Neji escreveu: Nara teve muitos clones, mas se a divisão for muito grande, logo nenhum clone pode realizar Jutsus...
...já que Shikamaru não é Naruto para ficar espalhando clones Full Chakra por ai.
Estou me atendo especificamente ao que se mostrou possível na LN e lá, houverão pelo menos (pra ser BEM EUFEMISTA) meia dúzia de clones e pelo menos um deles, pôde usar os jutsus das sombras, logo fiquemos nesse nível.
Acho que posso conjecturar assim que ou o Chacra de shikamaru cresceu bastante ou o "Kahemane bunshin no Jutsu" não gasta tanto chacra assim.
Sendo assim ele tem no mínimo, 5 clones suicídas pra captar informações e um clone para ataques, que também pode ser suicida.
diga-me quantos ninjas depois de capturados pelas sombras podem sobreviver depois de se suicidarem junto com um clone de shikamaru?
lembrando que pelos LN de kakashi e do próprio Shikamru e ainda pelo the last, as sombras de shikamaru as sombras de Shikamaru aumentaram bastante em quantidade e velocidade. e se ele puder se esconder enquanto os clones lutam, quase não existem alternativas de escapatórias para quem não é sensor para achar o verdadeiro Shikamaru, ou tem meios de escapar do Kage mane rapidamente.
Não acho que ele é nível Kage alto em poder de fogo, mas acho que o que faltava pro Shikamaru ser muito poderoso, era a oportunidade de dar a cara a tapa sem morrer, pra poder bolar planos, e agora ele tem.
Como eu disse, Obito e Nagato estão fora de cogitação, Itachi tbm, havia esquecido, mas outros como Deidara, que não são tão inteligentes, poderiam rodar para um Kage mane+suicídio.
Talvez tenha exagerado quanto aos kages da época de Tsunade, Não seria fácil contra inimigos capazes de controlar o cenário a sua volta sem sinais de mão(ou seja, mesmo preso por Shikamaru), como Gaara, mas Mey, Onoki, Kira A e Tsunade tem chances de perder.
Claro, isso tudo contando em uma situação em que Shikamaru tem possibilidades de fazer seus clones, pq dependendo do contexto, por exemplo: Se sem avizo previo Kira-a avançasse e matasse Shikamaru, não daria tempo de pensar em muita coisa, devido a velocidade, ou se Deidara partisse direto pro c4 ou c0 mas aí são situações específicas.