O que entendi dali foi que o chakra do Nagato era praticamente insuficiente para
realizar o jutsu. A afirmação de Obito deu um nó cego nessa questão, pode-se tanto dizer que Rinne Tensei mata, é uma condição dar a
vida em troca ou apenas deixa o indíviduo esgotado por falta de chakra.
A primeira hipótese vai de encontro com a fala de Obito e com a tradução que fala de transmigração, o indíviduo tem que cumprir uma exigência da técnica, até mesmo depois da intervenção de Naruto que
salvou Gai da morte, Sakura notou que Obito já estava no fim.
A segunda levaria em conta apenas o fator chakra, e chegamos ao ponto de comparar um Nagato que era superior ao Obito com chakra Uchiha e células Senju, segundo ele mesmo. Obito falou que não conseguia usar o Rinnegan como Nagato, talvez pelo fator chakra e stamina. E entra também o conceito de Tensei Jutsu.
Como exemplo vou pegar a Chiyo (sem segundas intenções
). O Kishō Tensei (acho que é assim, me corrijam se estiver errado) retira o chakra/energia vital de alguém e manda para outro, nesse caso bastava ter muito chakra (caso atual de Sasuke) para não ser esgotado pelo jutsu como Chiyo foi pelo Tensei dela. Claro a técnica é do
Rinnegan e deve ser bem mais complexa.
Enfim, falei demais.
como sempre Mas é isso, de qualquer uma das formas não acho que Sasuke morra caso realize o Rinne Tensei, seja pelo fato das bijūs poderem estender sua vida ou por ter chakra o suficiente para não sofrer os efeitos da técnica como Obito sofreu.