Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Ateus manifestem-se!?

+4
Uman
Ma
Ellos
Noblow
8 participantes

descriptionAteus manifestem-se!?  EmptyAteus manifestem-se!?

more_horiz
Tem algum motivo para não acreditar em Deus? Qual a opinião das pessoas quanto descobre que você é ateu? Fale um pouco sobre o assunto!

descriptionAteus manifestem-se!?  EmptyRe: Ateus manifestem-se!?

more_horiz
Tem algum motivo para não acreditar em Deus?

Cristianismo acredita em uma trindade de deuses (jesus, espirito santo e noe) que formam o todo poderoso da religião deles
Hinduísmo acredita em 2445046546840 deuses
Islamismo, xintoísmo, budismo e blablablabla mais deuses

Para min o ser humano queria acreditar em algo e cada cantinho do mundo criou sua própria versão de divindade
O que há em comum a todas as religiões é que no final como se fosse em um conto de fadas você vive feliz para sempre (caso seja bomzinho claro) seja no ceu, na iluminação ou qualquer um dos paraísos e nirvanas das religiões.

O ser humano a 2~3 mil anos atrás não entendi os fenômenos naturais, não sabia como se prevenir de catástrofes naturais ou doenças apelativas então apelavam pra supertiçao e qualquer coisa que pudesse dar mais esperanças a eles.

Se aparecesse um cara qualquer hoje transformando agua em vinho, disparando raios pelas mãos, levitando ou fazendo qualquer milagre dos bons, ele rapidamente ficaria conhecido no mundo todo graças a internet e o mundo saberia q deuses existem de fato, mas, dilúvios de 40 dias, pessoas abrindo o mar e talz não aparecem existem mais...

Para min a maioria das religiões são tudo historias em quadrinhos like Marvel, DC, Naruto e Ben10

more_horiz
Não sou totalmente atéia mas to quase lá, e o principal motivo é ódio e preconceito que algumas religiões criam e pregam pelo mundo.
E não pode negar isso, é um fato. O exemplo mais óbvio é em relação aos homossexuais, que "ensinam" que é algo abominável e que eles vão todos pro inferno... Como não sentir raiva de algo que aliena as pessoas e faz com que elas odeiem umas as outras? E se esse deus existe, porque permite esse ódio e todas essas mortes injustas que as religiões causam?
Mas também, fico achando meio cômico acreditar num ser superior que criou a Terra em 7 dias e todas aquelas coisas que você fica tipo "hã?"
Por isso eu creio no Big Bang, na teoria da Evolução e tudo isso porque faz muito mais sentido. Mas como já disse, não sou totalmente atéia uma vez que não sei e nunca ninguém talvez saberá o que existia antes do Big Bang. Ai já vai além do que a gente possa crer.

more_horiz
Eu sou meio agnóstico, mas um agnóstico brando.

Se fosse perguntar pra mim que religião eu gosto mais, direi que é o Budismo. Exatamente porque, ao contrário do que diz o Ellos, eles tiram esses 6876846654 deuses e colocam o ser humano como causa e consequência de tudo que é, podendo ou não ser seu próprio deus e ajudar os outros neste sentido também.

O Budismo é a única religião do mundo que é também uma filosofia de vida, um sistema ético e filosófico, sendo livre de dogmas e doutrinas tanto punitivas quanto bonificadoras. Você é o seu objetivo, e você é o único capaz de fazer as coisas mudarem.
Você não precisa acreditar em um Deus ou em "Deuses" para segui-la, como você também pode acreditar, se quiser. O Budismo não te empurra uma divindade central para adorar ou dignificar. Cultua-se a vida, a alegria, a busca pela iluminação (autoconhecimento) e a serenidade, a paz de espírito, a compaixão.

Diferentemente do Hinduísmo, onde há muitos deuses e deidades, cada um com suas especificidades. Budismo e Hinduísmo tem a mesma raiz, mas são coisas bastante diferentes.

more_horiz
Se acha o Budismo tao diferente assim das outras religiões ?

Tempos atrás quando pesquisava coisas para fazer teorias sobre os senjus eu li muito sobre o hinduísmo e budismo (já que foi nessas religiões que os poderes dos senjus foram baseados), eu posso ter esquecido a maior parte (na verdade quase tudo) mas tem coisas que lembro, e, elas me fazem crer que Budismo não é tao mais fodastica que as outras religiões espalhadas por aeew mundo a fora.

No hinduísmo tinha 3 deuses, la assim como no cristianismo tinha uma trindade de deuses (Brahma, Shiva e Vishnu)

Vishnu era um deus que reencarnava no mundo dos homens, uma das reencarnações dele era Rama e outra reencarnação de vishnu era Buda, essas são as duas únicas reencarnações que lembro porque um lembra hashiRAMA, tobiRAMA e o outro é o Buda full famoso.

A diferença do budismo pro hinduísmo que o mais fodao no hinduísmo era os 3 (Vishnu, brahma e shiva) mas, no budismo o mais fodao era só uma das reencarnações do Vishnu que era o Buda em si e seus feitos. Isso de paz interior, compreensão e etc é legal mas da ate pra comparar ele com jesus em vários aspectos eram homens, saíram por ai falando em coisas boas pra humanidade e blablabla

Budismo é legal e realmente talvez seja uma religião não teista, mas, sempre terá essa ligação com o hinduísmo, religião assim que considero diferente das outras é só aquela do Yin-Yang que eu nem lembro o nome agora, ali sim tem vários conceitos filosóficos, sem deuses e afins

more_horiz
Olha, eu não sou um ateu convicto, mas simplesmente é inconcebível para mim alguém ter certeza de algo sem nenhuma evidência real. "Está no meu coração" e "Deus está na natureza" são argumentos tão sólidos quanto "Polo norte existe, portanto Papai Noel existe". Meu motivo para não acreditar é a própria inexistência de motivos para se crer, e aqui estou considerando apenas os deuses que conheço. Se realmente existir algum ser espiritual por aí, acho que nenhum dos homens religiosos e prepotentes possuem acesso ao mesmo.

Quando descobrem que sou ateu, as pessoas geralmente ficam indignadas, mas não faço mais questão de ficar discutindo com elas, por mais que me instiguem. A verdade é que a maior parte da população ainda enxerga o mundo de uma forma demasiadamente irracional e mística (não são todos os religiosos, obviamente), então não vale a pena tentar trocar ideias com pessoas fechadas e prepotentes em sua ignorância. Apenas eles são ignorantes? Não, eu também sou, mas prefiro reconhecer minha condição de cara limpa, sem querer impor supostas verdades absolutas para ninguém.

Sobre o budismo, já cheguei a frequentar algumas reuniões. Acho a filosofia de vida deles bem interessante, mas a parte das reencarnações e de karma realmente não me desce de forma alguma. E sim, como eu já disse em outro tópico, o budismo é ateísta... ou será que os budistas que eu conheço são ateus? :fera:

Última edição por Angel Of Death em Ter 16 Dez - 12:13, editado 2 vez(es)

more_horiz
Em momento algum disse que o Budismo é a "religião mais fodástica que há", Ellos. Sem colocar palavras na boca do amiguinho, obrigado.

Budismo e Hinduismo são duas religiões estreitamente entrelaçadas, em alguns momentos paralelas, mas fundamentalmente opostas em teoria e prática.

O Budismo em síntese, não considera nem desconsidera a ideia de deuses e deidades. Ele explica que eles são meramente "nomes" que criamos para compreender as verdades abstratas do mundo:

Gautama, o fundador do budismo, rejeitou em grande parte a autoridade dos Vedas e dos Upanishads, principalmente, com relação à doutrina da liberação (moksha). Ele redefiniu a cosmologia indiana, incorporando muitos termos védicos em sua doutrina, mas redefiniu-os para explicar o Caminho do Meio, também ensinou que, para alcançar o nirvana (extinção das ilusões) não se deve aceitar a autoridade das escrituras ou a existência de Deus.

Sidarta dizia que a ideia de deus não ajuda, nem atrapalha a busca pela iluminação. Entretanto, não se deve tomar o que está nas escrituras como algo absoluto, assim como a ideia de um Deus onipresente, ciente, potente.
E ele não diz isso por falar que elas não tem valor algum, mas porque estas ideias acabam distraindo a mente na busca pela iluminação. O Nirvana é o estado de "Iluminação", onde você vê as coisas como elas são, sem ilusões ou distorções proporcionadas pelas sensações e fantasias mundanas.

“Não deveis aceitar nada por ouvir falar, tampouco porque está nas escrituras”, disse Buda em um discurso. Como sua ênfase é a compaixão, o Budismo não define a si mesmo como solução melhor que qualquer outra. O Budismo primitivo, a rigor, nem era uma religião, mas um conjunto de práticas morais e mentais. No que diz respeito à meditação, essas práticas podem ser vistas como simples técnicas, que não implicam em compromisso com nenhum tipo de religiosidade.

E sobre a ideia de colocar Buda como figura central assim como Jesus, Maomé ou Brahma e etc, Todas as religiões e filosofias de vida sofrem alterações em suas doutrinas e pensamentos por conta da influência local e confluência cultural, através do tempo.

Este quote eu tirei de um site que trata mais especificamente do Budismo:
http://super.abril.com.br/religiao/principe-hindu-sidarta-gautama-iluminado-442777.shtml

Como resultado da sua expansão, cerca de 300 anos depois da morte de Buda, o Budismo já se dividia em 18 escolas. Seus ensinamentos, mantidos por transmissão oral, agora estavam escritos. Vários concílios foram organizados para dar homogeneidade às escrituras das diversas escolas. Um deles, realizado no século III a.C., resultou no chamado Cânone Páli, o registro mais antigo dos ensinamentos budistas. Pouco depois, o Budismo dividiu-se em duas tradições, cada uma delas afirmando-se como possuidora do verdadeiro sentido da palavra de Buda. A tradição Theravada, ou “à maneira dos antigos”, que se baseava exclusivamente nos textos escritos na língua páli, espalhou-se pelo sudeste da Ásia. Para o praticante Theravada, Buda não era um deus, mas sim um grande sábio. O objetivo do caminho Theravada é iluminação individual.
A outra tradição é a Mahayana (literalmente “Grande Veículo”), que se instalou sobretudo na China, Coréia e Japão. A base de seus ensinamentos também está na prática da meditação. No Budismo Mahayana, porém, Buda já não é apenas um sábio, mas uma divindade reverenciada. Assim como os chamados bodhisatvas, seres considerados iluminados, que adiam sua entrada no nirvana para poder ajudar na iluminação de outros. Foi no âmbito das escolas Mahayana que mais se desenvolveram os aspectos sobrenaturais e imaginários do Budismo. Sidarta, ou Buda Sakiyamuni, jamais se apresentou como um enviado, salvador ou reencarnação de quem quer que fosse. Nos seus discursos não há referência sequer ao fato de que existe reencarnação. Ele não disse palavra a favor ou contra a idéia de Deus.
O conceito de buda já não se restringia a Sidarta, o Buda Sakyamuni. Passou a definir um princípio fundamental de iluminação espiritual. Sakyamuni já não era mais “o” buda, mas sim “um” buda. As tradições orientais sustentam que houve muitos budas no passado e que ainda haverá muitos outros no futuro. Ampliando o conceito de que há tantos budas quanto grãos de areia, esse Budismo pop expandiu-se amigavelmente pelo Oriente, incorporando uma infinidade de arquétipos ou divindades locais. (Ao contrário das religiões abraâmicas, que demonizaram os deuses das culturas dominadas). Isso explica por que existem tantas imagens diferentes do Iluminado. Quando ele é representado como um asceta esquelético, refere-se ao Sidarta da fase pré-Buda. Quando mostrado como um meditador sereno, é o Buda Sakyamuni.

Sempre quando falamos de dogmas e doutrinas de religiões, escolas filosóficas e filosofia de vida, devemos nos ater ao apanhado "geral" ou "comum" acerca destas doutrinas e religiões.

Se formos falar do cristianismo, devemos falar do CRISTIANISMO, e não da escola ORTODOXA, ou da escola PROTESTANTE ou mesmo da CATÓLICA.

Desta forma, digo que Budismo "original" é uma filosofia de vida baseada integralmente nos profundos ensinamentos do Buda para todos os seres, que revela a verdadeira face da vida e do universo.

Quando pregava, o Buda não pretendia converter as pessoas, mas iluminá-las. É uma religião de sabedoria, onde conhecimento e inteligência predominam. O Budismo trouxe paz interior, felicidade e harmonia a milhões de pessoas durante sua longa história de mais de 2.500 anos.

O Budismo é uma religião prática, devotada a condicionar a mente inserida em seu cotidiano, de maneira a leva-la à paz, serenidade, alegria, sabedoria e liberdade perfeitas. Por ser uma maneira de viver que extrai os mais altos benefícios da vida, é freqüentemente chamado de "Budismo Humanista".

É a este que me refiro, e ele nada tem a ver com o Hinduismo. Alguns conceitos são parecidos, como a ideia de Karma e Dharma (Ação-Reação e Ciclo de reencarnação), mas originalmente, as duas religiões trilham para caminhos opostos.

Gautama (o "Buda" das histórias) nasceu num meio totalmente hinduista, mas lutou ávidamente contra ele, principalmente contra a ideia de conformidade que era disseminada através das castas.

Então Brother Ellos, estas duas religiões andavam paralelamente, mas nunca de mãos dadas.

O Budismo mais "parecido" com o Hinduismo que é justamente o Mahayana, só "aparenta" ser porque sofreu influência local das culturas orientais (japonesas, coreanas e chinesas) onde é bem comum crer em varios deuses e deidades.

No Budismo, essas funções são reforçadas pela prática budista, não querendo dizer com isso que somos soberanos aos deuses, mas que compartilhamos com eles a harmonia do universo.
Então, é comum vc ouvir falar o nome de um deus do hinduísmo no Budismo, mas não que o adoremos como um ser superior a nós, mas como uma função da vida a qual oferecemos orações que seriam como alimento para fortalece- los de modo que cumpram sua função de harmonizar a vida. Deuses aqui, no entanto, são tanto o q faz bem como o q faz mal, se ambos estiverem em equilíbrio, então a vida se harmonizará.
Vemos que o mundo mostra mais os aspectos de violencia, de calamidades, de sofrimentos inumeros. Então, compreende- se que há desarmonia nas funções celestiais. Por terem nascido em uma mesma pátria, houve essas meslcagens das duas religiões o que acontece inevitavelmente nas sociedades. Por exemplo, os povos conquistados pelo império romano sofreram influencias do pensamento filosofico romano e vice e versa. Enfim, houve uma mesclagem de culturas.

Enquanto o Hinduismo é Panteísta, o Budismo é Não-teísta. E isso não significa que ele rejeita, mas sim, que ele nos coloca como responsáveis por nossos próprios destinos, e que somos parte de um mesmo "todo".

Os Senju, assim como Shaka de Virgem (e consequentemente TODOS os cavaleiros de Virgem de Saint Seiya) foram baseados em algumas características Hindu-budistas, mas pelo amor de deus né, não queira pega-los como exemplo para CARACTERIZAR ambas as religiões...

more_horiz
Eu sou ateu a pouco tempo, faz 3 anos, eu acredito basicamente no mesmo que o Ellos, as pessoas criaram uma ideia de algo para que elas se sintam bem, algo que elas possam se prender e acreditar em um futuro melhor.

Como se fosse uma droga para fugir da realidade...

Mas isso tudo não passa de uma "hq" feito para alienar as pessoas.

more_horiz
Cristianismo acredita em uma trindade de deuses (jesus, espirito santo e noe) que formam o todo poderoso da religião deles

Não é uma trindade de deuses, no cristianismo eles acreditam em um deus só, que é formado em tres partes: deus, Es e Jesus. Es é a sabedoria de deus e jesus sua forma carnal que veio a terra e tals segundo sua mitologia. :fera:

Não sei no que acreditar. Francamente Considero a vida vazia e até mesmo considero a possibilidade de nada ser real.

Não consigo me colocar em uma crença, muito menos me catalogar em um nome, ideologia que seja. Considero extremamente justificável tanto psicologicamente falando (conforto) quanto logicamente que um ser superior exista. Mas não acho justo afirmar tal mesmo pq não se tem provas, e as que "tem" não são conviventes. Do mesmo jeito que não se pode provar que o mesmo não existe com as centenas de provas convincentes. Com meu pouco conhecimento em ciência, acredito eu que existem várias brechas ateias na ciência que algum deus se encaixa, como resposta. Como a lua protegendo a terra de bilhares de detritos, sendo que se o nosso queijo não estivesse em um lugar exato, a terra seria bombardeada por esses detritos e a vida não existiria; detalhe acreditam que a lua foi o choque de um outro planeta com a terra, e esses dois planetas se fundiram formando a lua e a terra que conhecemos hoje. Claro estou falando das teorias mais aceitas. Também as estrelas da morte, etc. :fera:

Porem, se for se aprofundar nisso podemos citar várias outras teorias um tanto quanto relevantes como a do multiuniverso (a do qual chega mais perto de uma possível crença) buracos brancos e tals. :fera:

Sou descrente de tudo e isso é um problema respondendo ao tópico.

more_horiz
@Uman

Koe cara faz esses post bíblicos não Y__Y

Deixa eu tentar por de outra forma as coisas pra ver se você entende oque eu kiz dizer... Mesmo que no Budismo o Buda não tenha sido a origem da criação do universo, o alfa e o ômega como em outras religiões, ele é tao endeusado quanto jesus é.

Tem gente que endeusa jesus, tem que endeusa buda, tem gente que endeusa o Itachi, nesse sentido é que comparei buda a jesus pois não precisa ter um livro sagrado que diga as pessoas para elas glorificarem o Buda, elas próprias endeusam ele porque querem, mas, isso não ocorre em uma religião como o Taoísmo (religião do Yin-Yang).

Seja Zeus, jesus, buda, alah, rogerio ceni ou itachi, cada religião tem la um sujeito fodastico que é endeusado por seus feitos, sacas ?

more_horiz
Ellos escreveu:
@Uman

Koe cara faz esses post bíblicos não Y__Y

Deixa eu tentar por de outra forma as coisas pra ver se você entende oque eu kiz dizer... Mesmo que no Budismo o Buda não tenha sido a origem da criação do universo, o alfa e o ômega como em outras religiões, ele é tao endeusado quanto jesus é.

Tem gente que endeusa jesus, tem que endeusa buda, tem gente que endeusa o Itachi, nesse sentido é que comparei buda a jesus pois não precisa ter um livro sagrado que diga as pessoas para elas glorificarem o Buda, elas próprias endeusam ele porque querem, mas, isso não ocorre em uma religião como o Taoísmo (religião do Yin-Yang).

Seja Zeus, jesus, buda, alah, rogerio ceni ou itachi, cada religião tem la um sujeito fodastico que é endeusado por seus feitos, sacas ?

É o espírito do Jtvs chegando :ana: 

Neste ponto concordamos.

Mas isto é um ato falho da própria humanidade, que é formada por seres humanos: "endeusamos" todos aqueles que admiramos profundamente. É Psicologicamente aceitável, sabe?

O diferencial, é que enquanto Maomé, Jesus, e todos os outros "arautos, divindades e seres superiores" se autointitulavam "não humanos em essência" (visto que até Jesus dizia que apesar de humano, era filho de Deus e uma parte dele) o caro Sidarta insistia na ideia de que ele é um humano que atingiu a iluminação, ponto.

Todos os humanos podem atingir a iluminação. Esta é a diferença. Fora Jesus, nenhum humano será filho de Deus e "estará sentado à direita de seu trono", se é que me entendem.

O Budismo não interfere na religiosidade do ser humano, seja ela qual for.

more_horiz
@Uman
:MASOQUE:
todos os humanos podem atingir a iluminação...
todos os homens são filhos de deus...

Se jesus fica a direita do trono, o buda fica em seu pedestal ou seila, sei que mesmo que Eu ou Você "comecemos a brilhar" aqui e agora, não seriamos endeusados como Buda

Bom seja como for só queria esclarecer o porque deu ter jogado o Budismo no mesmo saco que estão as outras religiões

more_horiz
Ellos escreveu:
@Uman

Se jesus fica a direita do trono, o buda fica em seu pedestal ou seila, sei que mesmo que Eu ou Você "comecemos a brilhar" aqui e agora, não seriamos endeusados como Buda

Bom seja como for só queria esclarecer o porque deu ter jogado o Budismo no mesmo saco que estão as outras religiões

Não seremos endeusados como Buda agora, mas se "atingirmos a iluminação", seremos novos Budas.

Eu entendo o que você fez. O problema que gerou a discordância, foi tu ter dito que Budismo e Hinduismo são em síntese a mesma coisa.

more_horiz
Uman escreveu:
Ellos escreveu:
@Uman

Não seremos endeusados como Buda agora, mas se "atingirmos a iluminação", seremos novos Budas.

Eu entendo o que você fez. O problema que gerou a discordância, foi tu ter dito que Budismo e Hinduismo são em síntese a mesma coisa.

Achei que o problema tinha sido comparar o Buda com Jesus.

Mas, realmente taquei o Budismo, Hinduísmo, Cristianismo e todas as outras no mesmo saco

E putz, iluminado ou não, a gente nunca vai ser famoso e endeusado como Buda, bom talvez no seu caso e no do Garcia sensei já que existe o Umanismo e Garcismo

#nunca vai ter um Elloismo 😢

more_horiz
Ellos escreveu:
Uman escreveu:
Ellos escreveu:
@Uman

Achei que o problema tinha sido comparar o Buda com Jesus.

Mas, realmente taquei o Budismo, Hinduísmo, Cristianismo e todas as outras no mesmo saco

E putz, iluminado ou não, a gente nunca vai ser famoso e endeusado como Buda, bom talvez no seu caso e no do Garcia sensei já que existe o Umanismo e Garcismo

#nunca vai ter um Elloismo 😢

UAHEUHAUHEHAEUH

Já temos a santíssima trindade do fórum: #Garcismo, #Umanismo e #Elloismo.

Quem quiser, pode aderir os movimentos :garcismo:

(Se bem que tem até o #Yodismo... Mas isso não vem ao caso).
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos