@JL, então nós temos concepções diferentes do sentido do tópico.
Eu entendi que o autor pergunta quais personagens tinham muito potencial, independente de serem fortes ou não, e que tal não foi aproveitado pelo Kishimoto de forma satisfatória.
E como assim meu argumento não refutou nada?
Ficou bem claro que nele que diante de todas as coisas que eu disse acerca do Nagato que jamais houve desperdício com a forma que ele foi colocado e mostrado dentro da obra.
O que não refutou nada foi o que você disse... Você tratou Nagato como um ótimo personagem, obra perfeita, whatever...
Cadê o desperdício?
E como eu disse, acho que estamos olhando por óticas diferentes. Eu não tratei o tópico apenas como algo que diz respeito sobre quantidade de jutsus. Pra mim um personagem só pode ser considerado bom (dentro da sua posição no enredo) quando ele tem um bom background (história de vida, pano de fundo, entenda como preferir), ideologia (uma motivação ou algo que o mova dentro da história e dê sentido à sua existência), uma personalidade interessante e no caso de uma obra como Naruto (variabilidade de habilidades que são expostas em diferentes situações, ou seja, em várias lutas). E foi dentro desses critérios que construí meu rank e te quotei em seguida.
Nagato tem TODOS os pontos que eu citei.
Tenten, Shino, Hanzou, Kaguya, Kurenai, Hiruzen, Temari e outra caralhada de personagens encontram-se na mesma situação que Nagato? Pra mim a resposta é mais do que óbvia, é retórica.