Um tribunal da China condenou à morte nesta sexta-feira o ex-diretor de Transporte do extinto Ministério de Ferrovias do país, Zhang Shuguang, mão direita do ex-titular da pasta, Liu Zhijun, também sentenciado à pena capital no ano passado. Como ocorreu no caso de Liu, a sentença contra Zhang está “suspensa por dois anos”, o que significa que se o preso mostrar bom comportamento na cadeia sua pena pode ser substituída pela prisão perpétua.
A justiça chinesa considerou Zhang culpado de corrupção após receber mais de 47 milhões de yuans (18,7 milhões de reais), através de subornos de companhias com quem fechava contratos públicos entre 2000 e 2011, informou a agência oficial Xinhua. Por causa do crime, Zhang, um dos engenheiros chefes do ministério, teve seus direitos políticos cassados para o resto da vida e todas suas propriedades confiscadas.
Zhang faz parte do grave escândalo que abalou o antigo Ministério de Ferrovias da China, o que levou ao seu desmantelamento, pondo em dúvida o desenvolvimento de trens de alta velocidade no país, um dos que mais investe nesse tipo de transporte no mundo. Já Liu, condenado em 2013, foi o responsável por gerir a pasta entre 2003 e 2011, quando a Comissão Disciplinar do Partido Comunista da China abriu uma investigação contra ele por causa de corrupção. Até a revelação do escândalo, o Ministério de Ferrovias era o segundo com maior orçamento do governo chinês, perdendo apenas para o de Defesa.
A justiça chinesa considerou Zhang culpado de corrupção após receber mais de 47 milhões de yuans (18,7 milhões de reais), através de subornos de companhias com quem fechava contratos públicos entre 2000 e 2011, informou a agência oficial Xinhua. Por causa do crime, Zhang, um dos engenheiros chefes do ministério, teve seus direitos políticos cassados para o resto da vida e todas suas propriedades confiscadas.
Zhang faz parte do grave escândalo que abalou o antigo Ministério de Ferrovias da China, o que levou ao seu desmantelamento, pondo em dúvida o desenvolvimento de trens de alta velocidade no país, um dos que mais investe nesse tipo de transporte no mundo. Já Liu, condenado em 2013, foi o responsável por gerir a pasta entre 2003 e 2011, quando a Comissão Disciplinar do Partido Comunista da China abriu uma investigação contra ele por causa de corrupção. Até a revelação do escândalo, o Ministério de Ferrovias era o segundo com maior orçamento do governo chinês, perdendo apenas para o de Defesa.