Itachi Uchiha foi um Capitão ANBU do famoso clã Uchiha de Konohagakure. Ele mais tarde se tornou um nukenin rank-S depois de assassinar seu clã inteiro no que ficou conhecido como o massacre do clã Uchiha, e fugiu da aldeia. Mais tarde, ele se juntou a organização criminosa Akatsuki, onde ele foi parceiro de Kisame Hoshigaki.

Personalidade = Desde sua primeira aparição, Itachi sempre foi fechado. Ao contrário da grande maioria de seu clã, Itachi não estava interessado em ganho pessoal, preferindo cuidar mais de sua aldeia como um todo. Alguns flashbacks mostraram que ele era um irmão compassivo, embora sua primeira aparição retratasse-o como um criminoso da Akatsuki interessado no sucesso e sigilo da organização antes de tudo. Mais tarde, seu interesse na Akatsuki foi revelado como sendo uma fachada, sendo que sua verdadeira intenção era integrar à organização para poder espionar-la de dentro. No entanto, Itachi e seu parceiro, Kisame, cooperavam melhor do que a maioria dos parceiros da Akatsuki, e apesar das diferenças de personalidades, pareciam ter respeito mútuo um pelo outro.

Apesar de ser um homem desonrado que perdeu tudo o que ele mais prezava, Itachi era uma pessoa muito obediente e altruísta, se preocupando apenas com o bem-estar de sua aldeia e de seu irmão, sem nunca ter se tornado vítima da Maldição de Ódio hereditária de seu clã que normalmente é acompanhada por uma perda, fazendo assim o Sharingan se despertar. A devoção de Itachi para a sua aldeia parecia gerar uma falha em sua personalidade; sua incapacidade de confiar na força de outras pessoas. Foi essa falha que o levou a decidir manipular Sasuke para torná-lo o shinobi que ele queria que Sasuke fosse, um ato que ele considerou ser um erro mais tarde. Foi só depois de sua morte, que ele percebeu isso e começou a confiar nas outras pessoas, indo tão longe ao ponto de mostrar para Sasuke a verdade sobre sua vida para que ele pudesse trilhar seu próprio caminho, sem a interferência de ninguém, assim como prometer que sempre irá amar Sasuke, não importa o que caminho que ele escolhesse. Itachi também possuía um incrível controle sobre suas emoções, apenas mostrando surpresa quando os adversários se mostravam mais poderosos do que ele pensava, e mesmo assim não perdendo a compostura. Depois de sua morte, foi mostrado que ele possuí um senso de humor, mesmo em situações estressantes, como quando ele questionou a alegação de Naruto de que ninguém poderia sobreviver ao ataque de Nagato, quando Naruto estava desesperado, e quando chama seu irmão mais novo de "expert em cobras" enquanto lutavam contra Kabuto Yakushi.
Itachi e Sasuke quando jovens

Itachi cutucando Sasuke — algo que ele fazia regularmente.

Itachi também mostrou ser altamente inteligente, algo que até mesmo Tobi reconhece. Desde a tenra idade, Itachi foi muito astuto com um grande respeito pelo passado e sua história pessoal. A partir daí, até a idade de sete anos, sua sabedoria e compreensão do mundo se tornaram comparáveis a do Hokage, como observado por Hiruzen Sarutobi. Ele era inteligente, observador, intelectual e intuitivo; raramente sendo apanhado desprevenido ou sendo enganado. Itachi tinha uma grande clarividência; sabendo antecipadamente da vitória de Sasuke contra Deidara, sua própria morte premeditada pelas mãos de Sasuke, e da implantação do Kotoamatsukami em um corvo que ele colocou dentro de Naruto são alguns exemplos vistos.

No entanto, apesar de Itachi ser um shinobi poderoso, ele não era arrogante, na verdade, ele era muito humilde e, muitas vezes ele elogiava as habilidades de seus adversários. Depois de sua morte, Itachi percebeu que ele não deveria ter tentado lidar com Sasuke por conta própria e incentivou Naruto para nunca esquecer os seus amigos. Da mesma forma por causa de sua natureza pacifista, Itachi não tinha prazer na violência ou no combate, preferindo evitar a batalha, ou, se não fosse possível, acabar com isso o mais rápido possível.



Itachi na hora de matar os pais = Como observado por Kabuto, Itachi sempre viveu em mentiras. Além de fingir que ele ajudava com os objetivos da Akatsuki, ele também fingiu estar em busca do Eien Mangekyō Sharingan. Durante uma luta genjutsu com Sasuke, ele alegou ter deixado Sasuke vivo apenas para retirar os seus olhos, e que o clã Uchiha tinha sido contaminado e se tornado corrupto, já que os membros do clã matavam seus amigos para obter o Mangekyō Sharingan e que ao transplantá-lo em outro membro do clã Uchiha o poder de seus olhos seriam permanentes. Uma vez que o genjutsu foi lançado, ele voltou ao seu verdadeiro eu, o que implica que a sua personalidade sem emoção também era uma fachada. Esta personalidade foi mais tarde revelada ser um ato para garantir que ele iria morrer pelas mãos de Sasuke. Depois de Sasuke descobrir a verdade e recusar voltar para Konoha, após sua morte, Itachi colocou toda a sua fé em Naruto, que ele observou ter herdado a vontade de Shisui e que ele estava determinado em salvar Sasuke. Apesar de todas as suas ações traiçoeiras, Itachi só fez todas elas para proteger Sasuke e Konoha. Por fim, mesmo sabendo dos lados sombrios da aldeia, ele ainda se considerava um shinobi de Konoha. Junto com Sasuke, Itachi também amava muito seus pais, Fugaku e Mikoto Uchiha, mesmo que ele não concordasse com seus planos. Quando ele foi forçado a matá-los, depois de colocá-los em um genjutsu, Itachi chorou e tremeu violentamente quando ele cometeu o ato.


Aparencia = Apesar de seu status como um shinobi infame, a aparência de Itachi não era intimidante, além da intensidade de seu olhar. Enquanto vivia em Konoha, ele possuía um olhar gentil nos seus olhos, especialmente quando dirigido para seu irmão mais novo. Depois de entrar para a Akatsuki, ele passou a usar um olhar mais severo.

Itachi era um homem jovem, com olhos de ônix e cabelos negros que eram puxados para trás com um elástico vermelho em um curto rabo de cavalo que se estendia até suas omoplatas. O rabo de cavalo foi, porém, mais tarde, escondido pela gola alta do manto da Akatsuki que ele usava após ingressar na organização. Ele também tinha franjas que emolduravam o centro do rosto que se separavam e se estendiam até o queixo. A característica mais marcante de Itachi eram suas longas rugas sob os olhos. Itachi e Sasuke também têm semelhanças entre si em termos de sua aparência como Naruto quase confundiu Itachi com Sasuke quando se encontraram pela primeira vez,[11] enquanto Tobi e Kisame comentaram sobre sua semelhança quando se encontraram pela primeira vez com Sasuke.[12]

Quando ele morava em Konoha, suas roupas casuais consistiam em uma camisa preta com o símbolo do clã Uchiha nas costas com ataduras em torno de seus tornozelos e sandálias pretas. Ele também usava calça bege com uma bolsa de armas presa às costas. Enquanto seu cabelo ainda era usado em um rabo de cavalo, seu comprimento era consideravelmente mais curto, acentuando a testa de uma maneira semelhante ao penteado de Kabuto Yakushi, na fase Naruto e da maioria na fase Shippūden. Quando em serviço, ele usava o uniforme padrão ANBU completo com protetores de braço, uma jaqueta à prova de balas e uma máscara de porcelana semelhante a uma doninha com uma marca de um triângulo escuro na parte de cima.[13] Como um membro da Akatsuki, ele usava um protetor de testa de Konoha com um corte no meio e o manto padrão da Akatsuki. Às vezes, ele desabotoava seu manto ao meio-peito e descansava seu braço esquerdo lá, em vez da manga. Após o manto ser incinerado pelo Kirin de Sasuke durante sua luta na fase Shippūden, foi revelado que ele usava roupas semelhantes à dos outros membros da Akatsuki. Seu traje consistia em uma armadura de malha com detalhes em marinho sob uma camiseta idêntica com um cinto branco simples em torno da cintura, e calça azul escuro. Como a maioria dos membros da Akatsuki, ele usava o protetor de testa de sua aldeia natal, com uma linha horizontal arrancada por ele para simbolizar seus laços quebrados com a aldeia. Em seu dedo anelar direito ele usava o seu anel da Akatsuki, que era vermelho e tinha o kanji para "Vermelhão" (朱, shu). Ele também usava esmalte roxo nas unhas de seus dedos das mãos e pés e um colar que tinha três anéis de metal.

Depois de ser reencarnado, os olhos de Itachi tinham esclera preta como os outros shinobi que Kabuto reencarnou, e estava vestido com um manto vermelho-escuro.


Historia = Itachi nasceu no clã Uchiha como o filho mais velho de Mikoto e Fugaku Uchiha, e foi elogiado por todos como o melhor de sua geração, um gênio acima de todos os outros. Mesmo para os padrões de batalha adeptas do clã Uchiha , as proezas de Itachi eram muito elevadas. No entanto, poucos conseguiam entendê-lo. Quando ele tinha apenas quatro anos, Itachi já havia presenciado inúmeras vidas perdidas devido à Terceira Guerra Mundial Shinobi, que o traumatizou emocionalmente e ele acabou se transformando em um pacifista.

Itachi era uma criança muito perspicaz, sendo muito sábio para sua tenra idade e passou a maior parte de seu tempo pesquisando a história da vila a partir dos escritos que seus antepassados ​​deixaram para trás. Devido a isso, Itachi nunca foi limitada à visão de seu próprio clã, se preocupando mais com o destino da aldeia como um todo.
Itachi quando criança

Itachi com seu irmão bebê, momentos antes do ataque da Kyūbi em Konoha.

Durante o ataque da Kyūbi em Konoha, Itachi foi deixado sozinho para cuidar de seu irmão bebê Sasuke e prometeu protegê-lo, não importa o que acontecesse.[19] No anime, foi mostrado que durante a sua infância, Itachi fez um jogo de coleta de pegadas de gatos com seu irmão. A última cópia de pata a ser coletado foi a de Nekomata, o qual Itachi derrotou e pediu para ele lutar contra Sasuke com toda sua força quando Sasuke ficou mais velho.[20]

Aos 7 anos, Itachi se formou na Academia sendo o melhor de sua turma depois de apenas um ano,] despertou o Sharingan aos 8 anos, passou no Exame Chūnin aos 10 anos, entrou na ANBU metade de um ano depois e tornou-se capitão aos 13. Em algum ponto no tempo em sua infância, Sasuke ajudou Itachi em uma de suas missões para capturar um javali gigante. Itachi disse para Sasuke evitar acertar seus pontos vitais. Ele então jogou kunai com selos explosivos ao redor do javali, para confundi-lo e dar à Sasuke uma oportunidade para atirar no javali. Sasuke, no entanto, acaba matando o javali. Depois de Sasuke se desculpar, Itachi disse que ele precisa treinar mais.


No anime, Itachi foi atribuído ao Time Ro sob o comando de Kakashi Hatake. Enquanto outros membros questionaram a sabedoria de deixar alguém tão jovem se juntar Anbu, Kakashi rapidamente reconhecendo os talentos de Itachi. Por sua primeira missão, ele se juntou Kakashi em um período de duas equipes para observar uma possível aliança entre Konoha ea Terra de madeiras, mas foi instruído a matar o shinobi do Grupo Prajñā se traiu Konoha para sua rolagem uma oferta de paz. Rapidamente, o grupo revelou a sua traição, para que Kakashi e Itachi rapidamente mataram. Depois, Kakashi parabenizou a este, por seu trabalho excepcional. Como Itachi comentou emprestado Sharingan de Kakashi, Kakashi apenas disse que vê-lo como um presente e um meio para proteger seus amigos. Mais tarde, Itachi encontrado no interior do Santuário Naka no monumento de pedra, lendo informação chocante através de seu Sharingan.[25]

Itachi era frequentemente elogiado por Fugaku, seu pai, que passou a maior parte de seu tempo cuidando de Itachi para ele herdar o título de líder dos Uchiha, e, portanto, inadvertidamente negligenciado seu filho mais novo. No entanto, durante este tempo Itachi mostrou grande afeição para com seu irmão mais novo e até mesmo encorajou seu pai para ir para a cerimônia de inscrição da Academia de Sasuke, algo que seu pai tinha se esquecido quando ele decidiu acompanhar Itachi em uma missão importante que iria tornar Itachi um membro da ANBU, caso fosse um sucesso.
A Família de Sasuke

Itachi com sua família.

Quando o clã Uchiha começou a planejar derrubar Konoha, Itachi, como um ANBU, foi encarregado de espionar a aldeia. Sabendo que um golpe de Estado iria acabar dando início a uma nova guerra shinobi mundial, Itachi começou a espionar os Uchiha em vez disso, e passou a transmitir as informações para o Terceiro Hokage e os anciões de Konoha. Embora o Terceiro Hokage tenha decidido compreender as razões dos Uchiha, a fim de encontrarem um modo pacífico para resolverem a situação, Danzō Shimura se encontrou secretamente com Itachi Uchiha e o induziu a escolher entre a vida dos membros do seu clã ou do seu irmãozinho.[26] Durante este tempo ele começou a agir estranhamente, não participando das reuniões do clã, falando contra o clã, e tornando-se o principal suspeito pelo assassinato de seu melhor amigo, Shisui Uchiha, que morreu afogado no rio Naka. Na realidade, Shisui morreu depois que ele confiou seu olho esquerdo para Itachi, sendo que o outro foi roubado por Danzō Shimura. Devido a isso, o clã perdeu a esperança em Itachi, e seu pai começou a mudar seu foco para Sasuke em seu lugar. Enquanto isso, as tentativas do Terceiro para negociar um fim sem derramamento de sangue das hostilidades entre as duas partes estava se provando ser ineficaz, por isso contra a vontade de Hiruzen, Danzō Shimura e o Conselho de Konoha ordenaram que Itachi destruísse o clã Uchiha.[27]
Itachi massacre

Itachi massacra o clã Uchiha inteiro.

Antes da fatídica noite chegar, Itachi descobriu a existência de Tobi — sob o pretexto de ser o vingativo Madara Uchiha — que estava tentando reacender as chamas da guerra em Konoha. Em troca de não atacar Konoha, Itachi se ofereceu para ajudá-lo a reivindicar a vingança contra os Uchiha, que viraram as costas para ele décadas antes, fazendo Tobi concordar. Itachi massacra todo o seu clã durante a noite.[28] Apesar dessa ação, seus pais afirmaram que eles ainda estavam orgulhosos de seu filho mais velho, e pediram para ele cuidar de Sasuke. Itachi poupou Sasuke porque ele amava seu irmão mais novo, e, conforme o acordo entre ele e Danzō, não queria tirar a vida da pessoa mais importante para ele. Ele mentiu para seu irmão, fazendo-se como um vilão que tinha matado sua família inocente apenas para testar sua capacidade, e disse a Sasuke que ele não valia nem a pena matar. Itachi também revelou para Sasuke o lugar das reuniões secretas dos Uchiha, onde Sasuke pode aprender a verdadeira história e finalidade do Sharingan. Itachi também diz que para despertar o Mangekyō Sharingan, Sasuke tinha que matar a pessoa mais próxima a ele, e que, quando eles se encontrassem novamente, eles deveriam ter os mesmos olhos.
Itachi2 1

Itachi implorando para o Terceiro proteger Sasuke.

Sasuke conseguiu ficar de pé, despertando seu Sharingan, e começa a seguir Itachi. Ao chegar perto de Itachi, ele conseguiu derrubar seu protetor na testa. Itachi derrama uma lágrima quando ele foi pegar seu protetor na testa, então ele incapacita Sasuke, que acordou no hospital, só lembrando até o momento da conversa. Itachi, então, passou a ter esperança de que seu irmão mais novo um dia seria poderoso o suficiente para matá-lo, Itachi deixou a vila como um traidor.[29] Sabendo que Konoha ainda gostaria de eliminar Sasuke, Itachi implorou ao Terceiro Hokage para manter Sasuke seguro e ameaçou Danzō para não prejudicar Sasuke ou então ele iria revelar tudo o que sabia sobre os segredos de Konoha para as nações inimigas.
Orochimaru vs Itachi

Itachi corta a mão de Orochimaru.

Itachi se juntou a Akatsuki, a fim de manter um olho sobre a organização.[30] Durante seu tempo na Akatsuki, Orochimaru tentou roubar seu corpo para ganhar o Sharingan, mas Itachi o prendeu em um genjutsu e cortou sua mão esquerda.[31] Itachi, mais tarde, formou parceria com Kisame Hoshigaki, que inicialmente tentou intimidá-lo.[32] No entanto, eles eventualmente se tornaram bons parceiros. Algum tempo depois de Orochimaru fugir, Itachi ajudou a recrutar Deidara, derrotando ele na batalha usando apenas genjutsu, à qual Deidara jurou vingança.[33]

Em algum ponto no tempo, Itachi contraiu uma doença fatal. Ele manteve-se vivo através da ingestão de vários medicamentos, e pura "força de vontade", na esperança de viver o tempo suficiente para morrer pelas mãos de Sasuke.[34]
Parte I
Busca Por Tsunade

Após a invasão em Konoha e a morte do Terceiro Hokage, Itachi e Kisame se infiltraram em Konoha para encontrar Naruto Uzumaki, o jinchūriki da Kyūbi no Yōko. Antes de procurar Naruto, os dois rapidamente pararam para tomar chá depois de uma sugestão de Kisame. Enquanto estavam lá, no entanto, suas roupas incomuns chamaram a atenção de Kakashi Hatake, que pediu para Asuma Sarutobi e Kurenai Yūhi segui-los. Itachi e Kisame quase conseguiram fugir da aldeia, mas Asuma e Kurenai conseguiram alcançá-los no tempo.
Tsukuyomi

Kakashi preso no Tsukuyomi de Itachi.

Quando os dois revelaram suas identidades, Itachi e Kisame foram rápidos em uma batalha contra Asuma e Kurenai depois que se recusaram a sair. Apesar de suas elevadas capacidades como jōnin, Asuma e Kurenai tiveram poucas chances contra os dois membros da Akatsuki. No entanto, a chegada de Kakashi conseguiu evitar que a luta se agravasse. Depois de uma curta batalha com Kakashi, Itachi ativou o seu Tsukuyomi do seu Mangekyō Sharingan e usou para atacar a mente de Kakashi, que deixou esse confinado em uma cama por vários dias. Depois Kakashi revelou que ele já tinha informações sobre a Akatsuki, Itachi mandou Kisame matar os Jōnin. No entanto, Might Guy, em seguida, surgiu, revelando que ele já tinha avisado a ANBU sobre a presença dos dois membros da Akatsuki. Itachi e Kisame recuaram, dizendo que não queriam começar uma guerra.
Itachi chuta Sasuke

Itachi chuta Sasuke.

Itachi e Kisame descobriram que Naruto estava em um hotel juntamente com Jiraiya. Desinteressado em enfrentar um Sannin, Itachi usou um genjutsu em uma mulher bonita para levar Jiraiya para longe de Naruto. Tendo a chance, Itachi e Kisame confrontaram Naruto, no mesmo momento, Sasuke chegou na busca de vingança contra seu irmão. Itachi derrotou seu irmão com facilidade, enquanto Kisame e Naruto observavam, embora Jiraiya chegasse a tempo de salvar os dois meninos, não tendo caído no encanto da mulher hipnotizada como ele sabia que as mulheres bonitas geralmente não mostram interesse por ele.

Jiraiya imediatamente perguntou para Itachi e Kisame se o seu objetivo real era sequestrar Naruto. Eles confirmaram isso e Itachi entendeu que Jiraiya foi um dos que tinha dito para Kakashi sobre Akatsuki. Embora Jiraiya quisesse enfrentá-los e evitar que outras pessoas se machucassem, ele honrou os sentimentos de Sasuke, e permitiu-lhe lutar com Itachi de novo. Itachi usou seu Mangekyō Sharingan em Sasuke, reafirmando sua necessidade de ficar mais forte. Jiraiya salva Sasuke, no momento, usando o Ninpō: Kuchiyose: Gamaguchi Shibari, que transformou o corredor do hotel inteiro em um estômago de sapo para interceptar Itachi e Kisame. Apesar da afirmação de Jiraiya que ninguém tinha escapado essa técnica antes, os dois membros da Akatsuki conseguiram escapar da técnica utilizando o Amaterasu de Itachi.

Embora fosse verdade, que ele deveria capturar Naruto, a única razão de Itachi voltar a Konoha depois da morte do Terceiro Hokage foi para lembrar a Danzō e os outros dois anciãos da aldeia de que ele ainda estava vivo e que eles não prejudicaram seu irmão mais novo.
Parte II
Resgate do Kazekage
NarutovsItachi3

Itachi lutando contra Naruto.

Enquanto a Akatsuki estava selando o Ichibi no Shukaku, eles descobriram que o Time Kakashi e Chiyo estava em rota para a sua localização. Itachi se ofereceu para distraí-los, de modo que Pain usou Shōten no Jutsu para criar um clone de Itachi no corpo de Yūra. O sósia, sob o controle de Itachi, enfrentou os ninjas de Konoha. Ele ficou impressionado com as melhorias de Naruto e Kakashi na força, mas porque o clone teve apenas uma parte de sua força comum, ele foi morto pelo Ōdama Rasengan de Naruto. No entanto, ele tinha conseguido bastante tempo.
Caçada por Itachi

Quando Sasuke foi derrotar Orochimaru, Itachi percebeu algo estranho. Kisame lhe perguntou o que estava errado e Itachi respondeu: "Não, não é nada". Depois que Kisame capturou o Yonbi, Itachi e Kisame se reuniram com o resto da Akatsuki. Lá, eles descobriram que Sasuke, depois de ter sido treinado por Orochimaru por dois anos e meio, tinha matado seu mestre. Algum tempo depois do Yonbi ser selado, Zetsu informou que Sasuke tinha sido morto pelo C0 de Deidara. Kisame perguntou para Itachi se ele estava chateado pela morte de Sasuke. No entanto, Itachi observou que Sasuke não estava morto, e fez alusão ao fato de que havia ainda um outro Uchiha independentemente.
Confronto com Itachi

Itachi confrontando Naruto novamente.

Sabendo que seu fim estava próximo, um dos clones de Itachi confrontou Naruto, que estava procurando por Sasuke. Embora ele alegasse que queria apenas conversar, Itachi foi obrigado a se defender contra os ataques de Naruto. Depois de parar Naruto, Itachi perguntou por que ele mostrou tanto interesse em Sasuke, um traidor de Konoha. Naruto respondeu que ele era mais que um irmão de Sasuke, e que ele faria qualquer coisa para levar Sasuke para casa. Isso faz com que Itachi dê um pequeno sorriso, perguntando se ele sempre se sente assim, mesmo se Sasuke atacasse Konoha. Naruto respondeu apenas que, se isso acontecesse, ele iria parar Sasuke sem matá-lo e proteger a vila. Pelo conteúdo da resposta, Itachi deu um pouco do seu poder para Naruto, forçando-o a engolir um dos seus corvos, e esperava que ele nunca tivesse usá-lo.

Após o seu encontro com Naruto, outros de seus clones de Itachi foi se encontrar com Sasuke. Sasuke mostrou uma melhoria significativa em suas habilidades durante o confronto, então Itachi concordou em ter sua batalha final no Fortaleza Abandonada Uchiha. Ele esperou a chegada de Sasuke, instruindo a Kisame não deixar que os outros membros da equipe de Sasuke interferisse em sua batalha. Itachi e Sasuke encontraram-se frente a frente e, enquanto trocava genjutsu, teve uma conversa sobre a história dos Uchihas, Madara e "verdadeiros" motivos de Itachi de querer tirar os olhos de Sasuke. Quando Sasuke conseguiu escapar do Tsukuyomi de Itachi, a batalha genjutsu terminou e a batalha ninjutsu começou.

Itachi usou o Amaterasu, mas Sasuke protegeu-se, derramando sua pele, uma técnica que ele era capaz de usar por causa de Orochimaru estar selado dentro dele. Usando a pele derramada como proteção, Sasuke desceu e disparou um Katon: Gōryūka no Jutsu na direção de Itachi, embora ele só conseguisse queimar uma das mangas de Itachi. Quase sem chakra, ele diz para Itachi sobre seu jutsu final que, como Amaterasu, é impossível de se evitar. Sasuke então usou seu Kirin, em Itachi, que teve o seu manto da Akatsuki queimado como resultado.[35]
Serpentevssusanoo

Susanoo de Itachi vs Orochimaru.

No entanto, Itachi conseguiu sobreviver usando o Susanoo para se defender. Como o Kirin gastou todo o chakra de Sasuke, Orochimaru foi capaz de se libertar e violentamente apareceu através de sua Yamata no Jutsu. No entanto Itachi foi facilmente capaz de cortar as sete cabeças das serpentes, deixando apenas um cuja Orochimaru saiu de sua boca e agradeceu por Sasuke ter libertado-o, permitiando-lhe assumir o controle do corpo de Sasuke. Itachi, porém, esfaqueou Orochimaru com a espada Totsuka para selá-lo, fazendo o Susanoo remover, assim, o Selo Amaldiçoado do corpo de Sasuke.
Últimos momentos de vida de Itachi

Os últimos segundos de vida de Itachi.

Quando Itachi começou a enfraquecer, o Susanoo também enfraqueceu, Sasuke viu uma oportunidade para atacar, mas em vão, como Susanoo ainda era capaz de proteger Itachi. Sua última opção foi empurrar Sasuke contra uma parede e, como estava indefeso, Itachi estava caminhando até perto dele. Embora parecesse que ele iria atacar Sasuke, Itachi apenas tocou na testa de Sasuke com um dedo e sorriu antes de dizer: "Perdoe-me... Sasuke..." uma referência para quando sempre Itachi tocava na testa de Sasuke com o dedo quando eles eram mais jovens. Com esse ato, Itachi finalmente morreu pela sua doença fatal, que ele vinha usando medicamentos e força de vontade para se defender.
Chikara

No anime, Itachi é invocado por Kabuto para batalhar com o Time Kakashi, que estão investigando o massacre que aconteceu no buraco. Brevemente após ser invocado, o caixão de Itachi volta com Kabuto se questionando se o Edo Tensei estava incompleto.
Confinamento dos Jinchūriki

Itachi foi invocado por Kabuto Yakushi através do Kuchiyose: Edo Tensei, juntamente com Nagato, Kakuzu, Sasori e Deidara como uma demonstração de seu poder para Tobi.[36]
Guerra Mundial Ninja

Mais tarde ele é ressucitado, juntamente com muitos outros ninjas poderosos para ajudar Tobi e Kabuto na Quarta Guerra Mundial Ninja. Ao receber ordens para a ir para a guerra, moveu-se na mesma direção que Kakuzu, com este último levando Nagato em suas costas.
Itachi e Nagato

Itachi e Nagato caminhando.

Sob o cair da noite, ele é visto ao lado de Nagato, ajudando-o a andar. Os dois têm uma conversa sobre a Akatsuki e o que o invocador tinha reservado para eles. Nagato observou como os dois estavam sendo usados, devido aos seus dōjutsu poderosos. Itachi então comenta que seu invocador tem a provável intenção de usar suas habilidades de genjutsu uma vez que o tempo é direito. Nagato comenta que Itachi era um verdadeiro shinobi envolto em trevas. Depois de parar em um santuário, eles continuam a discutir o plano de Tobi e sua estratégia. Quando Itachi e Nagato passeia pelos bosques próximos de algumas montanhas, eles encontram Naruto e Killer B.
Itachi e Killer B

Itachi lutando com Killer B.

Surpreso com o crescimento de Naruto e subjugação da Kyūbi, Itachi diz à Naruto que ele tem algo diferente para lhe perguntar, mas antes que ele possa perguntar ele é forçado a atacar Naruto e B com o Katon: Gōkakyū no Jutsu e depois atacou diretamente com taijutsu. Com os ataques de Itachi, ele pergunta o que aconteceu com Sasuke à Naruto, tornando-se visivelmente surpreso e desapontado com a decisão de seu irmão de destruir Konoha e percebendo que Tobi sabia a verdade por trás do evento o tempo todo. Itachi pede para Naruto não contar a ninguém sobre a verdade por trás do massacre do clã Uchiha como ele queria que o nome de seu clã para manter sua honra, confiando Sasuke para Naruto e afirma que ele estava feliz que ele colocou sua confiança em Naruto. Como Itachi enfrenta Killer B diretamente, ele usa a versão do Katon: Hōsenka Tsumabeni, mas é bloqueada por B. Como ele se defende de vários ataques a partir de B, então ele recua no topo da convocação de Nagato e ativa o Mangekyō Sharingan e se pergunta o que vai acontecer como ele faz. Muito para o choque de Naruto, um dos corvos de Itachi sai da boca de Naruto.
Itachi atinge a invocação

Itachi atinge a invocação de Nagato

O corvo sai da boca de Naruto, Itachi e o corvo fecham os olhos. Itachi então ousa o Amaterasu para aparentemente atacar Naruto Uzumaki, mas na verdade o objetivo era o cão do Kuchiyose de Nagato. Quando Nagato, pergunta o que Itachi fez com o corvo, Itachi responde que, o seu plano funcionou e então ataca Nagato com o Amaterasu. Ele então explica que, havia implantado o Sharingan de Shisui Uchiha no corvo, e usando uma capacidade única de Shisui, ele foi liberado do controle de Kabuto Yakushi. Ele então explica que ele tinha feito o sharingan reagir para o seu Mangekyō Sharingan incorporando a mensagem "proteger Konoha" prevendo que Sasuke iria transplantar seus olhos e ganhar o Sharingan Eterno, e escapar da cegueira e se ele fosse atacar Konoha de qualquer maneira o corvo deveria ir e parar e lançar o Genjutsu nele. Quando B pergunta a ele porquê ele não fez desde o início com Sasuke, Itachi diz que ele não poderia, pois o sharingan de Shisui levaria mais de uma década para se regenerar, e em outro caso ele tinha outras coisas que ele queria fazer pra Sasuke com a sua morte. Depois de Naruto dizer para deixar o resto com ele, ele expressou a sua gratidão que Sasuke tinha um amigo como ele, depois ele foi atacado por um grande Shinra Tensei que, Nagato tinha usado para se livrar do Amaterasu, nesse momento Nagato estava sendo totalmente controlado por Kabuto
Naruto Uzumaki,
Susano'o

Itachi salva B e Naruto.
estava com sua alma sendo arrancada por Nagato, então Killer B foi tentar salvá-lo, mas foi e Killer B com o seu Susanoo. bloqueado por Nagato, e ficou em risco, mas Itachi ativa o seu Susanoo e ataca Nagato, então Itachi salva Naruto e B. Itachi então contra-atacou, e acabou cegando o Caminho Exterior e o camaleão Kuchiyose que tinha uma visão compartilhada com Nagato. Então Nagato se move, e usa o Chibaku Tensei para prendê-los, depois de uma rápida análise, Itachi conclui que atacar a esfera, fazia com que ela parasse. Então eles fizeram isso, Itachi usou o Yasaka no Magatama, B usou o Bijūdama e o Naruto usa o Fūton: Rasenshuriken, então eles disparam as técnicas contra a esfera e, quebram ela. Depois de a fumaça sumir, aparece Nagato pego pela Espada Totsuka de Itachi, então esse diz para, Nagato falar suas últimas palavras, por que ele seria selado para sempre.
Itachi continua sobre Sasuke

Itachi passa por Sasuke.

Então Nagato é selado, então Itachi diz para Naruto e B que, ele lidaria com o Kuchiyose: Edo Tensei, pois ele tinha um plano. Quando Naruto diz que vai cuidar da guerra sozinho, Itachi diz que Naruto realmente se tornou forte, mas ele estava esquecendo de uma coisa muito importante, ele se esqueceu que as pessoas que odiavam dele começaram a o reconhecer por que ele sempre trabalhou duro, por que ele queria ser reconhecido por eles. Itachi diz também que se Naruto começar a esquecer dos outros, e se tornar arrogante e egoísta, um dia Naruto se tornaria igual a Tobi. Itachi diz que o pai de Naruto, só se tornou Hokage por causa de Kushina e de seus amigos. Naruto então se desculpa, e Itachi queima o seu corvo, com o Amaterasu, alegando que Naruto não precisa do olho de Shisui, pois ele herdou os sentimentos de Shisui, e diz que vai deixar Sasuke com Naruto e seus amigos. Antes de sair, Itachi diz para B cuidar de Naruto, e então vai para o campo de batalha.
Combate dos Susanoo

Itachi combate o Susanoo de Sasuke.

Continuando sua rota para parar o Edo Tensei, Itachi passa por Sasuke, que fica bastante surpreso. O encontro com Sasuke, enquanto tentava encontrar uma maneira de parar a técnica de Kabuto, pressiona Itachi no entanto, recusando-se a reconhecer seu irmão que agora o estava perseguindo. Isso faz com que Sasuke manifeste a mão de seu Susanoo em um esforço para pegá-lo, mas Itachi simplesmente usa o seu próprio Susanoo para desviar este, antes de notar o seu choque de que agora Sasuke possuía a mesma técnica que ele. Bombardeado por uma série de perguntas, Itachi revela as verdadeiras razões por trás da sobrevivência de Sasuke no massacre, alegando a inocência da infância de Sasuke e seu próprio desejo de ser punido por outro Uchiha. Manifestando o seu pesar sobre o caminho que Sasuke tinha escolhido e culpando-se um pouco, ele resolveu não falar mais nada já que estava morto, o que leva Sasuke retrucar que Itachi ainda estava fugindo dele mesmo mesmo morto. Itachi quebra o silêncio para retucar isso, afirmando que ele não estava fugindo, mas que tinha tarefas mais importantes para realizar, em particular parar o Edo Tensei.
Itachi encontra Kabuto

Itachi encontra Kabuto.

Invocando vários corvos, Itachi tenta cegar seu irmão mais novo, enquanto ele avança. Destruindo uma parede com o braço do Susanoo, ele enfrenta Kabuto que está chocado. Kabuto o parabeniza por ter o encontrado mesmo ele usando uma barreira em torno de sua localização, Itachi diz a ele que, enquanto estava sob seu controle, ele podia sentir nitidamente onde a fonte de energia estava vindo. Kabuto revela que, mesmo que Itachi o matasse, a técnica não seria interrompida, Itachi comenta que parecia que sua tarefa seria muito pior do que o esperado.
Itachi e Sasuke se preparam para lutar

Itachi e Sasuke juntos para a batalha.

Ouvindo Kabuto tentando convencer Sasuke à lutar contra ele, Itachi desvia a shuriken que Sasuke joga em Kabuto dizendo para seu irmão mais novo que Kabuto tinha de ser mantido vivo ou então o Kuchiyose: Edo Tensei nunca mais seria interrompido. Ao contrário de matar, ele iria usar o Tsukuyomi, a fim de descobrir como parar a técnica, em seguida, obrigar Kabuto a parar. Ele então diz Kabuto - que estava recitando a invulnerabilidade da técnica - que cada técnica tinha uma fraqueza e, neste caso, era ele. Como Sasuke se junta a ele, e o pergunta se dessa vez ele cumpriria a promessa ou faria igual antes, que ele sempre deixava para "depois", mas nunca fazia, Itachi responde que, a natureza de uma pessoa fica nela até sua morte, mas já que ele já tinha morrido, ele iria cumprir, é quando ele é interrompido por Kabuto.
Itachi e Sasuke liberam o Susanoo

Itachi e Sasuke contra Kabuto.

Como Kabuto coloca o seu capuz sobre o rosto, alegando que ele era timído, Itachi diz a seu irmão para ter cuidado com as cobras, uma vez que elas pareciam sentir eles claramente. Após ser informado de algumas das habilidades das cobras, Itachi provoca seu irmão mais novo chamando-o de " Hebi-Sensei ". Como Kabuto ataca com as cobras, os dois irmãos ativam seus Susanoo e bloqueiam o ataque. Ele diz para seu irmão não ser tão grosseiro depois que ele cortar as cabeças das cobras. Como Kabuto consegue enganá-los, Itachi diz para seu irmão mais uma vez para ter cuidado porque ele não era capaz de dizer onde o Kabuto verdadeiro foi devido a ele derramar sua pele. Chocado depois de ouvir a revelação de Kabuto que ele tinha encontrado a Caverna Ryūchi, Itachi confirma que várias de suas suspeitas estavam certas, afinal. Ele então se prepara já que Kabuto os ataca com o Senpō: Hakugeki no Jutsu.
Itachi corta o Chifre de Kabuto

Itachi corta o chifre de Kabuto.

Como a técnica é iniciada, Itachi corre para o lado de Sasuke antes dos efeitos da técnica começarem. Tapando os ouvidos e fechando os olhos de dor, Itachi percebe os mecanismos da intenção da técnica os cegando, prejudicando o seu sentido de audição, bem como, possivelmente, os paralizando com as vibrações adicionais. Usando o seu Susanoo para proteger Sasuke do ataque de Kabuto, Itachi depois afirma que ele não podia sentir a existência de Kabuto já que ele não possuia tal habilidade e ele só tinha visto o plano de ação de Kabuto. Como Kabuto tenta implantar a dúvida e a desconfiança entre os dois irmãos, Itachi pergunta para Sasuke se ele lembra do momento em que os dois lutaram com um javali gigante. Depois de Sasuke confirmar, Itachi diz que ele estaria indo com esse padrão de ataque. Formando sua Yasaka Magatama, Itachi lança-los[em Kabuto o que fornece uma abertura para Sasuke disparar sua flecha que chama a cobra que serve como cauda de Kabuto. Como Kabuto agora, no teto da caverna, Sasuke tenta utilizar sua espada para cortar o rabo, e Itachi intercepta. Como Kabuto revela que ele está sendo preso é um ardil, Itachi dispersa em um bando de corvos, chocando o último. Como ele volta ao normal, Itachi pega a katana e corta um dos chifres de Kabuto. Como Itachi retorna para Sasuke, ele diz a seu irmão mais novo que batar em um javali gigante provavelmente não era um problema para ele, para o qual as respostas de Sasuke lidar com a cobra antes dele foi a questão mais premente.
A Folha de Todos

Itachi e Kabuto se chocam.

Ouvindo Kabuto, mais uma vez tentando seduzir a lealdade de Sasuke, Itachi finalmente diz a seu irmão para não prestar atenção às palavras de Kabuto, como ele era um espião melhor e, assim, um mentiroso mais convincente do que a si mesmo. Ele então explicou que, enquanto a sua aldeia tinha o seu lado escuro e inconsistências, ele ainda permanecia o "Itachi Uchiha de Konoha". Apesar de admitir culpa pelo estado atual de Sasuke e assim, não estando em condições de criticá-lo, ele ainda quis dizer alguma coisa depois da derrota de Kabuto. Mais tarde, respondendo as reclamações de Kabuto de invencibilidade, Itachi declara que Kabuto não tinha conhecimento do verdadeiro poder dos Uchiha e que o dōjutsu final que iria decidir o seu destino. Repelido por Kabuto que intercepta ele, ele aconselha Sasuke ficar por perto. Antecipando-se do próximo ataque de Kabuto, Itachi usa seu Susanoo para proteger Sasuke, mas fica incapacitado. Como Kabuto se move para reescrever o talismã na cabeça de Itachi, Sasuke os protege com um anel de Amaterasu, que também anula a técnica, devido ao calor intenso das chamas. Itachi pede desculpas a seu irmão, então volta suas atenções para Kabuto e diz que, embora ele fosse diferente dele, ele podia simpatizar com ele, proque ele também não conseguia entender quem ele era ou o valor dos companheiros. Ele continua dizendo que os companheiros estavam lá para fazer o que você não podia e que aqueles que não são capazes de reconhecer a si mesmo foram condenados ao fracasso.
Itachi corta os ossos

Itachi ataca os ossos do jutsu de Kimimaro.

Rejeitando o louvor do Kabuto, Itachi afirma que ele havia fracassado e que o o nome "Uchiha" sozinho não era nada mais do que uma exposição de suas raízes. Implorando para Sasuke não matar Kabuto e em vez disso esperar até que os preparativos estejam completos, os irmãos foram atacados mais uma vez, como uma cópia de Sakon — que surgiu a partir da base da cobra de Kabuto — transformado em Jirōbō e viola o círculo de chamas. Sem pausa, os irmãos ao mesmo tempo usam Amaterasu e incinera enquanto se aproxima, incontáveis teias criadas por uma cópia de Kidōmaru. Preso entre mais teias e numerosos evasivos de ossos criados por uma cópia de Kimimaro, os dois se separam — como Itachi se foca em destruir o último — e usa o seu Susanoo para eliminar as ameaças. Os irmãos então recuam ainda mais para dentro da caverna, mas essa evasão foi de curta duração já que Kabuto apresentou uma cópia de Tayuya para usar um genjutsu auditivo, que paralisou os dois. Como Kabuto apresentou uma cópia da verdadeira forma, Itachi castigou sua crença de quea razão de uma pessoa de existir pode ser encontrada através da imitação de alguém que ela respeita. Sasuke diz para ele olhar em seus olhos, ele lançou o Tsukuyomi já que Sasuke usou o seu genjutsu do Sharingan, efetivamente permitindo-lhes a entrar na mente uns dos outros, e neutralizar a técnica de Kabuto na hora de parar a cópia da verdadeira forma de Orochimaru. Depois de declarar que ele iria usar Izanami agora, Itachi é subitamente cortado por Kabuto, que lançou um ataque surpresa emergente da boca da cópia de Orochimaru.
Izanami é ativado

Itachi toma o controle de Kabuto.

Chamando o seu irmão, que lhe comprou tempo suficiente para se regenerar, Itachi ataca Kabuto, que rebateu o ataque dirigindo a espada de Sasuke no peito de Itachi. Desaparecendo em um bando de corvos, ele corta o chifre de Kabuto, mais uma vez. Esta seqüência de eventos se repete várias vezes até que é revelado que Kabuto estava realmente preso dentro de Izanami, que continuaria essa seqüência de eventos. Explicando sobre Izanami e suas origens como a contrapartida de Izanagi ao seu irmão, Itachi explica para Sasuke indignado que ele usou esta técnica porque ele queria que Kabuto reconhecesse o seu verdadeiro eu, antes de morrer, ao contrário de si mesmo. Depois disso, Itachi declara que ele agora iria parar o Kuchiyose: Edo Tensei, que não tinha mais anexos ao mundo dos vivos, e que ele estava orgulhoso de ser capaz de proteger sua aldeia, mais uma vez. Ele também acrescentou que o fim da técnica era o mínimo que ele poderia fazer para aliviar o fardo que ele tinha colocado em Naruto. Aumentando a córnea que cobria os olhos de Kabuto, Itachi lança um genjutsu e ordena que Kabuto o ensine os selos para interromper o Edo Tensei.
Eu Vou Sempre te Amar

Itachi diz suas últimas palavras.

Após ser informado dos selos, Itachi manda Kabuto realizá-los. Ouvindo o estado de seu irmão de que ele ainda não conseguia perdoar Konoha pelo o que tinham feito com Itachi. Antes do Edo Tensei ser cancelado, Itachi se moveu para Sasuke com a mão estendida para bater-lhe na testa, como ele sempre fez em sua juventude, e afirmou que ele ainda podia fazer. Antes de sua consciência desaparecer completamente, Itachi usou seu Sharingan e compartilhou com Sasuke suas memórias e a verdade do que tinha acontecido, sobre o golpe de estado que os Uchiha planejavam, e suas consequências. Mostrando-lhe isso, Itachi disse para Sasuke que ele não queria mais mentir para Sasuke e contemplou que as coisas seriam diferentes se ele tivesse dito a Sasuke a verdade do que estava acontecendo no momento. Aparentemente, apontando indo para bater na testa de Sasuke mais uma vez, Itachi contou a seu irmão mais novo que ele não tem que perdoá-lo, mas não importa o que acontecesse com ele a partir desse ponto, ele sempre iria amá-lo, repousando a testa sobre seu irmão mais novo, sorrindo, com suas últimas palavras, e então, sua alma desaparece, indo ao além.
Habilidades
Karasu2

O uso de corvos nos genjutsu de Itachi.

Uma criança cuja genialidade se manifestou em uma idade jovem, os professores de Itachi na Academia observaram que seu progresso quase não precisava de qualquer tipo de ajuda, tendo sido promovido rapidamente através dos ranks ninja ainda criança, mostrando ainda mais suas capacidades notáveis. Em suas batalhas, Itachi mostrou ser um ninja extremamente poderoso e ganhou elogios de aliados e inimigos. Durante sua batalha contra Kakashi Hatake, Kurenai Yūhi e Asuma Sarutobi, Kakashi comentou que Itachi não estava lutando nem com a metade de sua força.[23] Tobi também comentou que Itachi nunca deixou de surpreendê-lo.[37] Apesar de suas próprias habilidades impressionantes, Itachi nunca subestimou seus adversários, como visto por seu respeito à Jiraiya,[38] no qual ele diz para Kisame que, desde que ele tenha a ajuda deste último, se ele lutasse contra Jiraiya, ou eles morreriam ou Itachi perderia.[39]

Preferindo evitar lutas prolongadas, a resistência de Itachi era abaixo da média e foi observado na fase Naruto que ele só conseguia usar o Mangekyō Sharingan três vezes por dia, antes que ele precisasse de uma quantidade significativa de descanso. Mesmo com isso, e com a péssima saúde de Itachi, juntamente com o fato de que ele estava se segurando, Sasuke ainda não poderia derrotá-lo durante o que seria o seu confronto final. Em seus momentos finais de vida, Itachi foi capaz de realizar um fūinjutsu, cumprindo tudo o que ele tinha planejado fazer durante essa luta. Sendo um pacifista técnico devido as experiências traumáticas da Terceira Guerra Mundial Ninja, Itachi não participava ativamente das batalhas, só agindo em legítima defesa e, principalmente, incapacitando seus inimigos, em vez de matá-los, se possível.
Taijutsu
Itachi vs Sasuke

Itachi levantando Sasuke com apenas uma mão.

Itachi possuía habilidades de taijutsu de alto nível, apesar de não ser especializado nisso. Isso foi demonstrado quando ele derrotou facilmente Tekka, Yashiro e Inabi — todos sendo seus superiores e membros da Polícia de Konoha.[40] Na fase Naruto, ele parou o Chidori de Sasuke com apenas uma mão e sem fazer esforço durante seu reencontro com ele no País do Fogo, apesar do extenso treinamento taijutsu que Sasuke fez para o Exame Chūnin. Sua habilidade em taijutsu permitiu que ele conseguisse lutar de igual para igual contra Naruto Uzumaki que estava no Kyūbi Chakura Mōdo e Killer B, respectivamente, nas lutas individuais.[41]

Itachi também foi observado possuir bons reflexos e velocidade, principalmente com os movimentos da mão. Sua velocidade para fazer os selos de mão e arremessar armas era tão grande que parecia que ele utilizava suas técnicas sem selos; mesmo usuários qualificados do Sharingan como Kakashi e Sasuke tiveram dificuldades para ver seus movimentos.[42][43] Ele também era proficiente com o Shunshin no Jutsu e era capaz de atacar um alvo e se mover quase que instantaneamente para o local que estava antes, dando pouco tempo para iniciar um contra-ataque.[44] No anime, ele também mostrou uma boa quantidade de força física, o suficiente para causar pequenas crateras no chão com alguns chutes.[45]
Ninjutsu
Katon Gōkakyū no Jutsu

Itachi usando o Katon: Gōkakyū no Jutsu.

Itachi tinha grande habilidade com todos os três principais tipos de técnicas. Os movimentos característicos de Itachi eram técnicas que envolviam o uso de corvos, sendo capaz de invocar um grande bando deles e usá-los tanto no seu ninjutsu como no seu genjutsu. Isto é visto principalmente com suas criações de clones que se dissolvem em corvos, fazendo os corvos se transformarem em shuriken. Ele também podia criar clones explosivos.

Tradicional no clã Uchiha, Itachi podia usar técnicas Katon, incluindo as bolas de fogo gigantes do clã cuja intensidade foi suficiente para incomodar até mesmo a Samehada,[46] ele também podia combinar suas habilidades proficientes com armas com seus ataques de fogo. Ele também era proficiente com o Suiton, sendo capaz de realizá-lo sem uma fonte de água já existente.[47] Itachi podia pegar seus adversários de surpresa com massas perfuradoras de água pressurizada[48] e com grandes dragões de água.[47]

Com seu treinamento na ANBU de Konoha, Itachi também se tornou proficiente em kenjutsu, principalmente demonstrado durante sua batalha com Kabuto Yakushi depois de ser reencarnado.[49] Como um ANBU, Itachi também foi capaz de passar pela barreira do Kanchi Shisutemu Jutsu sem ser detectado.[50] Itachi também tinha alta habilidade com fūinjutsu como visto quando ele usou o Tensha Fūin: Amaterasu em Sasuke, apenas momentos antes de sua morte.[51]
Shurikenjutsu
Itachi Shurikenjutsu

A habilidade de Itachi em shurikenjutsu.

Mesmo em sua juventude, Itachi conseguia acertar perfeitamente um intrincado conjunto de nove alvos, um dos quais ficava escondido em um ponto-cego, rebatendo com precisão uma kunai sobre a outra para garantir que atingiu o alvo.[52] Durante sua luta com o controlado Nagato, ele foi capaz de acertar os pontos cegos das invocações de Nagato, apesar de elas compartilharem seus campos de visão concedido pelo Rinnegan.[53] Itachi também era muito hábil com shuriken, com Sasuke afirmando que Itachi era melhor com essas ferramentas, até mais do que o seu próprio pai.[54] Ele também podia infundir fogo nas shuriken para um ataque duas vezes mais devastador.[55]
Dōjutsu
Sharingan
Sharingan (Itachi)

O Sharingan de Itachi.

Por ser um verdadeiro herdeiro do Sharingan, Itachi despertou e dominou o dōjutsu aos oito anos de idade.[56] Ele alcançou o estágio em que ele conseguia até mesmo deixar seu Sharingan ativado por longos períodos de tempo, com o mínimo consumo de seus níveis de chakra.

Itachi ficou especialmente conhecido por suas habilidades em genjutsu, sendo considerado um dos usuários mais poderosos dos Uchiha. Sua habilidade era tal que ele conseguia lançar um apenas apontando para alguém ou reverter o genjutsu do adversário contra ele mesmo.[57] Segundo Ao, ele era a única pessoa que poderia usar seu genjutsu para assumir o controle de outros indivíduos sem que a Divisão de Sensores percebesse.[58] Com o Sharingan, Itachi alcançou o ponto onde ele podia usar um dos dōjutsu mais poderosos do clã Uchiha, o Izanami, e também tinha conhecimento sobre sua contrapartida, o Izanagi.[59]
Mangekyō Sharingan
Mangekyo (Itachi)

O Mangekyō Sharingan de Itachi.

Itachi possuía o Mangekyō Sharingan, o que lhe permitia usar suas técnicas mais poderosas. Com seu olho esquerdo, ele podia usar o Tsukuyomi, um genjutsu que faz a mente de seu oponente ficar presa em um mundo ilusório, podendo torturá-lo durante dias no mundo ilusório, enquanto no mundo real se passam apenas alguns segundos.[60] Com o olho direito, ele podia usar o Amaterasu, que cria chamas negras que são controladas e que podem queimar qualquer coisa, incluindo o próprio fogo. Sua técnica final é o Susanoo, o "Deus Tempestuoso do Valor" (勇武の荒神, Yūbu no Aragami),[61] uma técnica que utiliza ambos os olhos para criar um ser espectral. Ele empunha a Espada de Totsuka, uma espada etérea com a capacidade de selar qualquer coisa que perfura na cabaça que serve como seu cabo, e o Espelho de Yata, um escudo que pode refletir qualquer ataque. Com o Susanoo, Itachi é capaz de usar seu mais poderoso ataque de longo alcance: o Yasaka Magatama. Durante sua batalha com Kabuto, ele também demonstrou a capacidade de manifestar parcialmente e controlar as várias fases do Susanoo com grande maestria. O poder defensivo de seu Susanoo é grande o suficiente para protegê-lo de todos os efeitos de uma técnica tão poderosa quanto o Kirin, apesar de ser destruído e precisar ser reformado.[62] Zetsu disse que a Espada de Totsuka combinada com o Espelho de Yata, fazem o Susanoo de Itachi ser praticamente invencível.[63] Além disso, apesar de nunca ter sido mostrado usando, Itachi demonstrou um conhecimento considerável sobre o Kotoamatsukami, um genjutsu controlador de mentes do mais alto nível. Sua compreensão sobre esta técnica foi grande o suficiente para programar o olho esquerdo de Shisui Uchiha para ativar o efeito da técnica em uma situação muito específica com uma ordem muito específica.
Susanoo

O Susanoo completo de Itachi com o Espelho de Yata.

Apesar de seu domínio com o Mangekyō Sharingan, Itachi sofreu muito com seus efeitos colaterais. Como cada uma das técnicas concedidas pelo Mangekyō Sharingan gasta uma grande quantidade de chakra para serem usadas, isso acabava deixando ele cansado, exigindo que ele desativasse o seu Sharingan completamente. Na fase Naruto, ao usar o Mangekyō três vezes ele já ficava exausto.[64] O outro efeito colateral era que sua visão começou a piorar gradualmente desde que ele despertou o Mangekyō Sharingan, e a degradação piorava ainda mais rápido cada vez que ele o usava, o que o levaria, eventualmente, a ficar cego, com seu Sharingan selado para sempre.[65] No momento em que Itachi ativou seu Mangekyō Sharingan durante sua luta final com Sasuke, a visão de Itachi se deteriorou tanto que Sasuke parecia ser um mero borrão, sua visão estava tão perto da cegueira que no momento em que ele ativou o Susanoo, ele já havia perdido tanto o design do Sharingan como o design do Mangekyō, restando apenas a íris vermelha.[66]
Inteligência
Últimos momentos de vida de Itachi

Itachi selando o seu poder dentro de Sasuke durante os momentos finais da sua batalha.

Desde criança, Itachi tinha um grande senso e consciência do que estava acontecendo ao seu redor. Ele também foi abençoado com a habilidade inata para perceber a natureza de alguém. Foi por isso que Itachi teve um grande interesse na história da aldeia, e no legado que seus antepassados ​​deixaram. Devido ao seu modo de pensar, ele nunca foi ofuscado pela visão limitada do "clã", mas, na verdade, ele pensava na aldeia como um todo. Também foi observado que, aos sete anos de idade, Itachi já possuía um conhecimento comparável a um Hokage.[18]

Itachi foi mostrado por ser analítico e perspicaz, podendo deduzir o funcionamento e as fraquezas de poderosas técnicas, mesmo sob pressão.[67] Ele orquestrou sua batalha contra Sasuke para conseguir seus resultados desejados, e até mesmo fez um plano reserva caso seu plano original falhasse, selando o seu poder em Sasuke e colocando um corvo especial dentro de Naruto Uzumaki.[68][69] Caso Tobi entrasse em contato com Sasuke, ele transcreveu o Amaterasu nos olhos de Sasuke em uma tentativa de matar Tobi quando sua guarda estivesse baixa. Isso levou o homem mascarado notar que se ele não tivesse mantido alguns segredos de Itachi, ele teria morrido em sua última armadilha.[70]

Além de suas habilidades perceptivas, Kabuto também observou que Itachi possuía habilidade em enganar devido à capacidade deste último em ler os sentimentos das pessoas, e isso fez dele um ninja que viveu em mentiras até sua morte.[71]
Estatísticas
Databook Ninjutsu Taijutsu Genjutsu Inteligência Força Agilidade Estamina Selos Manuais Total
Terceiro 5.0 4.5 5.0 5.0 3.5 5.0 2.5 5.0 35.5