Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionCausas do Ateísmo EmptyCausas do Ateísmo

more_horiz
Causas do Ateísmo Di-6VPH

Causas do Ateísmo

Índice
1- Mitos sobre o ateísmo e o agnosticismo :

2- O que é religião? :

3- O que é Deus? :

4- Causas do Ateísmo e do Agnosticismo :

5- Fonte / Bibliografia :

descriptionCausas do Ateísmo EmptyRe: Causas do Ateísmo

more_horiz
Eu acho que eu sou ateu por ter um apego excessivo a razão, é tipo ver pra crer.

Eu sou ateu a quase 3 anos, não tenho problemas pra falar isso pra ninguém, na verdade eu falo e adoro escutar pessoas me desconjurando ou tentando me converter. Não tenho nada contra pessoas religiosas, gosto delas também, é tipo se você quer acreditar nisso, acredite.

Eu já deixei de acreditar em uma possibilidade de existir um ser racional que controla o universo a muito tempo, se eu fosse voltar a acreditar em algo que originou o universo, eu acreditaria no que Aristóteles um filosofo da antiguidade acreditava, que existe uma "força não racional" que "sustenta" o universo.

more_horiz
Bastante interessante, mas o meu ateísmo não chega nem perto de tamanha complexidade. :fera:

Sabe aquele processo natural em que uma criança cresce e gradualmente vai deixando de acreditar em Papai Noel e em outros seres fantásticos? Foi exatamente o que aconteceu comigo, mas a diferença foi que me ensinaram desde cedo a não acreditar em nada disso, a não ser Deus. Ah, lembro que fazia terror psicológico com os meus coleguinhas dizendo que o bom velhinho de vermelho não existia, sendo que eu também acreditava num velho amoroso de barba branquinha. Quem era eu para falar deles? lol

PS: Belo tópico, Tigrão. :3

more_horiz
Nossa meu atéismo não e nada comparado a esse tipo de complexidade.

Eu acredito em Deus mais não gosto muito do cristianismo,eu fui muito traumatizado com essas leis impostas pela Biblia,enfim não sou muito fã do cristianismo.

more_horiz
Kirito@ escreveu:

Eu acredito em Deus mais não gosto muito do cristianismo,eu fui muito traumatizado com essas leis impostas pela Biblia,enfim não sou muito fã do cristianismo.

Como você é ateu e acredita em Deus? :asideia:

Anyway, nunca fui a favor de nenhuma religião. Já passei por várias, desde a católica até vários tipos de evangélica, espirita e até budismo (que se enquadra melhor como uma filosofia e modo de vida). Nunca me adaptei a nenhuma.

Ao meu ver, a única coisa boa nisso tudo era a fé. O ato de crer era algo que tornava as pessoas melhores. E a religião por trás desse ato nada mais bastava que um conjunto de regras que impunham para você continuar crendo.

Foi isso que gerou meus questionamentos. Por que tenho que ter uma religião para poder crer em algo? Não tenho. Desde então não frequento nenhum tipo de culto religioso. Muito menos critico ou desrespeito quem o faz (apesar de muitos dos últimos não terem o mesmo respeito para comigo).

Hoje em dia não sei se acredito em Deus ou em uma força superior. Parte pelo meu ceticismo e parte pelo meu ego enorme eu sempre pensei que tudo que ocorre na minha vida é resultado do que eu fizer. Sendo assim, eu posso mudar a minha vida. Logo, eu sou Deus.

more_horiz
Acho ateísmo uma coisa natural.
Diferente da religião, que é induzida.

O que me faz afastar de religiões são os dogmas obsoletos que elas impõem. Não acho certo a repressão que elas fazem, seja moral, sexual ou comportamental.
Cada ser humano tem o direito de se expressar sem ser tachado como errado ou não. Acho que podemos fazer qualquer coisa que não interfira na liberdade de outra pessoa.

Mas não sei se sou realmente ateu.
Acreditar que somos frutos de uma probabilidade de fatores tão remota é ser tão crente como acreditar que uma criatura mágica nos criou.
Eu sou em cima do muro. Não acho que exista um criador com consciência e que tenha criado leis, mas também acho difícil que HOJE alguém saiba nossa origem.

PS: ARTIGO TENDENCIOSO E DE PONTO DE VISTA JUDAICO, TRATANDO AS DEMAIS RELIGIÕES COMO INFERIORES.

more_horiz
Que tópico mais :aliens:

Como assim causas do ateísmo? É doença? :asideia: 

Deu nem vontade de ler o que tu escreveste, garoto. Vou comentar para ver o que tu tens a dizer sobre minha posição filosófica deste ponto.

Sou agnóstico, pois acredito que nós nunca poderemos chegar a saber da existência ou não existência de deus, mas sou teísta, acredito que algum ser mais aprimorado exista, mas que não pode ser contemplado. Sou, então, um teísta agnóstico. Aquele que acredita num ser aprimorado, criador parcial ou total de todas as coisas, mas que não acredita na possibilidade de contato com ele, muito menos que ele precise ser adorado.

Pergunta ao autor escreveu:
O que tens a dizer sobre o teísmo agnóstico?

No prática, acredito em algum deus, mas não acredito que religiões possam me levar a ele. Isto se deve ao fato de que eu não acredito na possibilidade de contato, pois ele não precisa de contato conosco, como também acredito que toda instituição é falha, inclusive a religião, e que um deus não se submeteria a uma instituição falha para fazer contato com seres também falhos.

more_horiz
Pedobear escreveu:
Kirito@ escreveu:

Anyway, nunca fui a favor de nenhuma religião. Já passei por várias, desde a católica até vários tipos de evangélica, espirita e até budismo (que se enquadra melhor como uma filosofia e modo de vida). Nunca me adaptei a nenhuma.

Ao meu ver, a única coisa boa nisso tudo era a fé. O ato de crer era algo que tornava as pessoas melhores. E a religião por trás desse ato nada mais bastava que um conjunto de regras que impunham para você continuar crendo.

Foi isso que gerou meus questionamentos. Por que tenho que ter uma religião para poder crer em algo? Não tenho. Desde então não frequento nenhum tipo de culto religioso. Muito menos critico ou desrespeito quem o faz (apesar de muitos dos últimos não terem o mesmo respeito para comigo).

Hoje em dia não sei se acredito em Deus ou em uma força superior. Parte pelo meu ceticismo e parte pelo meu ego enorme eu sempre pensei que tudo que ocorre na minha vida é resultado do que eu fizer. Sendo assim, eu posso mudar a minha vida. Logo, eu sou Deus.

Eu acredito nele,só não cumpro as regras que a biblia,alcorão,tabua de pedra e outras coisas relacionadas ao gênero impõe.
Enfim o pessoal religioso considera aqueles que não cumpre as regras de seus deus Ateu.

De uma coisa eu tenho certeza,qualquer ser Humano acredita em Deus independente se ele não goste ou não siga religiões,até mesmo os cientistas acreditam (mesmo a maioria tentando negar).

Enfim ninguém e obrigado a acreditar nas leis que as religiões impõe.
Só gostaria de dizer que esse tópico não muda nada,esse tópico parece que quer dizer que os ateus são doentes,seres que devem ser castigados por não seguir religiões.

Última edição por Kirito@ em Sáb 23 Ago 2014, 14:16, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Erros de digitação)

more_horiz
Kirito@ escreveu:
Pedobear escreveu:
Kirito@ escreveu:

Eu acredito nele,só não cumpro as regras que a biblia,alcorão,tabua de pedra e outras coisas relacionadas ao gênero impõe.
Enfim o pessoal religioso considera aqueles que não cumpre as regras de seus deus Ateu.

De uma coisa eu tenho certeza,qualquer ser Humano acredita em Deus independente se ele não goste ou não siga religiões,até mesmo os cientistas acreditam (mesmo a maioria tentando negar).

Enfim ninguém e obrigado a acreditar nas leis que as religiões impõe.
Só gostaria de dizer que esse tópico não muda nada,esse tópico parece que quer dizer que os ateus são doentes,seres que devem ser castigados por não seguir religiões.

A ideia de ser ateu é não acreditar em deus, dai o nome A (não) Teu (Deus) :aliens:

more_horiz
Kirito, sem querer ofender, mas você só falou abobrinha. Ser ateu é não acreditar em divindades, ponto final, não tem meio termo. Você defende aquele famoso "acredito em Deus e não nas religiões", então já era, VOCÊ É TEÍSTA.

Além disso, onde foi que o texto tratou o ateísmo como doença? Poxa, para um texto claramente religioso eu achei bastante respeitoso. Enfim, o autor só falhou miseravelmente ao apelar para sua preferência mística/religiosa (judaísmo).

more_horiz
Angel Of Death escreveu:
Kirito, sem querer ofender, mas você só falou abobrinha. Ser ateu é não acreditar em divindades, ponto final, não tem meio termo. Você defende aquele famoso "acredito em Deus e não nas religiões", então já era, VOCÊ É TEÍSTA.

Além disso, onde foi que o texto tratou o ateísmo como doença? Poxa, para um texto claramente religioso eu achei bastante respeitoso. Enfim, o autor só falhou miseravelmente ao apelar para sua preferência mística (judaísmo).

Não sabia que existia meio termo entre ateu e religioso,enfim perdão pela minha ignorancia.

Agora sobre sobre o Texto,eu na minha interpretação achei meio ofensivo por citações inapropriadas,era como se o texto quisesse querendo converter.
Enfim minha intepretação (se e boa ou ruim,não sei).

Enfim obrigado por.me corrigir,não sabia o que era Teísta.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos