Para mim a verdadeira historia de Ninjas como a maioria conhece nunca existiu em Naruto.
Naruto é um mangá baseado nos ninjas das fábulas e peças de Kabuki (ninjas que usam Bunshin, Kawarimi, soltam fogo pela boca, possuem ligação com sapos e voam por ai)
Agora esse que o Kishimoto se baseou e criou, para mim existiu até o Naruto Vs Pein, pein era dito um Deus que ''despertou'' os Olhos do ancestral do Chakra, para mim nada era anormal ali.
Por outro lado mesmo que tenhamos um Hashirama da vida com um Buda titânico não deixa de ser a historia dos ninjas, para mim assim como o
@Kirito falou oque estragou foi essa coisa de manto (Tanto que só a Kurama e o Naruto tinham e os outros Bijuus não), na onde o ''ninja'' usa para tudo e fica sempre na mesma, fora o descontrole de poder e falta de estratégias...
Eu acho que isso estragou muito a forma dos Ninjas que o Kishimoto criou por outro lado ele percebeu isso e tentou digamos assim que ''concertar'' no capitulo ... Dos Shinobis faz referencia a isso que por mais que a historia tenha perdido o seu ''caminho'' aquilo que já foi criado é a historia dos Ninjas.
'' Você pode ser a ancestral do Chakra ou que seja, mas você com certeza nunca tinha visto esse jutsu antes... Essa é a Historia dos Shinobis sua Cretina !!! ''As paginas e a frase do Naruto ressalta um pouco oque o Kishimoto quis passar aos leitores.