Creio que sim, foram alterados alguns dos textos bíblicos pela igreja. Não sei se sabe mas, a Igreja fez a bíblia logo após a morte de Jesus Cristo( E sim acredito que ele existiu), acredito que a igreja usou Jesus Cristo como uma vantagem, em que melhorasse para os nobres, o Rei( Imperador ou outros), e até mesmo para a Igreja, Oque que a Igreja planejava? Usar Deus como se fosse o Guarda costas de Tais Pessoas, eles informaram ao povo que Deus existia, e se você cometer violência e não obedecer a regra deles Deus o castigaria.
Acho que tudo oque falei se encaixa, não quis dizer que Deus não existe de minha consciência ele existe, mas a Igreja quis se aproveitar disso, para seu próprio Beneficio, é Claro que isto é uma opinião minha e pode considerá-la fértil.
Quanto ao assunto principal, sim a bíblia foi editada duma maneira em que ela não botasse regras em sua cabeça, creio que a bíblia parecia mais um monte de regras do que apenas crer Exemplo:
Se você matar alguém deus irá te castigar, e o levara para o Inferno.
Agora a bíblia foi editada para dizer que Deus existe sem deixar de vista um monte de regras á final o povo não é burro, quanto ao.
um número muito pequeno de alterações textuais que os lingüista e críticos modernos considerão mudanças intencionais
Exatamente,é pura verdade, você percebe que na bíblia fala que um monte de coisas são pecado, é só alterar Pecado por Regras.
Bem esta é minha opinião não precisa levar á sério, acredite no que quiser.