Nome: Hatake Kakashi
Kanji: はたけカカシ
Título: Kakashi, o Ninja Copiador | Kakashi do Sharingan
Sexo: Masculino
Aniversário: 15 de Setembro
Altura: 181 Cm
Peso: 67.5 Kg.
Idade: Clássico: 26-27 | Shippuden: 28-29 | The Last: 33-34 | Epílogo: ???
Tipo Sanguíneo: O
Elemento do Chakra: Katon (Fogo) | Fuuton (Vento) | Raiton (Relâmpago) | Doton (Terra) | Suiton (Água) | Yin | Yang.
Kekkei Genkai: Sharingan | Mangekyo Sharingan
Família: Sakumo Hatake (Pai)
Afiliação: Konohagakure | Raiz (Apenas Anime) | Forças Aliadas Aliança Shinobi
Times: Time Minato | Time RO | Time Kakashi | Time Asuma | | Time Um | Time Kurenai | Esquadrão de Oito Homens | Terceira Divisão.
Registro Ninja: 009720.
Rank Ninja: Clássico: Jounnin | Shippuden: Jounnin | The Last: Kage | Epílogo: "Ex-Kage".
Graduação (Genin): 5 Anos.
Graduação (Chunin): 6 Anos.
Graduação (Kage): 33-34 Anos.
Ocupação: Hokage | Comandante da Terceira Divisão das Forças Aliadas Shinobi (Anterior) | Capitão da Anbu (Anterior).
Personalidade: Paciente, relaxado e calmo.
Comida favorita: Sal grelhado saury e sopa de missô com berinjela.
Não Gosta: Fritura ou doces.
Quer Lutar: Minato Namikaze.
Frase favorita: "O trabalho em equipe" (チームワーク, Chīmuwāku).
Hobby: Ler (Série Icha Icha).
Kakashi Hatake (はたけカカシ, Hatake Kakashi) é um shinobi de Konohagakure. Ele recebeu um Sharingan de seu ex-companheiro de equipe, Obito Uchiha, quando era mais jovem, fazendo-o ser conhecido como Kakashi o Ninja Copiador (コピー忍者のカカシ, Kopī Ninja no Kakashi) e Kakashi do Sharingan (写輪眼のカカシ, Sharingan no Kakashi). Seu prodigioso talento, habilidades e destreza com o Sharingan fizeram dele um dos mais capazes ninjas da aldeia, sendo reconhecido em todo o mundo ninja. Ele acaba sendo nomeado como líder do Time 7, onde ele usa seus anos de experiência para treinar seus alunos para se tornarem ninjas habilidosos de suas próprias maneiras. Em algum momento após a Quarta Guerra Mundial Shinobi, Kakashi ocupa o cargo público como o Sexto Hokage (六代目火影, Rokudaime Hokage, Literalmente significa "Sexta Sombra do Fogo") antes de eventualmente se aposentar e passá-lo ao seu pupilo Naruto Uzumaki.
Kakashi se tornou mais severo e sério após a morte de seu pai, seguindo todas as regras e desprezando qualquer um que desobedecesse-las, assim como seu companheiro de equipe, Obito Uchiha. Obito e Kakashi sente mostrando pouca amizade um pelo outro. Isso mudou quando Obito foi mortalmente ferido em uma missão, e Kakashi e Obito se tornaram amigos no final desse momento.
Depois da morte de Obito, houve um grande impacto sobre a personalidade de Kakashi. Ele agora é mais alegre e demonstra maior preocupação com seus companheiros, colocando a segurança em primeiro lugar numa missão. Ele também é regulamente atrasado para seus planos. Isto é devido as suas frequentes visitas ao memorial, onde o nome de Obito é gravado, e assim ele perde a noção do tempo. No entanto, Kakashi ainda é tão despreocupado e sem emoção assim como ele foi na sua juventude, muitas vezes falando abertamente sobre temas sensíveis.
Kakashi afirma ter perdido todos que estavam perto dele, provocando uma certa relutância em permitir que outros se aproximem dele. Das pessoas que ainda estão vivos, Kakashi tem uma forte ligação com seus alunos. Após a formação do Time 7, ele começa a ter um interesse especial com o desenvolvimento dos alunos, como mostra sua verificação regular sobre Naruto e seus hábitos alimentares. Ele, da mesma forma, se recusa a ir em uma missão no final de Naruto Clássico para que ele possa parar a luta da Naruto e Sasuke. Kakashi é tão dedicado aos seus amigos e o resto de Konoha, de modo que seu jutsu de assinatura, o Raikiri, foi feito com o objetivo de proteger seus entes queridos.
Sua atitude calma, imparcial e solitária tem sido chamado de legal e na moda, principalmente por Maito Gai. Apesar de sua reputação cada vez maior como ninja, Kakashi não tem mostrado sinais de arrogância, e é bastante modesto com suas habilidades. Quando foi sugerido por muitos para ser Hokage, Kakashi admitiu que essa posição era imprópria para ele.
Sua atitude calma, naturalmente, é usado para sua vantagem na batalha, ela se torna mais fácil para ele manter a sua compostura de permanecer centrado sobre a situação e, finalmente, observar tudo ao seu redor. Como resultado, ele pode rapidamente adaptar-se a qualquer situação e manter as suas decisões vivas, permitindo-lhe ficar passos à frente de seus oponentes.
Kakashi tem um curso de rivalidade com Might Guy. Na tentativa de provar ser superior à Kakashi, Guy desafia-o para competições de questiónavel valor variando de Pedra, Papel, Tesoura até corridas. Guy tem um recorde de 50 vitórias e 49 derrotas, o que lhe deixa particularmente orgulhoso. Kakashi, por outro lado, mostra muito pouco interesse em suas competições, que só isso inspira Gai a derrotar Kakashi e sua "frieza".
Ele quase sempre é visto em seu uniforme ninja de Konoha, juntamente com luvas de ferro e guarda seu olho esquerdo e nele tem uma fina cicatriz sobre ela até seu rosto. Outras características de Kakashi é sua altura, cabelos grisalhos espetados, protetor de testa regularmente cobrindo o olho marcado da esquerda e sua máscara cronicamente visível. Uma vez, ele foi confundido por Chiyo com seu pai, Sakumo Hatake, com quem ele se assemelha muito.
Embora ainda não foi revelado porque, desde criança, ele sempre escondeu a parte inferior do seu rosto com uma máscara. Embora no mangá isso não parece ser um problema. O que parece continuar a ser um ponto de interesse para seus alunos, que tentam descobrir a verdadeira face de Kakashi. No Episódio 101, foi mostrado que o Time 7 tenta remover a máscara do seu sensei. Nos casos imaginados pelos seus alunos, ele é visto como um coelho e com os lábios grandes.
Kakashi é aclamado como um gênio natural, evidenciado pela sua ascensão meteórica na hierarquia ninja; se formando na Academia sendo o primeiro de sua turma aos 5 anos de idade, tornando-se um Chūnin aos 6 anos, e seu alto status na ANBU. Naruto nota que muitos dos talentos e habilidades de batalha de Kakashi são maiores do que seus amigos, que mostraram força excepcional em suas próprias habilidades específicas. Podendo aparentemente enfrentar qualquer adversário, também foi observado por Tsunade que Kakashi é facilmente um dos ninja mais fortes de Konoha. Seu extenso e variado conjunto de habilidades permitem que ele possa lutar ou fornecer um apoio inestimável contra oponentes de qualquer nível, seja um poderoso Nukenin da Akatsuki, a Estátua Demoníaca do Caminho Exterior ou o Jūbi. Suas várias conquistas lhe renderam muitos elogios por seus companheiros ninja de Konoha e ele ocupa uma posição de grande influência entre eles. Ele é frequentemente atribuído a responsabilidade de tarefas importantes, como observar se o selo que prende a Kyuubi em Naruto está começando a falhar, além de ter se tornado Hokage.
A habilidade mais marcante de Kakashi é o Sharingan em seu olho esquerdo que era originalmente de Obito Uchiha. Uma vez que o olho foi transplantado nele, a capacidade de Kakashi em copiar quase qualquer técnica usada contra ele lhe rendeu o apelido de Kakashi o Ninja Copiador (コピー忍者のカカシ, Kopī Ninja no Kakashi) enquanto utiliza muitas das habilidades do Sharingan incluindo genjutsu, vendo através das ilusões, e prevendo o próximo movimento do adversário. Isto foi visto em ação duas vezes, uma contra Zabuza Momochi e, em seguida, contra os membros da Raiz enviados para observarem Naruto. Este olho também dá a Kakashi uma percepção visual elevada para o seu entorno, permitindo que ele conseguisse aperfeiçoar seu Chidori para sua versão mais recente, o Raikiri
No entanto, pelo fato de ele não ser um Uchiha, Kakashi não é capaz de desativá-lo, tendo que mantê-lo coberto até que seja necessário para não correr o risco de seu Sharingan utilizar uma enorme quantidade de seu chakra, forçando ele e fazer um longo repouso. Devido a isso, Kakashi só depende dele quando ele sente que é uma necessidade absoluta. Apesar de sua deficiência com o Sharingan, ele é muito hábil a ponto de Itachi Uchiha reconhecer a proficiência de Kakashi como um verdadeiro detentor do Sharingan.
Quando ele recebeu o Sharingan ele tinha apenas dois tomões. Algum tempo depois, a perda traumática de sua querida amiga Rin fez com que o Sharingan de Kakashi ficasse completamente maduro. Além disso, Kakashi ampliou a duração do tempo que ele pode sustentar usando o Sharingan. Na fase Naruto, ele só conseguia usá-lo por um curto tempo na batalha, enquanto sofria os efeitos um pouco incapacitantes, como fadiga severa. Na fase Shippūden, ele é visto usando o Sharingan aparentemente um dia inteiro, durante o teste de Naruto e Sakura, sem qualquer efeito adverso.
.
Kakashi despertou seu Mangekyō Sharingan após involuntariamente matar Rin Nohara, embora pareça que ele não sabia ativá-lo até anos mais tarde. Com ele, Kakashi pode usar o Kamui: uma técnica que cria uma barreira de espaço-tempo, sob a forma de um vazio rodopiante que suga qualquer alvo que ele concentre sua atenção para outra dimensão e também trazê-lo de volta, mesmo transportando-o para um novo local. Originalmente, Kakashi não tinha o controle adequado para atingir seu alvo com precisão. ua habilidade e pontaria melhoraram muito, sendo que agora ele é capaz de deformar com sucesso alvos pequenos, em movimento rápido, ou vários em rápida sucessão, como visto contra Pain, e Sasuke respectivamente. Mesmo Obito, que dominou sua variação de Kamui, reconheceu abertamente a grande habilidade de Kakashi com a técnica. Enquanto lutava contra Obito, Kakashi tentou usar o Kamui para decapitar a Estátua Demoníaca do Caminho Exterior: um objeto de tamanho e massa significativo, não só conseguindo por causa da intervenção de Obito. Seu requinte permite que ele consiga deformar com segurança técnicas baseadas em chakra, como o Rasengan, ou até mesmo o Kage Bunshin no Jutsu, sem perturbar eles, a tal velocidade que o próprio Obito foi enganado ao acreditar que Kakashi havia falhado e dissipado a técnica em seu lugar. Embora originalmente demonstrando apenas para uso de longo alcance, Kakashi também é capaz de usar o Kamui em um curto alcance. Com esta nova proficiência, Kakashi também é capaz de se teletransportar à vontade.
Depois de Madara Uchiha roubar o Sharingan de Kakashi visando o poder de manipular o teletransporte para outra dimensão, Naruto restaurou seu olho original. Depois Obito, cujo teve o outro olho de volta no seu rosto, morreu na luta contra Kaguya, querendo ajudar Kakashi uma última vez, o espírito de Obito se manifestou junto de Kakashi. Crendo na força de Kakashi, Obito transferiu o poder de ambos os Sharingan para os olhos de Kakashi. Ele Agora é capaz de manifestar o poder total do Sharingan nos dois olhos, Kakashi obteve também o poder de criar o Susanoo, rapidamente capaz de manifestar sua forma "estabilizada" final. Com isto, ele mostrou grande destreza para cuidadosamente, carregar alguém em uma das mãos do Susanoo e voar e apesar de seu tamanho imenso, ele consegue mover-se extremamente rápido. E ofensivamente, o Susanoo pode manifestar uma espada. Kakashi também pode usar o Susanoo com Kamui, lançando vários shuriken gigante que enviara qualquer alvo que acertar para outro local.
Repetidamente, Kakashi provou-se ser um homem muito astuto e engenhoso, tendo regularmente sua opinião solicitada por Tsunade, a Quinta Hokage. Por uma idade muito jovem, Kakashi tinha experiência suficiente no campo de batalha para detectar a presença de um inimigo escondido, impressionando seu sensei, Minato. Kakashi foi ainda anotado por ser mais esperto que Shikamaru Nara na fase Naruto: um ninja conhecido por sua perspicaz, e natureza calculista. Seus instintos também permitem que ele possa perceber e reagir de modo calmo eficiente a qualquer perigo. O intelecto de Kakashi é visível durante suas lutas contra vários ninja Rank-S, incluindo membros da Akatsuki, mostrando suas inegáveis habilidades perceptivas e analíticas, sendo capaz de deduzir rapidamente e sozinho, o funcionamento das técnicas dos inimigos mais misteriosos e traçar distrações com sucesso, a fim de verificar suas teorias (a maior parte do tempo provando que elas estão corretas). Ele é auxiliado a este respeito pela sua personalidade calma, o que lhe permite lidar com uma dada situação com algum distanciamento.
Taijutsu
Kakashi é muito adepto em Taijutsu. No anime, quando criança, ele foi hábil o suficiente para realizar o seu próprio estilo contra o seu sensei, Minato Namikaze, em seu teste do sino, conseguindo tocar em um dos sinos. Como um adulto, suas habilidades melhoraram consideravelmente , capaz de derrotar facilmente centenas de inimigos utilizando padrões de ataques bem coordenados para lidar com os múltiplos ataques inimigos. Durante o decorrer do mangá as habilidades dele melhoraram ao ponto em que foi considerada ser maior do que a de Rock Lee na fase Clássica, que é um mestre no treinamento Taijutsu. Kakashi tem uma velocidade impressionante, capaz de interceptar um adversário mais rápido do que os olhos podem acompanhar, mesmo à distância. Sua velocidade lhe permite capturar efetivamente seus adversários desprevenidos para atacá-los rapidamente por baixo. Kakashi também mostrou reflexos notáveis, capazes de reagir instantaneamente e manobrar efetivamente fora de perigo surreal.
Kakashi também pode abrir pelo menos um dos Oito Portões, O Portão de Abertura (開門, Kaimon), uma proeza que poucos ninjas são capazes de alcançar no Mangá. No anime, ele também pode utilizar técnicas avançadas derivadas dele sem mostrar sinais de fadiga. O Portão de Abertura (開門, Kaimon) localizado no cérebro, remove as restrições do cérebro sobre os músculos para que 100% da força do usuário possa ser usada enquanto que normalmente, uma pessoa só pode usar 20% da força de seus músculos para preveni-los de se desintegrar. Desbloquear este portão permite que o usuário use a Lótus Frontal.
Ninjutsu
Durante uma batalha Kakashi conta principalmente com seu domínio de Ninjutsu, possuindo grande habilidade e um vasto arsenal devido ao Sharingan, recebendo o título de ter copiado 1.000 Jutsus. O número de Jutsus foi crescendo continuamente através de suas muitas batalhas. Com esse arsenal, ele pode atacar ou defender em inúmeras maneiras.
Kakashi é um dos poucos shinobi na história a ser proficiente em todos os cinco básicos transformações da natureza (Fogo, Vento, Relâmpago, Terra e Água) , juntamente com Yin e Yang. Ele tem uma afinidade natural para o Raiton (Relâmpago). Sua proeza com técnicas Suiton (Aguá) é tal que ele pode se igualar com especialistas como Zabuza Momochi e executá-las sem uma fonte de água nas proximidades. Ele também é capaz de usar técnicas Doton (Terra), sendo capaz de mover-se no subsolo rápido e despercebido ou produzir grandes e complexas paredes de terra muito rapidamente. Ele também é mostrado ter uma considerável habilidade com técnicas Katon (Fogo), sendo capaz de produzir uma enorme bola de fogo capaz para causar muito dano para a área, e ele possuí, de certa maneira, conhecimento suficiente para treinar outros a utilizarem o Fuuton (Vento).
Genjutsu
Embora usado com menos frequência, ele também mostra habilidade proficiente em Genjutsu, que ele pode usar como uma distração para ataques mais fortes. Sua habilidade em seu uso é capaz de enganar facilmente a maioria dos oponentes com distrações bem cronometradas, dando a seus oponentes poucas chances de contra-atacarem. Durante o teste do sino com o Time 7, Kakashi foi capaz de usar técnicas de baixo nível para subjugar facilmente Sakura (Uma kunoichi naturalmente tipo Genjutsu) em um Genjutsu.
Contra a maioria das técnicas de alto nível , ele tem conhecimentos avançados de seu trabalho, e é capaz de dissipar Genjutsu também. Ele também foi capaz de lutar contra Uchiha Obito, um usuário Genjutsu potente comparável a Uchiha Shisui. Através do Sharingan Kakashi pode utilizar o Jutsu Genjutsu: Sharingan que é simplesmente o uso genérico de Genjutsu como empregado por usuários do Sharingan. Ao estabelecer contato visual direto com os oponentes pretendidos, o usuário pode bloqueá-los dentro de um Genjutsu de sua escolha, a fim de alcançar vários efeitos.
Fūinjutsu
Fūinjutsu (封印術; Literalmente significa "Técnicas de Selamento") são técnicas que permitem ao usuário selar objetos, seres vivos, chakra, junto com uma variedade de outras coisas em outro objeto. Ocorre um desequilíbrio quando um selo de número ímpar é colocado sobre um selo de número par e vice-versa.
Kakashi também desenvolveu proeza considerável na fūinjutsu , algo que Orochimaru encontrado impressionante dada a idade de Kakashi.. Durante o Exame Cunnin Kakashi utiliza o Fūja Hōin para suprimir a força do Selo Céu de Sasuke.
Invocação
Kakashi é capaz de invocar uma matilha de cães ninja de várias raças. Assim como suas habilidades de combate, o uso de Kakashi desta convocação é altamente versátil, que vão desde a atacar a contenção dos seus adversários. Ele pode combinar sua técnica de Invocação com seu Jutsu Doton para fazer seus cães entrarem no subsolo, a fim de ajudar a subjugar os seus inimigos. Além de fins ofensivos, os cães de Kakashi também é altamente qualificados no rastreamento de alvos, e entrega de mensagens.
Os Ninken's de Kakashi são: Pakkun, Shiba, Bisuke, Akino, Guruko, Uuhei, Urushi, Buru.
Passado :
Kakashi é filho de Sakumo Hatake, um gênio conhecido como "Presa Branca da Folha". Pouco se sabe sobre sua mãe, fora o fato de que ela morreu em uma idade jovem. Depois de passar com sucesso o seu exame de admissão para se juntar à academia, ele conheceu Might Guy, que apesar de Kakashi menosprezar a falta de talento natural de Guy, rapidamente veio a gostar de Kakashi. Sakumo também alertou seu filho a não subestimar Guy, já que ele um dia poderia superar Kakashi.
Sakumo caiu em desgraça depois de escolher salvar seus companheiros, em vez de completar uma missão importante, o que fez a nação e a vila sofrerem uma grande perda. Desonrado, Sakumo tirou a própria vida depois de sofrer uma profunda depressão e a queda de suas habilidades; esta experiência fez Kakashi ficar determinado em conduzir a sua vida seguindo rigorosamente o código ninja.
Aclamado como um prodígio, por causa de sua inteligência e aptidão, aos 5 anos, ele se formou na Academia, sendo o primeiro de sua turma. Ele eventualmente se juntou a uma equipe ao lado de Obito Uchiha e Rin Nohara sob o comando de Minato Namikaze. A equipe foi colocada em um teste bem simples para ganhar o seu direito de serem genin; tomar um dos dois sinos de Minato. Com Kakashi percebendo que significava, que pelo menos, um dos três seria eliminado, cada um dos jovens ninjas começaram a lutar por si mesmos. Rapidamente sendo oprimido por seu sensei, devido ao fato de suas habilidades superarem a dele, Kakashi chegou à conclusão de que somente juntos eles poderiam ter a esperança de derrotar Minato. Kakashi conseguiu convencer Rin e Obito a trabalharem em conjunto com ele, em última análise, permitindo que Kakashi conseguisse pegar um dos sinos. Vendo que a equipe conseguiu o verdadeiro objetivo do teste — trabalho em equipe — Kakashi e seus colegas se tornaram oficialmente os alunos de Minato.
Mais tarde, ele se tornou parte de uma rivalidade unilateral com Might Guy. No anime, devido a crescente reputação de Kakashi como um gênio, Guy se aproximou rapidamente de Kakashi e anunciou seu desejo de desafiá-lo. Embora inicialmente Kakashi fosse completamente indiferente ao pedido de Guy, Guy continuou a seguir Kakashi e desafiá-lo. Eventualmente, Kakashi cedeu ao pedido de Guy, vencendo Guy em cada desafio, incluindo várias formas de pontaria, combate taijutsu, e até mesmo comparação física. Apesar destas perdas, Guy tornou-se apenas mais determinado em derrotar Kakashi. Kakashi continuou a aceitar vários desafios de Guy (incluindo competições de comer e Pedra, Papel, Tesoura), mesmo quando já era líder de uma equipe, em última análise, dando a Kakashi um recorde de 49 vitórias e 50 derrotas. Um ano depois, Kakashi se tornou chūnin depois de enfrentar e derrotar Might Guy durante a terceira fase do Exame Chūnin.
Logo depois de se tornar um Jōnin, Kakashi foi designado para liderar seus companheiros de equipe Obito e Rin em uma missão que iria beneficiar Konoha no curso da Terceira Guerra Mundial Shinobi. Eles iriam destruir a Ponte Kannabi, que estava sendo usada pelas tropas de Iwagakure para entrarem em Kusagakure. Esta seria também a primeira grande ação ofensiva de Konoha na guerra. Em seu caminho para a ponte, Rin foi sequestrada por dois ninja de Iwagakure chamados Kakkō e Taiseki. Obito imediatamente diz para eles irem resgatá-la, mas Kakashi discorda, alegando que eles deveriam completar a sua missão, optando por não cometer o mesmo erro que seu pai fez em sua missão. Obito não quis ouvi-lo e teimosamente sai para salvar Rin, mas não antes de mencionar que ele acreditava que o pai de Kakashi, o Presa Branca, foi um verdadeiro herói. Logo após se separarem, Kakashi reflete sobre as palavras de Obito e da bondade de Rin. Ele percebe que seu pai não estava errado, afinal de contas, o que o leva a se juntar no esforço de Obito para resgatar Rin. Kakashi chega a tempo de salvar Obito de Taiseki, usando a lâmina de seu pai para enfrentá-lo. Apesar de serem dois contra um, Taiseki é mais experiente e consegue atacar e danificar o olho esquerdo de Kakashi, que toma o golpe que foi destinado para Obito, causando uma cicatriz permanente e cegueira em seu olho esquerdo.
A vontade de Obito em proteger seus companheiros faz ele despertar o seu Sharingan, e ele o usa para matar Taiseki. Depois de encontrar Rin e derrotar Kakkō com a ajuda de Obito, Kakashi libera Rin do genjutsu antes de seu oponente tentar prendê-los em uma caverna. Enquanto tentam escapar, Kakashi é atingido por uma pedra, que ele não percebe por causa de seu olho enfaixado, fazendo-o cair. Obito empurra Kakashi para fora do caminho de uma pedra maior que estava caindo, deixando ele próprio esmagado debaixo dela em seu lugar. Sabendo que ele estava morrendo, Obito pede para Rin transplantar o seu Sharingan no olho danificado de Kakashi como um presente atrasado. Rin obedece, e logo que a cirurgia é concluída Kakashi usa seu novo Sharingan para aperfeiçoar seu Chidori e matar Kakkō. Ele então retorna para Obito para ver se havia alguma coisa que ele poderia fazer por ele, mas ele é forçado a deixá-lo ao lado de Rin. Com a ajuda de Minato, eles finalmente concluem a sua missão, permitindo que eles lamentassem a suposta morte de Obito.
Algum tempo depois dos acontecimentos na Ponte Kannabi, Rin é capturada por Kirigakure. Kakashi é capaz de resgatá-la, mas não antes que ela fosse forçada a se tornar a Jinchūriki do Sanbi. Ao voltar para o vila, eles são emboscados por ninjas de Kirigakure com nível de ANBU. Rin, sabendo sobre o plano de Kirigakure para libertar a besta em Konoha, pede para Kakashi matá-la. Depois que ele se recusa, Rin espera por Kakashi para atacar, e intencionalmente entra no caminho de Kakashi, culminando com uma execução chorosa de Rin, fazendo o Chidori de Kakashi atravessar seu peito. Pouco depois, Kakashi e Obito - que estava testemunhando por trás das cenas - desenvolvem os seus Sharingan totalmente amadurecidos e, posteriormente, despertam o Mangekyo Sharingan, precisamente o mesmo tempo. Exausto e profundamente triste por ter matado Rin, Kakashi perde a consciência e desmaia enquanto Obito, cheio de tristeza e raiva, manifesta suas novas habilidades baseadas em madeira, causando um tumulto em que ele assassina brutalmente o primeiro batalhão de ninjas de Kirigakure antes de ir em direção ao segundo grupo que tinha sobrevivido a sua primeira investida. Embora Kakashi tenha, tecnicamente, matado Rin, Obito o deixa vivo, que mais tarde é encontrado por reforços de Konoha. No anime, apesar de sua crescente carreira, Kakashi ainda fica assombrado por ter matado Rin com sua própria mão, tendo pesadelos e visões que o abalavam visivelmente. Desde então, Kakashi evitou seus colegas de classe. Quando Minato foi eleito Hokage algum tempo depois, apesar da sua tenra idade, ele atribuiu Kakashi para se juntar a ANBU sob seu comando direto.
Após o fim da guerra, Kakashi rapidamente constrói uma reputação famosa durante seu primeiro ano na ANBU, embora grande parte dela seja atribuída com relação ao seu coração frio e cruel na batalha, decorrente de sua amargura com a perda de Rin. Eventualmente, ele é promovido a capitão da ANBU e líder do Time Ro que respondia diretamente ao Hokage. Mais tarde, Kakashi descobre através de Minato que sua esposa, Kushina estava grávida e ele o confia a protegê-la durante seus dez meses de gravidez induzida por ser uma jinchūriki. Kakashi costumava visitar os túmulos de Rin e Obito no Cemitério de Konoha e no Memorial de Pedra, respectivamente, limpando seus túmulos e trazendo-lhes flores. Em uma dessas ocasiões, ele visita o túmulo de Rin e lhe diz que o filho de seu sensei nasceria em breve, antes de ir contar a notícia para Obito também, sem saber que Tobi estava olhando para ele e escutando Kakashi revelar onde Kushina iria dar a luz. Na noite em que Kushina entra em trabalho de parto, Kakashi sente uma presença sinistra no ar. Logo depois, a Kyuubi aparece. Durante o Ataque da Kyūbi em Konoha, Kakashi e o resto de seus colegas são impedidos de participar na defesa da aldeia pelo pai de Kurenai Yūhi e outros shinobi sênior para sua própria segurança, a geração mais jovem.
Na sequência, muitas pessoas, inclusive Kushina e Minato, perecem ao ataque. Após Hiruzen ser escolhido para retomar as suas funções como Hokage, Danzō Shimura se aproxima de um Kakashi em luto. Ele ressalta que Kakashi foi incapaz de ajudar seu falecido sensei e possivelmente salvá-lo por causa das ordens de Hiruzen. Convencido pelo argumento de Danzō, Kakashi passou a ressentir Hiruzen e sentir que ele não estava apto para liderar a aldeia, decidindo aceitar a oferta de Danzō para se juntar a divisão ANBU Ne e espionar Hiruzen para Danzō. No momento em que Kakashi vai passar as informações para Danzō, ele é atacado por um rapaz conhecido pelo codinome "Kinoe", que podia usar o Mokuton de Hashirama. Danzō termina a luta, revelando a ambos que estavam sob suas ordens. Sabendo que apenas o Primeiro Hokage era um usuário de Mokuton, Kakashi entra furtivamente na Residência do Hokage para investigar. Incapaz de encontrar alguma informação útil, Kakashi é abordado por Hiruzen. Apesar da invasão, o Terceiro Hokage mostra a Kakashi os registros sobre o Mokuton, explicando que no passado eles tentaram recriar o poder do Primeiro Hokage, mas todas as tentativas terminaram com o fracasso e a morte das cobaias, em última análise, deixando a pesquisa de lado e classificando-a como proibida. Hiruzen também explica que, recentemente, várias pessoas, desde crianças a adultos, estão desaparecendo, fazendo-o suspeitar que alguém está retomando a pesquisa. Ele relutantemente expressa que qualquer replicação do Mokuton poderia ter salvo a aldeia do ataque das Nove Caudas. Percebendo que Hiruzen realmente têm o melhor interesse no bem-estar da aldeia e que Danzō mantêm escondido um usuário do Mokuton, Kakashi diz para Hiruzen sobre o plano de Danzō em assassinar o Terceiro, para assim, tomar seu lugar. No dia seguinte, Kakashi se disfarça de Hiruzen para atrair os assassinos, um dos quais é Kinoe. Kakashi derrota facilmente ele, mas opta por poupá-lo, sabendo que ele seria um valioso aliado no futuro. Mais tarde naquela noite, Kakashi pede para sair da ANBU, sentindo-se indigno de ter traído a confiança do Terceiro. Hiruzen porém insiste que a ajuda de Kakashi é necessária durante estes tempos, tendo dito a mesma coisa para Minato, durante uma conversa entre os dois. Em última análise, Kakashi concorda em ficar trabalhando como braço direito de Hiruzen e conta sobre Kinoe.
Em algum momento, durante este tempo, Kakashi assina um contrato de invocação com os ninken. Um dia, Orochimaru, um dos Sannin, é descoberto como sendo o responsável pelo desaparecimento dos cidadãos de Konoha e tenta fugir do país. Depois de Orochimaru fugir do Terceiro Hokage, Kakashi intercepta ele assim que ele deixa seu esconderijo, apenas para ser rapidamente derrotado pelo ninja mais velho. Aproveitando-se do amor de Orochimaru para com as cobras, Kakashi cria um plano de backup com Hiruzen, deixando uma cobra chegar perto o suficiente de Orochimaru para detonar um selo explosivo dentro de sua boca, ferindo gravemente o Sannin. Apesar da desvantagem, a malícia nos olhos de Orochimaru fazem Kakashi ficar paralisado de medo, permitindo que Orochimaru consiga escapar. Depois de recuperar a compostura e ficar determinado a não deixar Orochimaru deixar o país, Kakashi invoca seus ninken para encontrar o nukenin. Kakashi logo encontra uma caverna subterrânea. Uma vez lá dentro, ele é atacado pelo clã Iburi, servos leais a Orochimaru. Usando a sua habilidade única de se transformar em fumaça, o clã rapidamente subjuga Kakashi adentrando em seu corpo, torturando-o por dentro. Kinoe, que era um convidado bem-vindo, convence-os a deixar Kakashi vivo para que ele possa interrogá-lo. Ao falar sozinho, Kinoe revela que assim como o Terceiro Hokage, Danzō considera que deixar Orochimaru sair do país é muito perigoso. O líder Iburi, Gotta, ouve isso enquanto espiona e rapidamente tenta matar os dois ninjas de Konoha. No entanto, um dos membros do clã, Yukimi, opta por poupar Kinoe e, por extensão Kakashi, já que ela estava convencida de que Kinoe era seu irmão Tenzō. Após Yukimi deixar Kakashi para atrás para sair com Kinoe, Kakashi consegue encontrar a saída da caverna, mas é rapidamente atacado por Gotta. Em última análise, a forma de fumaça de Gotta se torna sua ruína por causa de sua fraqueza em relação ao vento. Em seus últimos momentos, ele implora a Kakashi para trazer Yukimi, pelo fato de ela ser muito valiosa para Orochimaru. Kakashi logo encontra Yukimi e Kinoe, ele diz para Kinoe que ele precisa dela para capturar Orochimaru. Tendo crescido perto dela, Kinoe foge com ela ao invés disso. Capturando rapidamente eles, Kakashi explica que o sangue de Yukimi pode conceder a Orochimaru a transformação em fumaça do clã Iburi, significando que Orochimaru iria para a caverna. Ao ouvir isso, Yukimi foge e volta para a caverna. Reconhecendo que Kinoe cuida de Yukimi assim como Kakashi cuidava de Rin, os dois concordam em trabalhar juntos para salvá-la. Enquanto a dupla voltava para a caverna, Orochimaru mata todos os Iburi em sua busca por Yukimi, finalmente, capturando-a e recuando. Incapazes de encontrá-los, os espíritos dos Iburi guiam Kakashi e Kinoe. Quando a caverna começa a desmoronar Orochimaru decide fugir. O corpo de Yukimi então começa a se desestabilizar, mas os espíritos dos Iburi usam seu poder junto com o Mokuton de Kinoe, conseguindo fazer Yukimi se estabilizar novamente, finalmente, permitindo-lhe andar pelo mundo sem ter medo do vento. Kakashi decide sair e não relatar nada sobre os Iburi e o envolvimento da Raiz.
Ao longo dos anos, Kakashi se tornou bem conhecido entre todos os Cinco Grandes Países Shinobi por seu ótimo uso com seu Sharingan, ganhando a reputação de "o homem que copiou mais de mil técnicas", daí seu apelido. Três anos após a deserção de Orochimaru de Konoha, um de seus laboratórios secretos é descoberto. Conhecendo as potenciais armadilhas que haviam nele, Hiruzen envia Kakashi para investigar. Lá, ele se encontra com Kinoe novamente, que estava em uma missão de sua autoria. Dentro do laboratório, Kakashi se depara, com horror, com uma criatura em forma de cobra, Kinoe ataca Kakashi, já que sua missão era recuperar o Sharingan de Kakashi para Danzō. Quando Kakashi tenta argumentar com Kinoe, dizendo que as missões nunca devem ofuscar a lealdade a um amigo, Kinoe replica, observando que Kakashi matou Rin. Enfurecido por essa observação, Kakashi rapidamente domina Kinoe. Ainda vendo Kinoe como um amigo e um aliado para a aldeia, Kakashi escolhe levar Kinoe até o Terceiro Hokage. Antes que ele pudesse, um dos experimentos de serpentes de Orochimaru escapa de seu tubo de ensaio e ataca os dois. Como Kinoe estava preso, Kakashi consegue matar a criatura. Enquanto salvava Kinoe, o cadáver da criatura começa a lançar um vapor venenoso que rapidamente infecta Kakashi. Kinoe leva Kakashi até um lugar seguro e, depois de aceitar as palavras de Kakashi, Kinoe dá um antídoto para Kakashi e escolhe abandonar sua missão. Depois de Kakashi recuperar a consciência e ler a carta de Kinoe, ele percebe que Danzō não iria tolerar insubordinação, Kakashi rapidamente vai até o Terceiro Hokage para obter ajuda. Hiruzen dá a Kakashi um pedido de convocação para ser entregue a Danzō, ele então vai para a sede da Raiz, onde os guardas afirmam que Danzō estava em outro lugar. Não acreditando neles, Kakashi usa seu Sharingan e descobre que Kinoe foi levado para ser implantado com uma marca amaldiçoada. Kakashi rapidamente encontra Kinoe e o liberta, apenas para ser cercado por Danzō e seus homens. Antes de Danzō poder agir em razão da invasão de Kakashi, Hiruzen chega e diz o motivo de Kakashi ir até lá. Poupando Kakashi de qualquer punição, Hiruzen volta sua atenção para Kinoe e convence Danzō para entregá-lo ao seu comando direto. Mais tarde, Kakashi acolhe Kinoe para sua equipe, Kakashi diz que Kinoe agora irá atender pelo nome de "Tenzō", o qual ele alegremente aceita.
Três anos depois, Itachi Uchiha, outro prodígio ainda mais jovem do que Kakashi estava na época, se junta a ANBU sob o comando de Kakashi. Enquanto os homens de Kakashi duvidavam em deixar uma criança tão jovem se juntar a eles, Kakashi observa as habilidades excepcionais de Itachi. Mais tarde, Kakashi e Itachi são designados para uma missão para observar um encontro entre Konoha e o País da Madeira. Eles são incumbidos de matar os shinobi do País da Madeira caso eles traiam os shinobi de Konoha após a troca de pergaminhos ser feita. Quando os shinobi do País da Madeira revelam a sua traição, Kakashi e Itachi rapidamente os derrotam. Dois anos depois, Kakashi e Itachi são designados para espionar o clã Uchiha sob a suspeita contínua de que eles desempenharam uma parte no ataque da Kyūbi anos atrás. Mais tarde, quando Itachi é promovido a capitão de seu próprio time ANBU, o mais jovem da história, Kakashi felicita abertamente seu ex-subordinado. Depois, Kakashi é chamado pelo Terceiro Hokage para investigar sobre uma infiltração repetida em Konoha feita por um indivíduo desconhecido sem disparar o aviso da barreira da aldeia. Danzō aparece em seguida, explicando que Itachi começou a desprezar seu clã a muito tempo, mesmo tendo o Sharingan do falecido Shisui ele buscou um poder maior e, finalmente, decidiu matar todo o clã. Horrorizado ao ouvir sobre o que o amigo fez, Kakashi começa a lamentar a sua incapacidade de ajudar Itachi em evitar esse resultado. Mais tarde, sentindo arrependimento por não conseguir entender Itachi e evitar suas recentes ações.
Hiruzen chama um Kakashi cheio de remorso. Embora elogie Kakashi por seu excelente trabalho na Anbu ao longo dos últimos dez anos, Hiruzen decide dispensar Kakashi de qualquer outro serviço, temendo que o coração de Kakashi só escurecesse mais ainda devido as suas experiências, e o nomeia para se tornar um jōnin sensei, ao invés disso. Kakashi passou a testar vários genin, mas nunca aprovou nenhum deles devido à sua incapacidade de viver de acordo com suas expectativas de trabalhar como uma equipe. No anime, esta expectativa se resultou da sua vergonha em nunca ter mostrado um verdadeiro trabalho em equipe com sua própria equipe estreante. Ele passa a usar vários métodos para testar a verdadeira lealdade e a cooperação entre os seus alunos, que constantemente não mostram sinais de fazê-lo. Quando Kakashi começa a duvidar de seus métodos se lembrando da época em que ele era aluno de Minato e de sua falta de trabalho em equipe, vários dos ex-alunos em potencial de Kakashi começam a prosperar a partir de suas ações, mostrando a verdadeira lealdade para com seus aliados, como Kakashi originalmente queria e, agradecendo Kakashi por sua ajuda. Kakashi fica feliz ao ver que seus ex-alunos aprenderam a valorizar o trabalho em equipe e, pouco a pouco, ele foi capaz de colocar seus demônios para descansar. Durante uma missão junto com Iruka, seu companheiro de equipe na época, o último é ferido e se torna um instrutor na Academia. Quando Iruka fica tendo dúvidas ao ser designado para ser o professor da sala de Naruto Uzumaki, Kakashi o lembra de suas verdadeiras razões para querer o cargo em primeiro lugar.
Clássico :
Embora mais tarde a ganhar status como um Jounin sensei, Kakashi desenvolveu uma reputação em toda a academia por colocar padrões extremamente elevados de treinamento, e nenhuma equipe tinha potencial para trabalharem juntos. Quando foi lhe dado o treinamento do Time 7 - que consistia em Naruto Uzumaki, Sasuke Uchiha e Sakura Haruno - ele os pôs em um teste que exigia que os três conseguissem pelo menos um sino que ele mantinha em sua cintura. Com apenas dois sinos disponíveis e três genin presentes, os alunos acreditavam que o teste era para ser uma competição um contra o outro e assim eles trabalharam de forma independente na tentativa de levar um sino.
Cada um dos jovens ninjas usaram seus próprios métodos para obtenção de um sino, apenas para Kakashi facilmente derrotá-los. Após o time 7 falhar no teste, Kakashi expressou o quanto ele estava descontente com o desempenho dos três. Depois de depreciar cada um dos seus desempenhos, ele revelou o verdadeiro objetivo desse teste: trabalho em equipe. Depois de explicar a importância do trabalho em equipe e ver como eles estavam envergonhados do seu desempenho, Kakashi decidiu dar uma chance ao Time 7 para atuar como uma equipe, e deixá-los fazer uma pausa para o almoço. No entanto, Naruto, que anteriormente tentou roubar os seus almoços, foi proibido de comer. Após decidir que precisariam de Naruto em boas condições para trabalharem juntos, Sasuke e Sakura lhe dão comida. Kakashi assistiu este ato e imediatamente confrontou-os, fingindo estar com raiva por eles desobedeceram a ele, antes de passá-los. Kakashi explicou que eles precisavam trabalhar como uma equipe antes de mais nada. Mais tarde foi revelado que o Kakashi foi escolhido especificamente para ser o líder do Time 7 por causa de Naruto e Sasuke. É dever de Kakashi, além do treinamento da equipe, também foi para manter o Nove-Caudas contido em Naruto, e para não manter Sasuke andando por um caminho escuro, já que tinham características semelhantes, que permitiria Kakashi compreendê-lo melhor.
Depois de completar um número de fáceis missões rank-D, o Time 7, por insistência de Naruto, foi atribuído à uma missão rank-C um pouco mais difícil: escoltar o construtor de pontes, Tazuna, ao País das Ondas. Eles foram atacados a caminho pelos Irmãos Demônios. Depois de Kakashi derrotá-los facilmente, ele percebeu que havia mais na missão do que um simples acompanhamento, e convenceu Tazuna para lhes dizer a verdade, que o País das Ondas estava sob a tirania do Gatō. Tazuna esperava construir uma ponte que iria libertar o país, e, assim, recebeu ataques dos criminosos de Gatō. Mesmo que a missão era muito mais perigoso do que o que havia sido inicialmente atribuída (rank-A, rank-B dificuldade Jōnin), o time 7 concordou em atuar como guarda-costas até a ponte ser concluída.
Ao chegar no País das Ondas, o time foi atacado por Zabuza Momochi, outro dos bandidos de Gatō. Kakashi confrontou Zabuza sozinho, mas durante a batalha, ele baixa a guarda e é preso em uma prisão feita de água de Zabuza. Kakashi pediu para seus alunos fugirem com Tazuna, mas em vez disso eles optaram por trabalhar juntos, e conseguiram libertá-lo. Usando seu Sharingan, Kakashi é capaz de usar o ataque de onda de Zabuza contra ele mesmo. Antes de Kakashi poder aterrar um golpe fatal, um menino chamado Haku entrou em cena, e apareceu para matar Zabuza primeiro. Ele então pegou o corpo de Zabuza, alegando que ele era um Oinin de Kirigakure e iria eliminá-lo. Depois disso, Kakashi entrou em colapso por exaustão devido ao uso excessivo de seu Sharingan.
Consciente de que Haku possa ter falsificado a morte de Zabuza para salvá-lo, o Time 7 o seu controle de chakra enquanto Kakashi se recuperava. Em uma semana, eles tinham dominado o treino e, assim, retomaram o seu dever guarda-costas. Na ponte eles foram confrontados por Zabuza e Haku, confirmando as suspeitas de Kakashi. Enquanto Haku lutou com Naruto e Sasuke, Kakashi lutou contra Zabuza. Tendo descoberto com sua derrota, Zabuza contou com ataques furtivos durante a batalha pelo seu Kirigakure no Jutsu para impedi-lo de ser vítima do Sharingan de Kakashi. Em resposta, Kakashi convocou seus ninkens subterrâneos para localizar e capturar Zabuza, fazendo dele um alvo fácil para seu Corte Relâmpago. Antes que ele possa matar Zabuza, Kakashi foi novamente interrompido por Haku, que utilizou-se como um escudo humano e sofreu o golpe destinado à Zabuza, sendo morto no processo.
Ainda determinado a vencer, Zabuza atacou Kakashi, mas a batalha virou completamente em favor de Kakashi, como ele facilmente driblou Zabuza. Gatō e o resto de seus capangas mais tarde apareceram a ordenaram eliminar Zabuza como resultado de sua falha, apenas para Zabuza se revoltar e matar Gatō. Enquanto Kakashi testemunhou o evento, os capangas de Gatō, por sua vez mataram Zabuza. Em resposta, Kakashi usou seu Tajū Kage Bunshin no Jutsu para assustar os bandidos. Quando Zabuza estava prestes a morrer, ele pediu para Kakashi levar o seu corpo ao lado do corpo de Haku, antes que ele falecesse. Kakashi os sepultaram um do lado do outro e após Tazuna construir a ponte, o time 7 voltaram à Konoha.
Sentindo que seus alunos estavam prontos, Kakashi inscreveu o Time 7 no Exame Chūnin, apesar da desaprovação de alguns ninjas de elite, inicialmente. Depois de Sasuke ser marcado com o Juin por Orochimaru durante a segunda fase do exame, Kakashi tomou a si para lidar com o selo amaldiçoado. Incapaz de removê-lo, ele usou o Método de Selamento do Mal para tentar evitar que Sasuke usasse o Juin. Após as partidas preliminares, Kakashi decidiu pessoalmente treinar Sasuke para um mês depois de perceber o quanto Orochimaru desejava Sasuke, a partir de seu subordinado, Kabuto Yakushi, tentando abduzir ele. Kakashi tentou reforçar o valor da auto-estima de Sasuke e para os seus amigos, ensinando-lhe como usar o Chidori como um impedimento contra o selo amaldiçoado. Como o treinamento também envolveu a formação de taijutsu copiado de Rock Lee ao corpo Sasuke melhorou as condições para o uso do Chidori, e Kakashi corre para a partida final dos exames de Sasuke.
Quando a invasão de Sunagakure e Otogakure em Konoha começou durante a partida de Sasuke, Kakashi liberouo genjutsu juntamente com Might Guy e Sakura, e ajudou a lutar com os invasores, juntamente com Guy. Eles acabaram tendo várias disputas para ver quem poderia derrotar o maior números de inimigos, embora Guy geralmente ganhe. Quando percebeu que Sasuke estava indo atrás de Gaara, Kakashi enviou Naruto, Sakura, Shikamaru Nara, e Pakkun para detê-lo e trazê-lo de volta.
Pouco tempo depois da invasão ser impedida, Itachi Uchiha, irmão mais velho de Sasuke, e Kisame Hoshigaki da Akatsuki se infiltraram na vila. Asuma Sarutobi e Kurenai Yūhi tentou parar os dois, mas eles foram quase mortos, fazendo com que Kakashi intervisse. Embora Kakashi fosse capaz de manter sua própria luta contra Itachi por um curto tempo, Kakashi foi vítima do Tsukuyomi de Itachi. Severamente enfraquecido pela técnica, Kakashi confirmou que Itachi e Kisame estavam atrás de Naruto e da Kyubi no Yoko dentro desse, antes de entrar em colapso. Com o conhecimento de Kakashi sobre eles, Itachi e Kisame foram sequestrar Kakashi. Felizmente, Guy chega a tempo de conduzir os membros da Akatsuki a fugirem. Kakashi ficou em coma depois do que aconteceu, e não foi revivida até Tsunade voltar para a aldeia. Imediatamente depois de se recuperar, ele foi enviado em uma nova missão.
Antes de sair em sua missão, Kakashi para uma batalha entre Naruto e Sasuke. Em seguida, Kakashi ensinou à Sasuke sobre sua reversão da sua obsessão por poder e vingança, Kakashi faz uma palestra para Sasuke sobre o mau uso do Chidori, ressaltando que ele foi projetado para proteger os amigos, e não atacá-los. Ele encoraja Sasuke a dar maior importância à amizade do que na vingança, então deixa para deixar suas palavras afundarem, sem saber que Sasuke foi para o lado de Orochimaru com a chegada do Quarteto do Som.
Quando Kakashi retornou de sua missão, ele descobriu que Sasuke havia fugido da vila para ir à Orochimaru, e que um esquadrão de genin, liderada por Shikamaru, era tudo o que tinha sido enviado para recuperá-lo. Ignorando o fato de que ele tinha uma nova missão, Kakashi tentou rastrear Sasuke e o Time Shikamaru. Usando seu ninken, Kakashi foi capaz de localizar Naruto inconsciente no Vale do Fim, com Sasuke já tendo deixado o País do Fogo. Incapaz de perseguir Sasuke por causa de uma chuva e devido à atual condição de Naruto, Kakashi levou Naruto de volta à aldeia para se recuperar, triste que ele não tinha conseguido ajudar seus alunos.