Leia o breve texto abaixo e discorra sobre a temática tratada nele, que se diga logo, é bem polêmica.
De vez em quando a mídia noticia casos de Movimentos Religiosos acusados de fazer lavagem cerebral nos novos adeptos e convertidos, os quais são normalmente recrutados entre jovens e adolescentes que estão em busca de sua identidade. Uma característica importante dos novos grupos religiosos é a exigência de que o indivíduo se entregue a eles por inteiro, o que inclui um rompimento total com sua vida anterior. A pessoa "morre" em sua vida antiga e "renasce" dentro da nova seita. Não basta ser só simpatizante, o indivíduo deve doar a elas tudo o que possui, inclusive muitos já se viram destituídos de suas posses depois de um encontro com esses novos grupos religiosos. A seita começa apresentando algumas questões existenciais bem conhecidas, em especial as que mais intrigam as pessoas no limiar da idade adulta, e costuma fazer um diagnóstico certeiro. Afirma que há muita coisa errada com a sociedade moderna, que não vivemos uma vida "autêntica" e "plena", que sentimos um vazio e não vemos sentido para a existência. Numerosos membros, dizem eles, estavam desestruturados pelo álcool ou pelas drogas quando foram recrutados. Mas há algo capaz de trazer uma renovação de tudo: a nova religião. Basta apenas aderir a ela e se comprometer. Se depois disso o novato tenta voltar para sua vida anterior, seus "padrinhos" na seita podem dificultar extremamente as coisas para ele.
Sobretudo nos Estados Unidos, há associações especiais para pais que tentam reaver seus filhos e filhas. Alguns pais chegaram a raptar os filhos de volta a fim de "desprogramá-los", ou seja, fazer uma espécie de lavagem cerebral ao contrário., inclusive contam com a ajuda de ex-membros da seita. Essas atividades, naturalmente, levantam questões legais e éticas consideráveis; por outro lado, há diversas "vítimas" de novos grupos religiosos que ficaram gratas por terem sido trazidas de volta a seu antigo ambiente. Entretanto, essas "aterrissagens forçadas" são processos dolorosos e caros, que muitas vezes exigem os serviços de um psiquiatra ou psicólogo.
Adaptado do "Livro das Religiões", cujos um dos autores é Jostein Gaarder, que escreveu "O mundo de Sofia".
Então pessoal, deixem aqui sua opinião acerca do exposto no texto acima.
Última edição por Sasuke em Seg 30 Mar 2015, 18:18, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : É proibida a criação de tópicos com títulos escritos totalmente em letras maiúsculas.)