O jornal Asahi Shimbun publicou uma entrevista com Masashi Kishimoto, o mangaka que encerrou hoje Naruto. Vale lembrar que na Primavera de 2015 será lançada uma mini série mangá de Naruto.
PERGUNTA - O que você está sentindo agora?
KISHIMOTO - Faz menos de doze horas que eu finalizei o último episódio, eu não tenho nenhum sentimento que Naruto acabou. Eu tive que cumprir um prazo a cada semana por 15 anos. Eu sinto que não há um prazo para a próxima semana. Pensei em muitas coisas para fazer depois que Naruto terminasse mas, eu não sei por onde começar. Eu quero fazer algo diferente. Não se preocupem, eu vou continuar a criar mangas.
PERGUNTA - Quando decidiu como acabar com “Naruto”?
KISHIMOTO - Desde que o Naruto começou a ser televisionado pela primeira vez, estive determinado em acabar com o manga numa batalha entre Naruto e Sasuke (que tem sido o seu rival desde o início da história). Mais tarde, pensei nos detalhes, pouco a pouco, como eles iriam lutar entre si como amigos ou inimigos, seus sentimentos e diálogos, enquanto eu estava desenhando a série. Dois anos atrás, eu comecei a sentir que a história estava se aproximando do final.
Quando a série começou, o editor responsável pelo meu trabalho me disse: “Continue a série por, pelo menos, cinco anos”. O trabalho duro de continuar a desenhar Naruto para uma revista semanal, ocasionalmente, fez-me pensar que gostaria de terminar a série. Eu não achei que Naruto duraria 15 anos.
A história durou um período tão longo por causa dos personagens. Quando eu tentei oferecer rapidamente uma resposta (a questões levantadas na história), os personagens não me permitiam fazê-lo. Se eu os tinha feito agir como eu desejava, a realidade teria sido perdida.
Como os mangakas estão sempre trabalhando em salas confinadas, é difícil para nós, ver de perto se as nossas obras são realmente populares. Foi só quando recebi muitas cartas de fãs do exterior que eu percebi o quanto Naruto era popular fora do Japão. Algumas dessas cartas estão escritas em línguas que eu não conheço.
Uma vez recebi um e-mail com uma fotografia de uma criança vestida de Naruto, fazendo uma pose. Essas pequenas coisas me deixam feliz.
PERGUNTA - Esteve sempre consciente da força de One Piece?
KISHIMOTO - É impossível estar inconsciente de tal. Tanto Naruto como One Piece são publicados na mesma revista, e One Piece esteve sempre à frente das restantes obras. Alias, tenho conseguido trabalhar com mais força e empenho, graças à existência de One Piece.
PERGUNTA - Vai fazer 40 anos de idade no dia 8. Como se sente sobre isso?
KISHIMOTO - Eu continuo uma criança em termos de mentalidade. Nada mudou desde os 25 anos de idade, quando a série começou. Eu só trabalhava na mesa para criar um manga interessante de alta qualidade, e 15 anos passaram-se antes que eu me percebesse.
PERGUNTA - O que gostaria de dizer ao seu antigo eu?
KISHIMOTO - Gostaria de dizer ao meu antigo eu de 23/24 anos, que pintou Naruto e outros personagens na varanda da minha casa: “Cuide muito bem deles. Você vai escrever uma série de manga por 15 anos usando esses personagens”.
PERGUNTA - Sobre Naruto The Last
KISHIMOTO - O mais recente filme é uma história de amor. Vai retratar o que aconteceu entre os episódios 699 e 700 do manga. Eu desenhei os personagens e ajudei a fazer a história. Embora eu quisesse escrever sobre os romances de Naruto e os seus amigos no manga, era muito difícil. Eu não sou bom para escrever romances porque me sinto envergonhado ao tentar.