(Por favor, sem fanboyolismo, sem invenções como Nagato + Pains, Pain + Gedo Mazo e etc, vamos nos focar nas versões que apareceram, e é claro sem Kabuto com edos)
Você já começou nerfando ambos a partir daí. Primeiro nerfou o Nagato, pq não sei em que planeta Pain que não passa de marionetes controladas por Nagato tem vida própria a ponto de ser considerado ''independente'' do Uzumaki em si, e Gedo Mazo, nem perco meu tempo tentando te fazer entender algo tão simplório.
E Edo Tensei faz parte do arsenal do Kabuto, não sei pq sempre ele é rebaixado, quando sabemos claramente que Kabuto em seu auge ( ou seja, full) é superior a ambos.
Em particularidade ao Kabuto SM, eu vejo ambos do mesmo nível, alias, eu ainda vejo o Tobirama um pouco mais fortinho no geral, devido não somente a sua vasta inteligência em batalha, mas o conjunto específico de Hiraishin + GK + Edo Tensei + Kage Bunshin, que coloca o Tobirama como um oponente mais perigoso que o próprio Kabuto.
Já quanto ao Nagato, essa será a milésima primeira vez que irei te explicar...
Nagato não é somente mais versátil que o Tobirama, ele é MUITO mais versátil que o Tobirama.
Ele tem capacidades de adaptar o estilo de luta do oponente e de se proteger que o Tobirama JAMAIS conseguiria fazer sequer algo parecido.
Ele domina o campo terrestre, aéreo, aquático, se torna invisível, é difícil existir um campo que desfavoreça o Uzumaki. Já o Tobirama, fica MUITO mais restrito.
Mas não é só essa a questão...
* Status -> É equilibrado isso. Nagato tem MUITO mais chakra e stamina que o Tobirama, tal como Tobirama tem mais ''inteligência'' e velocidade que o Nagato.
Não me venha com essa de pedir comparações, é o que o mangá mostrou, já foi dito pelo databook que o chakra do Nagato é comparável a de um Bijuu, o Obito que lutou 2 dias inteiros na guerra abusando de seus poderes deixou claro que Nagato tinha mais chakra que ele, e analisando só o poder do Tendo, o Anbu ficou assustado com tamanha monstruosidade em chakra, mesmo estando diante a Tsunade.
O que sabemos do Tobirama nesse quesito ?? Que ele é um Senju e SÓ. Pq não vimos o limite de chakra do Tobirama, mas supor que ele é capaz de fazer TUDO que o Nagato com seu nível de chakra não passa de uma suposição baseada em nada menos do que achismo e parcialidade.
Inteligência é algo que pelos comentários acima já se vê o quanto o Nagato é mal interpretado. Tobirama só é mais inteligente que o Nagato no quesito ''análise'' e SÓ.
Experiência é difícil decidir, Nagato presenciou uma guerra, caçava Bijuus, era o líder de uma organização e de uma vila, é óbvio que ele tinha ENORMES experiências em combates. Tudo bem que a época do Tobirama era mais ''sangrenta'', mas isso não é algo que definitivamente separa os dois.
Estratégia a mesma coisa, quantos ali dentro do mangá iriam utilizar a tática que o Nagato utilizou no Jiraya de conhecer seu inimigo para depois atacá-lo ? Foi uma das maiores estratégias dentro do mangá, se precaver com alguns Pains, ver o limite do seu oponente e depois entrar ''full'' na luta.
A mesma coisa foi em Konoha, ele viu que Konoha tinha uma barreira de sensoriamento, ele simplesmente mandou o Chikushodo para confundir a quantidade de invasores em Konoha.
Quanto a análise, ai sim eu concordo. NADA mostrado pelo Nagato se iguala ao rápido raciocínio e modo de agir mostrado pelo Nidaime na guerra, só mesmo o Itachi para conseguir se igualar em feitos.
Velocidade, isso tbm depende. Velocidade corporal, o Tobirama não se mostrou superior ao Nagato ( Pain) em nada, o que o coloca em extremos patamares no quesito acima é por causa do Hiraishin.
Versatilidade -> Nagato ESMAGA o Tobirama. Não tem nem onde tentar ver algo que os iguale. Nagato tem Chibaku Tensei, Gedo Mazo, Shinra Tensei, Banshou Tenin, mísseis explosivos, ranca alma, revive, 5 elementos, braços mecânicos, absorve chakra, hastes negras que controlam chakra, INÚMERAS Kuchiyoses para diferentes funções e Pain no Rikudou, Chuva sensorial.
Tobirama possui Edo Tensei que ao que sabemos se restringe ao Gojuu Kibaku Fuda, Hiraishin, Kage Bunshin e Suitons medianos.
Curto Alcance -> Nagato tem Ningedo, Jigokudo, Asura ( para agarrar), Shinra Tensei e Gakido, Tobirama tem Hiraishin
Médio~Longo alcance -> Nagato tem Gedo Mazo, Chibaku Tensei, Shinra Tensei, Asura ( mísseis), Banshou Tin, Kuchiyoses, elementos. Tobirama tem Reika no jutsu ??, Goju Kibaku Fuda e Suitons ( médio alcance).
Batalha versus -> Como Tobirama lida com o Chou Shinra Tensei ?? Alias, como Tobirama lida com o Shinra Tensei dos sapos, quando sabemos que não faz nem um pouco parte do seu estilo de luta ficar espalhando kunais pelo campo ??
http://centraldemangas.org/online/naruto/434#10
Como Tobirama salvaria os tenseis ( que também é uma incógnita a quantidade que o Nidaime invocava em batalha) de terem suas almas rancas pelo dragão Gedo ??
http://centraldemangas.org/online/naruto/447#10
E uma vez sem tenseis, como o Tobirama se livraria do Chibaku Tensei sem o Gojuu Kibaku Fuda ??
Tobirama vir para o curto alcance para marcar o Nagato é perigoso para ambos.
http://centraldemangas.org/online/naruto/422#12
Primeiro pq Nagato tem uma visão 360º...
http://centraldemangas.org/online/naruto/377#13
Segundo por causa da visão compartilhada
Terceiro por causa do sensor.
Quarto por causa do Gakido que pode sugar o chakra do Tobirama no momento que ele tentar tocá-lo para marcá-lo com o Fuuinjutsu.
E quinto, o principal motivo de ambos serem igualmente perigosos a curto alcance é o Ningedo...
http://centraldemangas.org/online/naruto/428#17
Quando o Ningedo toca a pessoa, ela fica inconsciente, antes mesmo da alma ser arrancada.
E como visto pelo Nagato tensei e pelo databook 4, o Ningedo funciona em qualquer parte do corpo, ou seja, se o Nagato tocar o Tobirama é KO, se o Tobirama tocar o Nagato tbm.
Isso sem contar o Shinra Tensei, que acabaria com qualquer chance do Tobirama marcar o Nagato em períodos de não delay.
E Gojuu Kibaku Fuda é facilmente parado pelo Shinra Tensei.
Então o que do Tobirama faria frente ao Nagato ?
O que do Tobirama o coloca no mesmo patamar do Nagato ?
O que do Tobirama o permite adaptar-se as situações que o Nagato adapta ?
- Nagato sozinho lida com os 5 Kages ( com muitas dificuldades)
- Nagato sozinho lida com os Edo Kages ( com muitas dificuldades)
- Nagato sozinho já teria boas chances diante a akatsuki original ( apesar de eu o ver perdendo)
Tobirama conseguiria vencer os mesmos grupos ??
Talvez o auge do Tobirama fosse do mesmo nível do Uzumaki ou talvez mais forte, entretanto, o mostrado de ambos, Nagato fica claramente um nível acima.
Mas eu já te disse tudo isso acima em outras ocasiões, minha opinião pouco importa para você, então...