Bem, pensei nessa comparação ao rever a luta de Deidara com Gaara no início da série.
Fiquei imaginando como seria o desempenho de Sasuke se fosse ele no lugar de Deidara.
A questão do local aqui faz realmente diferença, mas, em várias coisas o estilo de Sasuke pode se assemelhar ou levar vantagem em relação a Deidara.
Primeiro, com a transformação de segundo nível do selo amaldiçoado, Sasuke também pode voar. E ele é tão rápido quanto Deidara para se esquivar do ataques de Gaara. Se o Kazekage teria um arsenal maior, o Uchiha certamente tem uma velocidade maior a meu ver.
Outra questão relevamente: Sasuke tem ataques para passar pela defesa de areia? Sim. E não só o Kirin. Vimos no clássico que o Chidori foi capaz de fazê-lo e mesmo com o grande ganho de força de Gaara, o Uchiha também aumentou bastante o poder de seu Raiton.
O principal ponto desta comparação é a aproximação. Sasuke conseguiria se aproximar antes de ser finalizado?
Eu creio que ele não conseguiria preparar um jutsu como o Kirin, já que Gaara é um oponente que não dá praticamente nenhum tempo aos adversários em nenhum momento da luta. Por outro lado, não há conhecimento da técnica, então, ele poderia prepará-la sem o Kazekage perceber do mesmo jeito que fez contra Itachi (com os Katons disparados para o céu).
Acho que isso se desenrolaria de forma semelhante a Deidara x Gaara.
No lugar da argila explosiva como forma de se livrar da areia condensada, Sasuke provavelmente usaria Katons como o Ryuuka, Gouryuuka, Housenka e o Goukakyuu no Jutsu. Para tentar se aproximar e finalizar, usaria o Chidori e suas variações.
Não sei porque me veio à mente o Chidori Eisou como forma de cortar caminho e tentar cortar ou perfurar a Defesa Absoluta...
Eu acho que a velocidade e a versatilidade de Sasuke com os dois elementos podem conduzi-lo à vitória, mas, é um duelo muito apertado e a vantagem de campo é considerável (como eu disse, coloquei propositalmente).
Por enquanto, quero ver outros argumentos, antes de chutar um possível vencedor...