Acaba de ser noticiado pelo Comic Book Resources que a polêmica capa da Batgirl, noticiada mais cedo no Terra Zero, será cancelada pela DC Comics. O pedido de retirada da arte foi feito pelo próprio Rafael Albuquerque, autor da capa.
A capa de Batgirl Vol.4 #41 foi revelada na última sexta-feira (13) e recebeu críticas pesadas de fãs e profissionais da área. De acordo com estas pessoas, a arte destoa totalmente da pegada que a revista possui depois de sua reformulação com Cameron Stewart, Brenden Fletcher e Babs Tarr. Batgirl hoje tem um clima mais otimista, com extremo respeito ao público feminino e até tem se tornado um ícone do feminismo no meio dos quadrinhos de super-heróis. Isso levou muitos fãs a espalharem a hashtag #changethecover pela internet, chamando a atenção de Rafael Albuquerque para o fato.
Sua capa faz parte de uma iniciativa da DC de fazer um mês do Coringa, ou seja, as revistas mensais ganhariam capas variantes com o Coringa envolvido de alguma forma. Albuquerque aproveitou a chance para homenagear A Piada Mortal (de Alan Moore e Brian Bolland), na qual Barbara Gordon é aleijada pelo vilão com um tiro na coluna. A história nunca deixou isso explícito, mas ela sugere que a heroína também foi sexualmente violentada pelo Coringa. Logo, a capa feita por Albuquerque foi vista com extremo mal gosto pelos fãs, e isso levou o artista a solicitar que a DC a retirasse do mercado.
O artista disse que não teve intenção nenhuma de chatear alguém com sua arte. Ele afirmou apenas que quis prestar respeitos a uma se duas histórias favoritas. Já a DC Comics, em comunicado oficial, disse o seguinte:
Nós publicamos quadrinhos sobre os maiores heróis do mundo e os vilões mais terríveis que se possa imaginar. As capas variantes do Coringa para o mês de junho são uma forma de celebrar os 75 anos do personagem.
Independente de os fãs gostarem da homenagem que Rafael Albuquerque fez à Piada Mortal, ou se eles acharem que o desenho ficou inconsistente com a atual tonalidade das revistas da Batgirl, ameaças de violência e assério são erradas e não têm espaço nos quadrinhos ou na sociedade.
Ficamos ao lado de nosso talento criativo e, apedido de Rafael, a DC Comics não publicará esta capa da Batgirl.
Como as revistas ainda não foram impressas, não há possibilidade de esta capa se tornar um item de colecionados.
Fonte: http://www.terrazero.com.br/2015/03/capa-variante-da-batgirl-e-cancelada/
Notícia anterior: http://www.terrazero.com.br/2015/03/coringa-e-a-polemica-capa-variante-de-batgirl-41/