Há alguns artistas talentosos por aí que podem fazer pinturas impressionante, artes hiper-realista, mas esses tipos de habilidades são algo que nós, meros mortais não chegamos nem perto. Felizmente, com a ajuda do Photoshop, é possível criar um efeito para imitar o estilo de pintura realista. No tutorial eu vou mostrar alguns passos que irão transformar uma fotografia em uma obra pintada digitalmente com pinceladas detalhadas e cores realistas.

Fiz esse tutorial com base em uma imagem da lady gaga onde eu mostrei o antes e o depois quando tratei a foto. Imagem da "Lady Gaga"

O efeito que vou vamos fazer neste tutorial e transforma uma fotografia em pintura realista. Esta técnica é excelente para simular uma artwork ilustrada para posters ou apenas para dar às imagens uma aparência legal.

Usarei como modelo a atriz Scarlett Johansson.

Abra sua imagem no Photoshop. Eu estou usando uma foto que eu escolhi no google. Crie uma nova camada e vá em Image> Apply Image e a renomeie de "pintura básica", vá em Image> Adjustment> Shadow/Highlight.

Imagem demonstrativa.

Crie uma nova layer vá em Image> Apply Image e renomeie de "efeito 1", mova para baixo da layer "pintura básica". Na layer "pintura básica" aplique o filtro de sharpen 2 vezes e deixe no modo "Soft Light".

Selecione a layer "pintura básica" e vá em Filter> Other> High Pass.

Imagem demonstrativa.

Feito isso, selecione as layers "pintura básica" e "efeito 1" e mescle-as com o comando CTRL+E e renomeie para "pintura efeito 1".

Depois de mesclar as layers vá em Image> Adjustment> Curves.

Imagem demonstrativa.

Selecione a layer "pintura efeito 1" e vá em Filter> Sharpen> Unsharp Mask.
Selecione a layer "pintura efeito 1" e vá em Filter> stylize> Diffuse.
Nota 1: Depois de aplicar o efeito diffuse, vá em Image> Image rotation> 90ª CW e aplique o efeito "Diffuse novamente, repita o processo mais uma fez, Image> Image rotation> 90ª CW e aplique diffuse e para finalizar, vá em Image> Image rotation> 180ª CW.

Imagem demonstrativa: Unsharp Mask e Diffuse.

Selecione a layer "pintura efeito 1" e vá em Filter> Noise> Reduce Noise.

Imagem demonstrativa.

Crie uma nova layer e vá em Image> Apply Image, renomeie para "pintura efeito 2", e esconda clicando no olha a esquerda da layer.

Selecione a layer "pintura efeito 1" e vá em Filter> Sharpen> Smart Sharpen, depois na mesma layer vá em Image> Smart Object> Convert to smart object e aplique o filtro reduce noise.

Imagem demonstrativa.
Imagem demonstrativa.

Esse será um tutorial grande galera, aqui eu finalizo a primeira parte.
Estarei postando a segunda parte amanhã.