Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

O que e Filosofar pra você ?

+8
Pétrick
Nyah
Capitão Jackie
Heisenberg
JuninhoPrimo
K
TrickzZz
Flat
12 participantes

descriptionO que e Filosofar pra você ? - Página 2 EmptyRe: O que e Filosofar pra você ?

more_horiz
Para mim filosofar é você repensar ou enxergar algo de outra maneira, tipo uma coisa banal que você nunca viu nada de mais nela, e depois que você repensa sobre aquilo ver que tem varias maneira der se pensada, outras utilidades e etc e tal.

Enfim você passa ver as coisas com o olhar filosófico, e parece que um novo mundo de perguntas, curiosidade, por ques e possibilidades para as coisas a nossa volta.

descriptionO que e Filosofar pra você ? - Página 2 EmptyRe: O que e Filosofar pra você ?

more_horiz
JuninhoPrimo escreveu:
Dalvio escreveu:

'' Eu penso, logo existo''. ( Sócrates)

Na verdade é Descartes  :deus: 

Filosofar é amar o conhecimento.
É ser curioso, pensar, refletir, questionar, analisar e tirar as próprias conclusões.

É um modo de compreender as coisas que estão ao nosso redor. E de nos conhecer.

(Fiquei discutindo com o menino e não respondi ao tópico diretamente :( )

Releva... :correria: 

Nem lembrava dos filósofos renascentistas.

De qualquer forma, é exatamente o que você disse acima. Filosofia é muito mais do que um pensamento utópico,um conto de fadas ou algo que seja separável do mundo real.

more_horiz
JuninhoPrimo escreveu:

Você tem razão eu não tenho 19 anos sou um pouco mais velho.
Porém como eu disse eu tenho uma visão diferente de filosofia(e agora que comecei a discutir com você percebi que talvez realmente esteja enganado)

more_horiz
Filosofar é pensar, refletir, raciocinar, analisar e aquela baboseira toda.

Não sou presa a essas coisas, pra ser sincera eu odiava filosofia no ensino médio. Pra mim é um estudo inútil, uma perda de tempo. No que a filosofia contribuiu? O humano hoje em dia age pior que animais irracionais.

Enfim, sou humana, então a filosofia natural faz parte da minha vida. Mas não vou querer que alguma besteira que eu diga seja publicada ou ser considerada uma 'grande pensadora'. O que eu penso sobre tudo só tem valor pra mim mesma, a humanidade não vai evoluir de saber que eu não tomo chá com água fervente porque não gosto que dilua completamente.

E mais, a filosofia é a culpada por esses valores velhos e ultrapassados que condenam e causam preconceito. Sobre querer influenciar e mandar na vida do outro, ficar alienado no comportamento dos outros.

Essa é minha opinião.

more_horiz
Erikb escreveu:
JuninhoPrimo escreveu:

Porém como eu disse eu tenho uma visão diferente de filosofia(e agora que comecei a discutir com você percebi que talvez realmente esteja enganado)

Desculpe se fui um pouco rude. Ou talvez muito.
Que bom que você se deu essa chance.
Às vezes ficamos tão apegados a alguns conceitos que não nos damos a chance de ampliar o nosso mundo! Nada melhor que o conhecimento.

E a filosofia abrange tantas áreas que é difícil não se interessar por algo. Ainda mais você que se interessa por arquitetura (que está tão atrelada à cultura, à história e à filosofia)

NyahFu escreveu:
Filosofar é pensar, refletir, raciocinar, analisar e aquela baboseira toda.

Não sou presa a essas coisas, pra ser sincera eu odiava filosofia no ensino médio. Pra mim é um estudo inútil, uma perda de tempo. No que a filosofia contribuiu? O humano hoje em dia age pior que animais irracionais.

Enfim, sou humana, então a filosofia natural faz parte da minha vida. Mas não vou querer que alguma besteira que eu diga seja publicada ou ser considerada uma 'grande pensadora'. O que eu penso sobre tudo só tem valor pra mim mesma, a humanidade não vai evoluir de saber que eu não tomo chá com água fervente porque não gosto que dilua completamente.

E mais, a filosofia é a culpada por esses valores velhos e ultrapassados que condenam e causam preconceito. Sobre querer influenciar e mandar na vida do outro, ficar alienado no comportamento dos outros.

Essa é minha opinião.

Seu pensamento se encaixa com Nietzsche

A Filosofia é a causa da tradição, mas também é a causa da mudança!

PS: Seu Professor no Ensino Médio devia ser uma porcaria....

more_horiz
JuninhoPrimo escreveu:
Erikb escreveu:
JuninhoPrimo escreveu:

Desculpe se fui um pouco rude. Ou talvez muito.
Que bom que você se deu essa chance.
Às vezes ficamos tão apegados a alguns conceitos que não nos damos a chance de ampliar o nosso mundo! Nada melhor que o conhecimento.

E a filosofia abrange tantas áreas que é difícil não se interessar por algo. Ainda mais você que se interessa por arquitetura (que está tão atrelada à cultura, à história e à filosofia)

Pois é eu sempre achei filosofia uma coisa sem importância e não me dediquei tanto a aprender sobre ela.
No ensino médio eu só me focava em estudar matemática,física,química e outras coisas que eu considerava mais importantes pra passar no vestibular.
Enfim é bom saber que tem pessoas inteligentes(e com bastante conhecimento nessa área) nesse fórum e obrigado por responder.

more_horiz
Off topico

Lá sei guri procura no google

On topico

Filosofar e ser lembrando por gerações pelo o legado 
Que você deixou com suas frases filosofar e receber uma citação(se me entedem) filosofar e fazer com que suas frases tenha um impacto na consciência das pessoas 

Okay okay

more_horiz
@JuninhoPrimo ele era uma porcaria mesmo...

Interessante a ligação que você fez do meu pensamento com Nietzsche, já li muitos quotes dele e gostei bastante, embora não concorde totalmente com a ideologia dele. Não são aqueles clichês que se lê sempre em filosofia, também não retratam o mundo como um lugar colorido só por observar coisas óbvias... Como as gotas da chuva que caem.

Pra mim qualquer pessoa que enxerga o que os outros ignoram são grandes pensadores, e não aqueles que destacam coisas que todos estão cansados de saber.

Não posso dizer que odeio completamente a filosofia porque sou amante da literatura, mas todos sabemos que muitos dos antigos filósofos tinham pensamentos odiosos e eram respeitados por eles. Por que não citar Proudhon, Hitler, e até mesmo Nietzsche?

Todos escravos do preconceito e das amarras que a sociedade cria. Se parar pra pensar, não eram tão grandes assim... E contribuiram pro mal que cerca o mundo atualmente. Fora líderes religosos... Que entram em outro tópico. A sociedade em geral nem se fala.

O humano em si é escravo da capacidade de pensar e de existir.

more_horiz
Yara, para quem não gosta muito de filosofia, você ate filosofa muito bem.

Adiante.. à filosofia e filosofia. Existe a filosofia do fazer frases ''pensadoras'' e ser lembrado para todo o sempre como um grande filosofo e existe a filosofia de fazer as perguntas certas, às pessoas certas aos problemas certos.

Eu acho que a filosofia pode ser uma arma, e bem poderosa, para combater a ignorância. A maioria das pessoas é ignorante por falta de informação, não estão informadas do que acontece à sua volta, não leem nada, falta de ensino etc etc.

Conhecimento é tudo, pode ser utilizado para o mal, como é quase sempre infelizmente, mas, também pode ser utilizado para o bem. Defender aqueles que necessitam, e não para ganhar mais dinheiro e poder.

Mas o ser humano é, digamos, HUMANO. Está predestinado a errar para todo o sempre, mas, também poderá fazer a diferença. Enfim, isso está nas mãos de cada um.

Só para acabar, eu encontro MUITA mais filosofia em músicas que muitas frases ''pensadoras'' por ai..

more_horiz
NyahFu escreveu:
@JuninhoPrimo ele era uma porcaria mesmo...

Interessante a ligação que você fez do meu pensamento com Nietzsche, já li muitos quotes dele e gostei bastante, embora não concorde totalmente com a ideologia dele. Não são aqueles clichês que se lê sempre em filosofia, também não retratam o mundo como um lugar colorido só por observar coisas óbvias... Como as gotas da chuva que caem.

Pra mim qualquer pessoa que enxerga o que os outros ignoram são grandes pensadores, e não aqueles que destacam coisas que todos estão cansados de saber.

Não posso dizer que odeio completamente a filosofia porque sou amante da literatura, mas todos sabemos que muitos dos antigos filósofos tinham pensamentos odiosos e eram respeitados por eles. Por que não citar Proudhon, Hitler, e até mesmo Nietzsche?

Todos escravos do preconceito e das amarras que a sociedade cria. Se parar pra pensar, não eram tão grandes assim... E contribuiram pro mal que cerca o mundo atualmente. Fora líderes religosos... Que entram em outro tópico. A sociedade em geral nem se fala.

O humano em si é escravo da capacidade de pensar e de existir.

Concordo com você.
Não existe liberdade, nem livre arbítrio. Ou somos presos à natureza, ou resultantes da sociedade.
Não existem escolhas: Somos resultado de nossa experiência, da cultura de nossa época, da Educação que recebemos, dos avanços das gerações anteriores. Somos escravos. Determinados historicamente.
Talvez o questionar seja uma das formas de contornar essa escravidão. (Embora eu odeie o mito da caverna de Platão)

Por isso eu me interesso bastante por Freud. Pois ele vai um pouco além da Epistemologia teórica. A Psicanálise dele analisa a repressão sexual como o princípio da civilização. Só somos uma sociedade pois reprimimos a sexualidade, e isso trás grandes implicações para nosso desenvolvimento.
Não sei se você se interessa por isso, mas acho muito mais interessante que Metafísica (estudo da Origem do Cosmo, das coisas e dos humanos).
Hoje a Filosofia perdeu sua área de atuação para a ciência. O que resta é a Filosofia Política, e alguns outros eixos.

@Offtopic Filosofia não é fazer frases bonitas para o Facebook, mas sim um estudo '-'

more_horiz
Filosofar... Bom, para mim é pensar sobre determinado assunto e expressar sua opinião atraves do seu pensamento.

Filosofar é usar a razão para mostrar seu ponto vista, assim mostrar para quem a sua volta seu modo de pensar e mudar a humanidade e seu jeito de pensar. Disser frases e palavras que toquem a mente das pessoas, e com isso sejam lembrados pela eternidade por seus pensamentos.

more_horiz
Filosofar é questionar atitudes e pensamentos racionais e/ou irracionais buscando uma resposta pra cada pergunta independente do que elas sejam,filosofar também são reflexões de pensamentos,enfim filosofar e questionar até mesmo o por que do pensar.

Nós seres Humanos devemos e somos obrigados pela Natureza e a logica a filosofar,enfim você nem mesmo percebe quando estar filosofando,Você que estar lendo esse tópico estar filosofando,por que estar refletindo o que estar lendo nesses comentários.

Mesmo que nós seres Humanos quiséssemos fugir dela,acabaria por não conseguirmos por que ela estar presente em tudo.
Enfim esse e o meu conceito de filosofar.

Filosofar e vida <3.  :planta: 

more_horiz
Odeio filosofia, mas...

Ela é uma forma de buscar conhecimento, através dela buscamos respostas dentro de nós mesmo, é a maneira que o homem encontrou de refletir, criticar, argumentar, constatar ...

Todos nós somos filósofos, temos nossas próprias formas de pensar, de construir criticas e opiniões ...

more_horiz
Filosofar pra mim é refletir sobre nossa existência e sobre a essência do ser humano.

Na real já disseram tudo. Pensar, refletir, ser curioso. Todo mundo filosofa, querendo ou não. É a base da nossa existência.

Aliás, muita gente aqui nem sabe sobre o que está falando. Muitos ai estão confundindo filósofos com a igreja, essa sim impõe valores sobre a sociedade, como o homofobismo, o não uso de preservativos, etc etc.

Quem foi mesmo que matou filósofos e estudiosos por discordarem de suas doutrinas? Vide Galileu (filósofo, astronomo e pá), que morreu por comprovar a não-veracidade do pensamento da Igreja que pregava a Terra como o centro do Universo.

A igreja é e sempre foi aquela que impôs o pensamento sobre a sociedade. Os filósofos tinham sua maneira de pensamento e reflexão, e ficaram conhecidos por ela. Mas nunca as impuseram. Cada um tem sua filosofia e sua maneira de pensar. Logicamente, todo esse pensamento filosófico, aliado a literatura, a ciência, entre outras coisas, ajudou o ser humano a entender seu lugar no mundo e sua essência. Agora, dizer que eles impunham seu pensamento é algo de uma alienação imensa... nunca pensei que alguém diria isso. Se tem alguém que é culpado pela ignorância atual do ser humano é a igreja, que sempre impôs seus pensamentos e preconceitos condenou aqueles que manisfestaram suas discordâncias a eles, limitando a liberdade de pensamento e opinião próprios.

Sai do tópico mesmo, mas a ignorância de alguns ai me irritou.

Última edição por Unknown Soldier em 24/8/2014, 12:08, editado 1 vez(es)

more_horiz
Qualquer noob de Ensino Médio sabe que "filosofia" significa amor à sabedoria, e a sabedoria consiste em reflexão e razão. Ou seja, toda e qualquer vertente filosófica é decorrente da racionalidade de um invíduo, estando diretamente relacionada ao contexto histório e científico em que surgiu. Portanto, filosofar é o exercício da razão de um indivíduo.

@Nyah Fu, vou comentar uma parte de seu primeiro post que me chamou a atenção...

Olha, esses velhos valores geralmente são decorrentes da influência religiosa e da falta de conhecimento da camada predominante da população mundial. Podemos chamar esses pensamentos de filosóficos? Talvez, mas é fato que a razão, fé e crendices se misturam nas cabeças "fracas". Portanto, esses males não foram causados pelo ato de pensar ou raciocinar (que é inerente ao ser humano), mas pelas limitações dessas pessoas.

Vai soar bastante estranho, mas acredito que as pessoas tenham níveis de racionalidade: quanto menor o nível, maiores serão os preconceitos e os padrões absolutos ou inquestionáveis em suas mentes (Comunismo malvado, certeza da existência de Deus, etc). Por exemplo, para Hitler era inquestionável que os judeus tinham causado a ruína da Alemanha, sendo que essa ideia maluca foi fruto de um antissemitismo pregado desde o início da Idade Média, assim como muitas pessoas hoje em dia demonstram os mais variados preconceitos devido aos fundamentos do passado de seu povo. Assim, cabe à razão (ou aumento de "nível") a tarefa de quebrar essas ideias.

Por fim, sem filosofia nós seríamos apenas animais irracionais, já que razão e conhecimento são inseparáveis. Indiretamentf, nossa vida só é o que é hoje devido filosofia.

more_horiz
Filosofia é a busca da unidade no conhecimento. Filosofar, portanto, é unir o conhecimento puramente empírico com o conhecimento que pode ser deduzido a partir de verdades fundamentais.

Só existe filosofia por que existe ordem no universo.

Os primeiros filósofos da história são aqueles que buscavam a "unidade na diversidade", os chamados pré-socráticos. Podemos citar Tales de Mileto, que dizia que tudo "vinha da água", e seus discípulos, cada um com uma teoria diferente pra explicar a gênese de tudo.

Posteriormente surgem os 2 filósofos que influenciaram o mundo inteiro com seus escritos, Platão e Aristóteles.

Não há um filósofo que não tenha sido influenciado por um desses dois. Os filósofos escolásticos chamavam Aristóteles de "O Filósofo" [o que denotava primazia], Dante chama Aristóteles de "O Mestre" em seu poema "A Divina Comédia"; de fato, ele faz um pequeno "tour" junto aos sábios antigos:

Spoiler :

O grande problema é que as pessoas estão acostumadas a falar sobre o que não entendem, sobre o que sequer fazem questão de aprender. Aí passam vergonha, vejam só:

Unknown Soldier escreveu:
Quem foi mesmo que matou filósofos e estudiosos por discordarem de suas doutrinas? Vide Galileu (filósofo, astronomo e pá), que morreu por comprovar a não-veracidade do pensamento da Igreja que pregava a Terra como o centro do Universo.

Pra começar, não era a Igreja que afirmava o geocentrismo, e sim os cientistas da época, influenciados por Ptolomeu e o próprio Aristóteles. Galileu não foi morto pela Igreja. Ele era Católico e pelo que se sabe jamais deixou de ser um, inclusive mandou uma das filhas pra um convento. Ele morreu de velhice, e vejam só, também escrevia horóscopos, era astrólogo [era comum, aliás, um cientista/filósofo ser envolvido com misticismo. O próprio Newton era Alquimista e intérprete da Bíblia].

Unknown Soldier escreveu:
Se tem alguém que é culpado pela ignorância atual do ser humano é a igreja, que sempre impôs seus pensamentos e preconceitos condenou aqueles que manifestaram suas discordâncias a eles, limitando a liberdade de pensamento e opinião próprios.

Toda literatura medieval desmente você. Só São Tomás de Aquino escreveu milhares de páginas refutando doutrinas filosóficas e erigindo sobre os destroços a ortodoxia Cristã. São 4 mil páginas de uma Suma Teológica, onde cada ponto da doutrina Cristã é defendida e mais várias páginas de uma Suma Contra os Gentios. Temos ainda os filósofos que criaram argumentos a favor da existência de Deus sem recorrer à revelação, desde Santo Anselmo até Tomás de Aquino, passando pelos filósofos mais recentes, como Descartes, Leibniz, Gödel, Newton etc. Nenhuma doutrina cai pronta do céu, ela nasce justamente do debate, não importa de que religião se esteja falando.

Angel Of Death escreveu:
Olha, esses velhos valores geralmente são decorrentes da influência religiosa e da falta de conhecimento da camada predominante da população mundial. Podemos chamar esses pensamentos de filosóficos? Talvez, mas é fato que a razão, fé e crendices se misturam nas cabeças "fracas".

Arthur Schopenhauer sempre foi um crítico feroz da moralidade Judaico-Cristã, desprezava a Igreja, a Bíblia, os filósofos católicos etc., e vejam só o que ele escreve sobre mulheres:

"Somente o intelecto masculino, turvado pelo instinto sexual, poderia chamar de belo sexo as pessoas de estatura baixa, ombros estreitos, ancas largas e pernas curtas: na verdade, é nesse instinto que está toda a sua beleza."

"As mulheres são o sexus sequior, o sexo que sob qualquer ponto de vista é o inferior, o segundo sexo, e em relação a cuja fraqueza deve-se, por conseguinte, ter consideração."

"Nem para a música, nem para a poesia, tampouco para as artes plásticas as mulheres têm, real e verdadeiramente, talento e sensibilidade; quando, porém, elas afetam ou simulam essas qualidades, de nada mais se trata senão de pura macaquice voltada a seu desejo de agradar."

Essas são as partes mais brandas. Outra coisa, o velho Schopenhauer desprezava com todas as forças a filosofia de Hegel, que, como qualquer um sabe, foi uma das maiores influências de Karl Marx e Engels. Ele dizia que preferia morrer a ser governado por uma pessoa comum, "do povo".

E Nietzsche, outro queridinho das "mentes abertas" anti-religiosas?

"Vais ter com uma mulher? Não te esqueças do chicote."

E o bom e velho Karl Marx? Que acreditava e defendia a limpeza étnica e a superioridade de certas raças de homens em detrimento de outras? O homem que teorizou a história humana como uma guerra de classes, jogou a religião pra escanteio e foi influência direta na ideologia dos maiores genocidas do século passado, que explodiam Igrejas, torturavam clérigos, rabinos, monges e dizimavam milhões de "inimigos políticos" [pessoas comuns], foi influenciado por "fé e crendices"? Sem dúvida foi, mas que crendices?

Sem filosofia não seríamos como animais irracionais, dizer isso é ignorar os milhares de anos de civilização antes do surgimento da filosofia como tal. Conhecimento e razão não são inseparáveis. Um gato conhece o dono, uma zebra conhece o leão, e sabe exatamente o que fazer ao se deparar com um. O que não pode ser separada da razão é a ordem. A ordem vive sem a razão, mas a razão não subsiste sem a ordem. Como diria o filósofo brasileiro Mário Ferreira dos Santos, o mundo real é concreto. Sem a estrutura da realidade, que possibilita unificar e inteligir a própria realidade, seríamos meros computadores, memorizaríamos uma montanha de fatos mas seríamos incapazes de extrair daí qualquer conclusão prática. Este fato, aliás, é a base de um dos argumentos a favor da existência de Deus, como encontrado desde Aristóteles. Mas finalizo aqui, já me alonguei demais.

more_horiz
O @Eremita falou sobre o que eu quis dizer, muitos dos filósofos venerados eram extremamente machistas e tinham complexo de superioridade. Esses termos estúpidos que eles usavam pra referir á mulheres é preconceito sim, eu não acho que tenha influência religiosa nesse pensamento deles, mas que a própria sociedade impunha sobre eles. Pra mim pensar grande é ter raciocínio além do seu tempo, fora do que os ignorantes dizem ser certo.

A filosofia é importante sim, embora seja um estudo que foca demais nos valores passados e esquece a mudança de agora. É fácil venerar um pensamento bonitinho de um filósofo e depois descobrir que ele era por exemplo... Racista, machista ou homofóbico. Isso faz do estudo hipócrita em querer parecer 'ser a frente' quando não é bem assim.

Pensar, refletir, imaginar e todas essas coisas sempre foram parte do humano. A filosofia é só um termo criado pra dar razão á lógica. E é importante até o ponto onde se limita a respeitar as diferenças e igualdades.

Sim, a ignorância é culpada disso. E existe até nesses 'grandes pensadores'.

Todo humano é capaz de filosofar, então por que desmerecer os líderes religiosos? Eles eram até mais respeitados que os próprios filósofos. E alguns são até hoje.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos