@PetrickUé, assim que um ninja consegue trazer para o seu lado um membro para o auxiliar em uma batalha esse ninja já leva uma grande vantagem (Esse é o suporte que eu digo) Jiraya pode além de chamar o Gamabunta para o campo de batalha ele pode contar com seus outros sapos, como, Shima, Fukasaku e Gamaken que faz com que suas habilidades sejam aperfeiçoadas em campo.
Jiraya possui conhecimentos em Fūinjutsu que poderia usar para selar o chakra da besta de Yugito, como vimos no ep. 30 do shippuden o Kakashi utilizando o selo supressor de chakra para dominar a influência da Kyuubi no Naruto, só com essa técnica de selamento o Sannin burla o manto de chakra de Yugito e sobre a versão 2, o Naruto quando atingiu sua versão 2 ele perdeu o controle, isso me leva a crer que a Yugito também fica fora de controle já que ela não domina seu bijuu no que resultaria numa queda de inteligência que favoreceria novamente o seu oponente.
Me corrija se eu estiver errado, mas a Yugito nunca mostrou uma execução do Bijuu Baku. Enfim, Yugito mostrou quase nada ao longo da saga, diferente de Jiraya que conta com suas variadas técnicas como...
Doton: Yomi Numa e Gamayudan: Essas técnicas burlam a velocidade da Yugito
Hari Jizō e Hari Jogoku: Se fundidas além de servirem como defesa contra o taijutsu da jinchuuriki ela pode ser usada como um ataque direto.
Kage Bushin no Jutsu: Abre brechas para o usuário golpear o seu oponente
Kekkai Gama Hyōrō e Kuchiyose Gamaguchi Shibari: Técnicas que impedem o alvo de se movimentar livremente, fora que uma vez dentro do jutsu o inimigo perde o conhecimento sobre o campo de batalha
Ranjishigami: Técnica que poderia ser usada para aprisionar o adversário
.... Além dos combos elementais que o Sannin pode realizar ele conta com seus rasengans e suas variações. Vitória mais que clara para o Sábio dos sapos.