Tobirama escreveu: então os filhos de Hinata e Naruto deviam ser uma espécie de Hamura, certo? visto que naruto é uzumaki e possui o chakra, e Hinita Hyuuga possui o yakugan...
Errado.
Como eu disse, às vezes você nasce com as características de seu pai e não herda nada de sua mãe, como pode ocorrer o contrário ou até mesmo nascer sem possuir características de ambos.
Em outras palavras, Tobirama, ser filho de pais poderosos só lhe dá mais chances de ser poderoso, mas isso não significa que você não possa ser um shinobi sem poderes fantásticos.
Eles têm chances de serem poderosos, isto é óbvio, também têm chances de terem poderes medianos, mas não pode-se descartar a possibilidade de ambos ou pelo menos um dos filhos da Hinata e do Naruto serem shinobis comuns.
Entendeu? Isso acontece na vida real também, eu nasci loiro, meu pai é moreno e minha mãe é libanesa, e aí? Não puxei pra nenhum dos dois, mas meu irmão do meio tem as mesmas características árabes da minha mãe.
Sarada, por exemplo, filha de Sasuke e Sakura, é uma Uchiha, de Haruno ela não tem nada, ela não puxou a Sakura em nada, entendeu?
Então não é garantido que Boruto seja alguém tão poderoso quanto Hamura, e o mesmo para sua irmã caçula.