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descriptionMinha redação do ENEM EmptyMinha redação do ENEM

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Minha redação do ENEM, avaliem ai de 0 a 1000. :fera: 

Título: Persuasão da mídia e consumismo desenfreado

A mídia possui um papel importante como veículo de distribuição de informações em meio social. Esse papel, entretanto, vem causando expressivas dicotomias quanto ao poder de manipulação que ela exerce em diferentes grupos sociais,principalmente em crianças, vítimas do desejo e do prazer impulsivo.

As informações passadas por tais veículos de telecomunicações, normalmente pautadas em um constante desejo burguês pelo lucro, criam uma ideologia do consumismo desenfreado, despertando nas crianças e jovens o desejo do ''ter'' a qualquer custo. 

Diversos países que já adotaram o método da manutenção da publicidade infantil vem mostrando êxito em seus projetos, pois permitem as crianças manterem seus desejos de compra e fluírem as suas imaginações, mas sem permitir que o excessivo bombardeio publicitário e consumista possa exercer controle mental das crianças.

As crianças não possuem maturidade para compreenderem e resistirem as ''tentações'' da mídia e ''abraçam'' a ideia de compra e posse, dando a ideia de que sem isso, elas ficariam com um vazio, incompletas.

Cabe aos pais regulamentarem e ensinarem aos filhos a controlarem esse desejo pelo consumismo, de modo que elas aprendam a resistir a essa manipulação. Cabe ao estado a função de regularizar e limitar o horário de transmissão e a forma como essas propagandas serão repassadas.


Enfim, eu mudei algumas palavras na redação original para o texto não ficar redundante, mas a ideia foi basicamente essa. :yoda:


O que acharam ? Pelo menos uns 600 ? :zeus:

descriptionMinha redação do ENEM EmptyRe: Minha redação do ENEM

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Dálvio escreveu:
Minha redação do ENEM, avaliem ai de 0 a 1000. :fera: 

Título: Persuasão da mídia e consumismo desenfreado

A mídia possui um papel importante como veículo de distribuição de informações em meio social. Esse papel, entretanto, vem causando expressivas dicotomias quanto ao poder de manipulação que ela exerce em diferentes grupos sociais,principalmente em crianças, vítimas do desejo e do prazer impulsivo.

As informações passadas por tais veículos de telecomunicações, normalmente pautadas em um constante desejo burguês pelo lucro, criam uma ideologia do consumismo desenfreado, despertando nas crianças e jovens o desejo do ''ter'' a qualquer custo. 

Diversos países que já adotaram o método da manutenção da publicidade infantil vem mostrando êxito em seus projetos, pois permitem as crianças manterem seus desejos de compra e fluírem as suas imaginações, mas sem permitir que o excessivo bombardeio publicitário e consumista possa exercer controle mental das crianças.

As crianças não possuem maturidade para compreenderem e resistirem as ''tentações'' da mídia e ''abraçam'' a ideia de compra e posse, dando a ideia de que sem isso, elas ficariam com um vazio, incompletas.

Cabe aos pais regulamentarem e ensinarem aos filhos a controlarem esse desejo pelo consumismo, de modo que elas aprendam a resistir a essa manipulação. Cabe ao estado a função de regularizar e limitar o horário de transmissão e a forma como essas propagandas serão repassadas.


Enfim, eu mudei algumas palavras na redação original para o texto não ficar redundante, mas a ideia foi basicamente essa. :yoda:


O que acharam ? Pelo menos uns 600 ? :zeus:



Olha, Dálvio, tua redação tá interessante. Achei apenas que você em um dado momento acabou contradizendo teu raciocínio. No segundo parágrafo, construíste uma ideia onde as crianças estão reproduzindo a ideologia do consumismo, enfatizando o "desejo crescente do ter" a qualquer custo.

No parágrafo seguinte, deste a entender que os países "permitem as crianças manterem seus desejos de compra e fluírem as suas imaginações, mas sem permitir que o excessivo bombardeio publicitário e consumista possa exercer controle mental das crianças."

Ou seja, de certa forma, acabou havendo uma contradição, na medida em que o raciocínio construído no texto, pelo menos em minha compreensão, foi que a mídia e publicidade infanto-juvenis têm contribuído para a construção de pessoas cuja personalidade associasse e reproduz a lógica capitalista onde o desejo material e consumista se sobrepõe a outras esferas da vida.

Deste a entender no trecho que destaquei que há um controle efetivo que não permite efeitos significativos do "bombardeio publicitário" em relação à influência sobre os pensamentos e ações de crianças e jovens. Enfim. Pode até não ter sido isso que você quis dizer, mas, o modo como construíste o enunciado acabou dando margem para pensar desta forma. E se assim for, torna-se ambíguo em relação ao que foi trazido no restante do texto.

Na tua conclusão, você foi perfeito. Chamou a atenção para a importância de mecanismos de proteção social a essa superexposição publicitária, algo que cabe ao Estado e a família.


É isso. Boa sorte. Abraço. Achei uma redação de boa qualidade no geral.

Ah, de 0 a 1000? Cara, preferiria não avaliar nesses termos quantitativos, mas, já que você pediu, acho que daria entre 700 e 800 (mais perto do teto desta escala).

descriptionMinha redação do ENEM EmptyRe: Minha redação do ENEM

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Uchiha M escreveu:
Dálvio escreveu:
Minha redação do ENEM, avaliem ai de 0 a 1000. :fera: 

Título: Persuasão da mídia e consumismo desenfreado

A mídia possui um papel importante como veículo de distribuição de informações em meio social. Esse papel, entretanto, vem causando expressivas dicotomias quanto ao poder de manipulação que ela exerce em diferentes grupos sociais,principalmente em crianças, vítimas do desejo e do prazer impulsivo.

As informações passadas por tais veículos de telecomunicações, normalmente pautadas em um constante desejo burguês pelo lucro, criam uma ideologia do consumismo desenfreado, despertando nas crianças e jovens o desejo do ''ter'' a qualquer custo. 

Diversos países que já adotaram o método da manutenção da publicidade infantil vem mostrando êxito em seus projetos, pois permitem as crianças manterem seus desejos de compra e fluírem as suas imaginações, mas sem permitir que o excessivo bombardeio publicitário e consumista possa exercer controle mental das crianças.

As crianças não possuem maturidade para compreenderem e resistirem as ''tentações'' da mídia e ''abraçam'' a ideia de compra e posse, dando a ideia de que sem isso, elas ficariam com um vazio, incompletas.

Cabe aos pais regulamentarem e ensinarem aos filhos a controlarem esse desejo pelo consumismo, de modo que elas aprendam a resistir a essa manipulação. Cabe ao estado a função de regularizar e limitar o horário de transmissão e a forma como essas propagandas serão repassadas.


Enfim, eu mudei algumas palavras na redação original para o texto não ficar redundante, mas a ideia foi basicamente essa. :yoda:


O que acharam ? Pelo menos uns 600 ? :zeus:



Olha, Dálvio, tua redação tá interessante. Achei apenas que você em um dado momento acabou contradizendo teu raciocínio. No segundo parágrafo, construíste uma ideia onde as crianças estão reproduzindo a ideologia do consumismo, enfatizando o "desejo crescente do ter" a qualquer custo.

No parágrafo seguinte, deste a entender que os países "permitem as crianças manterem seus desejos de compra e fluírem as suas imaginações, mas sem permitir que o excessivo bombardeio publicitário e consumista possa exercer controle mental das crianças."

Ou seja, de certa forma, acabou havendo uma contradição, na medida em que o raciocínio construído no texto, pelo menos em minha compreensão, foi que a mídia e publicidade infanto-juvenis têm contribuído para a construção de pessoas cuja personalidade associasse e reproduz a lógica capitalista onde o desejo material e consumista se sobrepõe a outras esferas da vida.

Deste a entender no trecho que destaquei que há um controle efetivo que não permite efeitos significativos do "bombardeio publicitário" em relação à influência sobre os pensamentos e ações de crianças e jovens. Enfim. Pode até não ter sido isso que você quis dizer, mas, o modo como construíste o enunciado acabou dando margem para pensar desta forma. E se assim for, torna-se ambíguo em relação ao que foi trazido no restante do texto.

Na tua conclusão, você foi perfeito. Chamou a atenção para a importância de mecanismos de proteção social a essa superexposição publicitária, algo que cabe ao Estado e a família.


É isso. Boa sorte. Abraço. Achei uma redação de boa qualidade no geral.

Ah, de 0 a 1000? Cara, preferiria não avaliar nesses termos quantitativos, mas, já que você pediu, acho que daria entre 700 e 800 (mais perto do teto desta escala).


Vlw, cara. Rei do Camarote

Foi mais ou menos isso...

Eu quis dizer que esses países possuem um eficaz sistema de controle sobre a publicidade que é repassada as crianças, permitindo que elas possam ser levemente influenciadas por tais projetos capitalistas, mas sem estarem a todo tempo recebendo informações sobre comprar e comprar.

Seria ilógico se eu dissesse para proibirem propagandas destinadas ao público infantil. Isso é algo impossível e totalmente utópico,ao meu ver.

Por isso eu disse, que um rigoroso sistema de controle do estado em relação a essa publicação e o incentivo dos pais a educarem seus filhos de tal modo que falei, permitira um crescimento mais saudável da criança.

Seria como o sistema da faixa etária. O aviso do governo da faixa mínima de idade recomendada para um programa X, o horário em que esse programa passa e o incentivo dos pais em ensinarem a criança sobre o pq de não poder assistir e talz.


No meu ponto de vista, não vi contradição, apenas uma correlação entre o texto 1 que falava em proibir e o texto 3 que falava em incentivar o ensino as crianças.


Mas gostei bastante do seu ponto de vista... :zeus:

descriptionMinha redação do ENEM EmptyRe: Minha redação do ENEM

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Dálvio escreveu:

Eu quis dizer que esses países possuem um eficaz sistema de controle sobre a publicidade que é repassada as crianças, permitindo que elas possam ser levemente influenciadas por tais projetos capitalistas, mas sem estarem a todo tempo recebendo informações sobre comprar e comprar.

Seria ilógico se eu dissesse para proibirem propagandas destinadas ao público infantil. Isso é algo impossível e totalmente utópico,ao meu ver.

Por isso eu disse, que um rigoroso sistema de controle do estado em relação a essa publicação e o incentivo dos pais a educarem seus filhos de tal modo que falei, permitira um crescimento mais saudável da criança.

Seria como o sistema da faixa etária. O aviso do governo da faixa mínima de idade recomendada para um programa X, o horário em que esse programa passa e o incentivo dos pais em ensinarem a criança sobre o pq de não poder assistir e talz.


No meu ponto de vista, não vi contradição, apenas uma correlação entre o texto 1 que falava em proibir e o texto 3 que falava em incentivar o ensino as crianças.


Mas gostei bastante do seu ponto de vista... :zeus:



Ótimo, cara. Agora, ficou mais claro ainda.

A verdade é que um sistema capitalista que funcione de modo neoliberal, como uma fera solta livremente, cada vez mais torna as pessoas objetos e consumidores, muitas vezes sem critério e desejantes de artigos sem uma necessidade real.

A partir do momento em que instâncias educativas não operam desde cedo, a tendência é que as crianças se tornem alvos fáceis do mercado publicitário e cresçam sem se tornarem cidadãs críticas do próprio sistema social em que estão inseridas.

Muito bom raciocínio. Conseguiu ser bastante produtivo no curto espaço que geralmente é dado em provas desta natureza.


850 pontos e não se fala mais nisso. :deus:


E quando sair o resultado, compartilhe.

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Dálvio escreveu:
Minha redação do ENEM, avaliem ai de 0 a 1000. :fera: 

Título: Persuasão da mídia e consumismo desenfreado

A mídia possui um papel importante como veículo de distribuição de informações em meio social. Esse papel, entretanto, vem causando expressivas dicotomias quanto ao poder de manipulação que ela exerce em diferentes grupos sociais,principalmente em crianças, vítimas do desejo e do prazer impulsivo.


Na minha opinião estas expressões não se adequam bem. Poderias ter usado outras mais convenientes. Em vez de "grupos sociais", tu poderias ter usado a expressão "faixas etárias", para se referir mais adequadamente as crianças. Penso que as palavras "desejo" e "prazer impulsivo" não soaram muito bem, nem transmitiram coerência. Acredito que tu deverias ter usado a frase "que são facilmente persuadidas devido sua baixa capacidade de diferenciação entre o benéfico e o maléfico" em vez de "vítimas do desejo e do prazer impulsivo"

Dálvio escreveu:

As informações passadas por tais veículos de telecomunicações, normalmente pautadas em um constante desejo burguês pelo lucro, criam uma ideologia do consumismo desenfreado, despertando nas crianças e jovens o desejo do ''ter'' a qualquer custo. 


Em vez de "burguês", tu poderias ter usado "capitalista", pois o lucro é o propósito final e maior do capitalismo. Este parágrafo está ótimo!
Dálvio escreveu:

Diversos países que já adotaram o método da manutenção da publicidade infantil vem mostrando êxito em seus projetos, pois permitem as crianças manterem seus desejos de compra e fluírem as suas imaginações, mas sem permitir que o excessivo bombardeio publicitário e consumista possa exercer controle mental das crianças


Creio que querias dizer "nas crianças" em vez "das crianças".
Dálvio escreveu:

As crianças não possuem maturidade para compreenderem e resistirem as ''tentações'' da mídia e ''abraçam'' a ideia de compra e posse, dando a ideia de que sem isso, elas ficariam com um vazio, incompletas. 


Penso que tu deverias ter especificado o tipo de mídia a que se referistes, se a televisiva ou a impressa. Tu repetistes a palavra "ideia" logo em seguida, não sei se isso soaria bem para quem irá corrigir tua redação! Depois de "vazio" tu deverias ter usado o "ponto e vírgula" em vez de vírgula, pois tu transmitistes basicamente a mesma ideia. Neste parágrafo, teu argumento ou a mensagem que querias passar ficou confusa e "solta".
Dálvio escreveu:

Cabe aos pais regulamentarem e ensinarem aos filhos a controlarem esse desejo pelo consumismo, de modo que elas aprendam a resistir a essa manipulação. Cabe ao estado a função de regularizar e limitar o horário de transmissão e a forma como essas propagandas serão repassadas.


Não tenho certeza absoluta, mas talvez tenha havido uma discordância verbal, pois tenho a impressão que o verbo "resistir" não concordou em número com "elas".


Tu repetistes demais a palavra "infância" e penso que, dependendo de quem corrigirá tua redação, poderás ser despontuado um pouco.

Dálvio escreveu:

Enfim, eu mudei algumas palavras na redação original para o texto não ficar redundante, mas a ideia foi basicamente essa. :yoda:


O que acharam ? Pelo menos uns 600 ? :zeus:


Dálvio, eu gostei  muito de sua redação! De zero à dez, eu daria 8,5 . Não sou professor de Língua Portuguesa, mas tenho alguns conhecimentos na área.

Penso que tu tirarás uns 600 pontos ou mais um pouco, quem sabe! Sejamos otimistas, né!

descriptionMinha redação do ENEM EmptyRe: Minha redação do ENEM

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É uma boa redação.

Mas o ENEM exige mais do que isso.

ENEM ADORA informações baseadas em fontes confiáveis como por exemplo, IBGE, OMS etc. Ele adora ler no desenvolvimento de uma redação citações referidas ao tema da redação. (Eles querem saber se você é o tipo de estudante que está SEMPRE informado, em noticias e jornais)

Já fiz o ENEM duas vezes. Na primeira vez foi para treinar e consegui 850 na minha nota da redação, na segunda vez consegui 1.000 pontos.

Por incrível que pareça não é difícil. Tive aulas particulares com um professor que corrige as redações do ENEM, e as dicas dele foram essenciais.

Boa sorte :paz:
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