Acho que o Hiruzen
O tobirama ele fez tudo com a melhor das intenções, ele simplesmente não se ligou que suas ações poderiam provocar reações contrarias as que ele previa, por exemplo
Tobirama estava diante do Sasuke que estava interessado no passado da vila, mas, ele não ligou para o sasuke e queria simplesmente ignorar ele, porem, é como o hashirama disse, não adianta ir la matar o madara revivido e deixar o sasuke com duvidas, ignorando o sasuke agora ele pode se tornar um novo madara amanha
Tobirama parece que sempre ignorou o sentimento e pensamento dos outros, por isso muitos o julgam como arrogante, então, acho que a arrogância dele e tendência a ignorar os outros o fez errar com os uchihas...
POREM, o put4 fato é que o Tobirama não deixou problemas pros Hiruzen, durante os 30 anos ou mais que o Hiruzen foi hokage os uchihas jamais fizeram nada
O que me faz crer que o Hiruzen errou mais foi que ele sabia de fato que o Orochimaru não prestava, mesmo sabendo de tudo o que o orochimaru fazia, fez e poderia vir a fazer ele deixou o orochimaru viver, isso sem levar em conta o Danzou
Para min o erro deles foi
Tobirama = Arrogante que ignora todos, achando que todo mundo supera as coisas como ele
Hiruzen = Muito mole com o orochimaru, danzou e cia, ele sabe que nem todos são bomzinhos como ele é
Entre arrogância e ser bomzinho demais, eu prefiro ser arrogante, gente boazinha só se fod3
Obs: não coloco na conta do hiruzen e tobirama o erro de outros ninjas, assim como não coloco na conta do Minato os erros do Obito, Hashirama os erros do Madara e cia