Acho que tem bastante gente que fala muito, não entende muito e não faz muito. Sobre educação básica, todo mundo que tem conhecimento básico da Constituição sabe que a responsabilidade maior sobre isso é dos governos estaduais e dos municípios. E mesmo assim foram construídas mais de 422 escolas técnicas, que tem ensino médio de qualidade. Quem diz que não é de qualidade é porque não lembra da qualidade destas escolas antes.
Meu padrasto trabalha há 20 anos em uma escola técnica federal, que antes era apenas escola agrotécnica. Segundo ele, os governos tucanos foram os piores indiscutivelmente para as mesmas, e em sua era não havia sequer dinheiro para pagar as contas de luz, e após a meia-noite a energia era desligada, e os banhos todos limitados a 5 minutos.
Hoje tem até sala de recreação com Xbox pra todo mundo jogar, professores todos com doutorado, salas de informática com PCs Core i5, servidores com mediana capacidade, WiFi livre e energia 24h (risos). Estou falando em apenas uma escola técnica, agora imagine se eu falar em todas.
Sobre o Bolsa Família, vejo muita gente reclamando sem levar em consideração que são 77 reais apenas, e não tentar se colocar no lugar do outro. Tem gente que se beneficia sim desses programas sem necessidade, mas não podemos generalizar. Além disso, essa questão de 'cada filho é 80 reais', tem um requisito mínimo pra isso, que é esse filho estar estudando em alguma escola. Uma criança a mais na escola significa muito ao meu ver, é um puta incentivo. Grande porcentagem dos que tinham Bolsa Família há alguns anos estão trabalhando hoje em dia, graças ao programa que não os deixou morrer de fome~sede.
Os aspectos negativos já foram mencionados no tópico, e concordo com eles. A saúde não melhorou o necessário e a segurança deixa a desejar. Porém, também entra aqui o caso da Lei de Responsabilidade Fiscal. Na mesma, saúde é passada aos municípios e segurança aos estados e municípios. Ao meu ver, é uma falha, mas no caso da saúde vejo que não é uma roubalheira apenas nos governos, e sim nos hospitais. Hospital público é cheio de malandragem. Tem médico que opera um dente e diz que operou o coração do paciente apenas pra superfaturar. Tem muito diretor de hospital que não repassa as verbas que vão até ele. Isso é fato não isolado, e sim bastante ocorrente.
Nas escolas o mesmo pode acontecer, apesar de eu não ter conhecimento como nos hospitais. Mas, como eu já falei antes, ao meu ver o que o governo pode fazer pela educação, está tentando e conseguindo parcialmente, pois seu poder nessa área é parcial.
Acho que tudo isso que falei se inclui na tal Reforma Política que Dilma propôs, agora veremos se irá fazer mesmo ou é papo fiado, assim como a transposição do Rio São Francisco e outras obras superfaturadas...
É o que penso
Ps.: Aécio foi tão bom em Minas que perdeu no primeiro turno, disse que ia ganhar no segundo usando como fonte pesquisas, e acabou perdendo também no segundo turno (risos).