1. Shikaku e Shikamaru. Ainda que seus maiores feitos não fossem em lutas 1 contra 1, o que vimos desses caras não pode ser ignorado. Shikaku na guerra e Shikamaru ao longo de todo o mangá. Sinceramente, é passar por cima de tudo o que foi dito e mostrado não colocar esses caras em 1º lugar.
2. Itachi. Heh, fica até difícil falar do Itachi, ele fez tantas coisas. Saiu do controle do Edo Tensei programando o olho do Shisui para reagir contra o Mangekyō Sharingan que fosse ativado contra ele (ele fez isso para parar o Sasuke, mas precisou usar antes). Anulou o Chibaku Tensei com uma estratégia simples. Enquanto a maioria ficaria apavorada no lugar dele, ele achou uma brecha simples: lancem um ataque para um local aleatório. Planejou como iria morrer, quem o iria o matar, onde, etc. Tirou Orochimaru do Sasuke propositalmente: "Eu estava esperando você aparecer, Orochimaru" - Itachi, The Mito. Trollou Kabuto. Enfim, Itachi muito foda. Com 7 anos já pensava como Hokage.
3. Minato. Minato para mim sempre será sinônimo de inteligência em batalha. Não somente por estratégias, mas pela forma que usava seus jutsus, pela forma que analisava e entendia o modo de lutar dos seus oponentes. Ele sempre agia com naturalidade, é algo comum para ele criar e executar estratégias de alto nível.
4. Tobirama. Não tem muito o que falar, basta verem o que ele fez na guerra.
5. Kakashi. Sempre muito inteligente, criou a estratégia para selar Kaguya, sempre muito analítico e com ótimas conclusões.
6. Sasuke. Também muito inteligente, desde pequeno. Depois vieram os feitos contra Deidara, criou o Kirin, humilhou Danzō (apanhou, mas humilhou) vencendo 10 Izanagi e o último com um Genjutsu, depois na guerra deu um show tanto antes quanto depois de despertar o Rinnegan. Enfim.
Dependendo do que eu ver no filme, posso colocar o Sasuke empatado com Tobirama ou Kakashi. Pra mim, a diferença entre eles é praticamente mínima.