Tem algum motivo para não acreditar em Deus? Qual a opinião das pessoas quanto descobre que você é ateu? Fale um pouco sobre o assunto!
Tem algum motivo para não acreditar em Deus?
Gautama, o fundador do budismo, rejeitou em grande parte a autoridade dos Vedas e dos Upanishads, principalmente, com relação à doutrina da liberação (moksha). Ele redefiniu a cosmologia indiana, incorporando muitos termos védicos em sua doutrina, mas redefiniu-os para explicar o Caminho do Meio, também ensinou que, para alcançar o nirvana (extinção das ilusões) não se deve aceitar a autoridade das escrituras ou a existência de Deus.
“Não deveis aceitar nada por ouvir falar, tampouco porque está nas escrituras”, disse Buda em um discurso. Como sua ênfase é a compaixão, o Budismo não define a si mesmo como solução melhor que qualquer outra. O Budismo primitivo, a rigor, nem era uma religião, mas um conjunto de práticas morais e mentais. No que diz respeito à meditação, essas práticas podem ser vistas como simples técnicas, que não implicam em compromisso com nenhum tipo de religiosidade.
Como resultado da sua expansão, cerca de 300 anos depois da morte de Buda, o Budismo já se dividia em 18 escolas. Seus ensinamentos, mantidos por transmissão oral, agora estavam escritos. Vários concílios foram organizados para dar homogeneidade às escrituras das diversas escolas. Um deles, realizado no século III a.C., resultou no chamado Cânone Páli, o registro mais antigo dos ensinamentos budistas. Pouco depois, o Budismo dividiu-se em duas tradições, cada uma delas afirmando-se como possuidora do verdadeiro sentido da palavra de Buda. A tradição Theravada, ou “à maneira dos antigos”, que se baseava exclusivamente nos textos escritos na língua páli, espalhou-se pelo sudeste da Ásia. Para o praticante Theravada, Buda não era um deus, mas sim um grande sábio. O objetivo do caminho Theravada é iluminação individual.
A outra tradição é a Mahayana (literalmente “Grande Veículo”), que se instalou sobretudo na China, Coréia e Japão. A base de seus ensinamentos também está na prática da meditação. No Budismo Mahayana, porém, Buda já não é apenas um sábio, mas uma divindade reverenciada. Assim como os chamados bodhisatvas, seres considerados iluminados, que adiam sua entrada no nirvana para poder ajudar na iluminação de outros. Foi no âmbito das escolas Mahayana que mais se desenvolveram os aspectos sobrenaturais e imaginários do Budismo. Sidarta, ou Buda Sakiyamuni, jamais se apresentou como um enviado, salvador ou reencarnação de quem quer que fosse. Nos seus discursos não há referência sequer ao fato de que existe reencarnação. Ele não disse palavra a favor ou contra a idéia de Deus.
O conceito de buda já não se restringia a Sidarta, o Buda Sakyamuni. Passou a definir um princípio fundamental de iluminação espiritual. Sakyamuni já não era mais “o” buda, mas sim “um” buda. As tradições orientais sustentam que houve muitos budas no passado e que ainda haverá muitos outros no futuro. Ampliando o conceito de que há tantos budas quanto grãos de areia, esse Budismo pop expandiu-se amigavelmente pelo Oriente, incorporando uma infinidade de arquétipos ou divindades locais. (Ao contrário das religiões abraâmicas, que demonizaram os deuses das culturas dominadas). Isso explica por que existem tantas imagens diferentes do Iluminado. Quando ele é representado como um asceta esquelético, refere-se ao Sidarta da fase pré-Buda. Quando mostrado como um meditador sereno, é o Buda Sakyamuni.
No Budismo, essas funções são reforçadas pela prática budista, não querendo dizer com isso que somos soberanos aos deuses, mas que compartilhamos com eles a harmonia do universo.
Então, é comum vc ouvir falar o nome de um deus do hinduísmo no Budismo, mas não que o adoremos como um ser superior a nós, mas como uma função da vida a qual oferecemos orações que seriam como alimento para fortalece- los de modo que cumpram sua função de harmonizar a vida. Deuses aqui, no entanto, são tanto o q faz bem como o q faz mal, se ambos estiverem em equilíbrio, então a vida se harmonizará.
Vemos que o mundo mostra mais os aspectos de violencia, de calamidades, de sofrimentos inumeros. Então, compreende- se que há desarmonia nas funções celestiais. Por terem nascido em uma mesma pátria, houve essas meslcagens das duas religiões o que acontece inevitavelmente nas sociedades. Por exemplo, os povos conquistados pelo império romano sofreram influencias do pensamento filosofico romano e vice e versa. Enfim, houve uma mesclagem de culturas.
Ellos escreveu:@Uman
Koe cara faz esses post bíblicos não Y__Y
Deixa eu tentar por de outra forma as coisas pra ver se você entende oque eu kiz dizer... Mesmo que no Budismo o Buda não tenha sido a origem da criação do universo, o alfa e o ômega como em outras religiões, ele é tao endeusado quanto jesus é.
Tem gente que endeusa jesus, tem que endeusa buda, tem gente que endeusa o Itachi, nesse sentido é que comparei buda a jesus pois não precisa ter um livro sagrado que diga as pessoas para elas glorificarem o Buda, elas próprias endeusam ele porque querem, mas, isso não ocorre em uma religião como o Taoísmo (religião do Yin-Yang).
Seja Zeus, jesus, buda, alah, rogerio ceni ou itachi, cada religião tem la um sujeito fodastico que é endeusado por seus feitos, sacas ?
Ellos escreveu:@Uman
:MASOQUE:
todos os humanos podem atingir a iluminação...
todos os homens são filhos de deus...
Se jesus fica a direita do trono, o buda fica em seu pedestal ou seila, sei que mesmo que Eu ou Você "comecemos a brilhar" aqui e agora, não seriamos endeusados como Buda
Bom seja como for só queria esclarecer o porque deu ter jogado o Budismo no mesmo saco que estão as outras religiões
Uman escreveu:Ellos escreveu:@Uman
Se jesus fica a direita do trono, o buda fica em seu pedestal ou seila, sei que mesmo que Eu ou Você "comecemos a brilhar" aqui e agora, não seriamos endeusados como Buda
Bom seja como for só queria esclarecer o porque deu ter jogado o Budismo no mesmo saco que estão as outras religiões
Não seremos endeusados como Buda agora, mas se "atingirmos a iluminação", seremos novos Budas.
Eu entendo o que você fez. O problema que gerou a discordância, foi tu ter dito que Budismo e Hinduismo são em síntese a mesma coisa.
Ellos escreveu:Uman escreveu:Ellos escreveu:@Uman
Não seremos endeusados como Buda agora, mas se "atingirmos a iluminação", seremos novos Budas.
Eu entendo o que você fez. O problema que gerou a discordância, foi tu ter dito que Budismo e Hinduismo são em síntese a mesma coisa.
Achei que o problema tinha sido comparar o Buda com Jesus.
Mas, realmente taquei o Budismo, Hinduísmo, Cristianismo e todas as outras no mesmo saco
E putz, iluminado ou não, a gente nunca vai ser famoso e endeusado como Buda, bom talvez no seu caso e no do Garcia sensei já que existe o Umanismo e Garcismo
#nunca vai ter um Elloismo