Cara, quando se fala em Edo Tensei do
Tobirama esqueça aquele Edo Tensei usado pelo
Kabuto e
Orochimaru, são praticamente 2 técnicas distintas de tão diferente é a forma que são usadas, Kabuto e Orochimaru colocaram a técnica em outro patamar.
Isso é tipo comparar um orelhão com um smartphone.
Kabuto e Orochimaru tem como trazer os ninjas com praticamente todo o potencial dele, Tobirama trazia eles com praticamente nenhum poder que eles tinham originalmente (ou seja, era indiferente quem ele invocava) o resultado disso é que ele usava o Edo Tensei dele literalmente apenas como homens bombas (G.K.), e mais nada.
Como você usa o Edo Tensei do Tobirama em comparações?
Se for especificado que ele já fez a preparação previa do corpo, da alma a ser usada, o ritual e etc, eu considero ele como tendo a técnica normalmente e podendo usar o G.K. Nunca foi mostrado quantos corpos ele pode controlar, então normal considerar apenas 1 Edo mas até 3 é um número aceitável (embora perigoso pro próprio Tobirama como explicarei adiante).
Você acha que superestimam o uso do Edo Tensei do mesmo em comparações?
Com certeza, como já expliquei os Edos do Tobirama não eram usados como nada além de homens bombas.
Kabuto preferia trazer os Edos dele com as habilidades originais mesmo quando os ninjas não eram tão fortes a usar eles como bombas, isso mostra que Kabuto não achava uma técnica como o G.K. tão eficiente (e olha que Kabuto nem presente estava no campo de batalha ou seja, nem precisaria se preocupar em ser pego nas explosões).
Mas enfim, o grande problema dos que superestimam a técnica é que eles acham que o G.K. é indesviável quando no mangá ficou claro que havia um tempo de reação considerável, o inimigo pode simplesmente dar o fora, por isso ficou claro que Tobirama escolhia primeiramente imobilizar o alvo como fez com Obito (assim como diz no Db4 que o "timing" da técnica é essencial para ele funcionar).
O próprio Tobirama não confiava na velocidade do G.K. prova disso é que ele sequer tentou usar isso no Madara (mesmo Tobirama estando já nas costas dele e podendo ativar o Jutsu de supetão) naquela "luta" encima do Mazou. Mas ele preferiu tentar matar um User de Susano'o e SM com uma Kunai (
Pois é... dai você já vê.) do que arriscar o G.K. e deixar o Madara escapar.
Outro ponto é que as explosões depois que começam podem ser perigosas pro próprio Tobirama por vários motivos, e é por isso que o DB4 classifica a técnica como de alto risco pro Tobirama.
DB4:
"Upon ACTIVATION, due to the devastating (terribly violent) explosions, it is highly probable that the jutsu-caster will be caught in it."Então ai entra outro ponto, Tobirama só devia usar o G.K. dai em casos extremos e não como uma técnica "comum" de combate como o pessoal tenta impor, pois é uma técnica semi-suicida no melhor dos casos.
Você acha certo contar o Edo Tensei como um trunfo de batalha para Tobirama?
Sim em 3 situações:
1 - Se a intenção dele for se matar e levar o adversário junto, nesse caso ele pode ele mesmo tentar imobilizar o inimigo e ativar o G.K. e ir os dois pra casa do chapéu.
2 - Numa situação onde o adversário tem o nível tão baixo que ele é incapaz de desviar da explosão do G.K. já que a técnica oferece amplo tempo de reação. Com ninjas de alto nível essa técnica não tem utilidade a menos que Tobirama queira se arriscar a morrer junto.
3 - Destruir objetos inanimados.