Concordo com quem disse que perdeu espaço e está desvalorizada se comparada aos anos de ouro, mas ainda resiste.
A MPB tem seu papel e por mais que tenha perdido público, ainda o tem. Alguns artistas que fazem uma musica praticamente nesse estilo e foram recentemente mais expostos, como Tulipa Ruiz ou Marcelo Jeneci (que chegou a tocar com o Edgard Scandurra e Arnaldo Antunes) fazem bastante sucesso. É claro que o alcance desses artistas não é mais o mesmo. Na televisão por exemplo, a Globo é uma das poucas emissoras que não deu às costas ao estilo. A quem frequenta shows, sabe o quanto é difícil conseguir um ingresso em determinadas cidades e de determinados artistas, inclusive os mais novos. Agora uma coisa é certa, e a carreira dos dois artistas que citei comprovam: Viver com e de musica está foda. Se dá sorte, é extremamente bom ou se ganha apoio, mas seja qual for o caminho, seu sangue vira água de tanto esforço, seja falando de MPB ou até o sertanejo em alta. O que acontece com a MPB, ao se analisar os artistas iniciantes acontece de mesma forma com o sertanejo. Talvez seja o mal dessa nossa época, muita informação, facilidade de acesso, há muitos artistas, mas nem todo mundo alcança holofotes e falando assim, é meio injusto, mas no mesmo tempo, penso que se correr atrás, se ganha o espaço, porque há.
Quanto a visibilidade, o que acontece é a confirmação da força que a cultura sertaneja têm no país. No mais, até mesmo essa cultura veio se transformando nos últimos 10 anos, mas ainda se encontra a raiz dentro de alguns nomes. Não critico o sertanojo universitário sem razões, até porque eu gosto de alguns nomes como Jorge e Mateus, mas de fato, algumas musicas são apenas pra dançar ou a mensagem é tão fraca e sem emoção que se perde. Não acho que seja um "fenômeno" tão incomum ou que indique má qualidade em si, se fosse, eu estaria incluso num grupo de pessoas que não gosta de musicas eletrônicas ou pops chicletes e não estou. Apenas constato que a musica sertaneja de raiz e alguns nomes atuais levam a essência do gênero, que é poesia, é história, é emoção e tudo o mais, como a própria MPB também possui, mas que esse novo sertanejo está perdendo, assim como a MPB também perdeu parte do seu caráter musical durante os anos.