Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionAlguém em ajuda no meu tema de português  EmptyAlguém em ajuda no meu tema de português

more_horiz
21 de maio
Passei uma noite horrível. Sonhei que deu residia numa casa resilível, tinha banheiro, cozinha, copa e até quarto e criada. Eu ia festejar o aniversário de minha filha Vera Eunice. Eu ia comprar-lhe umas panelinhas que há muito tempo vive pedindo. Porque eu estava em condições de comprar. Sentei na mesa para comer. A toalha era alva de lírio. Eu comia bife, pão com manteiga, batata frita e salada. Quando fui pegar outro bife despertei. Que realidade amarga! Eu não residia na cidade. Estava na favela. Na lama, as margens do Tietê. E com 9 cruzeiros apenas. Não tenho açúcar porque ontem eu saí e os meninos comeram o pouco que eu tinha.
...Quem deve dirigir é quem tem capacidade. Quem tem dó e amizade ao povo. Quem governa o nosso país é quem tem dinheiro. Quem não sabe o que é fome, a dor, e a aflição do pobre. Se a maioria revoltar-se, o que pode fazer a minoria? Eu estou ao lado do pobre, que é o braço. Braço desnutrido. Precisamos livrar o pais dos políticos açambarcadores.

A Autora
Carolina Maria de Jesus (1914-1977) tornou-se conhecida quando, em 1960, publicou o livro Quarto de despejo; diário de uma favelada. Moradora da favela do Canindé, na cidade de São Paulo, a autora registra em um diário o cotidiano cruel do qual é testemunha. São histórias reais vividas por essa mulher negra, de origem humilde, que estudou apenas até o segundo ano do Ensino Fundamental, mas fez da escrita um instrumento para refletir sobre a sua condição. Carolina superou todos os estigmas e tornou-se referência para discussões sobre o preconceito social e a condição dos pobres no Brasil.

Responda as questões com base nos textos

1) O texto 21 de maio é escrito em primeira o terceira pessoa? Justifique com partes dos textos

2) Do que se trata o inicio do primeiro Paragrafo? retire do texto uma parte que comprove sua resposta e explique

3) Em que momento é possível perceber que a Autora teve a intenção de adequar o seu texto ao padrão culto da linguá usando vocabulário e estruturas da variedade padrão. (De pelo menos três exemplos)

4) como essas estruturas ficariam na linguagem informal. reescreva-as

5) Na sua opinião da autora por que as pessoas vivem numa situação de pobreza?

descriptionAlguém em ajuda no meu tema de português  EmptyRe: Alguém em ajuda no meu tema de português

more_horiz
1) O texto 21 de maio é escrito em primeira o terceira pessoa? Justifique com partes dos textos

Primeira pessoa.

2) Do que se trata o inicio do primeiro Paragrafo? retire do texto uma parte que comprove sua resposta e explique

O ínicio do primeiro paragráfo retrata sobre um sonho dela, que ao contrário de sua realidade, ela pertencia uma classe alta. Onde tinha dinheiro, uma casa decente, bastante comida e até uma criada ao seu dispor.
"(...) sonhei que deu residia numa casa resilível, tinha banheiro, cozinha, copa e até quarto e criada."
"(...) sentei na mesa para comer. A toalha era alva de lírio. Eu comia bife, pão com manteiga, batata frita e salada."

5) Na sua opinião da autora por que as pessoas vivem numa situação de pobreza?

Por causa dos políticos corruptos que estão no poder.
"(...) precisamos livrar o pais dos políticos açambarcadores."

A 3 e a 4 fiquei com preguiça de fazer, espero que outra pessoa aqui no tópico faça. :horak:

descriptionAlguém em ajuda no meu tema de português  EmptyRe: Alguém em ajuda no meu tema de português

more_horiz
Obrigado Ma
me ajudou muito novamente

FLw
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos