Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionRacismo inverso? EmptyRacismo inverso?

more_horiz
Racismo é o que dá forma a uma ideologia, convicção, crença etc de superioridade de uma raça sobre a outra. Ou seja, em síntese, discriminação racial.

Tenho visto bastante na internet esses dias o uso do termo "racismo inverso" (que seria racismo com branco, ou com os "opressores") e a pregação da inexistência dele.
E sobre este último, de fato, concordo, não existe racismo inverso, existe racismo e ponto.
Racismo não é a discriminação por raça? Por que a discriminação com um branco só pelo fato de ele ser branco não é racismo?

Qual é a opinião de vocês sobre isso? Racismo inverso existe?

:fera:

descriptionRacismo inverso? EmptyRe: Racismo inverso?

more_horiz
O problema é que o racismo se fixou como uma descriminação dos "brancos" para com os "negros".
Na verdade eu acho meio desnecesauron isso.
Ok, antigamente era nítido que havia uma descriminação forte entre as "raças" mas hoje em dia o Brasil se tornou tão homogêneo (pelo menos na região onde eu moro) que é até difícil separar "brancos" e "negros". (Por favor, não estou dizendo "separar" no sentido de viverem separados).
Acontece que como tudo no Brasil (Hu3), o racismo virou oportunismo e algumas pessoas usam do direito de reclamarem por racismo por tudo. :asideia:
Hoje em dia, ao nascer dentro de uma família "branca" você já é marcado como: elite branca opressora que não passa por perrengues na vida e tudo o que conquista é por ser branco...
Se uma pessoa "negra" compra um carro: —Nossa, você viu? Fulano ralou pra caramba e comprou um carro.
Se uma pessoa "branca" compra um carro: —Ah, ele é branco, não passa por "apertos". Ele pode comprar um carro pois não passou necessidades.

Se uma pessoa "negra" entra na faculdade (e ainda conta com o auxílio de "cotas"): —Fulana entrou na faculdade. Ainda bem que o governo criou essa "cota" para faculdades.
Se uma pessoa "branca" entra na faculdade: —Branquelo Playboyzinho!

Não sei onde vocês moram. Mas aqui é exatamente assim. :poise:

O "neo-racismo" não serve mais para "tentar unir o povo" através da declaração de igualdade racial. Agora o "racismo" serve apenas como "mimimi" de pessoas aproveitadoras que se auto-diminuem e se defende com a desculpa de "sou negro então eu vou oprimido pela elite branca opressora".

Não sou negro pois meus pais são brancos então seria quase impossível eu ter nascido diferente. Mas se eu fosse o meu pensamento seria:
"Sou negro sim! Não tem como e por que mudar isso. É isso o que eu sou!! Eu não ter orgulho do que eu sou me torna tão racista quando qualquer 'pseudo-branco opressor'.

Concluindo, o meu pensamento de racismo é que ele nem deveria ter sido tão divulgado, afinal combater o racismo já passa a ideia de que há diferenças raciais, e o objetivo é assumir que todos somos iguais. Então como vamos viver como iguais se duas massas tem que se dividir por causa do "combate ao racismo"?

Obs: tratei como exemplo "brancos" e "negros" por ser o exemplo mais forte no nosso país, mas também há o preconceito com orientais, europeus, e até mesmo o racismo regional.

more_horiz
:aliens:

O racismo existe, mesmo com brancos e também deve ser combatido. Lembram do caso da moça que teria que alisar o cabelo pra continuar trabalhando e foi desrespeitada por isso? Isso poderia ter acontecido com uma branca de cabelo crespo e ela também estaria no direito de reclamar. Ou poderia ser uma situação totalmente inverso ao da moça negra (o que não acontece pois não condiz com a realidade, né? :D).

Esse pensamento do branco só por ser branco ter a vida ganha, é consequência da mesma cultura que discrimina o negro, isso é um tanto óbvio. E acontece também com pessoas extremamente brancas ou albinas e em momento algum a luta contra o racismo com negros impede que o branco também reclame se acontecer com ele. O que é ilógico são justamente aqueles opressores, que desrespeitam os outros, lutar por que estão sendo redimidos - ou até reprimidos, pois é, que dó. O medo, na verdade, é de que a sociedade realmente mude e não haja mais espaço para comentários maldosos, nénom?

O pobre em geral sofre preconceitos e hoje, na minha opinião, é mais importante combater isso - e aqui no Brasil, a xenofobia. A solução é simples para tudo porém utópica; Se todos fossem como tartarugas e cuidassem mais dos seus próprios cascos, sem vaidades, a sociedade seria bem mais justa. E é uma máxima; Igualdade nunca existirá. Sempre vai ter o de baixo, enquanto o de cima sobe - ou por que o de cima abaixou. Então o que pode ser feito é minimizar os danos, e valendo para o racismo, a luta é precisa.

E não, eu não votei na Dilma. :fera: #foraPT
ISAJPIASJPOASJPOSAJPOSAKAPOSKASKLASSAÓASLPÁLSAKSAKOPISPJASIPASPOKASOPASESTOUAPENASÇOANDO

more_horiz
Racismo inverso em minha humilde opinião é uma piada, sério.
Brancos sofrem racismo? Por favor né, antigamente se diziam ser mais superiores que os negros e os escravizaram (nisto incluo os indígenas). E por mais que a escravidão tenha sido abolida, ainda existe um sentimento de desprezo por negros e muitos brancos se acham superiores à eles (até acham que só porque um negro sentou do seu lado no metrô ele vai te roubar wtf).
Eu sou branca e nunca vou sentir na pele o que é sofrer racismo, mas falar que branco sofre de "racismo inverso" é o mesmo que falar que os homens sofrem com femismo (femismo é diferente de feminismo, onde o primeiro prega pela superioridade da mulher e o segundo a igualdade de gêneros).
Nunca vamos ver uma notícia de um branco sendo morto por ser branco ou não ser aceitado em uma empresa por essa condição, e muito menos existir na história da humanidade de os brancos serem separados dos negros simplesmente porque "eles são considerados diferentes", como ocorreu com o Apartheid.

more_horiz
Eu sou branco, se já me chamaram de branquelo, maizena, parede? Sim. Mas tipo quando me chamam disso eu nem fico com raiva ou toco o foda se, eu apenas sorrio o que me resta é sorrir pra quer fica com raiva de um ser tão ingênuo e sem noção como um racista, nem me sinto uma vítima só tenho que compartilha minha branquice :horak: ( nem sou tão branco ♤)

Faz anos que isso não acontece comigo, quem sofre mesmo são os negros coitados, tá na hora de por esses Branquelos na pressão VAMOS RACISTAR OS BRANQUELOS.

more_horiz
Noblow escreveu:
Eu sou branco, se já me chamaram de branquelo, maizena, parede? Sim. Mas tipo quando me chamam disso eu nem fico com raiva ou toco o foda se, eu apenas sorrio o que me resta é sorrir pra quer fica com raiva de um ser tão ingênuo e sem noção como um racista, nem me sinto uma vítima só tenho que compartilha minha branquice :horak: ( nem sou tão branco ♤)

Mas o caso é, eram negros que estavam te chamando assim? Porque meus amigos ficam me chamando de albina e palmito porque sou muito branca, mas isso não é nem um pouco próximo a ofensa que uma pessoa racista faz quando se dirige a um negro. Este, ao xingar uma pessoa negra, está querendo que ela se sinta ofendida pela cor de pele e de como ela é inferior aos brancos.
Fico abismada com racismo, homofobia, machismo... coisas do século passado que ainda existem em nossa sociedade.

more_horiz
Ma@ Não consigo quotar, fazer pelo cel e horrível

Então, faz uns 3 anos atrás que isso aconteceu, se era um negro? Sim e hoje ele é meu amigo rs, só pra ver como são as coisas, esse ano que fui vítima foi tenso demais era todo santo dia um novo apelido de tudo quanto é lado, mas mas me sentia normal e muito menos inferior ou superior aos outros, meus amigos zoa também com minha cor.

O que eu não suporto e racismo em direção aos negros, tá uma certa angústia de resolver isso mas não posso fazer nada, triste triste triste o Racismo.

more_horiz
Muitas pessoas acham que racismo é apenas com negros, mas não é, pois já presenciei o contrário. Ser muito branco as vezes gera racismo igual aos Negros, eu tinha um colega que zoavam ele, seu apelido era "Irmão da branca de neve". Como também já tive amigos negros que também sofreram, então existe racismo para os dois lados, mas não creio no "Racismo inverso"....Racismo é Racismo.

more_horiz
Racismo inverso? Se você ofender ou agredir uma pessoa apenas por ela ser branca, será racismo. Racismo não é só contra negros.

Fiquei com um ponto de interrogação na cabeça agora, não entendi direito o que você quis dizer, Anv.

more_horiz
Sasuke escreveu:

Fiquei com um ponto de interrogação na cabeça agora, não entendi direito o que você quis dizer, Anv.

Vou aproveitar para colocar o meu ponto de vista também.

Bom, não existe racismo inverso. Existe racismo. Racismo não é exclusivamente discriminação com negros, racismo é discriminação por raça.

Racismo inverso é um termo usado por pessoas que não reconhecem qualquer discriminação com brancos (os ditos opressores). E isso é por causa daquele triste histórico de racismo com os negros. É claro que em muitos aspectos não tem como comparar as dimensões do racismo direcionado a um negro com o direcionado a um branco, mas eu não acho que por isso, se for o caso de um branco sofrer discriminação, ela possa ser negada como tal justificada nisso. Discriminação é discriminação.

É exatamente isso >
Shōsen D. Law escreveu:
Hoje em dia, ao nascer dentro de uma família "branca" você já é marcado como: elite branca opressora que não passa por perrengues na vida e tudo o que conquista é por ser branco...

*no Brasil

Se você é branco, então já é automaticamente um opressor, ainda que nunca tenha realmente oprimido alguém (rs), e por isso qualquer discriminação que venha a sofrer é justificável e até válida. :asideia:

more_horiz
Racismo é racismo, todos os preconceitos e ataques a etnias estão inclusos. Nunca ouvi falar desse termo "racismo inverso", mas se for o que eu entendi, realmente não faz sentido algum.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos