1. Como o Jon disse, a Patrulha jurou defender o reino dos homens. Querendo ou não, o povo livre também é composto por homens, e não deixar que eles passem para o outro lado seria apenas uma questão política, já que eles não fazem parte dos Sete Reinos. De qualquer forma, a Patrulha não defende
apenas os Sete Reinos, mas sim todos os homens. O problema dessa visão é que os patrulheiros lutaram contra os selvagens desde muito cedo, o que acabou plantando essa ideia de que eles são um povo bárbaro e terrível. Por fim, a decisão foi a mais humana de todas, e acho que ele vai conseguir trazer o povo livre para o outro lado da Muralha. Fica a pergunta: será que o pessoal da Patrulha da Noite vai aceitar?
2. Não vai dar certo por um motivo bem simples. Vou deixar em spoiler, mas não tem praticamente nada dos livros, apenas deduções.
Spoiler :
O Hizdahr faz parte dos Filhos da Harpia, e isso ficou evidente no episódio 4, quando os malucos assassinaram o Barristan logo após a Daenerys ter negado a abertura das arenas de luta. Quem foi fazer o pedido em nome de todos os antigos mestres? Hizdahr.
Outra coisa interessante: Hizdahr e Daario foram negociar a paz com as outras cidades da Baía dos Escravos no fim da quarta temporada, e eles conseguiram sem muitos problemas. Basta pensar um pouco para perceber que as cidades que foram "bagunçadas" nunca aceitariam a paz, ainda mais agora que a Daenerys está sendo atacada dentro da própria cidade. E detalhe, com os dragões totalmente descontrolados, seria o melhor momento para acabar com esse governo que quebrou o escravismo da região. Portanto, se a série não continuar dando furos de roteiro, o Daario provavelmente estará do lado dos mestres de escravos de Yunkai e Astapor, juntamente com o Hizdahr. Em minha opinião, essa galera toda está apenas esperando o momento certo para tomar Meereen.
O que me impressiona foi a Daenerys ter proposto o casamento, já que vai acabar sendo muito mais benéfico para os Filhos da Harpia (se eu não estiver errado).
3. Isso não acontece nos livros. No entanto, de acordo com o material que está sendo adaptado, o escamagris da Shireen foi uma exceção, ficando numa espécie de estado latente. Contudo, ainda existe um clima no ar de que a doença vai voltar. No caso do Jorah, acho que está na cara que ele vai morrer, além de fazer o "favor" de espalhar essa praga em Essos e em Westeros.
Spoiler dos livros abaixo. É sobre os personagens cortados.
Spoiler :
Fiquei fulo da vida ao perceber que o Jon Connington e o Aegon tinham sido cortados, mas faz sentido, considerando que não daria tempo de explorar a Rebelião Blackfyre e outros detalhes que seriam necessários. Além disso, ter dois filhos secretos do Rhaegar seria meio forçado mesmo. A exclusão da Lady Stoneheart também faz sentido, já que um outro personagem será ressuscitado em breve.
Uma coisa que eu não entendi foi o Sam citar a Cidadela e Vilavelha. Se ele realmente for para lá (como nos livros), seria necessário ter o Jaqen num lugar completamente diferente. Sem falar que, de acordo com o que já vimos no Festim e na Dança, Vilavelha será um dos principais alvos do Euron Greyjoy. Se ele realmente foi cortado, para que levar o Sam para tão longe? Só para descobrir sobre como matar os Outros de uma maneira mais efetiva? Sei lá, acho que poderiam ter adaptado isso de outra forma. No entanto, se eles estiverem pensando em manter o núcleo dos Greyjoys, aí sim faz sentido.
Quanto à avaliação do episódio, acho que foi bem melhor que o anterior. Os diálogos estão mais coerentes e fluídos, e não vi tantos furos horrendos como no capítulo anterior. O único detalhe que eu achei meio forçado foi a Daenerys propor o casamento, mas dá para aceitar. Enfim, a Muralha continua (e continuará) sendo o melhor núcleo da quinta temporada.