Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionJuramento e Ética Medica  EmptyJuramento e Ética Medica

more_horiz
Talvez alguns aqui não saibam, entretanto, a medicina esta entre as poucas profissões em que você faz um juramento antes de começar a exercer a profissão. O Juramento de Hipócrates é um juramento solene efetuado pelos médicos, tradicionalmente na ocasião de sua formatura, no qual juram praticar a medicina honestamente. Acredita-se que o juramento tenha sido escrito por Hipócrates (considerado como o pai da medicina ocidental) ou por um dos seus alunos, o juramento original foi escrito em grego no século V a.C.

Juramento Original :

Juramento versao Resumida usada atualmente :

Apesar da versão original e dessa versão mais resumida que costumam usar nas formaturas dos Médicos no Brasil, neste tópico usarei uma terceira versão que é a que eu gosto mais e realmente se encaixa melhor em tudo o que direi a seguir, leiam:

“Eu, solenemente, juro consagrar minha vida a serviço da Humanidade. Darei como reconhecimento a meus mestres, meu respeito e minha gratidão.  Praticarei a minha profissão com consciência e dignidade. A saúde dos meus pacientes será a minha primeira preocupação. Respeitarei os segredos a mim confiados. Manterei, a todo custo, no máximo possível, a honra e a tradição da profissão médica. Meus colegas serão meus irmãos. Não permitirei que concepções religiosas, nacionais, raciais, partidárias ou sociais intervenham entre meu dever e meus pacientes. Manterei o mais alto respeito pela vida humana, desde sua concepção. Mesmo sob ameaça, não usarei meu conhecimento médico em princípios contrários às leis da natureza.

Faço estas promessas, solene e livremente, pela minha própria honra.”

Primeira coisa que devo dizer é que: aquela penúltima frase nunca foi dita pelo Tobirama.

Bom falando serio, o juramento diz que não importa se você é pobre ou rico, negro ou branco, judeu ou ateu, brasileiro ou americano, você será igualmente tratado por um medico, mesmo que seja um "inimigo" o dever do medico é tratar o ferido, por exemplo, Rio de Janeiro, onde moro, mesmo que você tenha matado, estuprado, roubado, colocado fogo em um cachorro com um maçarico, você caso esteja ferido será cuidado pelos médicos (obviamente você pode não chegar vivo ao hospital porque os policiais podem sumir contigo na viatura ou não achar nenhum medico, mas, isso não vem ao caso) eu levando isso em consideração sempre pensei em como seria os médicos no Universo Naruto.

Quando uma medica chegou ao posto militar mais alto que existe, o cargo de Hokage, eu fiquei pensando, será que ela além de curar os seus aliados feridos, também ira curar os seus inimigos feridos ? Um médico da prioridade a vida, seja a de seus companheiros ou adversários, talvez isso colocasse em risco a vida do próprio medico, mas, ele o faria, é isso o que eu cheguei a pensar.

No manga chegamos a ver:

Naruto curando o Obito, entretanto, Obito já estava convertido para o lado do bem, além disso, naruto nem consegue lembrar de uma contra senha, quanto mais um juramento inteiro, mesmo porque ele nunca deve ter ouvido nada do tipo, pois, ele não é um ninja medico.

Sakura curando a Karin, entretanto, Karin possuía informações valiosas, ela foi pressa e devidamente interrogada, não sabemos ao certo que tipo de informação a Karin deu a konoha antes de fugir, mas, imagino que tenha valido a pena correr o risco e ter curado ela.

E temos o que eu considero como maior prova do Juramento.

Kabuto no manga curou a Hinata no clássico que estava agonizando, a jovem criança já estava desmaiada e desfalecendo quando o Kabuto colocou em risco o próprio disfarce e a curou, como vocês sabem o Akamaru sentiu o cheiro do kabuto e ele teve de apagar ele e o kiba, a jovem hyuuga sobreviveu, mas, ficou inconsciente por um longo tempo a ponto de nem mesmo perceber o kabuto usando um genjutsu em área.

Se isso não fosse o bastante, o kabuto durante o shippuuden ainda curou a sakura que foi ferida pelo Naruto sem necessidade alguma, mostrando novamente que a prioridade dele era com a vida, não importando se o ferido era um aliado ou inimigo, sendo assim, temos duas das mais importantes kunoichis do manga sendo curadas pelo "vilao" sem que ele de fato precisasse fazer isso, assim como, temos exemplos menores de heróis curando vilões.

Como já devem ter percebido, estou fazendo uma pequena referencia a situação que pode ocorrer nos próximos capítulos do gaiden, ou seja, Sakura sem nenhuma obrigação aparente ajudar o vilao. Pelo o que foi dito pela sakura, ela parece ter a intenção de usar o byakugou para curar os ferimentos do shin pai (ferimentos causados por ela mesma) e devolver o órgão para o shin filho e o curar, salvando assim a vida dos dois sem que um deles de fato morra.

Kuchiyose Filipin

Minha pergunta é a seguinte, se ela usar o byakugou e curar o shin pai, fizer o transplante salvando a vida do shin filho e ambos os vilões que atacaram a dupla naruto e sasuke sejam salvos, isso tornaria a sakura em uma verdadeira medica ? Isso seria idiotice ?? O que acham de tudo isso ???

descriptionJuramento e Ética Medica  EmptyRe: Juramento e Ética Medica

more_horiz
Eu acho que é mais que isso. Além de ninja médica, temos que lembrar que Sakura é mãe e na sua novel ela mostrou um grande carinho e preocupação em particular com crianças ao criar o instituto da criança. Então é possível sim que ela por pena cure seu inimigo no próximo capitulo, agora o que vem depois, não tem como saber.

more_horiz
Cara, apesar de eu ser hater da Saku de Lixo e considera-la como a pior personagem do time principal e talvez de todo o mangá (ainda não refleti sobre esse último), é fato de que alguns aqui não conhecem o código de ética de um médico, que é de tentar salvar a vida de qualquer filho da puta que aparecer em uma cama de hospital. Não estou falando que um bandido deveria ser tratado primeiro do que um inocente Zé Ninguém (até porque isso não vêm ao caso), mas é fato de que a Sakura está cumprindo o seu papel de médica, que é a de salvar o Shin. Fora que ela ainda é mãe.

A única merda nisso tudo é que o Uchiha Argus e o Uchiha Celebi serão membros do Sakurismo no final dessa história :facepalm:

more_horiz
Até faz sentido.
Mas quem criou as normas de ninjas médicos no mundo de Naruto foi Tsunade e conhecemos bem as 4 regras.
Claro. Isso não significa nada, Kishi pode muito bem aproveitar essa norma ética. Ou simplesmente usar o pretexto que a Sakura é mãe (e convenhamos, ela é bondosa). O que, dentro do contexto da trama, é mais plausível. :think:

more_horiz
Eu sabia desse juramento dos médicos,já que planejo ser um.Mas nunca relacionei isso a Naruto.

Minha pergunta é a seguinte, se ela usar o byakugou e curar o shin pai, fizer o transplante salvando a vida do shin filho e ambos os vilões que atacaram a dupla naruto e sasuke sejam salvos, isso tornaria a sakura em uma verdadeira medica ? Isso seria idiotice ?? O que acham de tudo isso ???

Sakura praticamente já é uma ninja médica,domina técnicas e tem conhecimento.
Com isso,ela estaria fazendo ainda mais jus a sua profissão.Vendo os exemplos,mesmo ela curando os inimigos,acho que a cara de pau não é tão grande a ponto de atacarem quem os salvou.

Kabuto curou Sakura,eram inimigos e ela não atacou ele após ficar boa
Imagina agora com naruto talk.

@Ellos ela acertou órgãos dele com o soco,e agora quer cura-los?
sjsndssdfsgsgs
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos