Na verdade, o sacrifício dele não foi apenas para "vencer a Kurama", mas, pra realizar o selo o mais rápido possível, pois, seu chakra e o de Kushina já estava no limite. Portanto, não era possível prever o que poderia acontecer (ela se soltar e atacar; inimigos atacarem a Vila; a raposa ser capturada por shinobis de outras vilas, enfim...).
Se Minato não tivesse feito aquele selamento através daquele jutsu que acabou matando-o, Kushina levaria a raposa para o outro mundo com ela, mas, depois de um tempo, o chakra se reuniria e isso poderia representar novamente um perigo para a Vila e uma possibilidade de perder a Nove-Caudas.
Inclusive, o Yondaime argumentou a respeito. Não sei se o Sandaime poderia ajudar tanto a mudar a situação (a não ser que ele mesmo utilizasse o selo do Demônio Morto). E usar Senjutsu não consigo imaginar como uma vantagem maior naquele contexto, já que Kushina tinha prendido a raposa.
Enfim, creio que acabou sendo um sacrifício necessário para a Vila, infelizmente. O fato dele ter usado o selamento também foi para dividir o chakra da raposa, já que ninguém na Vila teria a capacidade de Kushina para manter o chakra total, creio eu.