Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

[Teoria] Katsuyu e o chakra sennin

+4
Luan
igor bacelar
*vert
Senju Felipe
8 participantes

description[Teoria] Katsuyu e o chakra sennin Empty[Teoria] Katsuyu e o chakra sennin

more_horiz
Olá amores. :nyoron:
Bom, faz tempo que não faço um tópico, mas whatever...

Depois de muito pensar, eu finalmente cheguei a conclusão que Katsuyu é sim uma Senjutsu user.
Esta teoria tem o pontapé lá no Databook 4 que confirmou que o Shikkotsurin é um lugar eremita tal qual o Ryuuchidou e Myoubokuzan são. Isso por si só já é um grande indicativo que Katsuyu pode sim ser capaz de manipular o chakra senjutsu ao seu favor.

Mas ao mesmo tempo, isso criou uma grande "contradição": se o Shikkotsurin é um lugar eremita, por que Katsuyu nunca demonstrou usar senjutsu?
A resposta para isso é simples: ela não podia.
E a explicação para isso é bem simples.

Obtenção do chakra senjutsu

Como todos sabemos, o chakra senjutsu é obtido através da união e do balanceamento entre as energias física e espiritual (que compõe o chakra comum) com a energia natural (absorvida da natureza).
Spoiler :

Isso foi algo que foi explicado por Fukasaku durante o treinamento de senjutsu realizado pelo Naruto: [1]; [2].

Princípio do Kage Bunshin

A outra parte da teoria diz respeito ao Kage Bunshin, isso mesmo, ao KB. :fem:
Katsuyu, assim como todo ser em Naruto é uma criatura dotada da capacidade de usar chakra, afinal ela possui técnicas próprias e etc.
Entretanto, nós sabemos que em todos os momentos que vimos a lesma no mangá, ela se tratava apenas de uma fração de seu real tamanho. Ou seja, uma parte ou "bunshin".
E é ai que o princípio do Kage Bunshin entra na teoria:

"O chakra do usuário é distribuído uniformemente entre o verdadeiro e cada um dos clones"

Agora imagine, o chakra total de Katsuyu é aquele quando ela está em sua versão 10/10. Quando ela é invocada por Tsunade ou Sakura, tanto o corpo quanto o chakra da lesma é dividido para que ela possa ser usada pela sua invocadora. Logo, a Katsuyu invocada possui uma quantidade de chakra menor do que sua versão gigante, pois trata-se de uma parte fracionada da mesma.

Dito isso, entramos na outra parte da teoria....

Cura remota

Também no Databook 4 é dito que Katsuyu possui uma capacidade natural de cura. Imagino eu, que esta capacidade se deva ao senjutsu, pois observem atentamente às palavras de Fukasaku:
Spoiler :

“Mas com o senjutsu, usando a energia da natureza a sua volta, vai ser mais fácil para você se recuperar

Ou seja, o chakra senjutsu acelera o processo natural do corpo de recuperação diante de cansaço, fadiga e ferimentos.

Desta forma, eu imagino que Katsuyu use o chakra senjutsu para recuperar os pacientes.
E esse era o ponto de maior contradição da teoria. Como eu disse lá no início, se Katsuyu fosse mesmo uma senjutsu user, por que ela precisaria do chakra de Tsunade para realizar a cura remota ao invés de realiza-la sozinha?
Mas ai vem o gancho da teoria.... Como ela seria capaz de curar após se dividir dezenas e dezenas de vezes (como na situação em Konoha onde ela se dividiu tanto que restaram bunshins pequeníssimos) se o chakra em cada pequena Kat tornar-se insuficiente para equilibrar e obter chakra senjutsu?

É ai que Tsunade e Sakura entram, enviando chakra para a lesma.
Ao receber chakra das invocadoras, aquele bunshin entra em condição de equilibrar chakra senjutsu e desta forma, curar satisfatoriamente como é dito pelo Databook e por Fukasaku.

Enfim, é isso. :fera:
Acho que ficou meio grande, mas foi a forma de deixar mais claro possível. rs
Comentem...

description[Teoria] Katsuyu e o chakra sennin EmptyRe: [Teoria] Katsuyu e o chakra sennin

more_horiz
Excelente tópico. Bem plausível e coerente inclusive.
Todas as pontas se interligam. Mas aí onde entra Tsunade e Sakura nessa história ? Será que elas poderiam usar esse chakra senjutsu via Katsuyu, como uma espécie de transferência de chakra, já que as invocadoras mostraram uma certa ligação com a Kat, e inclusive compartilham suas habilidades e chakra um com o outro para potencializar a cura e talz.

Isso explica, o porque de frações maiores da Katsuyu terem se mostrado capazes de manter os 5 kages vivos, e claro, deixa obvio também que quanto maior for a Katsuyu, mais poderosa ela será, tal como vimos quando a Tsunade e Sakura invocaram 1/10 da lesma e com as invocadoras equilibrando o chakra com a lesma, se deu a capacidade de liberar aquela gosma que recuperava a todos só de estarem próximos ou sobre a meleca lá.

Última edição por *vert em Seg 08 Jun 2015, 15:09, editado 1 vez(es)

description[Teoria] Katsuyu e o chakra sennin EmptyRe: [Teoria] Katsuyu e o chakra sennin

more_horiz
é uma ótima teoria e faz muito sentido.Mas,tem uma coisa que eu achei estranho.

Se a Katsuyu cura usando o Chakra do Senjutsu,como é que as pessoas curadas conseguem equilibrar o Senjutsu?Não falo virar pedra,pois apenas o dos Sapos mostrou isso,mas se eles recebem o Senjutsu alguma coisa acontece pois podem não conseguir controlar ele.

Mas faz bastante sentido mesmo,ótima teoria essa

more_horiz
Sdds botão da citação múltipla funcionar... :HM*:

*vert escreveu:
Excelente tópico. Bem plausível e coerente inclusive.
Todas as pontas se interligam. Mas aí onde entra Tsunade e Sakura nessa história ? Será que elas poderiam usar esse chakra senjutsu via Katsuyu, como uma espécie de transferência de chakra, já que as invocadoras mostraram uma certa ligação com a Kat, e inclusive compartilham suas habilidades e chakra um com o outro para potencializar a cura e talz.

Thanks. =3
Quanto a sua pergunta, isso daria um outro tópico com outra teoria para responder. kkkkk
O que o tópico tenta mostrar é que Katsuyu é sim capaz de manipular chakra senjutsu da mesma forma que o Gamakichi demonstrou usando técnicas senpous sendo a cura remota, e também o Zesshi Nendan, técnicas eremitas por usarem o chakra natural como combustível, mas que por estar muito dividida (por conta da cura remota), ela fica impossibilitada de usá-lo.

Desta forma, Tsunade e Sakura teriam uma espécie de "Sennin Mode indireto" já que elas teriam acesso a esse chakra através da kuchiyose. Se elas podem entrar em modo sennin sozinhas e sem a interferência da Katsuyu, são outros quinhentos e que ainda precisam ser melhor explicados no mangá. Ainda tenho esperança quanto àquele caldo de força do Shikkotsurin. rs

igor bacelar escreveu:
é uma ótima teoria e faz muito sentido.Mas,tem uma coisa que eu achei estranho.

Se a Katsuyu cura usando o Chakra do Senjutsu,como é que as pessoas curadas conseguem equilibrar o Senjutsu?Não falo virar pedra,pois apenas o dos Sapos mostrou isso,mas se eles recebem o Senjutsu alguma coisa acontece pois podem não conseguir controlar ele.

Mas faz bastante sentido mesmo,ótima teoria essa

Creio que as pessoas que são curadas não equilibram o chakra senjutsu, pois isso seria o papel da própria Katsuyu.
Resumindamente:

1) Katsuyu divide-se para usar cura remota e fica impossibilitada de equilibrar chakra senjutsu pelos motivos que citei;
2) Tsunade/Sakura enviam chakra comum para Katsuyu;
3) Katsuyu balanceia este chakra que recebeu com a energia natural elaborando o chakra senjutsu;
4) Katsuyu aplica a cura nos pacientes;
5) Os pacientes se curam, pois o chakra provavelmente é moldado pela Kat para que eles não sofram efeitos colaterais quanto ao chakra recebido.

Lembra de quando o Gakidou Path absorveu um Rasengan recheado de senjutsu do Jiraiya?
Spoiler :

Rasengan nada mais é que chakra girando em alta velocidade, neste caso, chakra senjutsu. Gakido absorveu e não sofreu nenhuma consequência, tanto é que ele é mostrado constantemente absorvendo técnicas senpous ao longo do mangá (Goemon, Katons do Jiraiya, FRS e afins). Desta forma, é plausível supor que Katsuyu realize um procedimento semelhante.
Enfim..

more_horiz
Felipe parabéns, olha essa teoria faz muito sentido, afinal de contas Katsuyu nunca foi mostrada em sua capacidade 100% o máximo que foi mostrado foi 10%.

@igor bacelar, você esta confundindo, Katsuyu não utiliza a energia natural pura para curar ferimentos ( falando sobre a teoria claro).

Deixa eu explicar melhor, seria assim; Katsuyu 100% que vive no Shikkotsurin utiliza o senjutsu e equilibra a energia natural com o seu chakra, porem quando ela é invocada só uma pequena parte dela é trazida ( diria que normalmente 5/10) então a quantidade de chakra do senjutsu é diminuída, e isso diminuí ainda mas quando ela se divide em pequenos pedaços para a cura remota, e só essa pequena quantidade de senjutsu não seria o suficiente para curar e nisso Tasunade e Sakura entra, enviando mas chakra para ela completar a cura.

E outro ponto, somente a energia natural pura causa afeitos colaterais, o senjutsu equilibrado em chakra do usuário e energia natural não. Temos o exemplo do Pain sugando os jutsus do Jiraya com Senjutsu e nada acontecendo, temos Madara que sugou o senjutsu do Hashirama e nada aconteceu.

O Naruto ( exemplo a ser usado como energia natural pura causa efeitos colaterais) captava energia natural e direcionava diretamente ao Pain ( que estava segurando o mesmo e utilizando o Gakido ), ele não fazia o processo de equilíbrio, e por isso o Pain sofreu os efeitos pois ele não sabia do que se tratava e muito menos sabia equilibrar a energia natural com o seu chakra.

@Senju Felipe explicou de um modo mas completo.

more_horiz
Deixa eu explicar melhor, seria assim; Katsuyu 100% que vive no Shikkotsurin utiliza o senjutsu e equilibra a energia natural com o seu chakra, porem quando ela é invocada só uma pequena parte dela é trazida ( diria que normalmente 5/10) então a quantidade de chakra do senjutsu é diminuída, e isso diminuí ainda mas quando ela se divide em pequenos pedaços para a cura remota, e só essa pequena quantidade de senjutsu não seria o suficiente para curar e nisso Tasunade e Sakura entra, enviando mas chakra para ela completar a cura.

Com tanto Shinobi na guerra,''fraco'' ou que tem pouco Chakra,o minino de Senjutsu já faria efeito.

O Naruto ( exemplo a ser usado como energia natural pura causa efeitos colaterais) captava energia natural e direcionava diretamente ao Pain ( que estava segurando o mesmo e utilizando o Gakido ), ele não fazia o processo de equilíbrio, e por isso o Pain sofreu os efeitos pois ele não sabia do que se tratava e muito menos sabia equilibrar a energia natural com o seu chakra.

Mas não era energia natural pura.Tanto é que quando ele absorveu,os olhos dele ficaram como o do modo Sennin(mas depois saiu porque esse Chakra foi absorvido).
Ou seja,o Gakido absorveu Chakra diretamente do usuário.
Então,absorver Chakra de Jutsus pode não afetar o usuário,mas energia natural pura(mesmo que equilibrada)diretamente de um user de Senjutsu pode afetar.

@SenjuFelipe

Bem,então como você falou,a Katsuyu moldaria o Chakra de alguma forma que não afetasse o Ninja.Ou então o Senjutsu apenas deixaria a cura mais efetiva e poderosa.
Mas eu acho que nesse caso o Senjutsu já estaria no Ninjutsu médico,e os Ninjas iriam absorver de qualquer jeito.

Não tenho certeza ainda.

more_horiz
Sim, bom tópico²

Eu não duvido que ela possa sim usar Senjutsu, ela praticamente pode ser a "mestre" do monte Shikotsurin, é uma baita Kuchyose cheia de mistérios. A habilidade de cura natural dela poderia sim ser explicada mais ou menos dessa forma, que ela cura utilizando seu chakra senjutsu.

Hm, não sei bem o que comentar agora, ainda estou pensando sobre a cura remota, na minha opinião, sua explicação é plausível, hm, mas ainda tenho cá minhas dúvidas. Katsuyu é invocada de acordo com a quantia de chakra utilizado, para uma cura remota, supostamente ela não teria condições de usar só o seu chakra, a cura seria fraca, como ela mencionou uma vez que as habilidades de cura dela dependiam da força do selo da Tsunade, então ela usa o chakra de suas mestras para poder curar os ninjas, com sua habilidade, talvez sim através do Senjutsu, fazendo o tal balanceamento entre seu chakra e o de sua invocadora.

E não teria prolema em ela aplicar senjutsu, já que não seria um Senjutsu puro sim um chakra senjutsu com o chakra normal de cura de suas mestras, assim o ninja que está sendo curado, não sofreria com efeitos posteriores, como uma possível petrificação.

Mas bem, parece bem coerente, e também não. Vou pensar mais nisso.

more_horiz
Discordo, pois a sua teoria tem um furo. Não sei se os usuários acima citaram (só li o primeiro post), mas se ela usa chakra natural para curar as pessoas, por que as pessoas curadas não viram pedras?

Sobre o lugar de onde ela vem ser eremita, não muda nada. Se for assim, o cachorro do Kakashi também tem Senjutsu, pois provavelmente ele vem de um lugar parecido, como as outras invocações.

O chakra natural cura, mas a Katsuyu provavelmente tem diversos meios de se curar, então não acho que seja o Senjutsu.

Enfim, se ela tivesse Senjutsu o Kishimoto exploraria. É algo muito importante para ele simplesmente esconder.

more_horiz
igor bacelar escreveu:
Com tanto Shinobi na guerra,''fraco'' ou que tem pouco Chakra,o minino de Senjutsu já faria efeito.

Na verdade não. :fem:
Eu trouxe uma página para a teoria justamente para esclarecer sobre essa questão.
Veja:

Spoiler :

As palavras de Fukasaku são claras.
"Se não for o suficiente, você não poderá usar senjutsu"
Ou seja, é preciso que uma cota mínima de energia da natureza seja colhida para que a pessoa entre em modo sennin. Se ela não conseguir absorver essa "cota" ela não vai sofrer efeitos colaterais e/ou o SM da pessoa vai durar pouco tempo, vide Minato que não conseguia colher chakra suficiente para passar muito tempo com SM ativado.

Quanto ao que aconteceu com Naruto e Gakidou, a questão é bem simples também.
Tendo em mente que é preciso uma "cota" pra se atingir o senjutsu, o Gakido Path simplesmente absorveu tanto chakra que ele estourou essa cota. Lembre também que Naruto como Uzumaki possui grande quantia de chakra e por isso, precisa colher bastante energia natural para entrar em senjutsu, muito mais do que meros randons necessitariam. E bem, você mesmo disse que Naruto absorvendo senjutsu as marcas nos olhos dele se manifestaram, o que significa que ele absorveu energia natural suficiente para configurar um modo sennin ativado. Mas toda essa energia foi absorvida por alguém que não conseguia balanceá-la, logo, o Preta Path virou pedra. rs

Isso nem de longe se assemelha com a questão da Katsuyu, pois, primeiramente, os pacientes não receberiam tanto chakra senjutsu como o Gakidou sugou. :fem:
Segundo que, como eu disse, esse chakra seria digamos, "filtrado" pela Katsuyu, de forma que, ao recebê-lo, o paciente se cura e não se petrifica, pois uma vez que a Katsuyu também já demonstrou capacidade de ligar-se ao chakra do paciente, isso jamais aconteceria.
Enfim.. =P

Stuart escreveu:
Não sei se os usuários acima citaram (só li o primeiro post), mas se ela usa chakra natural para curar as pessoas, por que as pessoas curadas não viram pedras?

Leia os outros posts então. :okai:

Sobre o lugar de onde ela vem ser eremita, não muda nada. Se for assim, o cachorro do Kakashi também tem Senjutsu, pois provavelmente ele vem de um lugar parecido, como as outras invocações.

Databook disse que só existem três lugares sagrados e eremitas: Myoubokuzan, Ryuuchidou e Shikkotsurin.
Não existe menor base para se teorizar sobre os Ninkens do Kakashi. LOL

more_horiz
Filtrar? Da onde você tirou isso e qual o sentido disso? Se você quer apenas passar o chakra normal para a pessoa, por que aprendeu o Senjutsu? O Senjutsu é tanto de chakra normal e tanto de chakra natural, não tem essa de mudar. Você está tentando mudar um fato do mangá com uma teoria. E se você vai retirar chakra natural, o efeito da técnica vai ser menor, então não faz sentido.

more_horiz
Tópico ficou ótimo como imaginava. :okai:
Achei bem plausível a explicação...
Infelizmente o mangá deixou uma lacuna sobre o fato do Shikkotsurin ser um dos três locais sagrados eremitas e ser tão misterioso (até a própria Katsuyu e o Selo Yin também).
Agora também fiquei com a dúvida se Tsunade/ Sakura podem usar de alguma forma esse senjutsu, já que elas são bem ligadas a invocação.

more_horiz
Stuart escreveu:
Filtrar? Da onde você tirou isso e qual o sentido disso? Se você quer apenas passar o chakra normal para a pessoa, por que aprendeu o Senjutsu? O Senjutsu é tanto de chakra normal e tanto de chakra natural, não tem essa de mudar. Você está tentando mudar um fato do mangá com uma teoria. E se você vai retirar chakra natural, o efeito da técnica vai ser menor, então não faz sentido.

"Filtrar" (eu ainda coloquei entre aspas rs) nada mais é do que uma força de expressão;
um eufemismo, na falta de uma palavra melhor e que eu usei para facilitar o entendimento do raciocínio. rs

E eu não entendi nada do que você disse de chakra normal e chakra senjutsu. LOL
No post da teoria eu procurei justamente esclarecer sobre isso, mas acho que você deve ter-lhe faltado com a atenção.

O chakra normal é composto de energia espiritual + energia corporal/física. São energias do próprio corpo que são canalizadas e que geram o chakra. Com o chakra senjutsu, é adicionado uma outra energia nessa equação, a energia natural. Sem ela não tem senjutsu, bem como que apenas ela também não configura o que se chama de chakra senjutsu. Ao adicioná-la, a balança que era de dois lados, torna-se um tripé, capische? :diogo:
E não fui eu quem disse isso, foi o Kishimoto. Está nas páginas que eu trouxe lá no início do tópico. rs

E eu não sei de onde você tirou isso de efeito menor, mudar ou sei lá o que. Só sei que faltou clareza no seu post. [Teoria] Katsuyu e o chakra sennin XseWtG7
Enfim, rs...

more_horiz
Você acabou de dizer que a Katsuyu filtraria o Senjutsu, retirando um pouco do chakra natural, fazendo com que a pessoa que foi curada, não ficasse petrificada. E eu falei que não é possível, pois não existe essa de retirar chakra natural do Senjutsu. É tudo balanceado perfeitamente, não existe essa de retirar.

Sobre o efeito que eu falei no final do meu post anterior, foi você que inventou, eu apenas segui o seu pensamento.

Segundo que, como eu disse, esse chakra seria digamos, "filtrado" pela Katsuyu, de forma que, ao recebê-lo, o paciente se cura e não se petrifica

Se você vai retirar chakra natural, também vai perder a potência (se existir isso de filtrar chakra).

more_horiz
@Cjunior escreveu:
E não teria prolema em ela aplicar senjutsu, já que não seria um Senjutsu puro sim um chakra senjutsu com o chakra normal de cura de suas mestras, assim o ninja que está sendo curado, não sofreria com efeitos posteriores, como uma possível petrificação.

Por que os pacientes não virariam pedra? Porque há um balanceamento entre o chakra natural e o normal, esse balanceamento será feito pela Katsuyu, como o Felipe disse, assim ela não dará chakra Natural puro ao ninja, fazendo ele virar pedra por não conseguir lidar com esse chakra.

Felipe citou na explicação dele, o Gakido absorveu vários Jutsus com energia natural do Jiraya e não virou pedra, isso porque o chakra senjutsu não era concentrado, e está aí a questão, Gakido virou pedra absorvendo o chakra do Naruto, pois o mesmo fez questão de concentrar seu chakra senjutsu para petrificá-lo, com as altas "dosagens" de energia natural.

more_horiz
Não cara.. :burro:
Você entendeu tudo errado. rs

Veja bem, eu estava comentando com outro user o porquê da cura remota não petrificar os pacientes da mesma forma que aconteceu com o Pain Gakido. Se você ler, o que duvido que tenha feito, os posts onde eu quoto ele, vai entender muito bem que a relação que eu estabeleci foi que o chakra senjutsu (já balanceado depois da Tsunade/Sakura ceder chakra para a lesma), ao ser manipulado pela Katsuyu, não vai oferecer nenhum tipo de risco ao paciente, pois justamente, encontrar-se em uma forma em que ele foi "moldado" (olha as aspas ai de novo rs), manipulado ou como queira chamar.

Sendo assim a Katsuyu ao executar isso, vai ser o fator que impedirá que os pacientes se petrifiquem ou sofram qualquer outro efeito indesejado ao serem tratados com o chakra sennin (por isso eu associei com "filtro" :diogo:).
Desta forma, o chakra senjutsu da Katsuyu é repassado ao paciente em forma de cura, muito diferente de apenas energia natural ou chakra puro da forma descontrolada que o Gakidou absorvera.

Mais claro assim? :aliens:
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos