Como muitos já me viram postar aqui, o Susano, na minha opinião, é uma técnica que só necessita do Manguekyou para "despertar". É como se ele "projetasse" o que o ninja deveria criar com chakra. Afinal, diferente dos outros jutsus do Manguekyou, o Susano não sai dos olhos, e tampouco seria afetado caso o usuário "piscasse" dentro do Susano.
Então supondo que fosse assim mesmo, uma vez que o Susano tivesse sido despertado, só precisaria de chakra para molda-lo, coisa que é absoluta, ele é apenas molde de chakra.
Eu não acho que tenha sido KnJ, como eu disse, acho coerente. Vamos mostrar o mestre dos Uchihas fazendo o Susano:
Me digam, o que veem além do molde de chakra? Claro que os outros Uchihas não possuem tanta maestria á ponto de brincar com o molde como Madara brinca, não é atoa que ele foi o único a despertar o Susano Full apenas com o Fuumetsu Manguekyou.
Repetindo o ponto de "piscar" dentro do Susano, imaginem que quando um olho fecha, ele está inativo, certo? Á menos que você esteja concentrando chakra nele, como para fazer o Amaterasu, o mangá sempre mostrou que quando Kakashi fechava o olho, ele preservava o seu chakra, já que o Sharingan não era usado.
Então porque o Susano se manteria de pé, se ele fosse totalmente dependente do Sharingan?
Além do que, o Rinnegan de Madara Tensei era fake, como todos sabem. E mesmo assim, ele usava o Susano perfeito com o Rinnegan. Oras essa, ele conseguia acessar o poder do Sharingan com um Rinnegan fake, ou ele simplesmente não precisava do Sharingan pra moldar seu Susano? Tem mais esse ponto, o Rinnegan até agora, não mostrou poderes Uchiha, senão o Susano. Coincidência com Madara usar o Susano sem olhos?
Não que eu não ache que o Rinnegan permita, apenas estou exemplificando pra entenderem a minha lógica.
Ainda tem o caso de Itachi, que estava praticamente cego ao final da luta contra Sasuke, e
desativou o sharingan, ainda mantendo o Susano:
Ainda há alguma dúvida?
Enfim, é o que eu interpretei. Não foi KnJ.