vert_ice escreveu: to vendo que a galera curti o Nagato como vilão, mas não acho que ele seja bem... um vilão.
ele é um vilão, mas com propósitos e ideais de um herói.
por isso não o adicionei as votações, pois mão o considero como um vilão.
Com todo o respeito, mas, teu modo de pensar está um pouco equivocado a meu ver (e digo isso não só porque citei Nagato).
Se for seguir seu próprio raciocínio, isso também se aplicaria a Obito, Madara, Kaguya, Danzou. Você está vendo o pós (a questão da redenção) e não o desenrolar da trama. Se for por causa disso, todos tinham "propósitos e ideais" de um herói e queriam modificar o mundo e seu sistema de guerras e sofrimento.
Afinal, para quê o Tsuki no Me que Obito e Madara lutaram pra implantar servia? A grande questão de todos os vilões de Naruto eram os métodos empregados e não os ideais. Kishimoto sempre trabalhou num mergulho na existência dos antagonistas para entendermos que esse pensamento de que os meios justificam os fins não nasce do nada.
O que fez todos os citados verdadeiros vilões (pelo menos durante um bom tempo) foi sua postura de que os meios justificam os fins, mesmo que estes fins sejam a paz mundial. Danzou é um exemplo claro e falava isso abertamente.
Antes de manifestar toda a sua dor e se redimir, Nagato foi um dos caras mais crueis e impiedosos da trama e se bobear foi aquele que trouxe mais caos pra Vila da Folha. Destruiu a Vila, matou o próprio mestre Jiraiya, Kakashi, Shizune entre outros, levou a Hokage até o limite e ela quase morreu também, liderou a Akatsuki. Enfim.
Acho que isso não o qualificou como vilão e um dos piores, não sei o que mais poderia fazê-lo.