Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionVocê é politicamente correto? Você acha que todo mundo deve ser politicamente correto? EmptyVocê é politicamente correto? Você acha que todo mundo deve ser politicamente correto?

more_horiz
Título autoexplicativo.

descriptionVocê é politicamente correto? Você acha que todo mundo deve ser politicamente correto? EmptyRe: Você é politicamente correto? Você acha que todo mundo deve ser politicamente correto?

more_horiz
Não sou, mas eu deveria ser. Eu tenho alguns preconceitos e ideias que não se encaixam nesse politicamente correto. Tento mudar todo dia, mas por algum motivo eu ainda tenho alguns preconceitos que me envergonho.

Acho que todos deveriam ser politicamente corretos, na minha opinião é o certo. Essa frase também é relativa, pois o que pode ser correto pra você, pode não ser correto pra mim.

descriptionVocê é politicamente correto? Você acha que todo mundo deve ser politicamente correto? EmptyRe: Você é politicamente correto? Você acha que todo mundo deve ser politicamente correto?

more_horiz
Stuart escreveu:
Essa frase também é relativa, pois o que
pode ser correto pra você, pode não ser correto pra mim.

Mas no caso há a especificação do 'correto' pelo 'politicamente'. Então não seria o correto de acordo com o meu pensamento ou o seu, mas sim o correto de um ponto de vista político social.
'Político social' é bem amplo, eu sei, mas não encontrei uma forma melhor de resumir o "teor" do 'politicamente correto'.

more_horiz
Não eu não sou politicamente correta, pois também tenho minhas hipocrisias e pré conceitos, os quais eu me envergonho e tento, mesmo que pouco, mudar gradativamente.
Se todos fossem politicamente corretos, eu acho que o mundo seria um saco pois uma das coisas que fazem a humanidade evoluir são essas mudanças de opinião.

more_horiz
Meu conceito de politicamente correto é uma pessoa que age conforme normas gerais de conduta e ideologia estabelecidas e dominantes na sociedade. É aquele que age e pensa mais baseado e motivado por forças de conservação do que de mudança.

Tenho parcelas em minha personalidade de forças de conservação, a parte "careta" falando a grosso modo e outras em que sou mais progressista, quiçá revolucionário.

Sou a favor do aborto em determinadas situações; a favor da legalização da maconha; da união estável jurídica entre pessoas do mesmo sexo (a aceitação da união religiosa fica a critério de cada religião, são dois universos distintos); sou favorável ao fim do voto obrigatório, entre outros.

Também entendo claramente que nem todos precisam de um deus ou de deuses para viver. Acho as religiões como estrutura (não necessariamente como crença) trazendo muito mais prejuízos na história da humanidade do que benefícios.

Creio que essa seria boa parte da minha versão "politicamente incorreta".

Sobre o "politicamente correto", talvez em relação a algumas tradições religiosas que ainda vejo como positivas como o matrimônio, desde que seja consensual e entre pessoas adultas (nota: entendo matrimônio religioso diferente do matrimônio civil, falando da instituição em si); sou contra a política de cotas raciais em universidades (sou a favor de cotas para escolas públicas e ainda assim temporariamente); sou a favor de leis que impedem menores de 16 anos de circular em certos ambientes em determinado horário, entre outros.

E não acho que todos devam ser politicamente corretos, isso fica a critério de cada um, mas, a sociedade precisa de pessoas politicamente incorretas também até mesmo para evoluir e avançar em alguns aspectos. Contudo, nem tudo o que pessoas que tocam em temas considerados tabu dizem ou mesmo o levantamento de temas tabu em espaços inadequados pode ser benéfico, muito pelo contrário a depender da forma, das ideias, do local.

Se todos fossem politicamente corretos, estaríamos numa sociedade de gado manso e adestrado (mais ainda e viva, Zé Ramalho!) e se fosse o oposto, estaríamos vivendo numa sociedade libertina e passível de devorar a si mesma e entender tudo como aceitável e pertinente (quase como uma regressão aos tempos antigos).

more_horiz
Não sou politicamente correto e nem quero ser.

Quem é 'politicamente correto' nessa sociedade? Empresários sonegadores, políticos corruptos? Pra mim essas diretrizes de comportamento são pura frescura e uma certa maneira de camuflar seu pensamento real e a sua própria liberdade.

Nos meus valores, grande parte das pessoas que seguem essas diretrizes estão mais para 'incorretas' do que para 'corretas'. E também nos meus valores, essa questão não quer dizer nada do que a pessoa é; ou do que deseja ser, rs'.

more_horiz
Não, eu não sou "politicamente correto".

Ao meu ver, as pessoas "politicamente corretas" são aquelas que seguem o que uma maioria diz, o que é pregado pelos veículos de comunicação, e existe no senso comum - uma visão geralmente conservadora. Essas pessoas não pensam por sí mesmas, seguem uma espécie de uma doutrina, não tendo um ideal próprio. Enfim, basicamente é o que o Marcello diz.

Pessoalmente, sou a favor da legalização da maconha (quem quiser procurar, tem um tópico meu sobre isso), da legalização do aborto, do casamento entre homossexuais, entre outros.

Se você discutir com uma pessoa que se diz "politicamente correta", verá que ela não terá argumentos para sustentar a sua tese - mas sim dirá que isso é um senso comum e que o que você está falando é um absurdo.

O tal do politicamente correto existe como uma forma de controle, para determinar o que a sociedade de um modo geral pensará. Pois, dessa maneira, a sociedade não pensará por si mesma, não exigindo seus direitos e se acomodando com sua situação. Enfim...

O resto está no post do Marcello, que está muito completo.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos