Pelo que eu acompanhei, veio da mente criativa de George Lucas.
Não que ele tenha inventado tudo do nada. Pelo contrário, ele foi superinfluenciado. Pelo que eu me lembro de uma entrevista, ele falou que baseou a ordem Jedi nos antigos samurais, tanto que o conceito de "força" pode ser associado perfeitamente ao conceito "ki" e os sabres de luz, devido aos seus ataques mortais, são associados às Katanas. Assim, ele misturou cultura japonesa antiga com ficcão científica.
George Lucas é fascinado por mitologias, de vários povos. Tanto que ele foi o idealizador, roteirista e produtor, não só dos Star Wars, mas de todos os filmes da série Indiana Jones. Além disso, ele gosta muito de ficção científica e produziu muitos filmes desse gênero.
Na época que ele lançou o primeiro Star Wars, muitas pessoas não levaram à sério. A produção gastou uma fortuna e deu muito trabalho para ser realizado. A sorte é que deu muito certo e as pessoas fizeram fila para assistir ao filme.
George Lucas é um ótimo produtor, bom roteirista e um diretor razoável. Tanto que os filmes que ele fez tudo são fracos comparado com os que ele delegou funções. Peguemos os Star Wars e os Indiana Jones. A produção é impecável. Peguemos os Star Wars com roteiros e direção mais fracos. Foram os que ele escreveu e dirigiu (um exemplo são os últimos, especialmente o terceiro, que tinha diálogos quase "idiotas"). E, na opinião unânime de todos os críticos, qual o melhor Star Wars: "O império contra-ataca". Justamente o que ele descentralizou funções, contratando um ótimo diretor e um ótimo roteirista, ficando somente na produção e na base da história.