Falando mais sério agora.
Não vejo a Ino sendo tão fútil a ponto de ser alheia as coisas que acontecem a sua volta, como uns dão a entender. Aliás, eu não diria fútil mas apenas muito vaidosa. E neste aspecto ela melhora drasticamente com o tempo.
E gosto da personalidade dela por ser algo fácil de se adaptar na vida real. Ela molda sua personalidade de acordo com as situações. Nem tão virtuosa, nem tão maliciosa. Ainda assim é alguém que sempre prezou pelos seus amigos, desde de sempre. Fato que deixa Inoichi orgulhoso.
Sempre foi colocada como talentosa, foi a única kunoichi a liderar uma equipe no exame chunnin, tinha as melhores notas gerais na academia (perdendo apenas para o Sasuke), Sakura só empatou com ela devido ao controle de chakra e teve ajuda.
Passou por um limbo de esquecimento no inicio do shippudem, mas pelo DB dela da pra ver que foi proposital. Mas mostrou ter competência até para dominar ninjutsu médico e com grande precisão, o que mostra que ela levou a sério a coisa do controle de chakra.
Na guerra foi uma das kunoichis mais atuantes, aliás, sua participação foi até fundamental pra vitória/sobrevivência da aliança.
Ino teve maturidade de esquecer o Sasuke e despertar o amor em alguém tão falho (socialmente) como o Sai, em The Last já deixa a entender que eles estavam juntos antes do filme e após a guerra. E apesar de tudo, são um casal feliz, com muito amor e Ino não largou mão da tradição shinobi e nem de seus deveres como ninja. Continua bastante atuante.
Quanto as habilidade. Quebrou barreiras do próprio clã, melhor Yamanaka disparada. E temos dois jounins e um Anbu para competir com ela.
Não foi explorada devidamente, mas isso toda kunoichi é.