1- Até seria. Afinal, contra um oponente igualmente rápido como Gai vs Madara, isso poderia ser decisivo. Porém, contra a maioria dos oponentes, que não teriam reação nem aos movimentos normais dos Gates, nem seria necessário. Mas é possível sim.
2- Como eu disse acima, ele ficaria "mais completo". Não creio que aumentaria muito, porque? Porque o estilo serve para ser imprevisível, e imprevisibilidade serve para não deixar os inimigos te acompanharem.
Porém, velocidade serve para a mesma coisa, para não deixar os inimigos te acompanharem. Então se os inimigos não acompanhariam a velocidade dos Gates sem o Suiken, o Suiken só seria um capricho. É por isso que ele seria útil apenas contra oponentes tão rápidos quanto, ou semelhantes.
3- Não sei. Suiken, creio ser algo mais complicado do que o Gates, porque não é algo físico, é algo mais mental. Exige concentração para controlar o Suiken. Eu arriscaria dizer que sim, já que seus ideais normalmente são tão fortes, que ele controla o corpo mesmo inconscientemente. Mas, é difícil saber.