Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionVietnã debate consumo de carne de cachorro! EmptyVietnã debate consumo de carne de cachorro!

more_horiz
No Vietnã é normal se comer carne de cachorro, inclusive é um costume que já está entranhado na cultura nacional deles. Como esse costume não faz parte da cultura ocidental, principalmente da nossa, é normal sentirmos aversão e repulsa por este tipo de gastronomia. Essa semana saiu nos noticiários que o Vietnã debate a proposta de se extinguir ou não o consumo de carne canina. Se estiver interessado em saber mais, segue abaixo o link da notícia:

http://www.cartacapital.com.br/sociedade/vietna-debate-consumo-de-carne-de-cachorro-5011.html?utm_content=buffer96c12&utm_medium=social&utm_source=twitter.com&utm_campaign=buffer

Vietnã debate consumo de carne de cachorro! 339106af-c194-4c52-a65b-281c15065757

Eu sou contra este tipo de cultura gastronômica e espero que seja proibida e extinta, pois eu adoro cachorros, principalmente os Vira-latas.

descriptionVietnã debate consumo de carne de cachorro! EmptyRe: Vietnã debate consumo de carne de cachorro!

more_horiz
Eu não sou contra afinal é a cultura deles. Porque pode matar o boi e cachorro não?
Para nós, os cachorros e gatos tem um valor mais sentimental porque é comum serem criados em casa, então criamos um afeto pelos animais.

descriptionVietnã debate consumo de carne de cachorro! EmptyRe: Vietnã debate consumo de carne de cachorro!

more_horiz
Inton escreveu:
Eu não sou contra afinal é a cultura deles. Porque pode matar o boi e cachorro não?
Para nós, os cachorros e gatos tem um valor mais sentimental porque é comum serem criados em casa, então criamos um afeto pelos animais.

Eu concordo contigo!

Mas é que o ser humano come carne bovina desde a Pré-história, então isto já virou algo normal e natural para a maioria. Além do mais, o cachorro foi domesticado pelo ser humano desde a Pré-história e desde então ganhou o título carinhoso de "melhor amigo do homem", principalmente na civilização ocidental.

Enfim, é complicado analisar as manifestações e ações culturais de um outro povo, ainda mais quando é, culturalmente, totalmente diferente do nosso. Mas de qualquer forma, sou contra este tipo de gastronomia.

more_horiz
Que tal sermos contra o consumo de carne de vaca que são animais sagrados na Índia?
Ou sermos contra comer carne de porco por estar escrito na bíblia que não devemos comer?
Acho que se é o costume deles é totalmente aceitável e ninguém pode contrariar.
Tem lugar que come escorpião, aranhas, baratas, etc...
É a lei da cadeia alimentar e querendo ou não nós humanos estamos no "topo" por podermos "caçar" esses animais.

Com o preço da carne bovina ultimamente é mais fácil matar os cachorros de rua pra poder comer um bife acebolado. :v

more_horiz
Também sou contra, e tomara que consigam proibir o consumo de carne canina lá.

Muitos dizem "é a cultura deles, assim como temos a nossa", certo, eu concordo, mas até mesmo os próprios cidadãos do Vietnâ estão sendo a favor da proibição, uma das razões dos opositores levantadas para isso é que a carne não é ideal para o consumo, não é boa, etc., além das questões higiênicas e de saúde, a forma como os cães são tratados. Além de toda a agonia que têm que passar, eles supostamente são torturados e tem morte lenta e dolorosa pois supostamente a carne fica mais macia... Isso é abominante, se querem saber, sou totalmente contra isso e não acho que o motivo "é cultura deles" seja suficiente, como disse, até os próprios cidadãos de lá estão percebendo isso.

Um cão é diferente de uma vaca ou galinha, eles são gentis, eles expressam sentimentos. Pode ser porque domesticamos eles? Talvez, mas nunca vi uma vaca domesticada ser como um cachorro.

Esse assunto me dá nos nervos, eu adoro cachorros. Enfim, acho que os contra o consumo da carne, apresentaram bons motivos para a proibição. E poxa, legal o Vietnã estar disposto a discutir isso de boas, publicamente etc.

more_horiz
Não sou contra.

Para mim tanto faz, não sou do tipo de gente que idolatra animais, principalmente cachorros aqui no Brasil.
É a cultura deles, a cultura dos países orientais são assim, e são culturas milenares.

Não vou ser contra só porque cachorros são fofinhos, animais como gato/vaca/boi/cachorro por exemplo PARA MIM são a mesma coisa.

more_horiz
Não sou contra, além de achar que todos devemos respeitar as demais culturas.

Dizer que alguns de lá foram contra e por isso que faz ser errado é meio "wtf", pois na nossa cultura mesmo existe vegetarianos que não comem carne de vaca, porco ou qualquer outro animal, e os mesmo tentam proibir, assim como os de lá tentam com a carne de cachorro.

Outra coisa, adoro cachorros, mas fazer o que se foi isso que implantaram na cultura?! Agora, um coisa que acho muito errada é, nós ou qualquer outro País tentar interferir nisto, pior ainda se conseguirem proibir.

Mesmo cachorros expressando mais sentimentos, vacas, porcos ou qualquer outro animal que comemos também sentem dor. Então, deixa os cara lá de boa na deles.

Acho muito errado isso de meterem o dedo aonde não são chamados. :leo2:

more_horiz
Cjunior escreveu:

Muitos dizem "é a cultura deles, assim como temos a nossa", certo, eu concordo, mas até mesmo os próprios cidadãos do Vietnâ estão sendo a favor da proibição, uma das razões dos opositores levantadas para isso é que a carne não é ideal para o consumo, não é boa, etc., além das questões higiênicas e de saúde, a forma como os cães são tratados. Além de toda a agonia que têm que passar, eles supostamente são torturados e tem morte lenta e dolorosa pois supostamente a carne fica mais macia... Isso é abominante, se querem saber, sou totalmente contra isso e não acho que o motivo "é cultura deles" seja suficiente, como disse, até os próprios cidadãos de lá estão percebendo isso.

Um cão é diferente de uma vaca ou galinha, eles são gentis, eles expressam sentimentos. Pode ser porque domesticamos eles? Talvez, mas nunca vi uma vaca domesticada ser como um cachorro.

Esse assunto me dá nos nervos, eu adoro cachorros. Enfim, acho que os contra o consumo da carne, apresentaram bons motivos para a proibição. E poxa, legal o Vietnã estar disposto a discutir isso de boas, publicamente etc.

Meu caro, tu tocastes em um ponto importante e interessante: sentimentos.

Realmente, o cachorro é um animal diferente dos demais quanto ao comportamento que manifestam em relação a nós humanos. O cachorro é um animal que tem sentimentos e age com sentimento, diferente de um leão que age exclusivamente por extinto quando não é adestrado. Tu podes adestrar um leão, mas jamais domesticá-lo, pois ao primeiro sinal de fome ele te devora, pois o extinto sempre fala mais alto. O cachorro é um animal que pode facilmente ser domesticado para viver em sociedade com o ser humano, diferentemente do leão. Não confundam adestramento com domesticação, pois o primeiro apenas anestesia temporariamente a natureza extintiva do animal. O leão não pode ser domesticado porque não possui o grau de sentimento que o cachorro possui. O cachorro, mesmo sendo um animal carnívoro, jamais comerá seu dono ou um ser humano na rua, pois ele não age puramente por extinto.

Segundo os historiadores da paleontologia e arqueologia animal, os cães seguiam os bandos humanos para comer os restos de suas caças, ou então para atacar os rebanhos de ovelhas ou cabras que estes grupos humanos criavam. Devido ao tempo que estes cachorros passavam com estes grupos humanos da pré-história, acabaram se afeiçoando ao homem e assim começaram a conviver com o ser humano mais intensamente, e dessa forma, foram domesticados naturalmente.

Outra coisa, o cão é portador de uma doença chamada popularmente de "raiva", que pode ser transmitida ao ser humano via a mordida. Agora quanto a se contrair a "raiva" via ingestão de carne canina, não sei se seria provável de ocorrer, mas eu não arriscaria para ver.

Enfim, o cachorro é diferente de uma vaca e de um boi, pois aparenta um grau de sensibilidade e interação maior com o ser humano, além de ser um animal que expressa gratidão com as pessoas, chegando a protegê-las e cuidar delas. Ano passado houve um caso em São Paulo em que um cão de rua evitou que um morador de rua fosse morto por marginais. No momento que os marginais vieram para matar e roubar o morador de rua, sua cadela os atacou e os afugentou. Este caso mostra perfeitamente que é verdade o que o @Cjunior disse: os cães tem sim sentimentos e gratidão pelo ser humano, são dóceis e amigos, companheiros e camaradas, e por isso são diferentes dos demais animais.

Portanto, respeito a cultura desse povo, mas não concordo com a matança de cachorros para consumo humano e sou totalmente contra este costume deles.

more_horiz
Em particular, entro em defesa dos animais sempre que possível, pois sou amante da natureza de uma forma geral, o que é diferente de ser vegano, coisa que nunca serei, necessito de uma boa picanha sempre que possível (:KAKA/:). O homem já interferiu bastante no ecossistema do planeta e em muita parte SEM NECESSIDADE, podemos expandir até se referindo a flora. A questão do consumo da carne em geral é controversa, mas ela não o é exatamente por conta do ato em si e sim por como a criação e abatimento dos animais é feita.

Como já citado acima, qual a NECESSIDADE da tortura de animais no abatimento? Independente de ser cultura, não tem lógica ao se defender. Muita discussão em cima da pecuária se deve ao modo como os animais são criados e/ou abatidos. Nesse caso, o correto seria uma balança positiva em relação a necessidade, mas a realidade infelizmente não é utópica.

No que se refere a esta cultura, apesar de não me ser comum, não a julgo mal por simplesmente optar por carne canina, mas se há maltrato dos animais, não acho justo. Assim como naqueles lances dos bois levando espadadas, é uma cultura com traços de perversividade, há doentia por trás do ato. Matar por esporte não me é bem visto.

Agora há de se ter consciência; Diferente numa questão humanitária, não é correto que outros países tenham peso na decisão. Apesar de nossa opinião, o assunto cabe ser resolvido por eles. Essa de mexer na cultura alheia nunca deu certo, mesmo se há razão na interferência, mesmo ela humanitária, cabe aos membros da tal sociedade lutar a própria luta, se proibir é o que realmente querem. Apoio indireto, dando base de argumentos, é outra história... Isso cabe a quem não é de lá.

more_horiz
Matsuoka escreveu:

Dizer que alguns de lá foram contra e por isso que faz ser errado é meio "wtf", pois na nossa cultura mesmo existe vegetarianos que não comem carne de vaca, porco ou qualquer outro animal, e os mesmo tentam proibir, assim como os de lá tentam com a carne de cachorro.

Outra coisa, adoro cachorros, mas fazer o que se foi isso que implantaram na cultura?! Agora, um coisa que acho muito errada é, nós ou qualquer outro País tentar interferir nisto, pior ainda se conseguirem proibir.

Mesmo cachorros expressando mais sentimentos, vacas, porcos ou qualquer outro animal que comemos também sentem dor. Então, deixa os cara lá de boa na deles.

Caro Matsuoka, não se trata aqui de "meter o dedo aonde não se é chamado", mas tão somente de emitir uma opinião acerca deste debate que está ocorrendo atualmente no Vietnã. É interessante saber a opinião dos membros do fórum porque em nossa cultura e sociedade o cachorro é tratado com carinho, amor e respeito, inclusive é tido como um membro da família em muitos lares do Brasil. No Brasil o cachorro é tratado como um membro da família, como um parceiro e companheiro, inclusive ele é usado pela polícia militar e civil como "cão-soldado", pois usando seu olfato apurado é capaz de localizar drogas e até pessoas soterradas ou presas em acidentes. Ou seja, um animal que pode ser utilizado de forma bastante positiva e útil, tanto para salvar vidas como para localizar drogas, jamais deveria ser tratado como um simples "artigo de consumo gastronômico".

Enfim, o tópico não é para criticar a cultura do Vietnã, mas apenas para se emitir uma opinião acerca deste debate que lá está havendo.

more_horiz
phisikys escreveu:
Matsuoka escreveu:

Caro Matsuoka, não se trata aqui de "meter o dedo aonde não se é chamado", mas tão somente de emitir uma opinião acerca deste debate que está ocorrendo atualmente no Vietnã. É interessante saber a opinião dos membros do fórum porque em nossa cultura e sociedade o cachorro é tratado com carinho, amor e respeito, inclusive é tido como um membro da família em muitos lares do Brasil. No Brasil o cachorro é tratado como um membro da família, como um parceiro e companheiro, inclusive ele é usado pela polícia militar e civil como "cão-soldado", pois usando seu olfato apurado é capaz de localizar drogas e até pessoas soterradas ou presas em acidentes. Ou seja, um animal que pode ser utilizado de forma bastante positiva e útil, tanto para salvar vidas como para localizar drogas, jamais deveria ser tratado como um simples "artigo de consumo gastronômico".

Enfim, o tópico não é para criticar a cultura do Vietnã, mas apenas para se emitir uma opinião acerca deste debate que lá está havendo.

Não quis me referir aos membros do Fórum, e sim aos países que estão tentando tirar isto da cultura deles.

Desculpa se deu a entender outra coisa, eu até acho bom este tipo de assunto por aqui, gera uma discussão bacana.

more_horiz
Cjunior escreveu:

Uma vaca não tem sentimento? Pera aí...

http://www.anda.jor.br/30/10/2013/choro-lamento-vacas-luto-assusta-moradores-newbury

http://noticias.r7.com/esquisitices/noticias/vacas-ficam-tristes-sem-seus-melhores-amigos-20110707.html

Galinhas não tem sentimentos? Pera aí...

http://www.portaluniversidade.com.br/noticias-ler/estudos-mostram-que-galinhas-tem-sentimentos/1526

http://www.anda.jor.br/05/04/2011/galinhas-sentem-a-dor-do-outro

http://entretenimento.r7.com/bichos/noticias/estudo-diz-que-galinhas-tem-empatia-pelos-outros-20110311.html

Um cachorro estar com a língua de fora e "sorrindo" para você não significa que ele está verdadeiramente sorrindo, amiguinho.

É triste o fato de matarmos animais para sobrevivermos? Pra caralho. Deixarei de comer carne, consumir leite, tomar algum remédio ou proibir a minha namorada de passar batom? Não.

O que eu não admito de forma alguma é a tortura e a matança totalmente desnecessária contra os animais.

more_horiz
É muito estranho ver alguém dizer que é contra o consumo de carne canina, mas consome carne bovina, suína, carne branca, etc.

Eu acho que cada um tem sua consciência, principalmente no que diz respeito à alimentação, que é uma das coisas mais diversificadas no nosso planeta, tem cada coisa que é consumida que vocês nem acreditam (ou talvez sim, pela idade da maioria aqui já devem ter estudado ou visto algo sobre).

Sobre a carne canina em si: eu não comeria. Conheço uma mulher que não pode encostar em cachorros por causa da religião, inclusive algumas pessoas dessa religião chegam a matar se veem algum cachorro rondando pela vizinhança (não, ela não mora no Brasil, só passou um tempo aqui no país).

Eu como carne bovina, suína, branca, etc, não posso simplesmente dizer que é feio ou errado alguém comer carne canina por eu simplesmente gostar de cachorros.

Então acho que é isso, cada um com sua cultura e costumes. Sou indiferente, nem a favor e nem contra.

more_horiz
Eu acho que devia ser permitido em todo mundo qualquer tipo de carne( exceto human). Pode comer boi, porco e cachorro não? por que? eu posso criar também um boi na fazenda e gostar dele do mesmo jeito que um cão. É só por que são bonitihos acho isso errado.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos