Embasar teorias eu não vejo o menor problema, pois, teorias são apenas suposições e interpretações de determinada pessoa, se ela leu algo que o autor disse e imaginou "x" coisa, acho valido. Não interessa o quanto uma pessoa viagem em uma teoria, porque é apenas teoria, não é algo confirmado e nenhum outro leitor do fórum precisa assumir ou tratar ela como verdadeira.
Agora quanto a lutas... para min na área de comparações oque vale é oque foi mostrado no manga, por exemplo:
Onoki sabe usar fuuton, mas, qual o nível do fuuton dele ? oque faz ? do que é capaz ?
Tobirama tem os 5 elementos, mas, o quão apelao ele é usando eles ? como é o seu edo tensei ? jutsu de transferência de alma faz oque ?
Mei possui katon e doton, mas, ela mostrou as restrições, pre requisitos e finalidade das técnicas desses elementos ? tsunade, minato e cia com os ninjutsus elementais é o mesmo pois ninguém mostrou nada
Nisso de lutas não acho valido usar coisas ditas pelo kishimoto ou mesmo coisas ditas no manga, para min ali nas lutas oque vale é oque foi mostrado