Também só vi agora, mas vou postar.
A ideia é muito boa; e também acho que deve se valer para outras coisas, como Games ou Séries. O que eu gostaria de ressaltar é que para dar certo e um bom numero em competitividade, a história tema deve ser bastante conhecida.
Concordo com o citado em consideração a isso já ser estimulado naturalmente, pois já existem versões alternativas de alguns animes, mangás e etc, já seguindo essa premissa. O que é importante destacar na possibilidade dessa nova competição, é usarmos sim somente competição de textos One Shots. Não entendi bem o comentado pelo @Senju#1Felipe, mas pareceu que sugeriu que o evento fosse algo continuo, a se eleger fics de capitulos? Anyway, sua sugestão é boa, mas acredito que ela se encaixe bem como o Fic of the month (?) (não lembro se era esse nome mesmo) antigo, onde a equipe deveria avaliar todas fics ativas da área no mês e eleger a melhor, colocando-a em destaque. Logo, acho que deveria ser algo mais amplo (ou talvez não, pode se tornar trabalhoso e acabar inativo
).
Enfim, a sugestão merece ser pensada.
Quanto ao limite de palavras, por ser One-Shot, 500 é um número pequeno, porém, dá sim pra fazer uma boa história nesse limite, mesmo que não passe de um conto. Mas, quem sabe, isso possa ser caso de algo mais especifico para isso. Para todos efeitos, levantar essa questão é válido, pois seguindo a fala do Angel de que há pouco interesse em leitura, possa ser que diminuir o limite, mesmo que pouco, possa mexer com a participação nos concursos da área. No entanto, como citei, isso pode ser feito em outro concurso mais específico em histórias curtas, para não atrapalhar o objetivo (interesse da organização) do concurso mensal (mudar isso pode até mesmo tirar o significado inicial do concurso, algo que eu acho interessante em sempre manter [TBOD cries D:]).