Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionKishimoto e sua complexidade  EmptyKishimoto e sua complexidade

more_horiz
Kishimoto criou uma estória muito complexa e agradável, merece o nosso mais profundo respeito, mas essas frases que o Kishimoto coloca no mangá, não é uma leitura fácil, não é para pessoas que lê o mangá rapidamente, ou que apenas lê a versão prévia, só para dizer que acompanha o mangá, pessoas que não têm tempo para estudar cada pagina com todo cuidado, refletindo sobre o significado de cada metáfora. A cada capitulo escaneado sai umas 20 traduções diferentes, Portugal, Brasil etc. E tenho a certeza que você ai tem anotado ou decorado uma das frases de Kishimoto. Opa! Quer dizer, dos personagens.  Elas têm diversas interpretações, para diversas áreas, no trabalho, na aula de filosofia e na vida, com certeza.
Como vocês sabem o mangá de Kishimoto é em japonês ( :fera: Há sério?), e todo tradutor sabe que traduzir algo implica na perda de significados “significativos”,  porque nem sempre uma palavra em japonês se adequada perfeitamente em uma palavra em português, mas estamos no século 21 e essa perda já virou um tabu, então não venha com essa de a tradução é traiçoeira, se ler uma mangá com tradução errada a culpa é sua que foi numa fonte errada, ok? :ana:
O que as pessoas mais gostam do Kishimoto é pelo fato que ele faz com o mangá, como ele cuida de cada momento, sentimentos de irmão, de ódio, de paz, de companheirismo, e de rebeldia por parte de uns personagens ai. É claro que o mangá tem pontos fracos e fortes, mas ele acaba nos surpreendendo, e tenha certeza que você vai levar alguma coisa do mangá por um bom tempo ou pela vida toda. – Eu assisti Dragon Ball na minha infância e nunca me esqueci do anime, de como era bom, tenho certeza que vou me lembrar pela minha vida toda.

Fiz esse tópico, porque hoje eu e um amigo estávamos falando sobre o Kishimoto. Acho que o texto ficou legal, espero que gostem.
Então tá, comentem.

descriptionKishimoto e sua complexidade  EmptyRe: Kishimoto e sua complexidade

more_horiz
Ok, mas de que frases você está falando? É que eu nunca vi essa tal complexidade em Naruto. ._.

more_horiz
Angel Of Death escreveu:
Ok, mas de que frases você está falando? É que eu nunca vi essa tal complexidade em Naruto. ._.

Essas frases que os personagens fala, de efeito moral :fera: A complexidade é do Kishimoyo e não do Naruto, mesmo que ele use no seu mangá. A complexidade mesmo é nos detalhes que ele fez.

more_horiz
tem complexidade até demais para um Shounen mas eu gosto mesmo assim.

more_horiz
Complexidade onde?
Não quero ser irônico ou chato, mas não há nada complexo em Naruto.
Pelo contrário, a história é feita para adolescentes, não pode haver nada complexo.

Sobre tradução, é algo complicado porque os japoneses utilizam muitas palavras para suas significações, os scans acabam ou traduzindo o sentido, ou literalmente, ou um misto.

Honestamente, se o Kishimoto é inteligente, ele não mostrou em Naruto. História rasa, motivações rasas e com falsa moral ( amizade, amor, reconhecimento, vingança).

E não há filosofia em Naruto, no máximo frases morais de livros de autoajuda, nada que nos leve a um novo patamar de reflexão. Só mais do mesmo.

more_horiz
JuninhoPrimo escreveu:
Complexidade onde?
Pelo contrário, a história é feita para adolescentes, não pode haver nada complexo.

Sobre tradução, é algo complicado porque os japoneses utilizam muitas palavras para suas significações, os scans acabam ou traduzindo o sentido, ou literalmente, ou um misto.

Honestamente, se o Kishimoto é inteligente, ele não mostrou em Naruto. História rasa, motivações rasas e com falsa moral ( amizade, amor, reconhecimento, vingança).

E não há filosofia em Naruto, no máximo frases morais de livros de autoajuda, nada que nos leve a um novo patamar de reflexão. Só mais do mesmo.

Ao meu ilustre JuninhoPrimo,

Não é como se eu fosse muito fã de área geral de Naruto, mas não pude deixar de notar esse comentário.

Antes de começarmos, JuninhoPrimo, pode me explicar a fundo o que é um genjutsu e como funciona, e inclusive entrar em detalhes no que diz respeito a Yin/Yang ?

É que não faz sentido discutir sobre a complexidade do mangá, se a própria pessoa que a criticou não a entende. Então, fico no aguardo da sua explicação. Até porque, se você é inteligente eu não sei, mas não demonstrou isso nesse post.

Naruto tem uma história "rasa"? Você tá zoando, né? Naruto é um mangá que tem um universo gigante, diversos sonhos, motivações, vilões, "justiças próprias", guerras, tipos de shinobi, amores (alguns impedidos por timidez, pela vida, outros bem sucedidos, etc.), é um mangá cheio de explicações para cada uma de suas técnicas, que possuem um funcionamento lógico. É um mangá cheio de explicações para personagens, clãs, motivações de lutas, rivalidades, guerra. É uma história com drama, romance, ação, aventura, e pode ser considerado até mesmo "Horror" quando a Juubi aparece ou nas cenas do "Hidan".

ISSO PORQUE ESTAMOS FALANDO DE UM SHOUNEN

E as "motivações rasas"? Cara, essa foi a minha parte preferida. :horak:

As motivações de Naruto tem vários entendimentos e explicações, as pessoas podem ou não discordar delas, isso mexe com a mente da pessoa. Por exemplo, a motivação de Naruto em trazer Sasuke de volta. A motivação de Itachi em trair a própria família. A motivação de Pain na hora que ele invade Konoha. A motivação de "Madara" e da Akatsuki. Dos treinamentos radicais em Kirigakure. Dos valores de Tobirama ao ser o político que foi e desenvolver o Edo Tensei. Danzou. Orochimaru.

Você pode dar vários entendimentos e ter diferentes conceitos sobre as motivações de Naruto se refletir. Isso só não é possível caso a pessoa, aí sim, tenha realmente uma mente muito rasa.

E sobre a falsa moral, prefiro não comentar. Talvez Tobirama, Danzou, Orochimaru, Sasuke entrem nesse contexto, mas putz, vamos lembrar do amor que Hinata teve a Naruto, a ponto de fazer a garota tímida partir pra cima de ninguém menos que o líder da Akatsuki. Vamos lembrar, por favor, da lealdade que Naruto teve a sua amizade com Sasuke, e até onde chegou para salvar o "amigo". Vamos lembrar dos Hokages colocando a vila acima de suas vidas... Vamos lembrar do Zabuza chorando e se rastejando depois da morte de Haku, e vamos lembrar também do próprio Haku.

Brother, tem certeza que você lembrou dessas coisas? Eu prefiro, de verdade, pensar que não. Não acho que Naruto seja um mangá que seja TOP dos TOPs nesses quesitos que você citou, mas vamos lembrar que ele é um Shounen, de LUTA. E dentro do universo dos Shounen's, Naruto simplesmente se DESTACA em todos os quesitos que você quis rebaixar o mangá, isso é incontestável. Nada mais, nada menos.

Naruto é um mangá cheio de entrelinhas, diversos conceitos e entendimentos que você pode dar, e também não vamos nos esquecer que é um mangá onde é usada CULTURA. Naruto nos leva a novos patamares de reflexão DIVERSAS e DIVERSAS vezes durante a história. A menos que a gente não esteja prestando atenção de verdade no mangá, ou que simplesmente não tenha percepção o suficiente pra isso.

Mas nesse caso, brother, o problema não está no mangá não.

Naruto é um mangá nada menos que completo, quem tem a mínima noção de Naruto e de mangás, vai saber disso.

Fique bem.

Kishimoto e sua complexidade  CDhydeg

Uma longa trajetória nas competições de argumentação de Naruto, desde 2012...
→ Juiz da 11ª, 12ª, 13ª, 14ª, TDP, 15ª, 16ª e 17ª Temporada de JutsusVERSUS
→ Juiz da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 9ª Temporada de NarutoVERSUS
→ Campeão da 13ª temporada de JutsusVERSUS (Suna), Vice-campeão da 5ª temporada de JutsusVERSUS (Uchiha), Vice-campeão da 14ª temporada de JutsusVERSUS (Jinchuuriki)
→ Campeão da 3ª temporada de NarutoVERSUS (Samehada)

more_horiz
Lobão, em nenhum momento o Juninho disse que Naruto é simples no aspecto mitológico, mas sim no desenvolvimento dos personagens e do enredo, que realmente são esteriótipos/clichês japoneses, e isso não tem como negar. Também acho as cenas com o Haku e o Zabuza muito boas (minhas favoritas), mas não é para tanto. E veja bem, Naruto pode não ser tão complexo quanto um Monster ou Homunculus da vida, mas não deixa de ser bom por isso. Enfim, não entendi toda essa revolta e exaltação.

E se acha que o camarada Juninho não é inteligente, você deveria ler alguns posts dele aqui nesta área. Talvez você tenha uma boa surpresa. ;)

more_horiz
Lobão escreveu:
JuninhoPrimo escreveu:
Complexidade onde?

Não é como se eu fosse muito fã de área geral de Naruto, mas não pude deixar de notar esse comentário.

Antes de começarmos, JuninhoPrimo, pode me explicar a fundo o que é um genjutsu e como funciona, e inclusive entrar em detalhes no que diz respeito a Yin/Yang ?

É que não faz sentido discutir sobre a complexidade do mangá, se a própria pessoa que a criticou não a entende. Então, fico no aguardo da sua explicação. Até porque, se você é inteligente eu não sei, mas não demonstrou isso nesse post.

Naruto tem uma história "rasa"? Você tá zoando, né? Naruto é um mangá que tem um universo gigante, diversos sonhos, motivações, vilões, "justiças próprias", guerras, tipos de shinobi, amores (alguns impedidos por timidez, pela vida, outros bem sucedidos, etc.), é um mangá cheio de explicações para cada uma de suas técnicas, que possuem um funcionamento lógico. É um mangá cheio de explicações para personagens, clãs, motivações de lutas, rivalidades, guerra. É uma história com drama, romance, ação, aventura, e pode ser considerado até mesmo "Horror" quando a Juubi aparece ou nas cenas do "Hidan".

As motivações de Naruto tem vários entendimentos e explicações, as pessoas podem ou não discordar delas, isso mexe com a mente da pessoa. Por exemplo, a motivação de Naruto em trazer Sasuke de volta. A motivação de Itachi em trair a própria família. A motivação de Pain na hora que ele invade Konoha. A motivação de "Madara" e da Akatsuki. Dos treinamentos radicais em Kirigakure. Dos valores de Tobirama ao ser o político que foi e desenvolver o Edo Tensei. Danzou. Orochimaru.

Você pode dar vários entendimentos e ter diferentes conceitos sobre as motivações de Naruto se refletir. Isso só não é possível caso a pessoa, aí sim, tenha realmente uma mente muito rasa.

E sobre a falsa moral, prefiro não comentar. Talvez Tobirama, Danzou, Orochimaru, Sasuke entrem nesse contexto, mas putz, vamos lembrar do amor que Hinata teve a Naruto, a ponto de fazer a garota tímida partir pra cima de ninguém menos que o líder da Akatsuki. Vamos lembrar, por favor, da lealdade que Naruto teve a sua amizade com Sasuke, e até onde chegou para salvar o "amigo". Vamos lembrar dos Hokages colocando a vila acima de suas vidas... Vamos lembrar do Zabuza chorando e se rastejando depois da morte de Haku, e vamos lembrar também do próprio Haku.

Brother, tem certeza que você lembrou dessas coisas? Eu prefiro, de verdade, pensar que não. Não acho que Naruto seja um mangá que seja TOP dos TOPs nesses quesitos que você citou, mas vamos lembrar que ele é um Shounen, de LUTA. E dentro do universo dos Shounen's, Naruto simplesmente se DESTACA em todos os quesitos que você quis rebaixar o mangá, isso é incontestável. Nada mais, nada menos.

Naruto é um mangá cheio de entrelinhas, diversos conceitos e entendimentos que você pode dar, e também não vamos nos esquecer que é um mangá onde é usada CULTURA. Naruto nos leva a novos patamares de reflexão DIVERSAS e DIVERSAS vezes durante a história. A menos que a gente não esteja prestando atenção de verdade no mangá, ou que simplesmente não tenha percepção o suficiente pra isso.

Naruto é um mangá nada menos que completo, quem tem a mínima noção de Naruto e de mangás, vai saber disso.

Fique bem.

Você citou uma coisa interessante, e que eu admiro em Naruto, que é o plano de fundo mitológico.
Kishimoto usou muitos mitos e lendas super interessantes. Doutrinas budistas, Deuses Xintoistas, mitos taoistas, além dos animais, que não são aleatórios.

Justamente por essa capacidade que eu critico Naruto.
Kishimoto não usa seu potencial nessa obra, porque é para o público juvenil, que se contenta com pouca reflexão.
Ele tem capacidade de fazer muito mais.

kkk É sério?
A construção dos personagens é péssima (salvo alguns explorados), não carregam uma gota da complexidade do ser humano. Mas eu nem encano com isso, o objetivo é ter esse fundo pedagógico/moral para educar as crianças e adolescentes.

Por isso temas infantis como amizade, reconhecimento, (e nem são os temas que são infantis, mas a forma que são apresentados)

Eu não disse que Naruto não tem qualidades, afinal, se não tivesse não teria começado a assistir.

Mas ainda não achei a complexidade.
Sério?
Qual a motivação por trás dos vilões?
Muito raso, muito simples, muito infantil.

Mas eu não posso exigir nada, Naruto é um SHOUNEN.

Daqui alguns anos você também vai caçar a complexidade em Naruto, no aguardo até lá.
Passar bem ^^

more_horiz
@Angel of Death

Compreendo, com exceção da parte meio forçada de "revolta" e "exaltação", honestamente, inexistentes no post que foi direto e focado em mostrar o porque Naruto tem sua complexidade. O fórum é feito para discussões e conflito de ideias, senão a coisa perde o sentido.

JuninhoPrimo escreveu:
Lobão escreveu:
JuninhoPrimo escreveu:
Complexidade onde?

Fique bem.

Você citou uma coisa interessante, e que eu admiro em Naruto, que é o plano de fundo mitológico.
Kishimoto usou muitos mitos e lendas super interessantes. Doutrinas budistas, Deuses Xintoistas, mitos taoistas, além dos animais, que não são aleatórios.

Justamente por essa capacidade que eu critico Naruto.
Kishimoto não usa seu potencial nessa obra, porque é para o público juvenil, que se contenta com pouca reflexão.
Ele tem capacidade de fazer muito mais.

kkk É sério?
A construção dos personagens é péssima (salvo alguns explorados), não carregam uma gota da complexidade do ser humano. Mas eu nem encano com isso, o objetivo é ter esse fundo pedagógico/moral para educar as crianças e adolescentes.

Por isso temas infantis como amizade, reconhecimento, (e nem são os temas que são infantis, mas a forma que são apresentados)

Eu não disse que Naruto não tem qualidades, afinal, se não tivesse não teria começado a assistir.

Mas ainda não achei a complexidade.
Sério?
Qual a motivação por trás dos vilões?
Muito raso, muito simples, muito infantil.

Mas eu não posso exigir nada, Naruto é um SHOUNEN.

Daqui alguns anos você também vai caçar a complexidade em Naruto, no aguardo até lá.
Passar bem ^^

Então, como você mesmo disse, ambos compreendemos que Naruto é um Shounen. E nas mecânicas de batalha, Naruto tem sua complexidade, e não é pouca. Talvez seja a maior de todas. O exemplo da explicação do genjutsu, por exemplo, você não explicou.

Já eu, acho os personagens de Naruto muito bem construídos nesse quesito, se levarmos em consideração o UNIVERSO NARUTO. Uma coisa é você jogar uma pessoa da sociedade atual no Mundo de Naruto e dar ela um clã e habilidades. Outra coisa é você levar em conta a maneira que o Mundo Shinobi é e se desenvolveu.

Eu não quis dizer que você disse que Naruto não tem qualidades. Eu quis dizer, que Naruto TEM as qualidades que você negou que a história tem, só que dentro das suas possibilidades.

A motivação de Obito por exemplo, foi mal construída. Mas Orochimaru por exemplo, é fácil você dizer "Ah, é bobo, ele só é assim pois não virou Hokage, que fútil", e é aí que a gente chega no ponto de quem diz isso ter a mente rasa, pelo menos no aspecto de identificar a complexidade em Naruto.

Leva em conta a questão da morte dos pais dele, e TODO o resto, que você vai poder refletir e entender como o Orochimaru se sente.

Você quer um exemplo com um ser humano real? Muito bem, vamos levar isso a sério então.

Vamos voltar ao Pain no ataque de Konoha, filosofando sobre as justiças. (outra PROVA que Naruto tem SIM complexidade e pode levar você a refletir em novos patamares) Ele sofreu muito durante a guerra, e teve pessoas que amava mortas por shinobis da folha.

Isso me faz lembrar do que acontece atualmente nos grupos terroristas. Não me refiro aos cabeças, mas existem VÁRIOS casos, que você vai ver a família do cara, e é alguém que teve um filho morto, um pai morto, pelas traquinagens dos Estados Unidos. Aí o cara se revolta e vira aquela coisa. Eu tava conversando sobre isso com um cara que dá aulas de história em uma faculdade, e sim, esse tipo de terrorista revoltado NÃO é nem um pouco raro.

Então, reafirmo, Naruto TEM sua complexidade SIM. Kishimoto fez coisas que podem por muita gente pra refletir. Outra coisa, é o Kisame morrendo e se lembrando da frase do Itachi. Kisame, aquele que traiu sua vila, morrendo pra guardar informações da Akatsuki. Já parou pra pensar nisso ? Já parou pra pensar nas possibilidades, no quanto você pode refletir sobre isso ?

Naruto não é um mangá voltado para esse tipo de complexidade, mas no pouco espaço que tem pra esse tipo de coisa, ele mandou MUITO, mas MUITO bem. Ainda mais se levarmos em conta o público alvo.

As motivações de Madara, Nagato, Itachi, e vários outros, não são infantis só porque a motivação de Obito e Sasuke são infantis. E o próprio fato da motivação desses 2 serem infantis, são justificáveis, eles sempre foram complexados com uma parte de si e da sua história, então se a gente pensar neles como 2 mentes, a gente pode refletir sobre o porque eles terem motivações fúteis. É como um trauma.

A questão é que Kishimoto fez o mangá e construiu sua complexidade nesse aspecto, destinado a determinado público. Tem o público que procura as lições clichês de moral de Naruto e só enxerga elas. E tem o pessoal que prestou atenção nos outros pequenos detalhes.

Eu já cacei assim como você, a complexidade em Naruto. Só que, diferente de você AINDA, eu a encontrei. E estou tentando te mostrar.

Interprete bem tudo que eu disse e você vai entender o que eu quero te passar.

Fique bem.

→ Campeão da 13ª temporada de JutsusVERSUS (Suna), Vice-campeão da 5ª temporada de JutsusVERSUS (Uchiha), Vice-campeão da 14ª temporada de JutsusVERSUS (Jinchuuriki)

more_horiz
Você faz parte do público alvo, claro que acharia complexo.

As divagações de Naruto são bobas, moralistas e superficiais. Personagens rasos, mesmo o Pain, adulto que age como criança, assim como todos os outros.

Que bom que você acha complexo, porque eu não acho nenhum pouco. Existem coisas imprevisíveis, condições específicas, mas de um tempo para cá, até as estratégias nas lutas foram abandonadas.
Na verdade é algo que nãos acrescenta nada na vida de ninguém.

Quando eu era menor eu realmente observava o comportamento das personagens, mas agora é irrelevante. Nós vamos conhecendo mais coisas e largando outras. E quando nós crescemos com alguma série ou livro, nós esperamos um amadurecimento que nos acompanhe, e isso não acontece.

Hoje não vejo nada de complexo ou extraordinário. Talvez fique curioso, mas se fosse para começar essa série hoje, eu sem dúvidas abandonaria.

E essas historinhas sobre justiça, amizade, ódio [...] é só para introduzir esses conceitos para os jovens que assistem, não é filosofia - está mais para 'senso comum'.

Minha intenção não foi ser desrespeitoso, eu sei que aqui é um fórum de Naruto, e eu mesmo já gostei muito da série, mas eu juro que eu achei que esse tópico era ironia, porque complexidade e Naruto não são coisas que andam juntas. Existem muitas ficções mais ricas em universo, personagens e moral do que Naruto.

more_horiz
Lógico que existem ficções mais ricas que Naruto nesse quesito. Afinal, Naruto é um Shounen.

Mas você só fica repetindo a mesma coisa 1000x, como se isso fosse mudar alguma coisa na realidade. o.O

Por exemplo, você ainda não foi apto pra responder a pergunta sobre o genjutsu por exemplo, e sequer conseguiu falar sobre o exemplo dos terroristas.

Pain teve sua própria justiça, você vê como "Adulto que age como criança", outros já veem de outra maneira. Se fosse tão simples assim, não teriam tantos conceitos sobre Pain. Se a gente não tivesse que pensar em um patamar maior para formar um conceito sobre ele, não teria esse grande leque de opiniões. Então você pode repetir quantas vezes quiser que Pain ou outro é um personagem raso, isso não vai fazer dele um personagem raso.

É como uma frase. "Eu tenho um copo", por exemplo, é uma frase simples, não vão haver muitos significados sobre ela. Mas quando a frase te leva a pensar em um nível maior, vão dar vários sentidos a ela. Isso é só mais uma maneira de provar que seus argumentos não tem base, e provavelmente você vai ignorar isso antes de repetir a mesma coisa do último post.

Cê tem 2 anos e pouco a mais que qualquer garoto de 15 anos que ainda vá fazer aniversário esse ano, então brother, pra ficar se agarrando nesse tipo de coisa, eu sinto te informar que você também está no público alvo e ainda tem certo tempo de estadia nele. Eu sou próximo de vários adultos (adultos de verdade), o Claudio por exemplo, tem mais de 40 anos, e nenhum deles recorre a esse tipo de coisa.

Naruto ultimamente tá meio Dragon Ballizado mesmo, mas o que isso tem a ver com o assunto? ESTRATÉGIA e COMPLEXIDADE são duas coisas diferentes. Por sinal, complexidade que estamos tratando. (apesar de Obito ter sido infantil, ele é um monstro criado) Mas, gostaria de estar lembrando sempre do exemplo do genjutsu, que não foi respondido.

"Historinhas de Justiça, Ódio e Amizade". Historinhas de justiça, ódio e amizade podem ser complexas e te colocar pra pensar. Agora só porque a história trata sobre X assunto é clichê ?

A menos que se tenha uma mente rasa, a ponto de não enxergar tal complexidade, e não conseguir dar vários significados ao que acontece e não conseguir atingir o patamar maior de pensamento requerido para dar tais significados, ou simplesmente não estar prestando atenção por perder o interesse.

Nesse caso, a pessoa passa a ver a frase: "A diferença não faz a oposição. Mas sim, a oposição que faz a diferença" do mesmo jeito que vê a frase "Eu tenho um copo", porque não conseguiu mergulhar nos sentidos e significados em que pode pensar.

Mas aí, como eu já disse, o problema não é com a frase.

Assim como, o problema não é com o mangá. Naruto tem sim sua complexidade, mesmo com pouco espaço pra isso.

more_horiz
Eu estou repetindo a mesma coisa porque você fica citando trechos da história como se eu não soubesse. Fica dizendo que não vejo detalhes, quando na verdade nem estes salvam.

E como disse lá em cima, o problema não é nem os temas, mas a forma de abordagem. Sempre mais do mesmo, nada novo.

Naruto pode até ser complexo no uso de mitologias, pois traz várias; mas em enredo e personagem, eu não enxergo. Não é preciso fazer nenhum grande esforço mental para nada. No máximo curiosidade para formular teorias.

Apesar de tudo, eu gosto de Naruto. Eu cresci assistindo, posteriormente comprei os mangás, hoje eu uso muitas vezes com os meus alunos, para que eles se interessem por mitologia, e vejam que muitos das ações do Kishimoto são em cima dessas lendas.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos