kyuudaime escreveu: Primeiramente deve-se tentar entender o que é um gênio antes de vir aqui e dar uma opinião.
Mesmo que ainda seja um pouco subjetivo, a genialidade de um pessoa se dá a uma grandeza intelectual (inteligência); criatividade e sabedoria elevadas; maestria de uma área ou várias (polimatia). Ainda assim, a inteligência é bem complexa e abrangente.
Dizem também que um gênio é aquele que "mudou" de alguma forma o mundo.
Claramente em Naruto não há formações e especializações, no entanto. Tobirama foi político, militar, estrategista, cientista e inventor. Em sua infância foi um grande guerreiro nascido numa era de guerras, treinado para sobreviver e matar a fim de proteger seu clã. A partir da liderança de Hashirama sobre os Senju, Tobirama começou a expor suas capacidades mentais e sucesso.
Itachi nasceu num momento pré-crise. Com quase 4 anos vivenciou uma guerra. Porém, diferente de Tobirama, Itachi teve que escolher apenas uma alternativa para viver: como um espião e um criminoso. Itachi não poderia viver em Konoha, liderar seu clã e se tornar hokage.
Em questão de tempo, recursos e mesmo apoio, Tobirama estava a frente do Uchiha. Itachi se parece mais com uma pessoa autodidata. E tem um motivo: ele era sensitivo. Tobirama pesquisava e estudava as coisas, já Itachi nasceu com a capacidade de compreender qualquer coisa.
Exemplos:
- Tobirama em algum momento de sua vida criou a técnica kage bunshin. Itachi com 7 anos era capaz de reproduzir a técnica perfeitamente e ainda criou um versão capaz de explodir. Na mesma época, aprendeu o gōkakyū só por observar uma única vez.
- Ao ouvir rumores sobre o poder do sharingan estar relacionado as emoções do usuário, Tobirama começou a estudar esse efeito. Itachi já entendia isso, tanto que usou o ódio para tornar Sasuke mais poderoso e objetivo.
Itachi se formou na Academia (criada pelo Tobirama) em apenas um ano como o melhor aluno. Foi dito por seu antigo professor que ele foi o maior gênio ao entrar na escola. Mikoto mesmo chama Itachi de "especial".
A habilidade sensitiva de Itachi também dava a ele a capacidade de ler os sentimentos dos outros (inteligência emocional). Isso explica o porquê dele ser pacifista, não matar nem ferir animais (o javali selvagem, por exemplo) e as pessoas (não queria machucar Asuma, Kurenai e Kakashi). Essa também é uma diferença entre Tobirama e Hashirama. Tobirama não via o contexto, ele não podia enxergar através das pessoas, já seu irmão era tão gentil que todas as pessoas o amavam e escolheram para ser o hokage.
Itachi também foi um grande estrategista, filosofo e usuário de genjutsu (ninjutsu intelectual). Elogiado até mesmo por Kuro-Zetsu, ser que viu a evolução de todos os shinobi.
Não querendo superestimar, mas para mim, Tobirama é o maior gênio por sempre tentar evoluir a si mesmo e se empenhar no que faz. Já Itachi é alguém "incomparável" por ter um "talento sobrenatural". Poderia dar até mais exemplos, mas não quero aumentar o texto.
Ambos seja Tobirama, seja Itachi mudou de alguma forma o mundo.
Eu acho que ambos Tobirama e Itachi compreenderam qualquer coisa, pelo menos tudo que foram posto em suas frentes.
Sinceramente, é muito mais facil aprender que criar, mesmo no nosso mundo, nas escolas nòs aprendemos vàrias coisas que foi necessàrio uma mente brilhante para descubrir, isso mostra a diferença de desempenho que é compreender, e criar apartir de outras coisas que voce ja conhece, entao oque eu posso dizer, Kage Bunshin é sim uma tècnica relativamente fàcil de executar, mais para alguém ter a brilhante idéia de criar essa tècnica foram necessàrio vàrios anos.
A parte do Sharingan precisamos deixar explicito que Tobirama foi o homem nao Uchiha que mais foi fundo no sharingan, e que mais compreendeu esses olhos.
Se for parar para pensar, Itachi, Minato, Tobirama e Hashirama quando crianças sao muito parecidos, eles ja pensavam em coisas que os adultos nem cogitavam, eles ja compreendiam o mundo a sua volta, eles conseguiam derrotar Jounins adultos, e etc, eles sao bem parecidos.
Ta certo que Tobirama nunca foi um doce de pessoa que compreende o problema de todos, e tambem nunca vimos o Tobirama o lado mais emocional do Tobirama, que é quando ele se sacrifica para salvar seu time, ele mostrou compreender os sentimentos de Danzo, mais realmente nunca vimos o lado emocional dele.
E mesmo com esse jeito do Tobirama sério, as pessoas de Konoha o aceitaram como Hokage, e ele é tao bem aceito quanto o Hashirama(O unico Hokage mesmo que foi mais aceito que os outros foi o Hiruzen)
Madara tambem nao mediu palavra para elogiar o Tobirama.
Tobirama e Itachi sao genios que nasce a cada geraçao, assim como os outros Hokages, ambos mudaram o mundo, ambos tinham talentos que se destacavam de todos os outros shinobis existentes, a diferença é que vimos Tobirama ser explorado em lutas, onde ele nao tinha o menor sentimento pelo inimigo, ja Itachi além de ele ser sempre explorado, nao nos falta mangà para definir quem é Itachi, pra mim essa é a diferença entre os dois.
Itachi e Tobirama nao sao nem maiores, e nem menores um do outro.