Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionComo eu posso explicar como funciona o sistema Urinário!!!!  EmptyComo eu posso explicar como funciona o sistema Urinário!!!!

more_horiz
????????????

descriptionComo eu posso explicar como funciona o sistema Urinário!!!!  EmptyRe: Como eu posso explicar como funciona o sistema Urinário!!!!

more_horiz
O sistema urinário é constituído pelos órgãos que elaboram, transportam e armazenam a urina temporariamente até ser excretada para o exterior. Na urina encontramos diversos metabólitos ácido úrico, ureia, sódio, glicose, proteínas, etc

Possui:

1 par de rins,
1 par de ureteres ou ductos,
1 bexiga
Uretra

Rins:

É um órgão par, abdominal, localizado posteriormente ao peritônio parietal. Os rins estão situados à direita e à esquerda da coluna vertebral. No homem tem a forma de um grão de feijão, tem duas faces, anterior e posterior. Na sua parte superior situa-se a glândula supra-renal.

A função dos rins:
Regulação do volume sangüíneo      
Regulação da pressão arterial      
Regulação do pH do sangue
Liberação de hormônios;      
Regulação do nível de glicose no sangue;        
Excreção de resíduos e substâncias estranhas

Ureteres:

É um tubo muscular que une o rim à bexiga. Partindo da pelve renal, que constitui sua extremidade superior dilatada, o ureter, com trajeto descendente, penetra na pelve para terminar na bexiga.

Bexiga:

É uma bolsa que funciona como reservatório da urina. O fluxo contínuo que chega pelos ureteres é transformado,  em emissão periódica (micção). Que pode conter de 500ml a 800ml de urina.

Uretra:

É o último segmento das vias urinárias, que estabelece a comunicação entre a bexiga urinária e o meio exterior. No homem é uma via comum para a micção e ejaculação, enquanto na mulher, serve apenas à excreção da urina.

Uretra feminina:

Mede cerca de 4 cm, é distensível. Está entre os pequenos lábios, na frente da vagina, abaixo do clitóris

Uretra masculina:

Mede cerca de 20cm.

Utilização da urina para diagnósticos?

Em caso de infecção urinária, alterações metabólicas ..

Infecção urinária:

Exame de urina tipo I- análise de sedimento urinário
Urocultura
Teste de sensibilidade a antimicrobianos (TSA). (In vitro)
Hemocultura
Exames de imagem

Alterações metabólicas:

Glicose,
Bilirrubina,
Corpos cetônicos,
Densidade,
Sangue,
PH,
Proteínas,
Nitrito,
Leucócitos,
Urobilinogênio.

P.S.: Deve procurar imagens sobre os órgãos que elaboram, transportam e armazenam a urina.
Qualquer dúvida, me envie uma MP.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos