23- Kishimoto se inspirou no famoso conto japonês Jiraiya Gōketsu Monogatari para criar os três Sannins lendários de Konoha.
Jiraya Goketsu Monogatari é uma famosa história japonesa escrita entre 1839 e 1868;
No Japão antigo praticavam-se 5 tipos de magia: Sapo, Serpente, Lesma, Pássaro e Aranha. Supostamente estes tipos de magias eram incompatíveis entre si, mas nesta estória o amor conseguiu contrariar essa tendência.
Jiraya (significando literalmente, Jovem Trovão) era o herdeiro de um poderoso clã de Kyushu. Numa época em que a sua família passava por problemas financeiros, Jiraya foi para a província de Echigo (que é agora Niigata) e tornou-se um pirata e chefe de um grupo de bandidos. Anos mais tarde conheceu um eremita (sennin) imortal que vivia no monte Myoko, que lhe ensinou magia dos sapos (não só invocações, mas todo o tipo de coisas).
Passados alguns anos, Jiraya conhece Tsunade, uma bela jovem que utilizava magia das lesmas que conseguia transformava em uma. Os dois apaixonam-se e casam-se.
Mais tarde um dos seguidores de Jiraya, Yashagoro, foi enfeitiçado por uma serpente e tornou-se um mestre em magia de serpente e virou-se contra o seu outrora mestre e amigo. Yashagoro tomou o nome de Orochimaru e atacou Jiraya. Jiraya e Tsunade lutaram juntos contra Orochimaru, mas foram envenenados pelo veneno da serpente e ficaram inconscientes. Felizmente um dos seguidores de Jiraya, cuja vida tinha sido salva por este, veio em seu auxílio e matou Orochimaru.
Neste ponto a história acaba abruptamente…
Jiraiya (児雷也- literalmente "jovem trovão"), o personagem-título do conto japonês Jiraiya Gōketsu Monogatari (児雷也豪杰物语, "O Conto do Jiraiya Gallant"), é um ninja que usa metamorfose mágica para se transformar em um gigantesco sapo.
Herdeiro de um poderoso clã de Kyushu do mesmo nome, Jiraiya se apaixonou por Tsunade, uma jovem linda princesa que domina o caracol mágico. Seu arqui-inimigo era um de seus seguidores, Orochimaru, que dominou a magia da cobra.