se encontrava a sala de reuniões secretas dos Uchiha, e sugere que Sasuke deveria ir lá para saber a verdadeira história e a finalidade do Sharingan. Ele também lhe diz que "para despertar o Mangekyō Sharingan," ele "tinha que matar a pessoa mais próxima a ele", e que "quando batalhassem, ambos deveriam ter os mesmos olhos". Sasuke pensou que ele havia desmaiado depois disso, mas depois lembra que ele tinha conseguido se recuperar e despertar seu Sharingan, além de perseguir Itachi. Ao alcançar Itachi, ele usou algumas facas para derrubar seu protetor de testa. Itachi é visto derramando uma lágrima quando ele foi pegar o protetor de testa. Ele então incapacita Sasuke, que acorda no hospital lembrando apenas o que Itachi queria com ele.
Quando Sasuke conhece Naruto Uzumaki na Academia, eles foram combinados para lutar um contra o outro. Naruto estava animado com a oportunidade de derrotar Sasuke e se tornar popular como ele, mas ele foi facilmente derrotado. Ao olhar para os olhos de Sasuke, Naruto percebeu que eles estavam tão cheios de ódio que parecia que ele não estava nem olhando para Naruto. Quando Iruka diz para eles fazerem o selo de reconciliação, os dois se recusam. Até sua formatura na Academia, Sasuke permaneceu como um solitário e nunca reconheceu as tentativas de Naruto para derrotá-lo, considerando-o um perdedor e, como tal, alguém que não valia o seu tempo ou energia.
História: Passado II - Team 7
Após o massacre do seu clã, Sasuke viveu em um lado sombrio, com sentimentos frios e com apenas um objetivo: se vingar do seu irmão mais velho, Itachi Uchiha. Sasuke era considerado o aluno mais genial e popular da academia, muitas vezes sendo paquerado pelas garotas, entre elas: Sakura Haruno e Ino Yamanaka, e invejado pelos demais garotos devido ao seu grande talento, entre eles: Naruto Uzumaki. Ao mesmo tempo em que ele tinha uma personalidade competitiva com Naruto, eles também se consideravam amigos. Logo depois que Sasuke se tornou um Genin, ele foi colocado no Time 7, junto com Naruto e Sakura, sendo liderados por Kakashi Hatake. Ele foi visto como forçado a conviver com Naruto e Sakura, já que ele não era muito chegado a fazer amigos e se achava bem diferente dos seus colegas. Logo na primeira introdução do Time 7, Sasuke mostrou grande frieza ao falar de si, chamando muita atenção dos seus colegas e do seu professor.O primeiro treinamento do Time 7 juntos é pegar dois sinos que estão na posse de Kakashi, Sasuke foi o que mais chegou perto de pegar um sino, mas não conseguiu, no final do teste Kakashi revela o objetivo do teste: fazer a equipe trabalhar em grupo, um coisa na qual eles fizeram no final do exercício, e finalmente passam a formar oficialmente o Time 7.
História: Passado II - Team 7: País das Ondas
Uma vez que a equipe trouxe o gato Tora de volta à esposa de um senhor feudal, Naruto protesta para receber uma missão de nível "C". Então o Terceiro Hokage aceita essa palavras de Naruto e manda o Time 7 à escoltar Tazuna, um construtor de pontes, ao pobre País das Ondas. Esta missão começa simples, mas acaba se tornando uma missão nível "A", quando descobrem que há um perigoso grupo, liderado por Gatō, atrás de Tazuna para matá-lo.Depois de deixarem Konoha, o Time 7 se depara com vários ninjas de Kirigakure. Incluindo os Irmãos Demônios que atacaram o construtor da ponte, mas ele é salvo por Sasuke e logo, em seguida os Irmãos Demônios são derrotados por Kakashi. Mais tarde, eles se encontram com um perigoso nukenin de Kirigakure, Zabuza Momochi. A luta entre o Time 7 contra Zabuza começa, onde na qual Kakashi revela obter o Sharingan e deixa Sasuke impressionado. Sasuke luta ao lado de Naruto e Kakashi para derrotar Zabuza, no entanto, Zabuza foi retirado do campo de batalha após ser feito de morto por Haku. Tempo depois, o Time 7 e Tazuna chegam no País das Ondas e ficam hospedados na casa do construtor, onde conhecem Inari, um garoto que não acredita em heróis e logo discute com Naruto, até eles saberem da verdadeira história do povo do País das Ondas. Embora ainda estivesse se recuperando da sua última luta contra Zabuza, Kakashi leva seus alunos para um treinamento onde eles devem escalar uma árvore usando os pés e seu próprio Chakra. Sakura rapidamente conclui o treinamento, enquanto isso Naruto e Sasuke passavam noites fora treinando e competindo para ver quem concluía o treinamento primeiro.
Em um dia quando Tazuna estava na construção da ponte aparece uma misteriosa névoa onde o Time 7 reencontra Zabuza, e desta vez acompanhado de Haku, Sasuke luta contra Haku enquanto Kakashi lutava contra Zabuza. Logo no início da sua batalha, Sasuke tem muita dificuldade para derrotar Haku, até que esse último prende Sasuke em um jutsu especial, o Makyō Hyōshō. Nessa luta aparece Naruto que acaba sendo preso no jutsu de Haku juntamente com Sasuke. Depois de muitas tentativas, e até ter usado o Sharingan, Sasuke cai desmaiado no chão, já que ele estava muito sobrecarregado e muito ferido, vendo a situação do seu colega, Naruto desperta o Chakra da Kyūbi e derrota Haku, em seguida, Haku se suicida para salvar Zabuza, mas Zabuza também acaba morto. Após uma intensa batalha, Sasuke acorda e logo é recebido com um abraço de Sakura. Logo depois da ponte ser construída e o povo do País das Ondas estarem livre das ameaças de Gatō, o Time 7 retorna para Konoha.
História: Passado II - Team 7: Exame Chūnin
Antes dos Exames Chūnin iniciarem, Sasuke viu pessoalmente alguns dos seus adversários durante o Exame Chūnin, entre eles: Gaara, Neji Hyūga e Rock Lee, deixando Sasuke ansioso para as lutas do Exame. Antes do Time 7 entrar no exame para realizar a primeira prova, Sasuke foi desafiado por Rock Lee, que superou facilmente o poder do seu Sharingan através de uma incrível velocidade e competência nos Taijutsu. No entanto, quando Lee estava para realizar o golpe final, Might Guy interrompeu a luta e puniu seu aluno por usar um taijutsu proibido em uma luta normal. Na primeira parte do Exame Chūnin, onde na realidade os alunos deveriam usar suas habilidades para coletar informações e assim ser aprovado, Sasuke usou seu Sharingan para copiar os movimentos de um estudante na sua frente e copiar efetivamente as respostas. No final da primeira fase, o Time 7 é aprovado.Na segunda prova do Exame Chūnin, dentro da Floresta da morte, o Time 7 foi atacado por Orochimaru, que estava disfarçado de Shiore, mas que logo mostrou sua real face. Reconhecendo que eles não eram páreo para Orochimaru, Sasuke tentou se render, entregando o pergaminho que ele tinha, que era necessário para concluir a prova. No entanto, Naruto o parou, atacando Orochimaru, em seguida o garoto Uzumaki insulta Sasuke por sua força. Isso impulsionou Sasuke à entrar na luta de novo, dando-lhe a vontade de derrotar Orochimaru. Impressionado com o poder do adversário, Orochimaru colocou seu Juin no pescoço de Sasuke durante a batalha indicando uma recompensa. Sasuke sentiu tanta dor, devido ao Juin, que acabou caindo inconsciente. E Orochimaru acaba fugindo. Com o selo em sintonia com seu corpo, ele teve pesadelos e, quando acordou, estava coberto pelo imenso poder do Juin. Imediatamente, ele salvou Sakura do time adversário, facilmente derrotando-os e indo tão longe, chegando até a quebrar um braço de Zaku. Reconhecendo que o Selo Amaldiçoado aparentemente havia corrompido ele, Sakura abraça-o e pedi para ele parar com aquilo. Ele cedeu, e o selo diminuiu. Sasuke ficou surpreso por sua própria explosão súbita de força. Em Naruto Shippūden foi revelado que Sasuke, em algum momento da segunda prova, salvou Karin de um urso com seu Shishi Rendan. Mais tarde, o Time 7 contou com a ajuda de Kabuto Yakushi passando pela segunda fase do Exame Chūnin.
Assim, começou as Partidas Preliminares, para selecionar os Genin que iriam para a terceira e última prova do Exame. Sasuke foi escolhido para lutar contra Yoroi Akadō. Antes da luta começar, Kakashi advertiu que se o seu Juin saísse fora de controle, ele iria interromper a luta e Sasuke seria eliminado. A partida começa, e Yoroi usa seu Chakura Kyūin Jutsu, absorvendo o Chakra de Sasuke e causando uma constante dor no seu selo amaldiçoado. Tendo apenas uma opção, e lembrando de sua luta anterior contra Rock Lee, Sasuke usou o Shishi Rendan. Yoroi foi nocauteado, e Sasuke avançou para as rodadas finais.
Após sua vitória, Kakashi levou Sasuke para fora para selar o selo amaldiçoado, mas fez questão de lhe dizer que o selo só permaneceria ativo enquanto Sasuke quisesse. Não estando convencido que as suas palavras impediriam Sasuke de usar o Selo Amaldiçoado, e Orochimaru, como uma fonte de poder, Kakashi usou o mês que antecede as rodadas finais para ensinar-lhe o Chidori. Ao mesmo tempo, sabendo que Sasuke estaria enfrentando Gaara, ele ajudou a Sasuke usar algumas das velocidades de Lee. Depois de mostrar-se atrasado para a luta com o Gaara, Sasuke demonstrou os frutos da sua formação, mesmo conseguindo romper as defesas Gaara e prejudicá-lo. Antes da batalha terminar, no entanto, foi interrompida pelo início do ataque de Orochimaru em Konoha.
História: Passado II - Team 7: Invasão em Konoha
Com o início da invasão, Gaara fugiu do vilarejo com seus irmãos, e Sasuke foi enviado por Genma para ir atrás deles. Sasuke os perseguiu e, depois de batalhas de curta distância contra Kankurō e Temari, Sasuke alcança Gaara e começa uma batalha contra ele. Sasuke usa o Chidori, para feriri Gaara, que já havia começado sua transformação no Ichibi no Shukaku, porém ainda estava na metade da transformação. Gaara rapidamente se recuperou do ataque, colocando Sasuke na defensiva, já que ele não tinha mais reservas de chakra para usar o Chidori novamente. Já que Gaara estava prestes a matá-lo, Sasuke não tinha outra escolha a não ser ativar o Juin, a fim de utilizar outro Chidori. No entanto, este não teve efeito contra Gaara, e Sasuke ficou esgotado. Incapaz de se mover, Sasuke foi salvo pela rápida chegada de Sakura e Naruto. Ssuke ficou observando a luta de naruto contra Gaara, onde Naruto usou o Kuchiyose no Jutsu invocando Gamabunta e outras técnicas novas. No final, Naruto vence a luta contra Gaara, e Sasuke fica com inveja pelo seu colega está se tornando mais forte do que ele cada vez mais.