Cjunior escreveu: Também sou contra, e tomara que consigam proibir o consumo de carne canina lá.
Muitos dizem "é a cultura deles, assim como temos a nossa", certo, eu concordo, mas até mesmo os próprios cidadãos do Vietnâ estão sendo a favor da proibição, uma das razões dos opositores levantadas para isso é que a carne não é ideal para o consumo, não é boa, etc., além das questões higiênicas e de saúde, a forma como os cães são tratados. Além de toda a agonia que têm que passar, eles supostamente são torturados e tem morte lenta e dolorosa pois supostamente a carne fica mais macia... Isso é abominante, se querem saber, sou totalmente contra isso e não acho que o motivo "é cultura deles" seja suficiente, como disse, até os próprios cidadãos de lá estão percebendo isso.
Um cão é diferente de uma vaca ou galinha, eles são gentis, eles expressam sentimentos. Pode ser porque domesticamos eles? Talvez, mas nunca vi uma vaca domesticada ser como um cachorro.
Esse assunto me dá nos nervos, eu adoro cachorros. Enfim, acho que os contra o consumo da carne, apresentaram bons motivos para a proibição. E poxa, legal o Vietnã estar disposto a discutir isso de boas, publicamente etc.
Meu caro, tu tocastes em um ponto importante e interessante: sentimentos.
Realmente, o cachorro é um animal diferente dos demais quanto ao comportamento que manifestam em relação a nós humanos. O cachorro é um animal que tem sentimentos e age com sentimento, diferente de um leão que age exclusivamente por extinto quando não é adestrado. Tu podes adestrar um leão, mas jamais domesticá-lo, pois ao primeiro sinal de fome ele te devora, pois o extinto sempre fala mais alto. O cachorro é um animal que pode facilmente ser domesticado para viver em sociedade com o ser humano, diferentemente do leão. Não confundam adestramento com domesticação, pois o primeiro apenas anestesia temporariamente a natureza extintiva do animal. O leão não pode ser domesticado porque não possui o grau de sentimento que o cachorro possui. O cachorro, mesmo sendo um animal carnívoro, jamais comerá seu dono ou um ser humano na rua, pois ele não age puramente por extinto.
Segundo os historiadores da paleontologia e arqueologia animal, os cães seguiam os bandos humanos para comer os restos de suas caças, ou então para atacar os rebanhos de ovelhas ou cabras que estes grupos humanos criavam. Devido ao tempo que estes cachorros passavam com estes grupos humanos da pré-história, acabaram se afeiçoando ao homem e assim começaram a conviver com o ser humano mais intensamente, e dessa forma, foram domesticados naturalmente.
Outra coisa, o cão é portador de uma doença chamada popularmente de "raiva", que pode ser transmitida ao ser humano via a mordida. Agora quanto a se contrair a "raiva" via ingestão de carne canina, não sei se seria provável de ocorrer, mas eu não arriscaria para ver.
Enfim, o cachorro é diferente de uma vaca e de um boi, pois aparenta um grau de sensibilidade e interação maior com o ser humano, além de ser um animal que expressa gratidão com as pessoas, chegando a protegê-las e cuidar delas. Ano passado houve um caso em São Paulo em que um cão de rua evitou que um morador de rua fosse morto por marginais. No momento que os marginais vieram para matar e roubar o morador de rua, sua cadela os atacou e os afugentou. Este caso mostra perfeitamente que é verdade o que o
@Cjunior disse: os cães tem sim sentimentos e gratidão pelo ser humano, são dóceis e amigos, companheiros e camaradas, e por isso são diferentes dos demais animais.
Portanto, respeito a cultura desse povo, mas não concordo com a matança de cachorros para consumo humano e sou totalmente contra este costume deles.