Vini escreveu: Ué, mas esse é o sistema republicano. Pelo menos em teoria.
Veja bem, a Câmara dos Deputados é composta pelos representantes do povo, eleitos pelo voto direto proporcional ao partido. A função do Legislativo é, por óbvio, criar leis. Cada deputado carrega consigo a vontade das pessoas que o elegeram, legitimando a ficção de que 513 pessoas votem por toda a população brasileira.
No Senado Federal o voto é direto majoritário porque, em tese, cada estado-membro da Federação tem poderes iguais perante os outros. Por isso 3 senadores por estado; eles não representam o povo, e sim o território.
As leis são aprovadas com a maioria (simples, absoluta ou qualificada; conforme o tipo) das duas Casas Legislativas, mais a sanção do Presidente da República. Isso faz com que toda lei seja revisada pela população, pelos estados e pelo representante direto do povo, para só então ser aprovada.
Está na Constituição de 1988: "Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente..." O problema do sistema republicano é justamente...o povo. Se não forem escolhidos representantes comprometidos e qualificados, jamais funcionará.
Quanto à existência de um "moderador" do povo, sugerido pelo tópico: O poder corrompe. O poder absoluto corrompe absolutamente. Lord Acton.
Se um Presidente da República já incomoda tanta gente, sendo titular de apenas um dos Poderes (Executivo), imagina o caos que seria isso se essa pessoa usufruísse de todos os três (Executivo, Legislativo e Judiciário)?
E não pense que seria difícil uma pessoa manipular grande parte da população para aprovar as leis e atender seus interesses. Tome como exemplo a presidente Dilma, que não aumentaria a tributação e jamais tiraria direitos dos trabalhadores. Pelo menos não no período eleitoral. Pff.
Ps: O sistema que força à escolha de um representante que têm obrigações (e consequentemente vantagens sobre os demais) diferenciadas que o leva a ter mais poder que os outros, corrompe. Mas não apenas corrompe. Amedronta, também. Deixa estes maníacos do poder totalmente desnorteados, tremendo na base. Qualquer menção de oposição ou sistema que ameace tirá-los do poder, fará com que eles retaliem fortemente a "suposta" ameaça, sem nem pararem para pensar.
É o que acontece, hoje, aqui no fórum. Basta verem o tópico informativo da Staff, que (pasmem) me "impedem de voltar à Staff" (como se eu desse a mínima pra isso kkk).
E olha que nem ameaça eu sou... Imagina se eu realmente quisesse pôr o fórum abaixo kkkkkkkk :poise:
Na "vida real" isso também ocorre. A bancada fundamentalista toda treme na base, quando é posto em pauta assuntos de mudança de paradigma.
O ser humano pode ser civilizado o quanto quiser, que os instintos sempre andarão juntos, em seus comportamentos. Apenas a autoreflexão e principalmente a consciência plena podem reverter isso... Mas a maioria massiva não sabe nem o que significa a palavra "consciência"... Então não tem muito jeito. kkkkk
Eu ainda acredito que a humanidade vai alcançar a harmonia. Mas isso, à longo prazo, depois de muita dor e sofrimento ainda...