Nobody escreveu: [*] O que você faria se encontrasse o caderno?
O mesmo que Raito (prefiro usar a pronúncia japonesa do que falar Light). Provavelmente, eu leria as regras integralmente e depois começaria a testá-las em pessoalmente que notoriamente cometeram crimes hediondos.
O ser humano em geral sempre se sente tentado a ter o controle de tudo em suas mãos e eu não sou totalmente alheio a isso.
Nobody escreveu: [*]Que nota você daria pro primeiro capítulo/primeiro
episódio?
A maior possível em qualquer escala que se faça. Foi um episódio que prendeu completamente minha atenção e me fez ter uma enorme vontade de ver os próximos.
Me identifiquei muito com Raito, suas indagações e já me vi com as mesmas perguntas e reações manifestadas por ele.
Nobody escreveu: [*]Qual das duas justiças (Kira e L) você prefere?
Pergunta extremamente difícil. A justiça de L é mais humana e democrática. Kira tem um tom mais ditatorial e uma perspectiva bem mais egocêntrica.
É a questão mais complexa de toda a história. Eu concebo a justiça de L como a mais adequada para que o mundo não volte a ser "cada um por si" e nem "vamos fazer a justiça com as próprias mãos", até porque crimes devem ter uma investigação mais detalhada e passarem por um julgamento mais público.
Mas, se eu tivesse o poder para julgar criminosos por mim mesmo e eliminá-los, pessoalmente talvez o fizesse, sendo sincero comigo mesmo. Certos crimes são capazes de gerar um ódio tremendo, mesmo que não tenhamos uma relação direta com as vítimas.
Ainda fico em cima do muro com esta pergunta até hoje.
Nobody escreveu: [*]Você considerou interessante a jogada (do autor) da morte do L?
Sim, achei genial. Por mais que tenha sido algo que colocou um marco negativo na história dali em diante (achei que a qualidade caiu imensamente), foi um episódio lendário e extremamente inteligente.
Nobody escreveu: [*]Os Shinigamis poderiam ter sido mais explorados?
Não. A participação dos Shinigamis foi perfeita a meu ver. Ryuuku e Remu foram fundamentais para o desenvolvimento da trama.
Nobody escreveu: [*]Você concorda que a primeira parte foi melhor que a segunda? Por quê?
Absolutamente. Não só pela relação entre Kira e L, mas, porque o desempenho do próprio Raito caiu bastante na segunda fase. Ele nem de longe lembrava o gênio maquiavélico que havia sido no embate contra Ryuuzaki.
O ditado que nos fortalecemos na medida em que temos um inimigo ou um desafio que nos move é completamente aplicável aqui. Embora Near e Mello tenham sido bons personagens, a história deu a entender que sem L o próprio Light perdeu muito de sua motivação (os flashbacks onde constantemente ele se lembrava ou comparava os novos inimigos a seu principal rival demonstram isto).
Acho que a série manteve um nível bom de ação e suspense, mas, não se equiparou a primeira fase especialmente pelo desempenho muito abaixo do demonstrado por Kira no embate contra L.
Creio que a difusão acabou sendo bem maior com o surgimento de vários outros personagens para compor a equipe de combate a Kira. Até mesmo Misa ficou bastante em segundo plano, tanto que no final ela foi afastada de tudo praticamente.
Nobody escreveu: [*]Você gostou e entendeu o desfecho?
Gostei, mas, poderia ter sido um pouco melhor. Acho que por conta de tudo o que houve na história, o mais adequado seria L ter sobrevivido e aparecido como vencedor - embora a história tenha dado a entender que isso aconteceu, mas, pelas mãos de seus seguidores.
Achei bacana o jogo feito pelo autor de Raito ter tido uma alucinação com ele no momento de sua morte (alguns dirão que não foi uma alucinação, mas, não vou entrar neste mérito).
Vi o final como coerente com o desenvolvimento da história. Ryuuku sempre disse que quando Raito estivesse para morrer ou fosse capturado, escreveria seu nome no Death Note pessoalmente. Curti esta parte.
E no anime achei ainda melhor, porque no mangá Raito se humilha aos pés do Shinigami (isso sim, vi como descabido).
Foi um bom desfecho, apesar de eu ter minhas pequenas ressalvas.