A propriedade de entorpecer os sentidos é algo natural a muitas plantas. O maracujá é o exemplo mais comum: o suco extraído da fruta causa sonolência quando ingerido, que vai aumentando conforme mais suco você beba; de modo que muito suco é igual a muito sono.
Como o Hashirama literalmente cria essas plantas apartir do solo, não acredito que ele possa ter feito qualquer tipo de experimento para adicionar o veneno no polén das flores.
E o
@Ellos já explicou que não existe conexão entre inalar o pólen e bloquear a capacidade respiratória, do contrário os Kages morreriam ao invés de apenas desmaiar.
Como biológo, sei que o polén provoca reação alérgica em algumas pessoas, como já foi citado. Isso se deve ao fato de as células de defesa do organismo (Macrófagos e Linfócitos, principalmente) que estão presentes também nos pulmões, reconhecem o pólen como um "corpo estranho" ou, em outras palavras, como algo que está tentando invadir o seu corpo. Então essas células provocam a reação de defesa para combater o corpo estranho; Essa reação se manifesta na forma de uma alergia.
No caso do pólen do Kajukai Kourin de Hashirama, como ele afeta a todos e não apenas alguns, acredito não estar associado a alergia. A própria flor da planta (assim como no exemplo do maracujá) deve ter alguma substância química que é natural da espécie. Ninguém precisa tratar o maracujá com sonífero para que ele manifeste sua propriedade de provocar o sono. Da mesma maneira, não é preciso tratar o pólen com veneno para que ele cause o desmaio. É uma propriedade natural dessas flores.
Isso significa que, quanto mais pólen um inimigo inale, mais forte será o efeito que esse pólen vai causar ao penetrar no sistema respiratório e liberar a substância que contém nele direto para a corrente sanguínea (os pulmões são órgãos extremamente vascularizados por vasos sanguíneos, já que é o local em que o oxigênio penetra no sangue e o gás carbônico é extraído; Diferente das demais partes do corpo, a barreira entre os tecidos corporais e os vasos sanguíneos é bem menor e bem mais delicada). Resumindo: se pólen for inalado por um período de tempo mais longo, o adversário não vai ser capaz de recuperar a consciência, como o Oonoki fez. Isso porque haverá muito mais da substância do pólen, aquela que provoca o desmaio, circulando no corpo através do fluxo de sangue.
Bom,
@marcosenju, espero não ter complicado muito. Mas essa é a explicação.